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Manhattan campus - Olá tudo bem, eu sou Otávio Bastos e você está no Mexe com Tudo! Um canal pra gente conversar sobre o universo do frevo e suas peculiaridades E se você já teve alguma curiosidade para saber como surgiram os Blocos Líricos? Sai daí não, a gente conversa sobre isso agora! Imagina que estamos em Recife no século passado então século 20, mais ou menos, década de 20 e também E o carnaval se dividia mais ou menos da seguinte forma: Existia uma classe trabalhadora, essa classe trabalhadora gostava de brincar nas ruas, atrás das grandes orquestras de rua que eram parecidas como as que a gente conhece hoje só que muito maiores com muitas tubas muitos trombones e essa classe trabalhadora, massa, ia atrás dessas orquestras. O carnaval nessa época era dado como algo muito violento para vocês terem ideia, quando a gente está pesquisando sobre o carnaval nos jornais da época, lá na década de 20 a gente não vai buscar referências sobre o carnaval na página de cultura da cidade! Não! Grande parte das vezes, não! Normalmente está na página policial, velho! Tem a ver com rebuliço, tem a ver com confusão, com desordem e é desse carnaval que a gente está falando aqui! Uma outra camada da população, era camada das pessoas realmente abastadas da cidade as pessoas que realmente tinham dinheiro na cidade e gostavam de brincar em lugares protegidos, fechados. Esses não iam pra rua, gostavam desses lugares tipo: Clube Internacional do Recife, Jockey Clube do Recife. Eram lugares para eles serem vistos, verem uns aos outros, que para entrar bastante caro! Nesse tipo de carnaval, eles tentavam reproduzir um pouco do que acontecia em Veneza, então, tentava reproduzir um pouco daquelas máscaras venezianas se utilizavam também muito da ideia da comédia del'arte, com o Arlequim, com a Colombina Entre essas duas classes sociais existia uma classe média. Essa classe média não ia para as ruas porque como a gente viu, o carnaval era considerado algo bem violento na época e também não tinha cacife, não tinha dinheiro, para poder entrar nos clubes fechados onde as pessoas brincavam mais protegidas. Essa classe média eram as mesmas pessoas que gostavam de brincar o pastoril na época do Natal E também saiam em serestas andando, tocando e cantando pelo meio da rua então ele já tinha um pouco desse hábito. Essa classe média querendo brincar carnaval pensou: rapaz, vamos pegar um pouco daquela musicalidade que a gente usa lá no Pastoril, lá durante o ciclo natalino a gente pega aquela cadência binária aquele compasso binário pega e usa no carnaval. Só que a gente não pode usar as mesmas letras, não! Eles não podiam usar mesmo as letras, eles não podiam usar porque as letras faziam referência ao nascimento de Jesus então agora era exatamente tudo o contrário, festa da carne! Mas para sair nas ruas eles precisavam se proteger, então eles se organizavam mais ou menos assim: Os homens saíam formando um quadrado assim, ao redor das mulheres iam cantando e ao redor dos músicos que iam tocando então essas pessoas saiam meio que protegidas durante o carnaval e as pessoas saíam em bloco, pelo meio da rua. Nessa caminhada em bloco começaram a surgir os primeiros Blocos Carnavalescos Mistos. Esses Blocos Carnavalescos Mistos modernamente eles também são chamados de Blocos Líricos. Tem gente que não gosta muito dessa nomenclatura mas é bastante usada! E o que eles tocam chama Frevo de Bloco o Frevo de Bloco é aquela música que eles usam os instrumentos de pau e corda e tem um coral feminino cantando então tem letra. Muito diferente do Frevo de Rua que é aquele com instrumentos mais estridentes que é somente instrumental Os primeiros blocos líricos, esses lá da década de 20 do século passado era por exemplo: o Bloco das Flores Brancas que mais tarde veio chamar o Bloco das Flores ou Batutas de São José, Batutas da Boa Vista. E aí, Batutas, né? Esse nome Batutas que quer dizer "excelentes", quer dizer "excelência" quer dizer "primor", coisas nesse sentido então seriam os "Primorosos da Boa Vista" ou os "Excelentes de São José" que já marca uma uma característica bem pernambucana de megalomania mesmo! Nos tempos áureos esses blocos chegavam a sair com 72, 74 músicos pela rua! Incrível! Então, os Blocos Carnavalescos Mistos que modernamente são chamados de Blocos Líricos têm em sua origem os Pastoris da época natalina! aqui embaixo na descrição do vídeo eu vou deixar dois links um com vários Frevos de Bloco pra vocês escutarem para quem não conhece, sabe nem por onde começa isso tudo! E um outro, sobre o Pastoril. Pra vocês escutarem os dois e compararem! Aqui embaixo vocês também podem escrever o que é que vocês acham se realmente tem uma relação ainda hoje com essa musicalidade ou não! Escreve aqui! Um dos objetivos do canal é disseminar o Frevo e disseminar o Frevo para além dos quatro dias de carnaval então, se você acha desse tipo de ideia legal, relevante, interessante vem aqui e curte este vídeo, se você gosta de carnaval vem aqui curte! E se inscreve para receber mais conteúdo sobre o Frevo! Ah! E não esquece de compartilhar com aqueles amigos que adoram carnaval! E muito obrigado por ter assistido esse vídeo a gente encontra mexendo com tudo aqui nas ladeiras de Olinda! E no próximo vídeo! Valeu, tchau, tchau!!.

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Canoas:

Greg Pierce, Ulster: Long Island. Natal: State University of New York at Purchase; 2014.

Christy Wolfe, Suffolk. Rondônia: State University of New York at Oneonta; 2009.

Jon Trevino, 5th Street, East zip 10003. Rio Verde: Montefiore Medical Center and Yeshiva University; 2012.

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