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College of Physicians and Surgeons - você quer fazer mais vendas, quer ser mais ouvido na família, nos relacionamentos quer ser mais respeitado de forma gera, mas sempre que tem um encontro você acaba sendo mais influenciado do que a pessoa. Hoje nós vamos aprender como influenciar sempre de forma ética e positiva. Então, vão bora pessoal, uma cliente que eu atendi esses dias ela trouxe um caso e eu falei assim "Isso é tema de vídeo importante. Eu vou falar com o pessoal." que é o seguinte, ela falou assim "Bárbara, eu não paro em nenhum emprego porque eu tenho temperamento forte na verdade, eu sou muito briguenta. Na verdade, eu sou muito irritadiça eu fico irritada com todo mundo o tempo todo. E aí eu fico irritada com os clientes e eu acredito que é essa minha energia, sabe? Que tá fazendo com que eu não pare em emprego nenhum. Bárbara, eu to totalmente refém dos meus clientes ele chega lerdo, ele chega indeciso, ele chega cansado. E eu vou ficando irritada ou seja estou entrando a energia dessa pessoa." O que precisa acontecer? Você tem que botar essa pessoa na sua energia, mas primeiro a sua energia tem que ser boa, né? Porque o que pode acontecer e o que está acontecendo. É que o cliente vem daquele jeito dele que você já interpreta como lerdeza, como falta de inteligência você tá irritado, você tá impaciente e aí o cliente vê todo o seu nervosismo, toda essa impaciência e ele entra na sua energia só que como ele tem a opção de sair da loja ele sai, né? uma pessoa que mora ali na mesma família, todo mundo junto em casa, um entra na energia do outro. Sempre tem uma pessoa que influencia mais energeticamente e essa pessoa vai entrar na energia, por exemplo, da mãe ou do pai, ou do filho, ou do marido e aí não tem como essa pessoa sair da casa. Ela tem que continuar naquela convivência familiar. E aí ela vai ficando desgastada desgastada, um vai mimicando o outro dentro daquela energia negativa, mas o cliente ele tem opção de sair ele se ele ficar irritado se ele percebeu que você tá irritado com ele ou tá impaciente, ele vai embora e você não fecha a venda então o negócio é o seguinte "Estou percebendo que o meu cliente é lerdo, é burro." Às vezes, a pessoa não é nada daquilo mas é como eu estou percebendo. É como eu estou interpretando como estou sentindo e ponto final então isso está fazendo com que eu tenho uma energia de impaciência, estupidez e nervosismo. É bom para a venda? Não. É um tiro no pé né? Vai afastar todo mundo. O que que eu vou fazer? Como que eu quero que esse cliente seja? se eu acho que é burro, que ele é lerdo, que ele tá fazendo eu perder meu tempo que ele não sabe escolher, que ele é indeciso como que eu gostaria que ele fosse? Decidido, ágil, rápido, objetivo. Que ele chegasse escolhesse o que quer, me mostrasse o que ele quer, comunicasse. Porque, é igual ela falou. Às, vezes, o cliente entra na loja fica assim olhando tudo, experimentando tudo, mas nem fala o que está procurando. O que quer, né? Então tem que ser mais objetivo que ser mais claro e mais direto ao ponto. Essa pessoa quer tudo isso no cliente o que vocês acham que ela vai ter que fazer? Ser essa pessoa. Porque ela sendo essa pessoa é ser e não é fingir, ela sendo esta pessoa ela vai emanar para o cliente essa atitude o cliente vai absorver, já que é uma postura positiva e já que é tudo que ela quer gente, quando a gente quer muito uma coisa a gente consegue se tornar aquilo a gente acaba se tornando aquilo, percebe? Mas quando a gente quer mais ou menos a gente não consegue internalizar. Mas ela quer muito que o cliente seja objetivo seja direto, então quando ela adota essa postura, essa postura tem muito poder. Tem muita força pra influenciar a pessoa. Então vamos lá? Como que essa vendedora pode ser objetiva, direta, clara e ágil? Como que ela pode ser isso? Foi o exemplo que eu dei pra ela o cliente vai chegando você já vai sentindo aquela irritação "Aí, meu Deus, se essa pessoa foi uma pessoa lerda eu não vou aguentar. Se essa pessoa for uma pessoa que não soube escolher o tecido..." o que você vai fazer logo de cara? Quando a pessoa está se aproximando, não importa se a pessoa é aquilo, você está sentindo. É a sua forma de interpretar você tem que inverter o seu quadro se você quiser influenciar a pessoa tá chegando você vai ser objetivo, direto ao ponto, claro, ágil. O cliente vai chegando "Oi fulano, tudo bem? Boa tarde. Prazer deixa eu te falar, eu sou fulana de tal, eu vou te apresentar tudo que nós temos aqui na loja. Todas as diversidades de tecido eu gostaria que antes, por favor, você me falasse exatamente o que você procura para que eu possa atender e direto ao ponto e não fazer você perder tempo." o cliente vai olhar e vai falar "Que maravilha essa pessoa não quer que eu perca o meu tempo. E eu tô cansada de bater perna em um monte de loja e ou esgotada. Então cheguei aqui nesta loja e essa vendedora é tão prestativa, ela é tão ágil, é tão direta ao ponto. Ela faz com que eu não perca meu tempo. Ela é objetiva. Ela é clara. Ela me mostra todas as opções que tem. Ela não me enrola. Ela não quer me prender aqui na loja com um monte de opção que eu não quero ela é o objetiva. Ela é direta e ela vai exatamente onde eu quero." aí que acontece com isso? Fechou a venda. Ganhou o cliente mas você vai entender esse processo da comunicação efetiva aqui você vai entender esse processo de como influenciar as pessoas. Que tem vários detalhes várias nuances. Apesar de ser simples a gente não faz no nosso dia quais que são as técnicas de sedução furadas que a gente aprende? você tem que pisar na pessoa você tem que ignorar a pessoa. Então tá bom. Fazendo isso você vai atrair? é claro que você vai atrair. Da mesma forma que sendo um vendedor ignorante e estúpido, alguém vai acabar comprando também. Que tipo de pessoa? pessoa que vai te dar problema. Que vai comprar um negócio e que vai reclamar depois que vai quebrar depois. Que tipo de pretendente você vai atrair? pessoas inseguras que só ficam com quem as humilha mas você não quer isso pra você. Você quer uma pessoa que ele tá lá se achando o tal ou garota tá se achando a tal. É muito bonito, muito bonita tem muita gente aos pés dela, sei lá mais o que. Então você ficou com medo de ser ignorado. E você tá no encontro e você começa a prestar atenção, se interessar pelo que a pessoa diz sorrir, trazer leveza essa pessoa vai falar "Poxa, eu não sou tratado assim tem muito tempo. Essa pessoa prestou atenção no que eu falo e não ficou só babando em como eu sou gato ou em como eu sou gata. Não ficou só falando amenidades futilidades. Essa pessoa prestou atenção quando eu falei que eu tive um problema ou essa pessoa me olha nos olhos. Tem capacidade de rir que agradável estar com essa pessoa. Essa pessoa é diferente dos demais isso por que? Porque você estava com medo e insegurança. Então você trabalhou o seu medo e a sua insegurança por ser a pessoa que você gostaria que o outro fosse ou seja você, não tá mais emanando uma energia negativa, a sua energia agora tá uma energia magnética porque você, ao invés de esperar que o outro seja de um jeito você antecipou isso, você já trouxe o positivo você já tá dizendo o seguinte "Independente se você vai ser assim ou assado, porque você é livre para escolher, eu trago aquela forma que me agrada eu trago aquela energia que agrada pro ambiente." a pessoa que tem um pouco mais de autoestima ou a pessoa mais madura ou a pessoa que está procurando uma positividade, mesmo que ela chegue negativa no encontro mesmo que o cliente chegue a negativo na loja. Vai mudar vau transformar. A mesma coisa com alunos, né? Durante muito tempo fui professora de inglês, vocês sabem disso. Sou professora vida eterna serei professora. E agora dos cursos do Desprograme-se e sempre fui professora de inglês dei muita aula de inglês numa escola onde era VIP. Então era só eu de professora, uma mesinha circular, e o aluno. Apenas a gente numa salinha bem pequenininha e o método era assim: você falando inglês e o aluno repetindo não podia falar português na sala. Um método bem solto. Tinha um script, mas o aluno nem sentia que tinha um script. E o aluno chegava muitas vezes na primeira aula e ele tinha que falar em inglês já na primeira aula. E às vezes não sabia falar nem 'hi' e nem 'bye', né? Não sabia falar nada. E aí ele ali e falava assim "Olha," antes de começar a aula, eu falava um pouquinho em português para se apresentar e falava "Olha, eu detesto inglês. É a coisa mais chata. Tem 500 mil anos que eu já tentei aprender é horrível. Eu não sei pronunciar as coisas direito. Esse troço não entra na minha cabeça eu odeio vir pra aula. Você não vai conseguir me ensinar..." é desse jeito, viu? Não to exagerando não. Era desse jeito "...E eu só to aqui porque eu preciso de uma promoção na minha empresa, então o meu diretor está pagando pra mim eu recebi uma bolsa de estudo da empresa porque eu preciso porque eu sou relações internacionais internacionais ou porque eu faço logística da empresa e eu preciso falar com os clientes gringos e eu to aqui porque eu sou obrigado." Tá ok. o que essa pessoa está jogando pra você? Incapacidade e bloqueio. Ela tá fechada pra você ela está dizendo que você não vai conseguir fazer nada. Apesar dela estar ali tendo que aprender, está fechada. Falando você não vai conseguir fazer duvido que você faça. E como já mencionei aqui em algumas lives, em alguns vídeos e era esse tipo de aluno que eu amava. Eu amava. Amava por causa desse tesão de influenciar a pessoa. De falar "Ah é, meme??" Como se diz, né? agora tu vai ver o que é aprender o inglês a pessoa vinha e eu vinha de volta com essa coisa da influência. Então o que acontece? nesse caso do aluno a tendência é o professor se sentir desmotivado pressionado, acuado. Então professor tem que perceber todas as características as sensações negativas que ele ta. "Ai meu Deus, eu estou impotente perante isso aqui." ou "Eu to com medo desse aluno." identificou a negatividade em você? segundo passo: observar como cliente está te tratando. Como que o cliente tá emanando "Você não vai fazer com que eu aprenda. Eu não consigo. Inglês é difícil. Eu sou incapaz." estou fechado." É isso que ele está emanando é isso que ele tá emanando o tempo todo então você vai pegar isso que ele emana e você vai pro terceiro passo, pro terceiro ponto o contrário disso. O que que é o contrário? Inglês é fácil. Aprender é divertido. Eu nem preciso pensar quando eu to aqui. Eu vim aqui para me divertir e pra rir, né? tem peso da gramática. Nós vamos conversar que coisa boa tá aqui." Então toda essa facilidade, essa diversão, essa leveza e esse aprendizado natural. Então pera, eu tenho que ser a pessoa que tem o aprendizado natural, que é leve, que é divertido, que sabe que inglês é a piece of cake facinho. Eu tenho que ser essa pessoa então quando eu ia me comunicar com meu aluno, tratar com meu aluno, eu ia ouvir ele eu ouvia, ouvia tudo, porque um bom influenciador, gente, ouve, tá? você não fica interrompendo a pessoa não, ok? Então, "Aham, tá. Ok." Só que chega um ponto em que a pessoa já está exagerando na fala. Que ela já falou aquilo três vezes e aí você já pode falar "Fulano, olha só, deixa eu te falar uma coisa..." Porque ele já tá se repetindo. "Deixa eu te falar uma coisa: é muito fácil." Eu falava desse jeito. Eu não tinha rodeios não. "É muito fácil. É muito fácil. O negócio é que até agora teve maus professores." gente que parece? Parece que eu me acho, né que eu sou a melhor professora do mundo. Mas não. Com autoconfiança, olhando nos olhos direto, ao ponto, com calma, com tranquilidade, com leveza, com brincadeira mas com confiança. Que é tudo que o aluno precisa. Leveza, brincadeira confiança, ele não tem essas coisas. Então eu vou ter. Eu não vou ficar exigindo da pessoa não vou ficar com medo da pessoa não ter. Gente, não. Eu vou ter. Então vamos lá, gente, vamos recapitular os passos da comunicação efetiva para deixar de ser influenciado e influenciar as pessoas de forma positiva ok? vamos lá! Primeiro passo: identificar as sensações negativas que você está sentindo no caso do exemplo da cliente: irritabilidade com os clientes no caso de ir em um encontro: insegurança e medo no caso de ensinar: a pressão do aluno sobre você então você identificou que você não tá num estado positivo, você não tá num estado em que você vai fazer uma venda, em que você vai ter um encontro agradável, despertar interesse na pessoa em que você vai conseguir ensinar praquele aluno resistente ou seja você não vai conseguir influenciar aquelas pessoas então identifiquei. Estou com a negatividade desta forma não conseguia influenciar segundo passo: se eu estou com essa negatividade, essas sensações negativas é porque eu sinto que o outro vai me tratar de certa forma. Ou que a postura do outro é uma postura que eu não quero que exista. Que eu não quero que aconteça que me incomoda, que me causa essa negatividade. Então eu vou identificar. O que no outro não é legal pra mim, não é bacana naquele momento e me faz sentir essa negatividade? no caso do cliente: "Aí, ele é lerdo. Ele me faz perder meu tempo. Ele não tem objetividade." no caso do encontro "Ah essa pessoa vai me ignorar, Bárbara, é uma pessoa que me ignora." no caso do aluno "Eu não sei aprender. Eu não consigo aprender." ou seja, "Eu estou completamente sem confiança que eu vou aprender esse idioma." E aí qual é o terceiro passo gente? Colocar tudo isso que você percebeu que o outro te traz de negativo, a atitude, essa postura da pessoa e inverter você vai ser a pessoa que vai adotar o inverso daquela postura que te incomoda então, no exemplo do cliente "Agora eu vou ser aquela pessoa objetiva, prestativa, ágil, rápida que vai direto ao ponto o meu cliente." no exemplo do relacionamento afetivo, do encontro "Eu vou ser uma pessoa que ouve, que demonstra interesse, que tem leveza, que presta atenção no outro fala." E no caso do aluno "Eu vou ser a pessoa confiante. Olha eu sei que comigo, você vai aprender o idioma. É porque até agora você teve professores muito ruins, mas aqui você vai aprender. Com esse método você vai aprender. Nessa escola vai aprender. Pode ficar tranquilo que é fácil." Então você se torna a pessoa confiante, já que o que o aluno emana é a falta de confiança nisso gente você já inverteu a sua energia do polo negativo para o polo positivo dentro do que a pessoa queria? Não, porque não tem como você adivinhar o que o outro quer mas dentro do que você sentiu que seria o melhor para a situação. Então quando você está irritado, quando você está com medo, quando você está pressionado, não ignore isso. Não tem de ficar zen. Isso tudo tá indicando como você pode ser um excelente influenciador. Influenciar de forma ética e positiva as pessoas e deixar de ser influenciado pela negatividade. Espero que esse vídeo tenha te ajudado se você gostou, deixa o seu like, se inscreve no canal se você não é inscrito. Beijo e até o próximo.

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