Soa Examples In Real Life

Steinhardt School of Culture, Education, and Human Development - Neste vídeo nós vamos falar sobre um tema que é muito batido, mas eu acho que nós vamos dar umas pitadas de algum novo aqui pra você. Que a questão do feedback. Vamos falar especificamente no sentido de que todo o feedback deve ser construtivo. Daqui a pouco eu explico. Que agora queria dizer o seguinte: se você tem vontade ver outros vídeos sobre mentoring, faça a inscrição no nosso canal. Há muitos vídeos e você podem alargar o seu conhecimento sobre o assunto. Mas voltando. O que eu chamo feedback construtivo? Acho que todo feedback tem de ser construtivo. Porque o nosso objetivo com feedback não é rebaixar ninguém. O objetivo verdadeiro do feedback deve ser construir alguma coisa na pessoa, fazer a pessoa sair melhor do que entrou. Não é acusar erros, indicar falhas, diminuir a pessoa. Infelizmente, a maioria dos casos, os feedbacks que existem por aí, são feedbacks destrutivos. Você pode dar um feedback positivo, elogiando a pessoa. Você pode dar um feedback negativo, mostrando que a pessoa ainda não chegou lá, o que ela fez ainda não está na medida correta, mas você pode fazer isso de maneira educada, cortês, gentil e fazendo a pessoa ao sair sentir-se agradecido por receber esse feedback. Esse é um dos grandes problemas do feedback. As pessoas tem já medo de receber feedback, tanto que o feedback tem uma série de apelidos aí, terríveis, por conta do que geralmente acontece. Então a primeira questão é o seguinte: se você vai dar feedback, e aí nós vamos entrar na seara do mentor e do líder e mentor também, o feedback que o mentor e o líder mentor dão é um feedback respeitoso, acolhedor, você recebe a pessoa com ar de quem quer ajudar, de quem aceita que um ser humano cometa falhas. Você, aliás, nem vai usar palavras negativas como: falha, erro, fracasso. Você não usa. Você tira do vocabulário do feedback essas palavras assim. Você substitui por outras coisas, tá bom? Vamos lá, eu vou dar para você algumas dicas que fazem com que o feedback seja o feedback construtivo e que fazem com que o que recebe o feedback não entre em modo de defesa, porque se você dá um feedback que é acusatório, que é destrutivo, a outra pessoa entre moda e defesa. Da metade para o fim do feedback, ele nem escuta mais o que você diz e tudo que ele quer responder de volta pra você com o ataque. Ele entra em modo de defesa e quer atacar você, ele fica com raiva de você. Então, o feedback efetivo é o construtivo e vou dar algumas dicas para você fazer esse tipo de feedback. Primeiro, uma coisa comum para os bons feedbacks é você fazer relatos baseado em fatos reais, não em conjecturas suas. Você acha que ele errou, você acha que ele é ruim nisso, você acha que ele fracassou naquilo. Então você tem que falar naquilo que realmente aconteceu, você tem que ter comprovadamente alguma coisa que aconteceu. Outra coisa: você não rotular negativamente aquela pessoa: você é fraco, você tá ruim nisso, você tá ruim naquilo, não. Fale no que aconteceu: olha isto aqui infelizmente não ocorreu bem, é o resultado disto aqui não agradou. Você fala dessa maneira. Você joga o fato na coisa que aconteceu, e não em qualidades negativas que você queira jogar sobre o seu seu mentorado, o seu liderado, dependendo da situação em que você se encontra, ok? Então, é nesse sentido que a gente vai construindo um feedback é construtivo. Outra coisa: há certas palavras que destroem as pessoas. Imagine você dizer para a pessoa assim: nada que você fez está correto. "Nada". Nada é uma palavra absoluta. Então palavras como nada, tudo, sempre, nunca. "Ha! Você sempre vêm com essas coisas!" "Você nunca faz isso correto!" Essas palavras são absolutamente destrutivas. Será que tudo o que a pessoa faz é ruim, que tudo absolutamente 100%. Você destrói a pessoa com palavras assim. Então evite dizer palavras assim. Então, em vez de dizer: "Nada do que você fez foi correto!". Você pode dizer assim: "Olha, parece que o trabalho não foi bem sucedido." Quer dizer, no fim você está dizendo a mesma coisa mas de uma maneira muito mais leve, mais aceitável pelo que está escutando você. Em se tratando de uma situação de mentoring, ou de líder que trabalha como mentor, você tem que dar espaço para o outro. Você depois de dizer você pensa você vai perguntar o outro quer que ele acha de você disse. Então você pode dizer: "Olha, depois de tudo que eu coloquei aqui pra você, gostaria agora de ouvir a sua opinião a respeito." Então, você dá a vez ao outro pra que ele também coloque a posição dele. "Ah! Mas ele vem com desculpas, e coisa e tal...". Não, você vai trabalhando com ele no campo da lógica, da razão. E se você achar que não está a dizendo alguma coisa verdadeira, você também vai ser aberto e vai comentar assim. Em se tratando de mentoring, a conexão emocional das pessoas é muito importante. Então, olha isso aqui eu acho que nunca ouviu falar na área feedback: você pode perguntar ao terminar o feedback como a pessoa está sentindo. Então, imagine você tá com liderado ou com o mentorado, e após dar um feedback que foi negativo, mas foi dado de forma construtiva, você pergunta: e aí, como é que você está se sentindo depois de tudo isso. Então a preocupação sua com o sentimento do outro. Então isso faz com que o outro se desarme, não fique no imóvel de defesa em relação à você. E outra coisa, em se tratando de um líder que age como mentor ou um mentor apenas, você tem que perguntar de que modo você pode ajudar. Então, se ele fez alguma coisa que não correspondeu ao que se esperava dele, você pode perguntar: como é que eu posso ajudar você? De que maneira posso ajudar você a fazer isso? Alguma coisa em que eu possa participar? Alguma coisa que eu possa lhe ensinar? Isso sim, é o que a gente chama feedback construtivo. É isso que a gente ensina tanto na Formação em Mentoring como no Curso Líder Mentor. Em que nós ensinamos as pessoas que são líderes a atuarem como mentores, agregando mentoring no seu perfil de liderança. Então, se você quer atuar como mentor dentro da sua área de experiência, de conhecimento, você pode aprender uma metodologia pra isso. Pode até se tornar um mentor profissional e você tem um link aqui embaixo que leva você a informação sobre a nossa Formação em Mentoring. E se você é líder, se você quiser aperfeiçoar seu estilo de liderança, agregando a você características de um mentor, sendo um líder mentor você também tem um link para isso para o nosso curso Líder Mentor. Espero encontrar você num deles. Até lá..

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Três Lagoas:

Brielle Hurley, Clinton: College of Dental Medicine. Itapipoca: State University of New York at Purchase; 2014.

Scarlet Guerrero, Schuyler County. Itapecerica da Serra: Hunter College; 2016.

Adam Holloway, St Lukes Place zip 10014. Rio Grande do Norte: Cornell University; 2011.

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