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LIM College (Laboratory Institute of Merchandising), Midtown Manhattan - Olá. Sou Gabriel Costa da Resultados Digitais. Hoje estou aqui com Sujan Patel, uma das mentes mais brilhantes quando se fala de marketing online, marketing de conteúdo e growth hacking. Antes de tudo, muito obrigado por ter vindo, Sujan. Obrigado por me receberem. Estou animado por estar aqui novamente. Ótimo. Poderia se apresentar, nos contar um pouco mais sobre você e sua empresa? Sim. Trabalho com marketing digital há 15 anos. Dirijo uma empresa chamada Web Profits. damos suporte a empresas SaaS, principalmente em marketing e também faço outras coisas minhas. Dirijo outra empresa chamada Grand Ventures e temos sete SaaS. Fazemos marketing e criamos nossos próprios negócios da mesma maneira que fazemos para os clientes. Entre estes dois, trabalho com muitas ideias e testes. Normalmente, fazemos os testes conosco e usamos o que funciona com clientes. -É muito divertido. -Ótimo. E têm grandes clientes, né? Sim, trabalhamos com grandes marcas, principalmente com grandes clientes que normalmente fazem mais de 100 ou 200 milhões de faturamento. E os ajudamos a recuperar o pique. Muitas vezes, empresas grandes têm grandes equipes de marketing e muita burocracia. Chegamos como contratados independentes. E os ajudamos a fazer... Novas ideias que tragam growth hacking, conquistas em curto prazo e as táticas e estratégias corretas para obter benefícios em longo prazo. Ótimo. -Muito interessante. -Excelente. Esteve aqui há dois anos. Que tipo de mudanças viu no mercado, quando falamos de marketing de conteúdo? O que evoluiu neste tempo? Acho que o espaço amadureceu um pouco mais. Marketing de conteúdo, growth hacking, há dois anos, eram termos mais novos. Nem todos estavam familiarizados com eles. Todos os viam como novidade, uma esfera brilhante que entusiasmava todo mundo. Acho que agora, a maioria das pessoas já entendeu que são coisas necessárias para o crescimento de um negócio. E vejo mais o uso no mainstream. As empresas estão aproveitando táticas que eram novas há alguns anos. Hoje fazem parte das estratégias de quase todo mundo. Dito isso, acho que passou de algo tático, tipo: 'tenho este growth hack para conseguir grandes ganhos", a implementação de uma estrutura de crescimento que possa ser usada para ter sustentabilidade em longo prazo e pensar não apenas em ganhos em curto prazo, mas em como aplicar esta mentalidade na empresa. Ótimo. Então acha que é menos burburinho e mais realidade agora? Acho que muita gente ainda está no murmurinho, um efeito "Halo", mas acho que muitos agora estão implementando de maneira correta. E qual seria seu conselho para aqueles começando agora uma estratégia de marketing de conteúdo? Alguém que não saiba nada, quais são os primeiros passos? Se está começando marketing de conteúdo em 2017, é provavel que tenha muitos concorrentes. Vai ter muita gente para vencer e vai precisar descobrir como se destacar em meio ao barulho. Então, se está começando, deve se concentrar em qualidade. Não se preocupe em criar valor alto... Não se preocupe em criar volume, mas valor e coisas que ninguém fez ainda. Pense em criar algo maior e melhor do que seu maior concorrente, assim poderá se destacar. Ainda em relação a isso, qual seria o formato de conteúdo mais promissor? Por exemplo, vídeos ou infográficos. Sim, vídeos funcionam muito bem. Facebook, LinkedIn, YouTube, são grandes em vídeo. Obviamente, YouTube é a plataforma de vídeo, mas Facebook e LinkedIn estão incentivando vídeos em suas plataformas Então é um formato que ressurge. Mas também conteúdo 10x, conteúdo épico, como E-books, recursos educacionais. Pensem em E-books, em colocá-los em HTML, Webinars, tudo o que seja mais do que um artigo. Mas acho que o que se pode fazer com as empresas é pegar aquilo que tem funcionado bem e tornar aquele artigo, falarei mai sobre isso em minha palestra, mas poderia pegar um artigo e transformá-lo algo ainda maior e melhor. Como dar novo propósito ao conteúdo? Pegar algo e melhorá-lo. Diria que é novo propósito, mas também dobrar a aposta. -Sim. -Pegar algo que funciona e torná-lo muito melhor. Por exemplo, peguei um E-Book e o transformamos em um curso de 10 semanas. Serão 15 horas de conteúdo que vieram de um E-Book de 20 mil palavras. Pense em formatos de conteúdo e coisas assim. Agora tenho vídeo, conteúdo escrito... Agora tenho vários lugares onde posso ser encontrado também. Excelente. Voltando ao vídeo, você começou há alguns meses com uma estratégia de conteúdo em vídeo, certo? -Sim. -Qual foi seu maior aprendizado? Meu maior aprendizado... Na verdade criei exatamente 100 vídeos e aprendi muito. De todos, três vídeos geraram 90% do tráfego entre os que criei nos últimos dois anos. -Então... -Quais eram os tópicos? Um sobre como construir sua carreira como marqueteiro digital. Esse gerou acho que 30 mil visualizações. Algo assim, foram muitos comentários. O que estou fazendo é... vídeos curtos funcionam bem, com menos de 5 minutos. Os de 3 a 5 minutos costumam funcionar bem. Gasto muito mais tempo pesquisando sobre o que vou falar. É a qualidade do vídeo, o uso de exemplos e ser conciso. E você pode levar a pessoa do vídeo para outros conteúdos. Algo curto, legal e com foco na distribuição. YouTube é maravilhoso, mas não se esqueçam do Facebook e LinkedIn. Publiquei vídeos no LinkedIn e Facebook e não fiz mais nada e consegui mais visualizações em 24 horas do que com todo tempo de um vídeo no YouTube. -É mesmo? -Então não esqueçam.. das plataformas mais envolventes. Porque as duas plataformas trazem muito conteúdo nativo. Este é um bom caminho. Meus vídeos têm cerca de 500 mil visualizações agora, nesses dois anos... A maioria, 3/4, veio de Facebook e LinkedIn. -Só 100 mil do YouTube. -Incrível. E para aqueles que não são mais iniciantes. Os que têm estratégia de conteúdo, produzem e etc. Qual seria seu conselho mais avançado? Se já tem uma estratégia de crescimento e está funcionando, é uma questão de apostar mais naquilo que funciona, avaliando os novos canais. Por exemplo, muita gente, quando as coisas funcionam, diz: ouvi falar desse novo canal, webinar ou parceria, ou qualquer coisa. Calcule o potencial disso em termos de visitantes, quanto tráfego, a probabilidade de êxito. Digamos que seja webinar, se deu certo, quanto em receita, quantos clientes, quantos leads vai trazer para o meu negócio? Muitas vezes você vai eliminar aquilo que não funciona. Não é apenas apostar no que funciona, mas otimizar processos que funcionem. E também ter uma combinação de conteúdo e analytics. O que funciona e o que não funciona? Exatamente. Eu elimino rapidamente aquilo que não funciona. Com frequência vemos empresas que tem entre três e cinco canais de crescimento. Veja a Apple e muitas das maiores empresas do mundo, elas têm um, dois, no máximo três, certo?. Não tente criar dez. O que realmente precisa é encontrar os seus três. Então, se você já tem um ou dois, gaste algum tempo pensando em novos canais. Normalmente passo 20% ou 30% do meu tempo pensando em novos canais. O resto do tempo, em canais existentes, otimizando-os, analisando dados, isso pode ser o Google Analytics, pode ser Predictive Analytics e coisas que possam melhorar seu lead e coisas assim, que te ajudem a agir de forma mais inteligente. Eu digo "não" bem rapidamente e elimino o que não funciona. Incrível. Você é consultor para muitas empresas. Qual é o maior desafio que elas enfrentam quando começam uma estratégia de marketing de conteúdo? O maior desafio com marketing de conteúdo é que leva muito tempo. Não se obtém sucesso da noite para o dia. Não é assim. Acho que muitos olham para o marketing de conteúdo e investem esperando retorno no curto prazo. Isso simplesmente não acontece. Marketing de conteúdo leva 3, 6, 9... dois anos de ROI. É composto. Quanto ao investimento em marketing de conteúdo, não espere retorno no primeiro ano. Construa sua base, sua audiência, seu tráfego, então construa seus leads e meça seu ROI em um ou dois anos. Mas no curto prazo, observe o tráfego. Ainda poderá ver direcionamento pelas métricas mas acho que muitos esperam o investimento em marketing de conteúdo dar resultado em um ano e isso não funciona. Outro ponto é que marketing de conteúdo é conteúdo e marketing. Muita gente cria conteúdo e diz estar fazendo marketing de conteúdo. Não esqueçam da distribuição. Quando invisto em marketing de conteúdo, gasto 80% do meu tempo na parte do marketing. Não persigo uma ideia se não sei exatamente como fazer o marketing. E ainda assim, nem sempre é bem sucedido. Então 80% devem estar em distribuição e marketing. Excelente. Tivemos este problema. Gastamos muito mais tempo produzindo e desenvolvendo conteúdo e apenas 10% ou 20% em distribuição E muitas vezes o que acontece é que você investe todo esse tempo e era uma ideia ruim. Você pensa que é uma boa ideia, mas não investiu tempo em pesquisa e definindo como iria divulgar e acaba sendo um desperdício. Vejo muitas empresas fazendo isso. Outra coisa que vejo com frequência, são pessoas falando demais de si mesmas. Ninguém se importa com sua empresa. É preciso dar uma razão para que se importem primeiro. Depois pode falar de si, mas antes, comece falando do segmento, do que pode ajudar seu público e depois fale de si. Conselhos maravilhosos, Sujan. Muito obrigado. Espero que volte mais vezes à Florianópolis. Obrigado por me receberem, foi divertido. Obrigado..

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Sheila Briggs, Schenectady: NYS College of Veterinary Medicine. Paranaguá: State University of New York Upstate Medical University; 2011.

Aubrey Sloan, Columbia. Várzea Grande: Schenectady County Community College; 2017.

Naomi Wilkinson, W 49th Street zip 10112. Itapevi: Mannes School of Music; 2019.

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