Consideracoes Finais Tcc Enfermagem

Mailman School of Public Health - No vídeo de hoje vamos falar um pouquinho de persona, você já deve ter me ouvido falar sobre isso algumas vezes, mas devido a à grande importância dessa ferramenta, desse dado pro teu negócio, resolvi gravar um vídeo exclusivamente para isso, então se você quer saber como é impactar diretamente né, criar um marketing totalmente direcionado e eficaz e focado no cliente ideal para o negócio, já vai se inscrevendo aqui no Ecommerce na Prática porque esse vídeo aqui ele vai te mostrar exatamente como fazer isso através da criação, da definição de personas. Antes a gente começar é interessante você entender uma coisa né, existe uma diferença entre persona e público alvo, tem gente que acaba confundindo achando que a mesma coisa e não é, quando eu falo que você tem que saber quem é, qual o público alvo do teu negócio, eu quero dizer na realidade que você precisa saber qual o segmento populacional, qual o segmento demográfico, geográfico que você pretende atingir no teu negócio. Você não quer vender, por exemplo, cartucho de impressora para pessoas que não têm a mínima necessidade de imprimir, por exemplo, então qual o segmento né, qual o segmento populacional que você quer atingir, isso daí é o público alvo, são grupos, segmentos da população com algumas coisas em comum como uma faixa etária muito próxima, uma região geográfica semelhante ou próxima, isso daí são, às vezes você define gênero, às vezes você define alguns interesses, escolaridade, essas são algumas, alguns atributos que você acaba reunindo para poder traçar um público alvo. E dentro do seu público alvo, o que acontece, tem uma série de pessoas ali dentro, né, você selecionou um grupo onde tem muitas pessoas e várias dessas pessoas ali elas têm gostos, elas tem interesses, elas têm comportamentos semelhantes umas as outras, por quê? Porque dentro daquele público alvo existe um cliente que é o cliente ideal para a sua marca, é um cliente ideal para a comunicação que você quer criar, para a mensagem que você quer passar para o mercado, e isso daí a gente consegue mapear através de uma persona, a persona ela é isso, ela é a representatividade, é a representação, né, de uma figura, de um personagem, não personagem inventado, é um personagem baseado em pessoas reais, em pessoas que tem real interesse no teu produto, em pessoas que têm real conexão com a tua marca, então você começa a interpretar esses dados e começa a desenhar uma pessoa, uma persona, um personagem de quem representa o teu cliente, que representa o ideal do teu cliente, então conforme o exemplo que eu dei, não faz sentido a gente queria criar uma comunicação para falar com pessoas que não têm interesse no nosso produto, e em contrapartida, se você consegue definir muito bem essa persona que você quer mapear pro teu negócio, você consegue entender o comportamento dessa pessoa, você consegue entender muitas coisas que ela faz no dia a dia dela, quem são os amigos dessa pessoa, quem são as pessoas que influenciam essa persona, páginas que essa pessoa curte, canais no youtube que ela segue, tudo isso você consegue mapear e com isso você consegue, imagina com essas informações o tipo de comunicação que você consegue desenhar, que você consegue construir. Você fica sabendo com muito mais assertividade onde anunciar, como anunciar, qual a linguagem que você vai usar pra falar, pra conectar com essa persona, as coisas que ela gosta, as coisas que ela vê, você vai começar a criar a conexão com essas coisas ligado à marca, a outras marcas que tenham que sejam relevantes para ela, imagina se você está querendo contratar um influenciador digital, queira fazer uma parceria com um influenciador digital, se você tem uma persona muito bem mapeada, você consegue identificar claramente se esse influenciador que você tá querendo contratar é relevante para essa persona tá, então a persona é a figura representativa, é um personagem que representa o cliente ideal pra tua marca, é isso que eu quero é que você fixe com o conteúdo de hoje. Maravilha Bruno, mas como é que eu mapeio isso? Ótimo, tem algumas coisas que você precisa fazer tá, e o principal delas é perguntas, você precisa fazer uma pesquisa com pessoas que tenham alguma semelhança com a tua persona, alguma proximidade da sua persona, então você pode entrevistar clientes, você pode entrevistar clientes em potencial, você pode entrevistar fornecedores, você pode entrevistar pessoas que conhecem essa persona, para poder começar aí a coletar dados, dados pessoais, dados de comportamento, dados de relacionamento dessas pessoas e com isso você vai trazendo uma série de informações que você depois vai trabalhar para interpretar esses dados e montar a sua persona, montar um personagem que ele pode inclusive ter até nome, você pode dizer se a pessoa é homem ou é mulher, quantos anos ela tem, onde ela mora, se é casado ou não é, se tem filhos ou não tem, o que ela costuma fazer no dia a dia dela, que que ela faz quando acorda, ela trabalha ou não, como ela vai pro trabalho, quanto tempo ela perde no trabalho né, como é o relacionamento dela no trabalho, que que ela faz quando ela sai do trabalho, o que ela gostaria de fazer quando ela sai do trabalho e não faz, o que que ela faz nos fins de semana, tudo isso você precisa mapear e com essas informações você vai saber de forma muito mais assertiva como criar conteúdos, onde fazer anúncios né, se o facebook é uma boa ferramenta pra tua persona, se ela está atrás de preço baixo ou não... é, cara, o preço do seu produto... você, sabe, você consegue identificar aí se o valor que você cobra pro seu produto é caro ou barato, se ele precisa de um parcelamento, se o cliente se importa em pagar frete, todas essas coisas você consegue saber com uma persona bem mapeada, essa pesquisa que eu te falei, ela não precisa ser uma pesquisa um a um né, você não precisa estar frente a frente com uma pessoa e começar a perguntar a ela se você tiver, ótimo, é ótimo, porque você consegue conversar, desenvolver uma conversa onde você vai ter acesso a muito mais informação, mas se esse não for o caso, você pode criar um formulário na internet usando, por exemplo, o Google Forms, criar um formulário, enviar um formulário pra tua base de clientes, postar um formulário, uma pesquisa num grupo no facebook por exemplo e pedir para que algumas pessoas respondam essa pesquisa, você pode de repente dar um bônus para essas pessoas, um cupom de desconto, um ebook, uma consultoria de 30 minutos, um bate papo de 30 minutos já que você quer se mostrar como um especialista nesse assunto, e com isso você vai conseguir conversar e entender mais quais as necessidades dessa persona. Quando você fizer isso você vai ver que as coisas vão ficar muito mais claras na parte de marketing, na parte de comunicação do negócio, tá, se você tem alguma dúvida de como fazer esse processo, a gente tem algumas ferramentas para te ajudar, tá, aqui embaixo na descrição vai ter um link para você ter acesso a um mapa de empatia, o mapa de empatia é uma ferramenta onde você vai usar post-its pra poder coletar esses dados então ele tem basicamente quatro perguntas ali, o que que a sua persona vê, o que ela fala, que que ela ouve, que que ela sente, você vai preenchendo os post-its, depois você vem pra interpretar esses dados e mapear, as aspirações e medos da sua persona tá, então baixa esse material lá, se você tiver algum problema para fazer o download, deixe um comentário, se ficou alguma dúvida deixe um comentário também, que é importante pra gente tirar esse direcionamento e fazer com que você aproveite esse conteúdo ao máximo. Eu sou Bruno do Ecommerce na Prática e antes de sair desse vídeo, não deixa de se inscrever no nosso canal, se inscreve no Ecommerce na Prática para ter acesso aos melhores vídeos aos melhores conteúdos de como construir e alavancar seu negócio. Um grande abraço e até a próxima!.

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Palmas:

Nora Roger, Adirondack: State University of New York at Farmingdale. Guarapari: LIU Post (formerly C.W. Post), Brookville; 2019.

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