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Fu Foundation School of Engineering and Applied Science - Como conversar com uma Criança com Autismo? Eu sou Carla Ulliane, fonoaudióloga e Coach de Mães, e vou tirar essa dúvida para você! Eu percebo que muitos pais e professores tem dificuldade em conversar com seus filhos e alunos com autismo, sejam eles verbais ou não-verbais. Os verbais por conta das ecolalias e os não-verbais devido a ausência de oralidade. Então decidi trazer 3 dicas para ajudar vocês a começar uma interação e a conversar com seus filhos e alunos. A primeira dica: Fale do que seu Filho Gosta Então você tem que buscar conhecer quais são os interesses e preferências da sua criança. Se ele gosta de animais, compre animais, brinque de fazendinha, compre livros com figuras de animais, conte histórias... Não precisa ler exatamente o que está no livro. Você começa a criar, inventar, soltar os sons dos animais... Ele vai achar aquilo interessante. De preferência animais que ele conheça, como um cachorro, um gato, uma vaca. E você começa a imitar os sons, depois ele vai imitar os sons também. E isso é muito interessante. Você deve estar se perguntando: "Ah Carla, mas o meu filho só gosta da mesma coisa. Ele só brinca de Carrinho", por exemplo. Não tem problema. Use isso a seu favor! Pegue o carrinho, sente no chão, comece a brincar com ele Faça 'bibiiiiiii', depois você vai lá e acrescenta um outro objeto. Por exemplo: uma moto, "Vruuum Vruuuum Vruuum" Depois o tremzinho "Piuííí Tatatá" Um avião... E aí você vai aumentando o repertório da criança. Ou seja, a categoria meios de transporte. Você vai estar trabalhando outros objetos que antes não faziam parte do círculo de interesses da criança sempre começando pelo que ele gosta, que no caso foi o carrinho. Você utilizou o carrinho para poder atingir seu objetivo final A segunda dica é: Utilize sempre frases e palavras simples A gente pode utilizar algumas estratégias para facilitar o entendimento e resposta da criança. Uma delas é utilizar sempre frases curtas, objetivas, de forma mais clara possível. Ao invés de você chegar para o seu filho e dizer: "Pegue o carrinho vermelho que está debaixo da cama" Você pode chegar para ele e dizer: "Pegue o carrinho" Ou seja, uma frase curta, de fácil entendimento e que ele vai compreender. Outra coisa importante: Não utilize palavras, nem frases com duplo sentido. Eles tem muita dificuldade com coisas abstratas. Se você utiliza uma metáfora, eles levam ao pé da letra. Por exemplo: "Tá chovendo canivete." Certa vez, uma mãe chegou pra mim e disse: "Carla, eu fui visitar minha vizinha com meu filho e, quando ele chegou na casa da minha vizinha, a televisão estava queimada. E ele queria muito assistir a televisão e ficou enjoando, enjoando para ela ligar. Aí ela disse: 'Não, a televisão queimou' Ele olhou para ela e disse: 'Porque você botou fogo na televisão?" E todo mundo começou a rir. Porque ele realmente entendeu que ela tinha queimado a televisão com fogo. Então tem que tomar cuidado com essas metáforas, com essas palavras com duplo sentido. A terceira dica é: Espere o tempo de resposta do seu filho. Nós estamos muito habituados com o diálogo pergunta resposta de forma imediata e quem convive com uma criança com autismo sabe que não é bem assim. Eles tem um tempo diferente do nosso. Então sempre que você for falar alguma coisa ou fazer alguma pergunta, Espere, tenha paciência, para que ele possa processar a informação primeiro antes de responder. A resposta, às vezes, não aparece naquele determinado momento, mas, mesmo assim, não desista. Tenha paciência e espere. Outra coisa: Procure conversar com a criança nos momentos que ela estiver mais atenta, prestando mais atenção a você. E também, quando ela estiver longe, não fique gritando... chamando pelo nome... ou perguntando coisas. Porque a gente sabe que eles tem uma característica de agir como se fossem surdos. Então se aproxime da criança, fale próximo do seu campo visual, num tom de voz bom, agradável, e sempre respeitando o tempo de resposta dele. Se você gostou deste vídeo, se inscreve no canal, curta, compartilhe com outros pais, e deixe suas dúvidas nos comentários. Quem sabe eu não posso respondê-las nos próximos vídeos. Beijos e tchau!.

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Alvorada:

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Jamie Robin, St. Lawrence County. Nossa Senhora do Socorro: Skidmore College; 2020.

Andy Brady, 13rd Street, East zip 10003. Ariquemes: University at Buffalo (SUNY Buffalo); 2017.

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