Revisao De Fgts Como Proceder

Vaughn College of Aeronautics and Technology, East Elmhurst, Queens - Olá a todos eu sou a Ingrid Ramanush do canal Recriar com Arte sejam todos muito bem vindos hoje eu encerro o curso caderno com latonagem, hoje é a parte 4 onde eu vou trazer pra vocês esse trabalho que é: como fazer esse trabalho de latonagem, pintar e aplicar no caderno hoje o nosso vídeo vai ficar um pouquinho mais longo do que o comum, porque a latonagem exige uma explicação mais detalhada, mas vocês vão ver, sabendo fazer essa técnica que é a técnica básica que eu estou mostrando hoje, vocês vão conseguir fazer trabalhos belíssimos nessa arte que valoriza tanto o nosso trabalho. E se você está curtindo essa dica de hoje, eu peço que se inscreva no canal compartilhe esse vídeo, curta, se tiver alguma pergunta pode fazer que vou ter o maior prazer em responder a todos então vamos lá! bem finalmente chegamos ao nosso último vídeo do curso caderno com latonagem e hoje eu vou especificamente ensinar vocês como fazer o trabalho em latonagem e posteriormente aplicar no nosso caderno. Mas antes de começar, eu gostaria de dar uma pequena introdução a respeito dessa maravilhosa técnica de latonagem, que é uma coisa que eu amo demais fazer, hoje eu vou explicar para vocês a técnica básica, mas com a técnica básica dá pra fazer muita coisa bonita, mas a partir dessa técnica básica, obviamente você pode desenvolver outras técnicas e cada vez mais aprimorar o seu trabalho. Nós podemos fazer latonagem em vários tipos de materiais, eu vou mostrar aqui pra vocês esse que que é excelente que é o estanho. Esse é um material super macio, pra trabalhar é um dos melhores materiais que existem, infelizmente aqui no Brasil nós não temos folhas de estanho disponíveis para venda, essa por exemplo, trouxe uma viagem que eu fiz a Espanha, para latonagem obviamente depois do ouro da prata, é o metal mais nobre que nós poderemos utilizar nos trabalhos. E além do mais é super macio super bom de trabalhar. Nós temos também, isso sim disponível aqui no Brasil, o alumínio que é o que nós vamos usar nesse trabalho, é uma folha de 0,08 milímetros e também é bem fininho, é maleável, para quem está começando na latonagem recomendo começar pelo alumínio, que fica bem mais fácil de trabalhar. E temos também por exemplo o cobre, é um material que eu também gosto muito de trabalhar, os trabalhos ficam belíssimos feitos em cobre só que pra quem está começando ele é um pouquinho mais rígido do que o alumínio então exige uma certa prática porque quando nós trabalhamos latonagem nós trabalhamos principalmente com expansão de metal então como ele vai expandir, pelo fato de ser um pouco mais grossinho, tem que ter um pouquinho de prática para alisar, enfim quando eu estiver explicando vocês vão entender melhor como é que funciona. E temos também o latão que também é ótimo, trabalho belíssimo que pode ser feito com latão, mas de todos é o mais rígido. Trabalhar com latão não é uma coisa para iniciante, realmente requer uma certa prática, mas o resultado também é muito bacana, muito bonito. As ferramentas que eu vou usar, aqui eu coloquei o mais simples do simples, é óbvio se vocês quiserem futuramente se aprimorar mais na latonagem, existem ferramentas profissionais, mas hoje eu trouxe aqui pra vocês algo bem simples, que é pra pra quem está começando pelo menos experimentar a técnica. Então eu vou usar aqui esfuminhos, vou usar um esfuminho o número 6, um número 4 e em um número 1, estes três esfuminhos, esses dois boleadores, que é bem simples de encontrar, se você não tiver boleador assim de metal e tiver na sua casa por acaso aqueles boleadores plásticos principalmente que usa biscuit , pode usar também que vai vai servir, principalmente como eu falei agora no começo, vou usar essas duas estécas, estas são profissionais, mas se por acaso também, você não tenha nada parecido, tem algumas dessas de plástico que usa pra biscuit, se você tiver pode usar. Mas se for muito difícil encontrar, a gente pode usar o boleador também que vai dar pra quebrar um galho, fazer um trabalho bem parecido E uma caneta. Eu também necessito de uma superfície rígida, ela tem que ser bem lisinha, aqui estou usando essa placa de mdf, porque isso aqui é o que eu uso nos meus cursos, eu ministro o curso de latonagem, então fica mais prático. Aqui uma placa rígida e no lado de traz um EVA macio que na latonagem a gente sempre vai trabalhar assim: um lado é rígido, outro lado macio, sempre trocando os dois lados. Então este aqui eu fiz para os cursos, até colei para ficar mais fácil, mas se por exemplo você tiver uma superfície de vidro pode usar, eu uso muito também a camurça como superfície macia, então eu uso uma placa de vidro e a camurça Aí também fica a critério de vocês, o importante é ter realmente uma parte bem rígida e outra parte macia para nós iniciamos a latonagem. E aqui eu fiz esse desenho, um desenho bem simples esta florzinha que nós vamos aplicar aqui no metal que é o que o alumínio, tá bem? Apresentados os materiais, vamos a técnica até já! Para a técnica em si nós vamos, como falei, trabalhar dos dois lados. Esse lado que eu vou chamar de lado direito que é o que vai ficar aparente quando terminar o trabalho, e o lado de trás que é o lado do avesso. Vou até colocar aqui lado B pra ficar bem marcado que esse aqui é o nosso avesso. E a primeira coisa que nós vamos fazer é do lado direito eu vou passar o meu desenho, esse desenho que eu fiz à mão livre, mas você poderia imprimir da internet fazer com stencil, poderia escolher o que mais te agrada. Então colocamos aqui em cima do metal Prende aqui como uma fita crepe, para ele não ficar mexendo, e aqui é bem simples, vem com a caneta e começa a passar o desenho pelo metal é só ficar vou acompanhando o risco do meu desenho já fiz todo o contorno da flor e agora vou passar para essa parte do miolo pronto e nessa fase é importante nós passarmos esses principais riscos, que é principalmente o contorno, essas texturas, estão vendo que eu coloquei aqui, depois eu posso fazer isso à mão livre e como nós vamos trabalhar com expansão de metal se eu já riscar tudo isso agora, vai realmente ficar mais difícil trabalhar nos demais elementos, então primeiramente o primeiro risco que eu faço é do contorno, dos principais elementos do desenho e essa parte de textura onde tem as bolinhas esses riscos aqui que eu fiz, aí pode ser feito depois. Então agora que eu já passei todo o risco do desenho que eu queria, eu retiro aqui o essa fita que agora eu vou precisar. Está vendo? passei todo o risco ficou bem aparente o desenho e agora eu vou começar o processo da latonagem em si sempre nós começamos do meio do trabalho para as bordas, justamente para poder acompanhar a expansão do metal. então aqui eu vou começar por essa parte do miolinho da flor e pra isso a primeira coisa que nós vamos fazer, é um processo chamado remarcar , nós marcamos o desenho e agora nós vamos remarcar. Só que para remarcar, nós iremos usar a superfície macia, então eu viro aqui e coloco meu desenho na superfície macia e pra isso eu vou usar o boleador remarquei no lado direito e agora vou para o avesso então tudo que eu fizer aqui no avesso que eu calcar o boleador, do lado direito ele vai ficar alto. Então aqui eu quero que essa parte fique alto, então eu venho, passo o boleador aqui bem rente ao risco, rente a esse risco eu passei o boleador Olha o que aconteceu do lado de cá, ficou alto. Agora eu viro novamente para a superfície rígida e vou perfilar, que é o que vai dar o acabamento pra esse trabalho que eu acabei de fazer. Venho com essa e esteca passo aqui bem rente ao risco que eu fiz do lado avesso é muito importante usar o esfuminho também para alisar eu venho aqui, com essa parte eu quero que ela fique pra baixo fique lisa, então eu aliso aqui com o esfuminho ao redor e deixo alto só esse risco, não sei se dá pra vocês verem, o que eu quero que fique mais alto. Na parte de trás passo novamente quero que fique um pouco mais alto vem de novo parte dura e alisa pronto, ficou bem altinho. Agora essa parte eu quero também que ela fique alta então venho aqui no avesso na parte macia, é justamente essa parte aqui eu entro com o esfuminho, como ele é um pouquinho mais largo, melhor com o esfuminho do que usar o boleador aí eu vou dando volume aqui do lado do avesso, para que no lado direito ele fique bem alto,deu volume aqui, venho para o lado direito e está vendo como ele ficou alto agora eu viro, na superfície dura, e com a ajuda dos esfuminho rebaixo ao redor desse elemento que eu quero que fique alto Estou usando aqui essa esteca pra poder perfilar e ficar bem definido, mas se por acaso você não tiver esteca e quiser usar também o próprio boleador, tá vendo, dá também para perfilar , até você comprar o material, vai usando o que você tem. Perfilei aqui, agora também vou perfilar aqui por dentro olha só, ficou alto aqui e ficou aqui, que é justamente o que estava querendo. Agora dentro do nosso desenho, que mais eu quero que fique alto? Quero que fique alto, toda a borda da flor então é o mesmo processo. Eu tenho que fazer o que? Remarcar. Então eu vou para a superfície macia, no lado direito vou marcar e remarcar nada mais é do que você reforçar o contorno do desenho, só que usando a parte macia da superfície remarquei por fora e agora remarca também aqui então aqui é o mesmo processo que eu fiz aqui embaixo agora que eu já marquei todo os dois lados do desenho, onde eu quero que fique alto agora ainda na superfície macia, eu viro o desenho do lado do avesso e vou dar o volume. Para isso é importante passar ou o boleador, ou essa ponteirinha bem rente aqui onde você remarcou,para poder ficar um acabamento bem bonito pronto agora para dar o volume eu venho com o esfuminho e vou passar aqui por dentro. O maior cuidado que a gente tem é não ultrapassar aqui pra fora pra cá, porque senão você vai desmanchar toda essa linha que você já delimitou. Vai com calma, vai passando o esfuminho, não precisa por muita força, porque o alumínio é um material bem maleável e vai ,nessa parte aqui dentro do desenho, empurrando pra poder dar o volume agora que eu já dei o volume que eu queria eu vou trabalhar novamente do lado direito, Vou sair do lado do avesso, vou pro lado direito e volto à superfície dura, que agora eu vou fazer o trabalho de perfilado e primeiro a gente rebaixa eu venho aqui ao redor do dessa parte que está mais alta e vou rebaixar. Isso acontece justamente por causa da expansão do metal então conforme o metal vai expandindo vai ficando esse fofo , está vendo? Isso não pode ficar, então eu rebaixo aqui primeiro, rebaixo por fora também, passo bem rente aqui no risco e vou rebaixando principalmente um trabalho que tivesse mais elementos essa parte de rebaixar é muito importante, porque aqui eu estou preparando o metal no caso se eu quisesse colocar mais desenhos pra cá ,então sempre ir rebaixando. Fora que o acabamento também fica muito melhor! Agora que eu rebaixei tudo ao redor do meu boleado, eu vou pra parte de perfilar, que é dar o acabamento final aí eu encosto a esteca bem rente Não sei se está dando pra vocês verem direito, encosta bem rente ao risco e é o trabalho do perfilado é só encostar essa pontinha aqui bem no final do desenho quem manda é o acabamento final aí pronto ficou bem perfilado e o próprio boleado acaba aparecendo mais depois que você rebaixa e perfila ao redor do desenho aí fica um trabalho bem mas acabado, mais bonito rebaixo mais um pouquinho e agora nós vamos pra parte das texturas, como eu tinha mostrado aqui no desenho, eu fiz algumas texturas aqui, que depois é de nós pintarmos vai dar um efeito bem bacana. Aqui a simples, eu coloco novamente do lado macio, pego esse boleador mais fininho e simplesmente vou riscar, aqui vou fazer um xadrez isso depois da pátina dá um efeito bem bacana Está vendo? Nessa pétala aqui eu fiz esse xadrez nessa outra, tá vendo aqui? fazer essas bolinhas. Aí fica a critério de vocês usar a imaginação. Pode colocar uns arabescos também, aquilo que você achar que fique legal. Fazer bolinhas aqui,passar um risco sobre elas uns pontinhos, pontinhos também fica bem bacana, dá uma textura boa finalmente vamos fazer nossas bolinhas, aqui eu desenho as bolinhas do lado direito tudo na superfície macia e venho do lado do avesso e vou dar volume nas bolinhas é só preencher aqui o meio delas pronto, as bolinhas altinhas, aqui também vou fazer e agora para dar o acabamento final, a gente tem que rebaixar e perfilar essas bolinhas eu vou aqui para a superfície dura e vou dar o acabamento, posso entrar com esse esfuminho pequeno para rebaixar ao redor das bolinhas, a partir do momento que você rebaixa, o trabalho que você fez aparece nosso trabalho está pronto! Então agora a próxima fase, será a fase do preenchimento, por que esse metal qualquer coisinha que eu apertar aqui ele vai afundar então o que a gente tem que fazer? Eu tenho que preencher todo o avesso do trabalho com uma massa de textura, deixar secar, pra depois quando ele estiver colado alguém encostar o dedo, empurrar alguma coisa não vai amassar o trabalho. Daqui a pouco eu volto com vocês para mostrar a parte do preenchimento da latonagem, até já! Bem agora que já terminei todo o trabalho de latonagem, chegou a hora da gente proteger o nosso trabalho, nós fazemos isso utilizando uma textura ou um preenchedor para latonagem, esse que eu vou usar eu mesma faço, depois eu vou colocar a receitinha direitinho no canal estou gravando um vídeo e provavelmente junto com esse vídeo da latonagem ou vou colocar também um vídeo de como fazer o preenchedor, quando eu uso esse preenchedor com a finalidade da latonagem, eu faço ele um pouco mais líquido mas essa mesma receita você consegue fazer massa para textura para usar em stencil, enfim quando quer dar um volume a alguma peça, é uma massa muito boa vocês vão ver que é bem fácil e muito boa mesmo mas se você não quiser fazer, pode usar qualquer tipo de textura que vocês tenham e pra aplicar é bem fácil como eu falei ela está um pouco mais líquida aqui, mas depois que seca ela fica super rígido e protege bem o trabalho. Então é só colocar o biquinho aqui e ir apertando e aí eu vou colocar a massa somente nos locais onde eu fiz um boleado mais profundo, justamente para poder proteger de amassar ,aqui onde eu fiz a textura não há necessidade de colocar nenhum tipo de proteção, porque ele não vai amassar depois de colado. agora esse aqui, como tem uma altura, então é importante nós colocarmos essa massa, que ela vai endurecer e preencher toda essa parte aqui do boleado, se sair um pouquinho aqui não tem problema, também nessa parte aqui está um pouquinho mais alta, são esses dois frisos que eu fiz aqui no miolinho então aqui também eu vou colocar pronto aqui que saiu um pouquinho, vou passar um paninho e retiro enfim e agora é só deixar secar, ela vai demorar algumas horas para secar e depois de seco, eu volto pra mostrar pra vocês o acabamento final que é a pintura a pátina para envelhecer o metal e aplicação no caderno até já! Bem agora que já secou bem aqui o nosso trabalho pode deixar ficou bem duro na massa de textura que nós colocamos no verso nós iremos partir pra finalização que a pintura então antes de mais nada é de começar a pintura que eu vou fazer primeiramente com nanquim uma página é muito importante limpar a superfície do metal porquê dessa limpeza aqui eu manuseiem então tem muita marca de gordura da própria mão tem os fuminho também que esfregou bastante aqui e tudo isso atrapalha na na concentração da tinta aqui no metal ela acaba aderindo muito bem por conta de gordura depois de algum pozinho de fuminho então antes de começar a nossa página é importante só passar 11 um algodãozinho com álcool que já é o suficiente pra pra limpar que o nosso metal espaço ao redor principalmente onde eu quero que fique sombreado que eu vou fazer como ranking havendo sempre sai alguma coisa né isso pode parecer bobagem mas é muito importante isso que nós estamos trabalhando com alumínio e uma página e nanquim se fosse um outro tipo de metal por exemplo cobre latão aí eu faria uma página química então essa limpeza tem que ser até bem mais profunda porque a parte na química qualquer pontinho de gordura da mão que tiver no metal ela não pegar tá bom então agora após feito essa primeira limpeza nós vamos colocar o nanquim e aqui é bem fácil coloca algumas gotinhas só porque a minha intenção aqui é mostrar todo o trabalho que foi feito vai revelar então eu venho com a bruxinha e vou fazendo movimentos circulares aderi bem aqui no trabalho eu vou passar só redor aqui porque eu pretendo recortar essa peça então não tem necessidade de pintar tudo passando aqui o movimento circular firme não tem problema de amassar porque eu já proteger minha peça com preenchedor é só ir fazendo movimentos circulares até você notar que a tinta está começando a secar e que ela está aderindo ao metal pronto já tinta já penetrou bem nos vãos já deu resultado que eu queria então eu venho aqui com um papel toalha e vou somente passar bem leve só para tirar o excesso aqui do nanquim no processo da latonagem está patinando chamada de prata boliviana ela dá essa impressão de um trabalho em prata e aqui o quanto você vai tirar de tinta é algo muito pessoal é você vai dosar se você quiser que sua peça fica um pouco mais escura você já pode parar aqui ou se quiser retirar um pouquinho mais para que ela tenha um pouco mais de brilho aí agora muito pessoal eu vou tirar um pouco daqui de cima porque eu pretendo pintar essa parte então olha eu só tô passando o papel aqui na parte de cima deixando ao redor que eu quero que fique sombreado sabem levinho na parte de cima aqui eu quero que apareça bem também esses pisos aqui que eu fiz bolinhas o aqui eu tô passando bem de levinho o papel sobre o metal tá vendo pra mim já é o suficiente dessa maneira já deu uma envelhecida vocês viram que valoriza bem os desenhos que a gente faz agora realmente o trabalho da latonagem vai aparecer porque eu na kim essa parte né a prata boliviana ela vai mostrar o trabalho que você fez e agora antes nós continuarmos com o processo de pintura é muito importante proteger o metal e o nanquim porque é o nanquim como ele a base d'água se eu passar um pano molhado vai sair tudo então eu tenho que fazer o tempo passar um verniz por cima desse nanquim pra que ele fique resistente e realmente não saia o denis que eu costumo usar esse aqui o coloradinho que é um verniz automotivo é um pênis próprio para metal ele é incolor e você encontra facilmente em lojas de material de construção lojas que vendem tintas é bem fácil de encontrar mas se você não tiver com o college em outro motivo pode usar o nosso ver nisso comum artesanato verniz brilhante que também dá um resultado muito bom está o mais importante nesse processo é que seja um verniz em formato de spray porque conforme eu falei pra vocês nessa fase em que o trabalho se encontra é o nanquim não tá totalmente aderido ao metal então eu não posso por exemplo pegar um verniz geral e passar com o pincel que se eu fizer passar o pincel aqui isso aqui tudo vai borrar então tem que ser algo realmente em spray que você joga e deixa secar e fica e após isso estará protegido então eu vou colocar aqui eles automotivo uma fina camada é só o suficiente realmente pra proteger o trabalho havendo passando em spray praticamente ele vai ficar do do jeito que estava e não vai borrar esse verniz vai demorar mais ou menos uns 15 minutos pra secar eu vou aguardar a secagem e daqui a pouco eu volto a gente finalizar a peça até já bem agora que nosso ver ninjas e co nós podemos passar para a parte da pintura em muitos trabalhos na tonelagem você pode também já encerrar aqui que é bem um trabalho bem tradicional né que é somente o metal ea patna no ranking e fica bem bonito mas como é pra colocar no caderno eu resolvi dar um pouco de cor que até pra vocês conhecerem também a parte da pintura e metal então pra pintar aqui você pode usar vários tipos de tinta aqui eu vou usar o verniz vitral que é uma tinta que adere bem ao metal e vocês podem usar também aqui a nossa tinta algo que eu vou usar tinta verde inclusive essa tinta é uma receita que eu ensinei aqui no canal que eu vou deixar nos cards o endereço pra vocês aprenderem a fazer essa tinta ao que fica muito bem também para pintar o metal ou você também pode de repente usar a própria schalke pente que também tem receita aqui no canal só que aí no caso dela vai dar um efeito mate e aqui eu acho que vai ficar melhor um efeito mais brilhante com uma certa transparência então vou começar com a adin para algo eu vou pintar essas bolinhas aqui de verde dá um destaque então é só a agitar um pouquinho a tinta era misturar mole um pouquinho aqui no pincel e aplicar e elas eca bem rápido olha só como a cor fica bem viva e bem bonita ea tinta álcool tanto como verniz vitral a grande vantagem é que você pode também misturar uma coisa com outra criando uma terceira cor e para trabalhos assim metal dá um resultado bem bonito bem bacana e essa parte aqui eu os albergues vitral pra vocês conhecerem também é o efeito que dá no metal e para essa parte eu vou usar chover que o vermelho vermelho fogo ea pintura é bem simples e vai até quinta vitral você praticamente só deposita na superfície que você está trabalhando olha só que bonito que fica legal do verniz vitral é porque ele tem uma certa transparência então o efeito no metal é bem legal uma coisa importante quando estiver usando o verniz é assim se você passou em um local depois de um tempo não volta passando de novo que você pode manchar então é bem importante na hora que ele vai passando já vê bem e ficou do jeito que você queria que se ele começar a secar uma película que ensine você roubar com com verniz aí fica não acha que tá feito mas você teria que realmente esperar ele cercar todo dinheiro pra ver com a outra de mãos aqui eu acredito que somente uma demão já ficará bem mas se por acaso você queira passar uma outra demão de verniz vai realmente tem que esperar secar completamente e ver com a outra de mão agora aqui nesse meu linho entrar com rennes vitral laranja dar um destaque amy também o miolo de uma margarida de uma flor agora aqui nessas outras bolinhas acho que eu vou colocar aqui a adital com azul pra ficar bem coloridinho trabalho aqui que pegou um pouquinho a mais eu vou tirar o excesso do net então é isso agora que nós fizemos a pintura eu vou esperar secar e já vamos aplicar no caderno uma coisa importante é assim depois que o passeio verniz vitral não aplica mais o que lhes spray o que o rene citral ele não conversa bem o que lhe vernizzi espreitando automotivo quanto o outro então é quando você coloca o spray aqui em cima do do vital ele começa a espalhar a abrir né então se você quiser colocar mais uma camada de verniz para proteger o vitral aí o seu próprio veneno central incolor ou mais uma camada do vermelho mas não coloca mais nenhum tipo de spray aqui no trabalho também então daqui a pouquinho assim que secar já volto pra gente fazer a colagem e até já bem agora que nosso trabalho já secou olha como ficou o brilho bem bonito eu dei somente uma demão aqui do verniz vitral e achei que a cobertura ficou ótima então não houve necessidade de de passar duas vezes o vermelho tá então agora a próxima fase é aplicar no no caderno topo intenção de colocar ela assim de lado a aí pra isso eu vou recortar toda essa parte deixando só o contorno da borda e é bem simples aí você pode usar uma tesoura comum porque como eu falei esse alumínio é super fina 0,08 então você pode tranquilamente cortar com uma tesoura comum e eu vou deixar uma pequena borda aqui logo depois dessa parte vermelha da pétala quer pra poder ajudar a dele bem e dá um acabamento melhor no trabalho então aqui é só acompanhando no contorno e cortando e eu aproveito também se você está curtindo esse vídeo curtindo principalmente esse curso de latonagem que você se inscreva no canal curto vídeo compartilhe que é muito importante pra mim é interagir com vocês aqui pra cortar é só manter a a tesoura reta e virando o trabalho porque ele vai fazendo as curvas bem direitinho o trabalho está a passar um pouquinho tem problema depois a gente arruma aqui pra deixar bem lisinho bem com isso minho agora ao redor aqui ó realizo pra ficar bem quietinho essa borda e aqui eu vou aplicar nessa parte do caderno vai pra colar você usa cola instantânea essa aqui é da tec bond mas pode ser qualquer marca de de cola instantânea e aí vai colar bem direitinho procura sempre que colocar cola não colocar muito aqui na borda porque quando você apertar como ela é muito líquida ela vai espalhar e pode sair aqui pra fora do trabalho fica feio então dá uma certa distância da borda tá vendo não passa mais aqui pelo menos ao meio centímetro vai um centímetro da borda não tem problema dela sair fora do desenho agora é só aplicar aqui com a ajuda dos ruminantes eu apertando pela habilitem é perto do fim com a mão e pronto nosso caderno está pronto eu gostei bastante do resultado acho que ficou bem bacana e como eu falei nesse curso pra mim foi bastante especial porque eu trouxe pra vocês desde a tinta ao como fazer depois como tingir aqui os ricos de de papel como fazê-la tô na gem como colar os filtros pra dar um resultado desse caderno que é um trabalho que eu faço que as pessoas gostam bastante então espero que vocês tenham gostado hoje eu encerro esse curso é caderno com latonagem e peço a vocês mais uma vez que se inscreva no canal curtam compartilham um vídeo que vocês me ajudam bastante a divulgar o trabalho obrigado a todos e até a próxima.

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Laura Acevedo, W 153rd Street zip 10031. Londrina: New York University College of Arts & Science; 2013.

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