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Richard Gilder Graduate School - American Museum of Natural History - Copa do Mundo, Grand Theft Auto, Game of Thrones, novo aplicativo do Facebook. Estes são os destaques do Canaltech News, que começa agora! É, tá tendo copa! E, depois de todo o medo das pessoas com relação às confusões, caos em aeroportos, falta de infraestrutura nos estádios, não é que as coisas tão funcionando bem? De acordo com a SindiTeleBrasil, órgão que representa as operadoras que atuam no país, as redes de telefonia celular e de banda larga móvel instaladas nos 12 estádios do torneio conseguiram atender à alta demanda. Segundo a entidade, na primeira partida de cada uma das 12 arenas que sediam o mundial, foram feitas cerca de 1 milhão de ligações e 7,6 milhões de comunicações de dados (envio de e-mails, imagens e mensagens multimídia). Esse tráfego de dados equivale ao envio, pelo celular, de mais de 7 milhões de fotos com tamanho médio de 0,55 MB. Até o momento, o jogo com maior demanda de dados foi o do último domingo, entre Argentina e Bósnia, no Maracanã, no Rio de Janeiro. Dentro do estádio, foram feitas 154.729 chamadas de voz e 1.427 milhão de conexões à internet. O segundo maior movimento aconteceu na abertura da Copa, no jogo entre Brasil e Croácia, na Arena Corinthians, em São Paulo. Na quinta-feira passada, foram computadas 134.905 chamadas de voz e 1.033 milhão de conexões de dados. Os números começaram a ser medidos 3 horas antes do começo de cada partida e até duas horas depois do final do jogo. Os 12 estádios da Copa do Mundo possuem ao todo 4.738 antenas instaladas em suas respectivas infraestruturas. Foram investidos R$ 226 milhões para a instalação dos equipamentos. No Canaltech vc tem acesso a uma tabela completa com o número de pessoas em cada estádio e quantas chamadas e dados foram consumidos nesses locais. Pra não fugir do assunto copa, a conversa agora é sobre a bola oficial do evento, a brazuca. Os pesquisadores da NASA publicaram um relatório que detalha algumas características dela e o veredicto foi unânime: ela é muito mais estável e previsível que a Jabulani, bola da Copa do Mundo da África, de 2010. A própria NASA brinca com o fato de que não é especialista na criação de bolas de futebol, mas que a Copa é uma boa oportunidade para explicar os conceitos de aerodinâmica presentes na Brazuca. No caso da Jabulani, que ficou conhecida por seus movimentos imprecisos e quase "sobrenaturais", um chute mais fraco ou mais forte poderia causar uma trajetória incerta para a bola. Essa característica facilitou bastante o trabalho dos atacantes, mas complicou a vida dos goleiros. Todos esses problemas acabaram com a Brazuca. A Adidas trabalhou com centenas de jogadores para criar a melhor bola de futebol, acrescentando melhorias para ela ficar mais estável. Para se ter ideia, uma bola tradicional possui 32 painéis -- aqueles hexágonos que unem o objeto como um todo --, enquanto a Jabulani possui oito. Já a Brazuca tem apenas seis painéis e uma metragem de costura maior e mais profunda que sua antecessora, fatores estes que tornam a bola mais aerodinâmica. Além disso, a Brazuca é feita de um material mais rugoso que cria uma proteção em seu entorno e diminui a resistência do ar. Isso faz com que a bola tenha um trajeto de voo mais previsível e menos veloz, ao contrário das bolas com superfície lisa, que atingem velocidades incertas que podem prejudicar uma cobrança de falta ou pênalti. Depois de alguns boatos, agora é oficial: o Facebook lançou o Slingshot, aplicativo concorrente do Snapchat. Ele está disponível para Android e iOS. Basicamente, o Slingshot tem a mesma proposta do Snapchat, ou seja, enviar imagens e vídeos de até 15 segundos de duração que se autodestroem logo em seguida. Também é possível fazer desenhos e anotações nos arquivos enviados. A diferença em relação ao principal rival é que o aplicativo do Facebook só desbloqueia o conteúdo recebido depois do usuário responder o remetente com uma foto ou vídeo. Após visualizá-los, o internauta ainda pode enviar comentários rápidos antes do conteúdo se autodestruir. Um detalhe importante é que, uma vez enviado o conteúdo, se o destinatário optar por não respondê-lo, a mensagem desaparece para sempre sem nunca ter sido vista. Outro diferencial é o botão "Select All", que seleciona e envia a mesma mensagem para todas as pessoas da lista. Além disso, o aplicativo funciona de forma independente ao Facebook - não é necessário ter o app da rede social instalado previamente. Por enquanto, o serviço está disponível gratuitamente apenas na Google Play e na App Store norte-americana e roda em dispositivos equipados a partir do iOS 7 e do Android 4.1. Em breve, será disponibilizado também no Brasil. Uma das grandes diversões da série Grand Theft Auto é sair por aí destruindo casas, correndo pelas ruas sem medo de bater em postes e incomodar as pessoas, já que tudo não passa de brincadeira. Mas e se os eventos caóticos do game acontecessem na realidade, qual seria o custo de tudo isso? A Allianz Seguros, uma das maiores seguradoras do mundo, fez as contas e divulgou os valores do prejuízo virtual. Após uma experiência de uma hora e 39 minutos de GTA V, dois analistas da seguradora chegaram a conclusão de que haviam gerado nada menos que R$ 29 milhões em prejuízos. Os números acumulam valores em séries de assaltos, casas incendiadas, carros destruídos e um helicóptero destroçado. Só para ter uma ideia, somente a inutilização de um helicóptero do GTA V, com modelo semelhante ao de um Eurocopter AS-350, custa R$ 5 milhões, sem contar os danos dos resquícios dos destroços do veículo. O restante do prejuízo foi causado por perseguições de carros, coquetéis molotov e danos em aeronaves. E aí, já terminou de ver a quarta temporada de Game of Thrones? O último episódio foi ao ar no último domingo pela HBO. De acordo com a medição de ibope dos Estados Unidos, o décimo capítulo intitulado The Children foi assistido na TV paga por mais de 7 milhões de pessoas. Contudo, a série baseada nos livros de George R. R. Martin bateu outro recorde no mundo da pirataria online. Segundo informações do site TorrentFreak, apenas 12 horas depois de ir ao ar na televisão, o episódio final teve aproximadamente 1 milhão e meio de downloads, o equivalente a 2 petabytes de dados (ou 2 mil terabytes). Além disso, poucas horas depois do primeiro arquivo de The Children ser disponibilizado na internet, estima-se que mais de 254 mil pessoas compartilharam o mesmo e único arquivo ao mesmo tempo. Desse total, 63 mil estavam fazendo o download e 190 mil o upload do episódio Os números de compartilhamento são superiores ao do quinto episódio da quarta temporada do seriado, First of his Name, que foi ao ar em maio. Na época, 207 mil pessoas compartilharam o mesmo arquivo de torrent. Os campeões em downloads são os moradores da Austrália, seguido pelos Estados Unidos, Reino Unido e Canadá. Este é um dado curioso, visto que a HBO está disponível em todos estes países e, teoricamente, a pirataria é mais comum em lugares onde um determinado conteúdo não é acessível legalmente. O TorrentFreak ainda destaca que o número de downloads de The Children deve aumentar para 7,5 milhões nas próximas semanas e, consequentemente, fazer de Game of Thrones a série mais pirateada da TV pelo segundo ano consecutivo. Legalmente, Game of Thrones também quebrou outros recordes. Recentemente, a HBO disse que o programa acumula uma audiência média de 18,4 milhões de telespectadores por semana, considerando a transmissão ao vivo, aos domingos, e reprises durante a semana. São 200 mil telespectadores a mais que Família Soprano, detentora do recorde anterior de 18,2 milhões de pessoas que acompanharam a série em uma mesma semana. E se você assistiu, ó: sem spoiler por favor! Ainda tô no episódio 8. E O Canaltech News dessa semana fica por aqui, mas dá uma olhada nos destaques que publicamos no nosso site nos últimos dias. Canaltech Responde: há riscos no uso de proxy internacional? Aliás, entenda para que serve o proxy: Aprenda a fazer backup das suas conversas no Whatsapp Conheça o projeto de cidade digital que já está em andamento no interior de São Paulo. Toda semana, fazemos uma lista dos 10 melhores aplicativos Android e iOS. Confira nossas dicas! Se gostou, curta aqui embaixo e assine nosso canal do YouTube. Todos os dias tem vídeo novo pra você. E também acompanhe nosso podcast: todos os dias publicamos um programinha em áudio de 5 minutos com os principais destaques do mundo da tecnologia. Ele fica em canaltech.com.br/podcast. Sexta que vem tem mais um Canaltech News pra você. Até!.

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