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State University of New York at Geneseo - Olá a todos! Bem-vindos a mais uma vídeo-aula do canal Clube do Design. Eu sou Liute Cristian. E o vídeo de hoje, é uma dica rápida de Photoshop. Onde, eu vou mostrar para vocês, como trabalhar com cores de prova. Você deve saber, se você utiliza o Photoshop há algum tempo, você deve saber que, a maioria dos filtros especiais, principalmente os filtros de iluminação, só funcionam com imagens em modo RGB. E, claro! Você também sabe que, para impressão, para a maioria dos tipos de impressão, principalmente impressão convencional, que é a impressão Offset, você precisa finalizar o seu projeto em CMYK. Claro! É muito importante você ter ideia, você ter em mente que você deve sempre trabalhar no modo RGB, e depois que você terminar o seu projeto, você pode finalizá-lo em CMYK, convertendo a escala RGB, para o perfil de cores que você utiliza, ou que a sua gráfica utiliza. Porém, como é que você pode ter certeza sobre o resultado final, se você está trabalhando em RGB? Isso pode ser resolvido, utilizando as cores de prova, que o Photoshop oferece para você. Coisa muito semelhante ao que eu já mostrei num vídeo anterior, falando sobre cores de prova no CorelDRAW. Eu vou abrir aqui algumas imagens do Adobe Bridge. Deixa eu abrir ele aqui. Eu vou deixar em Adobe RGB. Você já deve ter percebido que o meu Photoshop está um pouquinho diferente, está em português agora, porque eu estou com a versão de testes do Creative Cloud, do Photoshop Creative Cloud. Mas, provavelmente, eu já consiga, eu já vá adquirir a minha cópia do Creative Cloud, ou senão, eu vou instalar realmente, a minha cópia do Photoshop CS6. Então gente, o que a gente tem aqui é o seguinte: Essa imagem está no modo RGB de 8-bits. E claro! É preferível que você trabalhe os efeitos da sua imagem, utilizando esse modo de cores. Tanto o modo RGB e também em escala de 8 bits, que você consegue resultados bem legais e alguns filtros só funcionam nesse modo de cores RGB 8 bits, principalmente os filtros de iluminação. E como é que você pode garantir, que o que você está vendo na tela, é o que será impresso? Principalmente se você for fazer uma prova de monitor, se você for mostrar para o seu cliente o resultado final, não fica legal se eu mostrar uma cor viva, durante a produção do projeto e quando você vai finalizar, acabam saindo cores completamente diferentes. Você pode habilitar as cores de prova no Photoshop, de maneira muito fácil e muito simples. Para isso, basta acessar o menu Visualizar, que seria o menu View, no Photoshop em inglês. E aqui, você vai encontrar a opção: Configuração de Prova. Por padrão, o Photoshop deixa a cor de prova no CMYK ativo, mas você pode alterar essa cor de prova, para a cor que você quiser. Tanto para cada um dos canais do modo de cores que está sendo utilizado, que no caso, seria a cor de prova: Ciano, magenta, amarelo e preto. Quanto, você pode também, selecionar um modo de cor específico, selecionando o perfil de cores desejado. Então, além de você trabalhar em CMYK, naturalmente, claro! Você precisa selecionar um perfil de cores correto, para que as cores sejam representadas de acordo com o estabelecimento gráfico, de acordo com a sua impressora, enfim, um perfil de cores que seja realmente, utilizado no seu fluxo de trabalho. E, você pode fazer isso, novamente, acessando o menu Visualizar, o menu View, Configurações de Prova, e aqui você clica na opção: Personalizada. Aqui, você poderá escolher o perfil de cores que você utiliza no seu processo de trabalho, no seu processo de impressão. Geralmente, a maioria das pessoas usa o FOGRA39, que é um dos padrões mais utilizados no Brasil, que é o padrão europeu, o FOGRA39. É um ISO também, protocolado mundialmente. Além de você poder selecionar essa opção para escolher qual o perfil de cores que você quer trabalhar, você pode inclusive, simular a cor impressa, e a tinta preta, sobre o papel característico do perfil que você selecionou. O FOGRA39, é um perfil de cores característico para impressões Offset, em papel crochê revestido. Então, se você marcar essa opção: Simular Cor Impressa, você vai obter o resultado de como essa impressão será exibida no papel, que é muito interessante. Você pode escolher perfis diferentes para cada tipo de impressão, de impressora, inclusive de papel, papel jornal, papel reciclado, vale a pena você dar uma pesquisada em perfis genéricos para cada um desses tipos de papéis. Então, você pode simular a cor impressa, para a impressão Offset. Eu vou deixar desmarcado aqui. Se você quiser utilizar por exemplo, o mesmo papel crochê para a impressão a laser, colorido, você pode deixar aqui desmarcado, que as cores já são bem semelhantes ao que é exibido na sua tela. Depois então, de você marcar essa opção, escolher o perfil de cores, escolher o propósito de saída, que pode ser cada um dos tipos de conversão do modo de cores, Percentual, Saturação, Colorímetro Relativo, Colorímetro Absoluto, você pode clicar no OK, para que essa configuração de prova de cores, seja exibida na sua tela, no seu monitor. Um detalhe interessante, é que você não pode esquecer de marcar a opção para exibir as cores de prova, que seria o Ctrl+Y. Uma coisa bem legal também, que o Photoshop pode mostrar para você, são as cores que estão fora do Gamut de impressão. Por exemplo, ele consegue destacar para você, as cores que não podem ser representadas pelo perfil de cores selecionado. Você consegue ver as áreas em branco? Então, é justamente as cores destacadas, fora do Gamut do modo de cores que você escolheu. Deixa eu desabilitar aqui o Gamut, pronto, o Aviso de Gamut né?! Então, essas cores vão ser um pouquinho diferentes. Outra coisa que é importante mencionar para vocês, deixa eu verificar aqui as outras imagens, vamos fazer aqui, como foi que a gente atribuiu lá. Você pode ver a imagem que está com cores de prova desabilitada. Quando eu habilito, a gente não tem uma alteração muito evidente, mas há uma pequena variação na coloração das imagens. Você pode alterar o perfil de cores, para o modo de cores que você quiser. Para o perfil que você utiliza com mais frequência. E olha só! Você agora, tem um resultado que aparece muito mais. Uma coisa interessante, é que essa opção apenas exibe para você, como essa configuração vai ser aplicada, depois que você fechar o arquivo, depois que você finalizar o projeto para impressão. Mas, isso não converte o modo de cores da sua imagem, para o modo de cores CMYK e muito menos, para o perfil de cores selecionado. Para fazer essa conversão, você precisa, depois de terminar de trabalhar no seu projeto, depois de editá-lo, fazer as devidas correções, fazer todo o trabalho que você achar necessário, você mantenha uma cópia original salva, do arquivo original em RGB e em PSD, e depois de tudo isso, você precisa fazer a conversão do modo de cores RGB para o CMYK. Muita gente, acredita que você pode fazer isso, simplesmente clicando em Image ou Imagem, Ajustes, desculpa! Modo e selecionar a opção Modo CMYK. Você consegue fazer a conversão sim! Beleza! Mas, essa não é a maneira correta de fazer esse tipo de conversão. Você tem um recurso próprio para isso, que vai fazer a conversão, respeitando os limites, e o tipo de conversão que você selecionar. Para isso, basta você acessar o menu Editar, e aqui você vai encontrar a opção: Converter para Perfil. Que seria, o menu Edit, Convert to Profile, na versão em inglês. É só clicar aqui em Converter para o Perfil, e agora sim, você está na janela correta, para fazer a conversão do modo RGB, para o modo CMYK. Então, utilizando as mesmas configurações, muito idênticas ao que você tem ali nas cores de prova, você vai escolher o perfil de cores que você trabalha, o perfil de cores que a sua gráfica trabalha. Se você ainda tiver alguma dúvida sobre o que é esse tal de perfil de cores, basta você acessar as vídeo-aulas de CorelDRAW, se eu não me engano eu já falei sobre isso nas últimas aulas, sobre perfil de cores. Já falei sim. Então, procura aí nas aulas da playlist de CorelDRAW, que você vai encontrar algumas explicações legais, sobre os perfis de cores. Você pode utilizar a compensação do ponto de preto, que é o ganho de ponto que a gente chama, utilizar pontilhamento, achatar a imagem para preservar a aparência. Vai achatar as camadas de ajuste, e tudo mais, você pode escolher o objetivo da renderização. Eu vou falar um pouco mais sobre cada um desses itens em um vídeo posteriormente. Você ainda tem a opção para escolher a conversão mais avançada. Se você quiser escolher entre opções mais definidas, mais, vamos dizer assim, mais singulares. Você pode escolher inclusive, vínculo com dispositivo, e outras opções que são bem interessantes, mas claro, só se você souber o que você está fazendo você pode usar essas opções. Vou voltar para o modo básico, e vou clicar no OK, para que a nossa conversão seja feita. Olha aqui em cima: CMYK 8 bits, a conversão foi feita com precisão, e você não perde informações da imagem, e também não converte a sua imagem de forma brusca, como você faria, clicando em Modo, Converter, na escala CMYK. No caso, seria Imagem, Modo, Cores CMYK. Não faça isso! Sempre use a opção Convert to Profile, ou Converter para perfil. Então é isso galera! Eu espero que vocês tenham gostado dessa vídeo-aula. Acho que vocês perceberam que o áudio também, está um pouquinho melhor, está um pouquinho diferente. Eu estou investindo em equipamentos novos, para a gente gravar uns vídeos mais legais. Muita novidade ainda vai acontecer durante esse ano. A primeira novidade, é que o site já mudou de cara, está com uma cara completamente nova, você já tem um ambiente muito mais bacana, muito mais limpo, muito mais fácil de ler. Com cores bem legais, para não cansar a sua leitura, no nosso projeto, no nosso site principal, que é o clubedodesign.com. Se você gostou dessas dicas, dá um joinha aí, dá um like, favorita e compartilha com a galera também, utilizando os links que o Youtube disponibiliza para você. Se você não faz parte ainda do projeto Clube do Design, se inscreve aí no canal e visita, não esquece de visitar: www.clubedodesign.com. Você vai poder acompanhar todos os links da nossa Fã Page, do nosso Grupo de Discussão, aqui embaixo, na descrição do vídeo. Ah, só um toque gente! Depois que você converter para o perfil CMYK, não dá o CTRL+S. Dá um Ctrl+Shift+S ou vai no menu: Arquivo, Salvar como... File, Save as... Salvar como, para você salvar uma nova cópia, que você pode simplesmente, colocar aqui no final: CMYK, para que você mantenha a cópia do arquivo original, e também uma cópia do arquivo em CMYK, original é em RGB. Essas imagens, são cedidas pelo Shutterstock. Nós temos um artigo bem legal, que fala sobre bancos de imagem profissional, onde você pode comprar essas imagens, para trabalhos profissionais. Forte abraço para vocês! E até a próxima vídeo-aula! Tchau, tchau!.

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Dylan Davis, Franklin County: Bramson ORT College. Ourinhos: Globe Institute of Technology; 2020.

Yvonne Steele, Lewis. Santo André: Cornell NYC Tech; 2006.

Judy Bailey, W 75th Street zip 10023. Vitória de Santo Antão: Weill Cornell Graduate School of Medical Sciences; 2015.

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