Ana Maria Braga Velha

SUNY Polytechnic Institute - Fala galera, tudo bem? Sejam bem-vindos ao canal Mecânica Descomplicada. Nesse vídeo da série Como Funciona?, eu vou falar sobre essa peça aqui, que a MTE-THOMSON gentilmente disponibilizou, em apoio ao canal. Pra quem não sabe, esse aqui é o Sensor TPS, mais conhecido como Sensor de Posição da Borboleta. Quer saber tudo sobre esse sensor? Sim? Então fique ligado no vídeo. A abertura da borboleta de aceleração, que define a entrada de ar no motor, é controlada pelo motorista através do pedal do acelerador. Quanto mais o pedal do acelerador é apertado, mais a borboleta de aceleração abre, e consequentemente, mais ar entra no motor. De forma bem simples, é assim que o carro acelera. Agora, como que o módulo vai saber o quanto que o motorista está pisando no pedal do acelerador? O módulo precisa dessa informação para comandar adequadamente outros componentes da injeção eletrônica, de forma a atender, perfeitamente, o comando do motorista. É aqui que entra esse carinha. Qual é a função do sensor TPS? Pra quem não sabe, TPS vem do inglês Throttle Position Sensor. Traduzindo de forma simples, é o Sensor de Posição do Acelerador. O sensor TPS é responsável por informar, ao módulo de comando, a posição instantânea da borboleta de aceleração. Essa informação é muito importante pro módulo porque ela influencia o tempo de abertura dos bicos, o avanço de ignição, o controle do câmbio e diversos outros fatores. Agora que vocês sabem qual é a função do sensor TPS, vamos à explicação de como que ele funciona. Uma nota rápida galera, antes de começar com a explicação. O funcionamento do sensor TPS envolve diversos conceitos físicos da área de eletricidade, conceitos esses que, se eu fosse abordar nesse vídeo, fariam com que ele ficasse com horas. Como o nome do canal é Mecânica Descomplicada, e não Mecânica Complicada, eu vou simplificar o máximo possível a teoria, pra facilitar a compreensão de vocês. Ok? Eu desenhei aqui no quadro um sensor TPS clássico, de 3 fios: Positivo de alimentação referência, fornecido pelo módulo de comando, normalmente de 5V, sinal, que vai para o módulo de comando e negativo. Esse fio preto ondulado que vocês estão vendo aqui, que está ligando o positivo de alimentação ao negativo, nada mais é galera do que uma pista resistiva, uma resistência. Aqui no terminal do sinal do sensor, nós temos esse ponteiro, que desliza livremente sobre essa pista resistiva, mantendo-se sempre em contato com ela. Guardem isso. O sensor TPS está conectado mecanicamente ao eixo da borboleta de aceleração, através deste ponto aqui. Quando o pedal do acelerador é acionado, o eixo da borboleta de aceleração é rotacionado e, consequentemente, a borboleta de aceleração abre e fecha. O sensor TPS, através deste ponto aqui, acompanha essa rotação do eixo. Ok? Lembram do ponteiro do sinal do sensor TPS? Então, esse ponteiro está conectado, internamente, a este ponto do sensor TPS aqui, que eu acabei de mostrar pra vocês. Dessa forma, sempre que a borboleta de aceleração abre e fecha, o ponteiro do sinal é movimentado. Quando ele se movimenta, o ponto de contato entre ele e a pista resistiva do sensor TPS muda. Vamos pensar o seguinte: O sensor TPS é alimentado, pelo módulo de comando, com um positivo de referência, normalmente de 5V, através deste terminal aqui. Essa tensão entra por esse terminal e se distribui por toda a pista resistiva. No ponto de contato do ponteiro do sinal com a pista resistiva, parte dessa tensão distribuída vai ser captada pelo módulo de comando. Essa é a tensão sinal do sensor TPS. Notem galera que, dependendo da posição da borboleta de aceleração e, consequentemente, da posição do ponteiro do sinal, o comprimento de pista resistiva entre o positivo de alimentação referência de 5V e o ponteiro do sinal, pode ficar maior ou menor. Essa alteração no comprimento da pista resistiva entre esses dois pontos tem uma consequência bem óbvia: Quanto menor o comprimento, menor a resistência entre esses dois pontos. Quanto maior o comprimento, maior a resistência entre esses dois pontos. Essa alteração no valor da resistência entre o positivo de alimentação referência de 5V e o ponteiro do sinal afeta diretamente a tensão existente no terminal do sinal. Quanto maior a resistência entre esses dois pontos, menor será a tensão presente no fio do sinal, que vai para o módulo de comando. Quando a borboleta de aceleração está em repouso, fechada, o ponteiro do sinal do sensor TPS entra em contato com a pista resistiva mais ou menos neste ponto. Como o comprimento de pista resistiva entre o positivo de alimentação referência de 5V e o ponteiro do sinal é grande, a resistência é grande também e, consequentemente, a tensão presente no sinal do sensor TPS será bem menor do que 5V. A tensão presente no sinal da maioria dos sensores TPS, quando a borboleta de aceleração está em repouso, fechada, gira em torno de 0.5V, aproximadamente. A medida em que a borboleta de aceleração vai sendo aberta, o ponteiro do sinal do sensor TPS vai acompanhar esse movimento, se deslocando pra cá. Com o ponteiro do sinal andando nessa direção, o comprimento de pista resistiva entre o positivo de alimentação referência de 5V e o ponteiro do sinal vai ficando cada vez menor, logo, a resistência entre esses dois pontos vai diminuindo também. Com isso, a tensão presente no sinal do sensor TPS vai sofrer uma queda cada vez menor, aumentando seu valor linearmente. Acompanhem. Borboleta de aceleração fechada. Ponteiro do sinal do sensor TPS mais ou menos por aqui. Sinal com tensão de aproximadamente 0.5V, como eu disse anteriormente. A borboleta vai abrindo e a tensão no sinal do sensor TPS vai subindo, ou seja, 0.5V, borboleta fechada. A borboleta começa a abrir e a tensão começa a subir. 0.6 -> 0.7 -> 1V no sinal -> 1.5 -> 2V no sinal -> 2.5 -> 3V e a tensão vai subindo linearmente, até que a borboleta de aceleração atinja sua abertura máxima. A tensão presente no sinal da maioria dos sensores TPS, quando a borboleta de aceleração está totalmente aberta, gira em torno de 4.5V, aproximadamente. Eu fiz esse gráfico aqui pra mostrar pra vocês como que o sinal do sensor TPS muda em função da abertura da borboleta de aceleração. Nesse ponto a borboleta está fechada, sinal do sensor TPS de aproximadamente 0.5V, e vocês podem perceber que a medida que a borboleta de aceleração vai sendo aberta, o sinal do sensor TPS vai crescendo, até atingir o seu valor máximo, de aproximadamente 4.5V, quando a borboleta de aceleração encontra-se totalmente aberta. Pra encerrar a explicação. Como que o módulo de comando toma conhecimento da posição instantânea da borboleta de aceleração? Muito simples. O módulo de comando galera possui, em sua memória, tudo isso que eu expliquei pra vocês tabelado. Como assim? Vamos a um exemplo. Vamos dizer que o módulo de comando receba uma tensão do sinal do sensor TPS de tantos Volts. O módulo sabe que aquela tensão está relacionada a um determinado comprimento de pista resistiva entre o positivo de alimentação referência de 5V e o ponteiro do sinal. Mas o módulo sabe, também, que esse determinado comprimento de pista resistiva está relacionado a uma determinada posição do ponteiro do sinal do sensor TPS. Por fim, o módulo sabe que essa determinada posição do ponteiro do sinal do sensor TPS está diretamente relacionada a uma determinada posição da borboleta de aceleração. É assim que o módulo de comando toma conhecimento de qual é a posição instantânea da borboleta de aceleração. Em síntese: No módulo, para cada tensão de sinal do sensor TPS, existe uma posição da borboleta de aceleração associada. Ok? Pra encerrar o vídeo, vamos à parte dos problemas. Que problemas o carro pode apresentar quando existe um defeito no sensor TPS? O carro pode apresentar dificuldade de partida, marcha lenta instável, irregular, acelerações e retomadas não lineares, o motor fica amarrado, com baixa potência, pode apresentar consumo elevado de combustível, falhas de ignição, dentre outros. Pra vocês terem uma ideia, um sensor TPS defeituoso pode causar inclusive anomalias no funcionamento de transmissões automáticas, então fiquem atentos. Em breve, eu vou gravar um vídeo da série Dicas ensinando pra vocês como que vocês podem testar o sensor TPS, pra verificar se ele está funcionando perfeitamente ou se ele apresenta algum tipo de defeito, então não deixem de acompanhar o canal. Galera, é isso. Espero que vocês tenham gostado desse vídeo. Se gostaram, curtam o vídeo aqui embaixo. Se você não é inscrito do canal, se inscreva. E se você tiver ficado com alguma dúvida a respeito do funcionamento do sensor TPS, deixa a sua dúvida aqui embaixo nos comentários que eu respondo o mais rápido possível, tá bom? Um abraço e até a próxima..

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Ananindeua:

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