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Concordia College, Bronxville - À primeira vista, os quadros estatísticos podem intimida-lo. Este vídeo explicará como ler e entender os quadros dos Inquéritos Demográficos e de Saúde, também conhecidos como IDS ou DHS, segundo as siglas em inglês. Os IDS tem como objectivo fornecer informações dos agregados familiares para informar a planificação e avaliação de programas de saúde. Em todos os quadros dos Inquéritos Demográficos e de Saúde há uma serie de passos que os usuários devem seguir para melhor entender os dados. Neste vídeo, vamos a trabalhar com um quadro do Inquérito de Indicadores Múltiplos e de Saúde em Angola, melhor conhecido como o IIMS 2015-2016. Pode ter acesso a uma cópia digital gratuita através da página web de The DHS Program. O primeiro passo e ler o título e subtítulo do quadro. Estes fornecem uma descrição do conteúdo do quadro. O título do quadro é: Quadro 3.4.1 Exposição aos meios de comunicação social: Mulheres. O título fornece uma descrição geral da informação dentro do quadro. O subtítulo do quadro é: Percentagem de mulheres de 15-49 anos que semanalmente foram expostas aos meios de comunicação social, por características seleccionadas, Angola IIMS 2015-2016. Como pode observar, o subtítulo contém mais informação do que o título. A primeira coisa que o subtítulo indica é o denominador do quadro, neste caso, as mulheres de 15-49 anos. A segunda parte do subtítulo mostra é o tema do quadro, neste caso, exposição semanal aos meios de comunicação social. A terceira parte do subtítulo é como os dados são presentados, e a quarta parte é o nome do país e o período do inquérito. O segundo passo é examinar os cabeçalhos das colunas que se encontram na primeira linha. Estes dão uma descrição dos indicadores medidos e como a informação é categorizada. Este quadro tem 6 colunas verticais de dados. Cada uma das primeiras três colunas representa a percentagem de mulheres com acesso semanal a um dos meios de comunicação social: jornal, televisão, e radio. A quarta coluna representa acesso aos três meios e a quinta coluna representa as mulheres que não têm acesso a nenhum dos meios de comunicação social. A sexta coluna corresponde aos denominadores. Neste caso, os denominadores são o número de mulheres entrevistadas, de 15-49 anos, por características seleccionadas. Os denominadores mudam de um quadro a outro, e por isso é importante determinar qual é a população de referência no quadro. Neste quadro, você pode notar que 14.379 mulheres foram entrevistadas sobre a sua exposição aos meios de comunicação social. O terceiro passo é revisar os cabeçalhos das linhas que se encontram na primeira coluna. Estes mostram as diferentes maneiras que os dados se categorizam, com base nas características da população. No caso do IIMS 2015-2016, a informação é categorizada da seguinte maneira: idade, área de residência, província, nível de escolaridade e quintil socioeconómico. A maioria dos quadros no relatório do IIMS se dividem nestas categorias. A categorização dos dados permite ao usuário comparar indicadores (como a exposição meios de comunicação social) por grupos de idade, áreas urbanas e rurais, províncias, níveis de escolaridade e quintis socioeconómicos. Em cada categoria, as linhas mostram quantas mulheres foram entrevistadas, ou seja, o denominador de cada categoria. Por exemplo, no IIMS 2015-2016, se entrevistou 10.014 mulheres nas áreas urbanas e 4.365 nas áreas rurais. O quarto passo é encontrar as percentagens totais, neste caso, as percentagens de todas as mulheres entrevistadas no IIMS 2015-16 em Angola e sua exposição aos meios de comunicação social. Estes totais estão localizados na linha da parte inferior do quadro. As percentagens representam os totais de todas as mulheres que semanalmente são expostas ao jornal, à televisão, à radio, aos três meios de comunicação e a nenhum dos meios. Por exemplo, 20,1% das mulheres de 15-49 anos são expostas aos 3 meios de comunicação pelo menos uma vez por semana. Agora queremos investigar quantas mulheres na província de Namibe ouvem a radio pelo menos uma vez por semana. Para obter a resposta, trace duas linhas imaginárias: a primeira do cabeçalho da linha de mulheres de Namibe, e a segunda linha do cabeçalho da coluna até a exposição à radio. Podemos ver que 48,7% das mulheres ouvem a radio pelo menos uma vez por semana. Agora vamos fazer alguns exercícios. Identifique qual é o grupo de idade de mulheres mais propenso a ler o jornal semanalmente? As mulheres de 15-19 anos. 29,2% das mulheres de 15-19 anos leem o jornal pelo menos uma vez por semana. Compare as mulheres nas áreas urbanas com as mulheres nas áreas rurais. Que grupo é mais propenso a aceder os 3 meios de comunicação? As mulheres nas áreas urbanas. 27,7% das mulheres nas áreas urbanas têm acesso aos três meios de comunicação social pelo menos uma vez por semana. O último exercício: Quantas mulheres na província de Huambo foram entrevistadas? Em Huambo, se entrevistou 935 mulheres de 15-49 anos..

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Porto Velho:

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