Unoeste Curso De Jornalismo

School of Social Work - Sabe aquelas pessoas que fazem questão de dominar a conversa inteira? Quando elas estão numa rodinha, elas fazem questão de falar o tempo inteiro. Quando elas estão em uma reunião, elas simplesmente não dão janela para nenhuma outra pessoa participar da conversa. Como é que você faz para interromper uma pessoa como essa? É exatamente isso que a gente vai discutir no capítulo de hoje. Fala pessoal! André do BrainPower - A Academia Cerebral e criador do método neuro persuasão e esse é mais um dos capítulos diários da série do BrainPower que a gente vai discutir a Neuro Persuasão, para você aprender uma nova ferramenta para colocar em prática, se tornar uma pessoa muito mais impactante, muito mais influente e hoje a gente vai discutir exatamente sobre isso, como é que você lida com essas pessoas, que você simplesmente não consegue participar da conversa, porque ela está falando o tempo inteiro, ela não dá janela para as outras pessoas e se torna muitas vezes uma pessoa chata, que você não quer nas reuniões, você não quer ela nas rodinhas, porque você já sabe que se ela estiver, toda a conversa vai fazer parte simplesmente da opinião daquela pessoa, ela não vai dar janela para nenhuma outra pessoa poder participar da conversa. Como é que você faria para interromper uma pessoa como essa? Você entraria na conversa? Você esperaria ela parar para respirar e entraria? Muitas vezes não existe vezes não existe a chance de você entrar porque ela simplesmente não para de falar, mas existe uma ferramenta que você pode colocar em prática e é muito eficiente. A partir do do momento que você utiliza essa ferramenta, a pessoa até se surpreende um pouco e você se aproveita desta surpresa e você entra na conversa, coloca a sua opinião e muitas vezes até você direciona a conversa para onde você gostaria que a conversa estivesse, afinal se você quer persuadir uma pessoa ou um grupo de pessoas, automaticamente o controle da conversa tem que estar na sua mão. Se o controle estiver na mão daquela pessoa, muito pouco provavelmente você vai ter alguma capacidade de influenciar, direcionar a conversa para onde lhe convém, e é exatamente por isso que eu quero dar um exemplo. Vamos supor que a partir desse momento eu sou aqui a pessoa chata e ali naquele canto vão entrar algumas pessoas para tentar me interromper, então a partir desse momento eu vou começar a contar a minha história. "Bom, você sabe que naquele dia eu tinha que apresentar o planejamento estratégico para toda companhia e veio a presidente, vieram todos os meus pais" ... e também era verdade que... "e você sabe que realmente aquele dia era muito importante para mim, porque eu sabia que se tivesse sucesso, eu ia conseguir todo o investimento da companhia para mim, para a minha marca"... " não André, mas tinha iss... "e a apresentação eu considero que foi um sucesso, eu realmente conseguiu passar a mensagem principal, mas assim que ela acabou, eu precisei correr no banco porque eu tinha que pagar uma conta naquele dia e a apresentação acabou três e meia, eu saí correndo para o banco e eu queria voltar logo porque eu realmente queria saber a opinião das pessoas e também queria ouvir as outras apresentações que vieram na seqüência, mas eu cheguei no banco estava uma fila enorme e todos aqueles atendentes simplesmente ficavam conversando...", conversando exatamente e cada vez mais você sabe que os funcionários precisam de uma liderança efetiva, exatamente sobre liderança efetiva que eu queria trazer à discussão, muito obrigado por seu ponto de vista e eu acho que a liderança é algo que é fundamental, inclusive esse assunto era algo que a Maria estava conversando, não é Maria? Aí você traz a pessoa para a conversa. Como você viu, eu trouxe simplesmente um corte camuflado, eu repeti a mesma palavra que a pessoa estava falando, no caso era eu mesmo. Quando você fala uma palavra que é a mesma palavra que a pessoa vai dizer, ela se surpreende "nossa, como é que ele disse a mesma palavra que eu ia dizer", e o que você tem que fazer para conseguir cortar, fazer esse corte camuflado como eu chamo, é exatamente prestar atenção no que a pessoa está dizendo e tentar antecipar alguma frase, alguma palavra que essa pessoa vai dizer e você habilmente usa essa frase como gancho para fazer a ligação com o assunto que você quer falar. Seja algo para você puxar a conversa para você mesmo ou pra você empurrar para uma outra pessoa, exatamente como eu fiz. Você pega aquele gancho e você diz "olha, exatamente isso a Maria estava dizendo há algum tempo atrás, não é Maria? E aí você passa a palavra para Maria ou você simplesmente interrompe e puxa o assunto para você. Os funcionários ficam conversando e é exatamente por isso que a gente precisa agora discutir sobre liderança efetiva nas companhias e aí você puxou o assunto para liderança. Então, o que você tem que fazer é simplesmente prestar atenção no que a pessoa está dizendo e nesse momento você adota o corte camuflado, assim é muito mais eficiente do que você ficar tentando interromper a pessoa, porque se a pessoa tem essa característica de falar sem parar, você no máximo vai falar ao mesmo tempo que a pessoa e ela por ter essa característica, vai continuar falando e vai virar aquela conversa de maluco que você vai falar por um tempo, e ela vai continuar falando por um tempo e ela provavelmente vai ganhar, porque esse é o território dela, esse é o melhor jeito que ela atua e você não vai conseguir competir com uma pessoa assim. Então esta estratégia de fazer uma discussão de maluco não funciona, não vai soar positivo para você porque você vai parecer uma pessoa que interrompe e vai gerar essa confusão inteira. Imagina uma reunião, a confusão que se tornaria se todas as pessoas ficassem tentando interromper uma pessoa assim. Agora, quando você coloca o elemento surpresa, diz uma palavra que ela iria dizer alguns segundos adiante, você faz com que a pessoa se interrompa, ela geralmente vai ser surpreendida e por essa surpresa ela vai gerar uma janela para você simplesmente aproveitar e participar da conversa, então essa é a sugestão, evite discussões frontais, evite entrar na guerra que a pessoa te fato domina, use uma estratégia diferente, uma estratégia que de fato não é dominada pela maior parte das pessoas e automaticamente, com esse elemento surpresa que você gerou no cérebro dessa pessoa, você vai ter uma janela de conversa para você direcionar a discussão, para você direcionar a interação, diretamente para o assunto que lhe convém e não mais para o assunto, para o território que a pessoa estava tentando puxar, que muitas vezes é um território diferente do que é importante para você. Se você tem que fazer uma persuasão, de fato saiba quais são os territórios que você tem que direcionar a conversa, quais são os assuntos que você tem que cobrir e com esses assuntos em mente, faça o seu corte camuflado, e se você acha que esse assunto pode contribuir com alguma pessoa, não deixe de encaminhar para ela, para que ela também possa ter essa reflexão, essa ferramenta para colocar em prática no dia a dia dela e se você gostou deixe aqui embaixo o comentário dizendo como é que você vai colocar isso em prática, como é que você enfrenta essas pessoas no seu dia a dia, de repente você tem uma ferramenta que também funciona muito bem, deixe aqui embaixo para a gente aprender todo mundo em conjunto e a gente se tornar cada vez mais influente, mais persuasivo, mais cativante. E eu deixo agora você com o convite final e para você não perder o capítulo de amanhã, em algum lugar aqui nessa tela tem botão 'assinar', clica nele que você vai ser notificado amanhã do novo vídeo, da nova sacada, novo insight para você conhecer cada vez mais a respeito do seu cérebro. A gente se vê então amanhã, até lá!.

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Linhares:

Ethel Floyd, Cortland: North Shore. Mossoró: Lander College for Women – The Anna Ruth and Mark Hasten School, Upper East Side; 2010.

Max House, Tompkins. Itaperuna: SUNY Cortland; 2014.

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