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Gallatin School of Individualized Study - E aí galera! Bem-vindos a mais uma vídeo-aula do canal Clube do Design. Eu sou Liute Cristian. E no vídeo de hoje, nós vamos aprender a criar um mockup de apresentação, utilizando o Photoshop. Esse tipo de vídeo que o pessoal já vem pedindo já há bastante tempo, tanto nos grupos de discussão, na fã page, também no site. Eu vinha esperando um pouquinho para gravar, porque realmente, é um tipo de trabalho que requer um pouco mais de técnica. Eu esperei um pouco mais, o pessoal se aprofundar mais no nosso curso de Photoshop. Embora o que a gente tenha apresentado lá ainda não tenha sido suficiente, resolvi gravar esse vídeo porque a galera estava pedindo, e muita gente precisa de mockups, e também precisa criar os seus próprios mockups, para apresentar os seus projetos. Se você não sabe o que é um mockup, é um arquivo de modelo, é uma apresentação. Mas, falando de um modo geral, é um modelo, que pode ser criado a partir de qualquer aplicativo. Então, um modelo é um mockup, porém, existem mockups especiais, como os criados no Photoshop, que possuem uma aparência fotográfica, com efeitos de iluminação, aparência, uma profundidade diferente. Enfim, é um efeito, que fica completamente realista, é um projeto que fica com uma aparência real. E você pode utilizar esse tipo de projeto, esse tipo de mockup, para apresentar os seus trabalhos para os seus clientes, seus amigos, ou para montar o seu portfólio. Eu vou mostrar aqui, de uma maneira básica, como você pode utilizar o mockup que vamos criar hoje, é apenas um exemplo. Os mockups, são muito versáteis, se criados com o Photoshop. E, através dele, você pode inserir o seu projeto de cartão de visitas, o seu projeto de panfleto, de qualquer tipo de cartão, ou qualquer outro tipo de objeto, você pode estar utilizando para criar o seu mockup. Onde, quando você insere a sua arte, essa arte automaticamente assume as formas do mockup, o mockup passa a apresentar a sua arte, de uma maneira completamente diferente, de uma maneira realista e muito mais legal, de você apresentar para o seu cliente. O legal do mockup que a gente vai estar criando hoje, é que ele não tem uma forma definida, apesar de a gente estar utilizando aqui, uma arte retangular. Você pode inserir uma arte redonda, uma arte quadrada, oval, circular, ou com corte especial diferente, como é o caso desse cartão de visitas que eu estou colocando aqui agora. E aí, basta você inserir esse tipo de arte num mockup, utilizando as camadas inteligentes que a gente vai aprender a usar também agora, e olha só! O mockup assume instantaneamente, o formato, dando aí, muito mais realidade para a apresentação do seu projeto e com certeza, isso ajuda muito você, a convencer o seu cliente, a comprar o seu produto e a contratar o seu serviço. Se você chegou aqui nesse vídeo, procurando aprender um passo-a-passo de como criar um mockup, você vai acabar se decepcionando um pouco. Os meus vídeos são muito mais didáticos que isso. Então, eles são voltados para pessoas que querem aprender e são feitos para que qualquer pessoa, não importa o nível de habilidade, possa assistir e possa executar com precisão, o tipo de recurso que eu vou estar mostrando. Então, o que eu faço aqui é muito bem explicado, é muito detalhado. Eu digo isso, porque tem algumas pessoas que gostam de reclamar, que eu falo muito, mas realmente, eu falo bastante para deixar o vídeo cada vez mais claro, cada vez mais fácil de entender, para as pessoas que acompanham o meu trabalho. Antes de a gente começar a trabalhar no mockup, é importante ressaltar algumas informações úteis e importantes, na verdade, sobre o desenvolvimento do projeto. Primeiro: Você pode chegar a um determinado resultado utilizando o Photoshop, de diversas maneiras diferentes. O que eu vou mostrar aqui, é apenas uma das técnicas que você pode utilizar para criar um resultado semelhante. É um aplicativo muito versátil. O que eu vou mostrar aqui para vocês, é a maneira que eu usaria para fazer. Na verdade, é uma maneira que eu elaborei para criar esse mockup, sendo que o mesmo resultado pode ser atingido de diversas maneiras diferentes. Isso não é uma regra, e também não é um procedimento padrão. Outra coisa interessante, é que o mockup que nós vamos estar criando, ele vai ser criado utilizando o Photoshop na versão CS6. Os recursos que a gente vai utilizar são muito importantes, porque há alguns recursos que não estão presentes em outras versões do Photoshop, como por exemplo a versão CS3 não vai ser utilizada, não pode ser utilizada na verdade, para criar esse tipo de mockup. E você também não vai conseguir editar esse mockup no Photoshop CS3 e anteriores, por causa de limitação de recursos. Se eu não me engano, a CS4 já pode ser usada, mas também não tenho certeza. Mas, com certeza, se você tem o Photoshop CS5, CS6 ou Creative Cloud CC, você pode criar e editar esse mockup sem problema nenhum. Então, vamos lá! Antes de a gente começar a criar o mockup, é interessante a gente aprender como localizar uma boa imagem, para a gente usar como plano de fundo. No caso, a gente tem aqui, esse fundo aqui embaixo. Eu vou utilizar o próprio Google Imagens, para pesquisar a textura de madeira que a gente vai usar no plano de fundo. Mas, é interessante ressaltar que as imagens adquiridas do Google Imagens, não podem ser utilizadas para fins comerciais, então, vai ser apenas para caráter educativo, para você baixar uma imagem qualquer, e assim, a gente possa trabalhar nesse vídeo. É interessante você pesquisar no Google Imagens, pelo termo em inglês, é uma dica interessante. Pesquise sempre pelo termo em inglês. No caso, eu vou colocar aqui: Wood Texture. Depois que você pesquisar pelo termo em inglês, você vai ser apresentado a vários resultados no Google Imagens, mas também é interessante você configurar o Google, aqui em Ferramentas de Pesquisa, para que ele exiba apenas imagens no tamanho grande. Isso vai ser muito útil, porque assim, a gente pode pegar apenas imagens que podem realmente serem utilizadas dentro do nosso projeto. Então, configurando para imagens grandes, ele vai mostrar apenas os resultados de imagens maiores do que 1000 pixels, de um dos seus lados. Abrir imagem em uma nova guia, que eu estou aqui com a minha mesinha gráfica, então, eu me perdi com ela. Então, aí você pode abrir as imagens, salvar no seu computador e usar essa imagem como uma textura de plano de fundo, pode ser de madeira, você pode usar concreto, metal, tanto faz, eu vou usar madeira, é fácil de achar. E, eu já baixei algumas imagens e deixei salvas aqui numa pastinha que eu chamo de Texturas. Olha, tem várias imagens aqui. E, se você quiser economizar tempo, eu vou deixar essas imagens disponíveis para download na Área Premium do Clube do Design. Então, quem for assinante Premium do Clube do Design, vai poder baixar essas imagens. Se você não for assinante, é só procurar no Google, sem problema nenhum. A facilidade é só para quem é assinante. E também, para quem for assinante, vai ficar disponível o arquivo do mockup final, na área Premium do Clube do Design. Se você quer saber como ser um assinante Premium, é só visitar lá o clubedodesign.com e você vai encontrar um menuzinho lá em cima, para se registrar e se inscrever no nosso plano Premium. Bom gente, vamos começar criando o nosso mockup. Eu vou criar um novo documento no Photoshop, clicando em File, New, seria: Arquivo, Novo, na versão em português. E aí, a gente vai definir para um tamanho de 5000 pixels, um tamanho legal, não fica muito pequeno e também não fica grande demais. Vai rodar tranquilo aí na sua máquina. Uma resolução de 300 DPi, apenas para a gente manter uma qualidade de impressão também legal. E aqui embaixo, a gente vai mudar o perfil de cores RGB, a gente vai criar em RGB, vamos mudar para Adobe RGB 1998. Depois disso, configurando dessa maneira aqui, se essa opção estiver oculta, você precisa expandir ela, clicando aqui em Avançado. E aí, você clica no OK, e um novo documento vai ser criado. Eu gosto de trabalhar sempre com uma camada transparente de fundo e uma segunda camada, que vai ser o meu plano de fundo, quando eu começar o meu trabalho. Eu apenas criei uma nova camada, clicando no botãozinho de Nova Camada. Esse comado também pode ser dado, utilizando o Ctrl+Shift+N. Se você der um Ctrl+Shift+N, também vai criar uma nova camada, sendo que vai perguntar primeiro, se você quer dar um nome para ela. Então, depois de criar essa camada, eu vou selecionar aqui na cor de primeiro plano, um azulzinho bem suave. Eu gosto de trabalhar com azul. Então, o azulzinho suavezinho, para a gente trabalhar com o plano de fundo. Eu vou pressionar aqui o Alt+Delete, para me dar esse plano de fundo com a minha cor de primeiro plano do Photoshop. Depois disso, a gente já pode começar a trabalhar com os nossos objetos que vão compor o mockup. O procedimento que a gente vai usar para criar esse mockup, é muito simples. Eu utilizei como base, um modelo que eu encontrei na internet, pesquisei no Google mesmo, um modelo muito legal e fácil de fazer. Então, a gente vai fazer mais ou menos como esse. Os recursos de iluminação a gente não vai ver, porque na verdade, já desempenha um trabalho um pouquinho mais avançado, a gente vai fazer algo muito parecido com esse. É justamente, aquele mesmo mockup que eu mostrei para vocês, que eu criei, e nós vamos refazer, juntos. Então, vamos lá! Depois de criar aí o seu quadro e pintar ele com um plano de fundo qualquer, pode ser cinza ou a cor que você preferir, é só para referência, é só para a gente ter uma base para trabalhar em cima, a gente vai pegar a ferramenta de retângulo no Photoshop. Como ela está nesse grupinho, logo embaixo da ferramenta de seleção direta. E aqui, você pode selecionar o retângulo. Por que eu vou usar o retângulo? Por que eu vou usar um vetor ao invés de uma imagem? Porque é muito mais prático e muito mais fácil, você trabalhar com vetor. Aí, depois, a gente vai poder trabalhar com o objeto inteligente de maneira muito mais satisfatória. Depois de selecionar a Ferramenta Retângulo, certifique-se que está configurado para desenhar uma forma ou Shape, e aqui você pode definir uma cor de preenchimento, caso você queira. Colocar um cinza clarinho aqui, só para diferenciar do plano de fundo, e vou deixar o Stroke, que seria o contorno, sem nenhum tipo de preenchimento. Pronto! Depois, eu vou desenhar aqui o meu retângulo com um tamanho qualquer, sendo que eu posso definir esse tamanho depois, aqui na parte de cima, definindo a largura e altura. Vou colocar aqui: 90 milímetros, por 50 milímetros. Então, você digita o 90 mm, e o 50 mm, para que o Photoshop considere milímetros, e não Pixels. Se você quiser utilizar outra medida, não tem problema. Até mesmo, porque isso não importa muito. Só vai importar na verdade, se você trabalhar com um modelo Fixo. Mas, não importa muito. Use aqui o 90X50 padrão, só para a gente seguir esse tutorial, mas quando você inserir a sua arte, você vai poder mudar esse tamanho à vontade. Uma outra configuração interessante, que a gente está vendo aqui agora, é que a gente está criando um mockup do zero. Sendo que, grandes mockups, bons mockups na verdade, na maioria das vezes, são criados utilizando uma foto como modelo, uma foto como base, para a criação de um mockup. Que são, os mockups mais complexos, de identidade visual completa. Então, muitos fotógrafos usam fotografias reais, eles fotografam o objeto, e depois montam o mockup sobre esse objeto. Se você tiver habilidade de modelagem 3D, que também é muito comum, há modelagem 3D em todos os objetos que vão compor o mockup. Essa modelagem 3D, é exportada já com a iluminação necessária para o Photoshop, e a partir daí, o profissional começa a modelar o mockup sobre esse modelo 3D, dentro do Photoshop, que também fica muito legal, fica um trabalho muito mais bem desenvolvido. Mas, isso não impede de a gente criar do zero, que é o que a gente vai fazer agora. O procedimento também, é basicamente o mesmo, mas a gente tem algumas limitações, em relação à percepção. Então, você precisa ter uma noção muito legal de iluminação, de profundidade... Precisa dessa percepção apurada, para que você consiga criar um resultado original e satisfatório. Vamos lá! Depois de desenhar então o nosso retângulo, e colocar o tamanho que a gente quer, a gente já não vai fazer mais nenhuma mudança nele, a partir desse ponto. Porque, é necessário, é fundamental, que você transforme esse retângulo em um objeto inteligente. O Photoshop permite que você trabalhe com objetos inteligentes há bastante tempo. Mas, pouca gente sabe para que serve, ou como utilizá-lo. Você pode converter basicamente, qualquer camada no Photoshop, em uma camada inteligente, uma camada de objeto inteligente. Isso vai permitir que você possa adicionar filtros de efeitos dentro dessa camada, de maneira que eles possam ser editados posteriormente. Então, você pode controlar a distorção, pode mexer na forma da imagem, e depois você pode alterar exatamente a partir do ponto onde você parou. Esse tipo de recurso, também é muito utilizado, também é muito chamado na verdade, de técnica de edição não-destrutível. Ele não altera diretamente a imagem, é uma espécie de aparência, apenas transforma a maneira com que aquela imagem se parece, mas a imagem original é preservada. Então, para fazer isso, a gente vai clicar com o botão direito na camada do retângulo, é só clicar com o botão direito, e selecionar a opção, deixa eu voltar aqui que eu acabei clicando acidentalmente: Convert to Smart Object. Converter em objeto inteligente. Clicando aqui nessa opção, você consegue identificar que ele foi convertido para um objeto inteligente, porque ele passa a exibir esse ícone aqui na parte de baixo da sua camada. Então, depois de você fazer isso, a gente já pode trabalhar nessa transformação desse objeto, e a gente já vai modelar ele, para que ele fique da maneira que a gente quer no nosso mockup. Depois de então, converter ele em objeto inteligente, você pode pressionar o Ctrl+T, para habilitar a edição desse objeto, a transformação desse objeto. Sendo que, a partir daí, a gente vai começar a conhecer os recursos justamente que estão ausentes nas versões anteriores à CS4 do Photoshop. Então, a partir da CS4, você vai encontrar esses recursos. Por exemplo, um dos recursos fundamentais que a gente vai usar, é o recurso de: Distort, que é o recurso de Distorção. Esse é o recurso principal, para você criar um bom mockup. Nada de Warp, de Perspectiva nesse tutorial. Nessa vídeo-aula, você vai usar basicamente o efeito Distort, que ele cria o resultado, praticamente necessário, ou melhor: Ele cria o resultado necessário para você desenvolver os seus projetos. Então, eu vou ampliar aqui, eu vou aumentar segurando o Shift, esse meu cartão. Ele já vai dar a forma que a gente quer, já no tamanho que a gente for trabalhar. Então, depois que você aumentar ele para um tamanho legal, você vai clicar com o botão direito e selecionar a opção, não, ainda não! Deixa eu apertar o Enter, só para confirmar. Antes de continuar com essa opção de Distort, eu já vou fazer todas as cópias necessárias, para trabalhar com todos os objetos em conjunto. Para que eu tenha uma perspectiva legal, eu vou colocar uma pequena sombra nesse meu cartão. Só porque, depois eu vou duplicar ele várias vezes, e vai ficar difícil de enxergar onde começa e termina cada cartão. Então, eu vou clicar aqui embaixo no FX, e vou clicar na opção: Drop Shadow. Que é a opção de mesclagem. Essa mesma opção, pode ser acionada dando dois cliques sobre a camada, pode dar dois cliques sobre ela, em cima do nome, e aí, você pode acessar aqui o Layer, você vem em Blend Options, deixa eu achar aqui... Cadê? Layer Style, e em seguida: Blend Options. Vai abrir a mesma janela, se você clicar ali no FX, já vai direto para o efeito que você quer, Drop Shadow. Vou deixar um valorzinho um pouquinho maior, só para me dar uma sombra maior, vou aumentar aqui o tamanho, aumentar a distância um pouquinho mais. Spread, para deixar ela mais forte. Olha só! Pronto! A gente já tem uma sombra legalzinha aí, no nosso cartão. Depois, eu vou pressionar o Ctrl+J, para duplicar essa camada. Aqui no Ctrl+J. E, eu vou trabalhar com a camada de baixo. Seleciono ela e pressiono Ctrl+T, para que eu possa editar a forma dessa camada de baixo. Vou deslocar ela um pouquinho mais para cima, e vou girar ela, para que ela já fique na posição do meu segundo cartão. Coloca aqui embaixo, na posição que você quiser, depois você aperta o Enter, para transformar. Lembrando que a gente está trabalhando com objetos inteligentes. Isso é fundamental, para que você tenha o resultado que a gente vai atingir nesse vídeo. Depois, eu vou duplicar novamente, a camada de baixo, Ctrl+J. Apertei no Ctrl+T não sei porquê. Vou trabalhar sempre com a de baixo, para evitar ficar de eu ficar manipulando as camadas aqui do lado. Ctrl+T agora, para deslocar ela. Eu posso até, movimentar o seu centro de rotação, movimentando essa curvinha que fica bem no meio do cartão. Isso vai fazer com que eu possa girar ele, com base em outra referência. Com base por exemplo, na referência lateral. Então, eu posso girar ele de um jeito um pouco mais preciso, sem necessidade de movimentar ele. Pronto! A minha segunda cópia. Vou criar mais uma cópia. Ctrl+J para duplicar essa camada. E depois, vou trabalhar novamente, com a camada de baixo. Ctrl+T, posso colocá-la mais para cima, trabalhar em posição diferente. Pronto! Olha só! A gente tem os 4 cartões espalhados. Não tem uma ordem perfeita, eles não estão distribuídos simetricamente. Então, é interessante você manter uma naturalidade no seu resultado final. Depois então, de inserir esses objetos, depois de transformá-los, vou até esconder aqui esse efeito, para ficar mais fácil de trabalhar. Eu vou selecionar todas as quatro camadas que eu criei, clicando na primeira e segurando o Shift e clicando na última. Pronto! Depois disso, você vai pressionar o Ctrl+T, para que todas elas sejam editadas em conjunto. Isso vai permitir que você crie um efeito de perspectiva, igual em todos os cartões. Se você quiser trabalhar um por um, dá para fazer também. Mas, você vai ter muito mais trabalho. Depois de fazer isso, olha só o segredo: Selecionei todo mundo, dei um Ctrl+T, são objetos inteligentes, vou clicar com o botão direito e selecionar a opção Distort. A opção Distort, vai distorcer e adicionar um efeito de perspectiva simultaneamente, aos seus objetos inteligentes. Para isso, você pode simplesmente arrastar isso aqui para baixo e fechar aqui a parte de cima. Olha que legal. Então, você cria um efeito de distorção, onde você já simula uma perspectiva nos seus objetos. Viu como foi importante a gente colocar aqui a sombra? Não ficou mais fácil de a gente identificar onde começa e onde termina? Então, continuando, a gente já tem a perspectiva do nosso objeto de uma maneira legal. Já ficou bem legalzinho. A gente pode mexer aqui na, alterar o tamanho caso seja necessário, mas a gente já tem uma perspectiva interessante para o nosso projeto. Você pode brincar com o Distort, com as outras opções do menu, da ferramenta de transformação, à vontade, para criar um resultado diferente. Deixa eu aumentar ainda mais aqui. Eu acho que ainda está muito quadradão. Clicar aqui em Distort. Pronto! Só diminuir aqui em cima, para deixar ele ainda mais em perspectiva. Quanto mais você abaixar, mais longe vão ficando os cartões de trás. Você vai ter que fazer isso aqui também, para criar o efeito, a ilusão de profundidade. Vamos lá. Se você quiser usar especificamente o recurso de perspectiva, também pode. Então, aqui a gente já tem a perspectiva do nosso objeto. Inclusive, a gente já pode inserir o nosso plano de fundo, para que a gente já tenha uma percepção melhor do resultado final. Para fazer isso, a gente vai clicar no menu File, Open, a gente vai abrir, não vai inserir um plano de fundo, eu vou abri-lo no Photoshop. Eu vou pegar aqui, deixa eu ver qual foi que eu usei lá. Eu acho que foi essa aqui. Olha só! Depois que eu abrir essa imagem, eu posso rotacionar ela para a posição que eu quero. Clicando aqui em Image, Rotation, 90 CW é no Clockwise sentido horário, sentido anti-horário. Tanto faz nesse caso. Por que que eu abri? Porque, se eu inserir essa imagem diretamente no meu plano de fundo, ela já vem como objeto inteligente, porém ela vem como objeto inteligente de camada bloqueada, e não é isso que eu quero. Isso é muito importante, para que você permita a alteração do plano de fundo, sem precisar ficar achatando mais, coisa que você vai verificar quando estiver trabalhando mais com mockups. Mas, então, eu abro a imagem que vai ser o meu plano de fundo, e arrasto ela com a Ferramenta Mover, para dentro do meu arquivo. Aqui, deu um conflitozinho no perfil de cores, mas sem problema. Então, com a Ferramenta Mover, a gente vai arrastar essa imagem, para a abinha aqui em cima, do meu arquivo do mockup, e vai soltar aqui dentro, clicando no OK, caso apareça algum aviso. Deixa eu só ver se a perspectiva está igual. No caso, a perspectiva estava mais aberta. Vamos utilizar aqui, o recurso para abrir mais aqui a perspectiva. Deixa eu dar um Ctrl+T aqui, mexer aqui no Distort. Puxando mais para cima, e abrindo mais aqui para ficar mais legal. Mas, também depende lá da distância que eu coloquei nos cartões, que foi uma distância bem maior do que a que eu acabei colocando aqui. Pronto. E é isso aí. Então, depois de inserir a sua camada de plano de fundo, a gente precisa posicionar ela no final da nossa pilha de camadas, abaixo dos cartões. E, a partir daí, antes de começar a distorcer e alterar o formato do nosso plano de fundo, a gente também precisa converter ele em um objeto inteligente. Clicando com o botão direito, Convert to Smart Object. Meu inglês, vocês sabem que é perfeito. Pronto. Fazendo isso, olha só a diferença. Quando eu dou dois cliques aqui no objeto inteligente, para editar o conteúdo dele, ele já vem com uma camada desbloqueada. Então, eu posso inserir quantas camadas quiser, e trabalhar até separadamente aqui, sem precisar achatar tudo depois, caso necessário. Então, olha só! Depois de inserir, a gente vai dar um Ctrl+T novamente, e escalar ela para o tamanho que a gente quiser, utilizando o Shift. Então, segura o Shift, e aumenta ela, para que ela aumente proporcionalmente. Depois disso, você vai dar um clique com o botão direito, e seleciona a opção Distort. E aí, a gente já vai começar a trabalhar com a distorção desse plano de fundo. Você distorce ele, de maneira que ele fique com a perspectiva semelhante à que você atribuiu ali, ao seu cartão de visitas. Então, pode ser necessário você aumentar bastante a imagem, aí é que vem a importância de se utilizar uma imagem em alta definição. Então, se faz necessário, porque a gente acaba ampliando bastante a imagem, para ter uma perspectiva legal, um resultado mais interessante. Minha perspectiva tá fugindo para cá. Ao pressionar o Enter, você automaticamente, já conclui a aparência de perspectiva a esse seu plano de fundo, a esse nosso piso. Se você precisar editar, é só selecionar e dar um Ctrl+T, ele já volta para a última posição que você deixou. Você pode clicar aqui, e em Distort, e continuar trabalhando sem muitas dificuldades. Acho que assim está bom. Perfeito. A gente já tem um resultado, já quase pronto, do nosso mockup. Está bem semelhante ao que eu estava criando aqui. Uma perspectiva um pouco diferente, um pouco mais lateral, mas sem problema algum. Pode controlar isso, tanto mexendo no Distort dos cartões, quanto no plano de fundo. Depois então, de definir isso, você já pode começar a preparar o seu arquivo para finalizar. Está quase pronto! Já estamos quase terminando. E aí, a gente vai começar agora, a trabalhar mais, com camadas, do que com os objetos na tela. Então, a gente mexeu bastante no objetos, agora a gente vai começar a trabalhar mais com as camadas. Primeiro, você já pode editar o seu plano de fundo. É muito interessante, que você utilize sempre, camadas de ajuste, para fazer qualquer tipo de alteração no seu projeto. Até mesmo porque, não dá para alterar diretamente um objeto inteligente, facilmente. Então, você vai clicar nesse botãozinho para adicionar uma nova camada de ajuste. Você pode colocar por exemplo, uma camada de Hue/Saturation, de Matiz/Saturação, remover a saturação do plano de fundo, para deixar ele preto e branco. Também, cria um resultado interessante. Você pode adicionar um pouco mais de contraste ao plano de fundo, para deixar ele mais real, mais forte, mais intenso, com menos brilho por exemplo. E, você também pode controlar curvas, níveis, enfim, você pode editar esse plano de fundo, da maneira que você achar conveniente. É interessante também você notar, que a gente só vai conseguir ter uma percepção legal do resultado final, a partir do momento que a gente inserir uma arte no projeto de exemplo, do nosso mockup. Mas, antes disso, você pode alterar a coloração de qualquer um dos retângulos, dando dois cliques sobre o objeto inteligente. Isso é o mesmo que ativar a edição ele, então quando você dá dois cliques sobre o ícone do objeto inteligente, ele vai abrir em uma nova janela, uma nova abinha aqui em cima, para que você possa trabalhar no seu projeto, da maneira que você quiser, criando inclusive, até um projeto inteiro de cartão de visitas, a partir do Photoshop. Eu vou dar dois cliques aqui na forma, e vou apenas mudar a coloração para aquele azulzinho bacana que eu falei para vocês. Dando dois cliques e mudando a cor. Depois, eu posso fechar e clicar no SIM, para salvar. Olha que interessante o resultado final! Já passa lá para o meu mockup, uma coloração que eu coloquei. A partir daí, tudo o que a gente precisa fazer agora, é trabalhar na aparência do nosso mockup. Eu vou aumentar um pouquinho mais a sombra do meu retângulo de cima, que seria no caso esse aqui. Eu vou expandir aqui, os efeitos de mesclagem, dar dois clique sobre o Drop Shadow, que seria a minha sombra projetada. E aí, eu vou aumentar um pouco mais a distância, deixando mais longe, e aumentar o size. Deixar maior ainda, olha só que legal. Pronto! Vamos ver como vai ficar no nosso fundo colorido? Deixa eu tirar aqui o Hue/Saturation. A gente tem esse resultado aqui, de sombra, no primeiro cartão. Você pode trabalhar com cada um dos cartões, com sombras independentes. Ficou muito grande agora. O cartão que está na frente, a sombra dele ali em cima, ficou grande demais. Lembrando que se você mudar a direção da sombra, muda de todos os cartões. Então, depende do ponto de iluminação, de onde você vai colocar a sua iluminação, você precisa editar esse ponto da sua sombra, do seu sombreamento. Eu vou deixar mais ou menos aqui. Se você quiser aplicar o mesmo efeito de sombra a todas as camadas, você pode simplesmente, clicar com o botão direito sobre essa camada, e selecionar a opção Copy Layer Style, que é Copiar Estilo de Camada. Aí, você seleciona todas as camadas que você quer aplicar o efeito, segurando o Shift, clica na primeira, segurando o Shift clica na última. E aí, você clica com o botão direito, e clica na opção Past Layer Style, seria Colar Efeito de Camada, todos vão receber o mesmo efeito de camada que você aplicou na anterior. É um efeito um pouco mais realístico. Vou abrir novamente aqui o Blend Options, os estilos de camada, e vou aqui no Bevel & Emboss, que seria Chanfro e Entalhe. Onde, você pode adicionar um pouquinho de profundidade, ou uma aparência um pouquinho diferente, as bordas do seu cartão. Se você alterar aqui, cada uma das opções: Outer Bevel, Inner Bevel, você consegue ter resultados diferentes, nos cantos do seu cartão de visitas. Só para dar um charme, só para dizer que ele é um pouquinho mais grosso. Você pode aumentar ou diminuir isso aqui, só para deixar o cantinho dele um pouquinho maior, brilhante, para que você ganhe a impressão de que o cartão de visitas está com uma espessura mais larga. Pode aumentar um pouquinho mais o tamanho, com muito cuidado para não ficar muito artificial. É só a beirinha do cartão, se ficar grande demais, você pode ir diminuindo. Colocar 4 pixels aqui. Está legalzinho. A mesma coisa: Copia o estilo de camada, copiar, e aí você cola nas demais camadas, para ele receber o mesmo estilo de camada. Todos eles recebem o mesmo estilo. Se ficar muito grande, eu achei que ficou grande demais, dar dois cliques aqui no efeito, e colocar só 2... Fica bom, dois? Não! Vamos ver aqui de novo. Não tem jeito, ah é aqui no Depth, estou mexendo no lugar errado. Pronto. O tamanho na verdade, vou usar um tamanho 80. Tamanho 80 ficou interessante. Copiar aqui e colar. Todas as camadas receberam o efeito. A partir daí, você pode também, trabalhar na iluminação do seu mockup, que é muito interessante também, se você aplicar um efeito de distorção, que a gente vai aplicar daqui a pouquinho. Você pode criar uma nova camada, e pode trabalhar com efeitos de luz nessa camada, utilizando por exemplo, uma camada toda preta ou toda branca, e utilizando o Filtro de Render, de Lens Flare, ou de Efeitos de Iluminação. Mas, como vai demorar demais para processar, eu não vou chegar a utilizar isso agora. O aplicativo de gravação consome muita memória do meu computador, eu não vou conseguir mostrar com os efeitos de iluminação, mas fica um resultado muito legal. Com camadas totalmente pretas. Depois, é só mudar para Lighten ou para um outro modo de mesclagem, onde o preto desapareça. Mas, eu vou utilizar aqui, pode ser o preto mesmo. Vou pintar essa camada preta com um gradiente branco, de branco para preto. Deixa eu, tá bom, ficou legal. E aí, a gente vai utilizar esse gradiente de branco para preto, para criar uma iluminação diferente no nosso projeto. Utilizando aqui por exemplo, o Overlay, olha só! Mudando um gradiente preto e branco para overlay, você já tem um efeito de iluminação diferente no seu ambiente, no seu projeto. Então, lembra que eu coloquei esse aqui olha: Só o gradiente de branco para preto, eu configurei aqui o gradiente padrão mesmo, com um gradiente radial, é só clicar na segunda opção, e você clica e arrasta de um canto para outro. Lembrando que você arrasta do ponto onde você vai querer iluminar. E aí você tem, depois de mudar aqui para overlay, um efeito de iluminação diferente, pode mudar aqui também para Soft White, para ter um efeito mais suave. Então, você tem diferentes tipos de iluminação, que podem ser criados, só com uma camada de gradiente. Você pode diminuir a opacidade, pode deixar o efeito mais suave, e até o preenchimento também, para suavizar ainda mais o efeito. Olha que interessante, que está o nosso resultado. A gente já tem um ambiente bem iluminado, uma iluminação bem simples, bem básica, qualquer pessoa pode criar. Utilizando apenas um gradiente. Se você quiser brincar ainda mais com esse gradiente, você pode mudar ele aqui para um efeito diferente, e ir testando os gradientes no seu projeto, até você conseguir um resultado que fique interessante para você. Pode usar esse gradiente de cone, pode utilizar até mesmo o linear, para criar uma iluminação mais uniforme. Então, você tem várias opções a seu dispor, e você pode brincar com isso a vontade, para criar o resultado que você achar conveniente. Eu vou deixar assim. E agora, a partir daí, a gente já pode inserir uma arte no modelo, para a gente ver como vai ficar o final desse nosso projeto. Qualquer miniatura de objeto inteligente, clicando no OK, a gente vai voltar para o nosso retângulo. E aí, você pode clicar aqui no menu File, Place, onde você pode inserir qualquer arte que você já tenha exportado em qualquer aplicativo, exportado um JPEG do Illustrator, do CorelDRAW, pode ser um TIF, ou um PNG, para objetos com fundo transparente, como esse com canto arredondado aqui. Vou pegar aqui, esse verdinho. Pronto! E aí, basta pressionar o Enter. E, eu vou esconder as outras camadas, para me certificar de que não vá aparecer nada delas no meu projeto. Depois de inserir a sua arte para o objeto inteligente, você pode dar um Ctrl+S, ou pode fechar e salvar. Olha o resultado final do meu mockup. Então, a gente já tem um resultado bem legal no nosso mockup de iluminação. Lembrando que quando você faz a alteração em um dos objetos inteligentes, todos os outros já são atualizados, porque são cópias do mesmo objeto inteligente. E, agora, a gente vai adicionar aquele efeito muito bonito, de desfoque, em algumas áreas do nosso mockup. Lembrando também, que esse meu resultado, novamente, pode ser atingido de diversas maneiras diferentes, essa é apenas uma das maneiras. Bom, depois disso, a gente vai agora, adicionar uma nova camada em branco, só para mim ter uma máscara. Porque a gente vai criar uma seleção padrão, para a gente aplicar o efeito de desfoque. Por que eu estou fazendo isso? Você pode criar uma seleção e salvar, pode selecionar cada uma das camadas individualmente, ou criar uma máscara para cada uma delas. Mas, eu gosto de criar uma máscara padrão, e na verdade, uma seleção é uma máscara. Então, eu crio uma máscara que vai ser útil para mim selecionar várias vezes a mesma forma. Ah, eu quero uma seleção padrão, não quero ficar clicando no menu Select, Load, para carregar a seleção? Eu crio uma mascarazinha, uma camada vazia com uma máscara, e pinto essa máscara. Vou fazer aqui um gradiente, também de preto para branco, nessa máscara que eu acabei de criar, arrastando de cima para baixo, do mesmo jeito que eu fiz aqui na minha iluminação. É interessante, você também ir nomeando as suas camadas, para você não se perder. Então, Iluminação, aqui a gente pode inclusive, agrupar esses objetos inteligentes, mas a gente vai ver isso depois, agrupar eles para não se perder. Aqui, você pode nomear como Plano de Fundo, só dar dois cliques em cima. Esse aqui embaixo nem precisa mais, eu vou até esconder esse aqui, que eu não vou usar. E olha só! Vamos trabalhando aqui no restante. Então, eu criei um gradiente. É interessante a gente pegar pelo menos a metade da imagem, isso também vai funcionar muito parecido com a iluminação, tá bom? Vai ser o efeito de distorção, que a gente vai dar na nossa imagem, no nosso mockup, para dar uma profundidade ainda melhor. Criei essa camada com uma máscara, apenas para usar isso aqui. Por quê? Essa máscara, vai servir para eu selecionar qualquer item na minha janela. Como? Eu vou segurar o Ctrl, na verdade ela vai servir para criar uma seleção. Vou segurar o Ctrl e clico sobre essa máscara. Olha que legal! Eu crio uma seleção. E aí, eu posso aplicar o efeito apenas nessa área, selecionando a camada que eu quero. Eu vou selecionar aqui, a camada de cima, vou dar um Ctrl+Shift+Alt+E, TUDO E, que a gente chama, e vai criar uma cópia mesclada de todos os objetos do meu projeto. Olha que interessante. Eu posso até apagar todo mundo lá embaixo. Então, é uma cópia mesclada, de todo o meu projeto. Acabei escondendo aqui demais né?! Deixa eu habilitar a galera aqui de baixo de novo. Para que que eu fiz isso? Apenas para verificar qual vai ser a melhor intensidade do efeito de desfoque que eu vou dar aqui. Essa camada é descartável tá bom?! Eu vou clicar aqui em Filter, Blur, Gaussian Blur, você não pode usar o Lens Blur, o desfoque de lente, em objetos inteligente, então você vai usar aqui o Gaussian Blur. E aí, você vai verificar qual é o melhor nível de desfoque, de maneira que não fique tão desfocado e também não fique muito perceptível, a sua imagem. Então, você vai aumentar aqui, mais, até você obter um resultado legal. Está aparecendo ali, deixa eu colocar mais, pronto. Olha que interessante. Então, em 13, eu tive um resultado legal de desfoque, vou clicar no OK. Depois de fazer isso, a gente precisa se certificar de que o efeito vai ficar legal e em apenas parte da imagem. A gente pode utilizar a própria seleção que a gente criou aqui na camada. Deixa eu dar um Ctrl+Alt+Z aqui, para voltar. Eu vou chegar mais perto para a gente ver melhor. Vou segurar o Ctrl e clicar nessa máscara que eu criei aqui para seleção, e na camada de cima, eu vou dar um Ctrl+F, para eu ver como vai ficar esse resultado. Por que Ctrl+F? Porque eu já cliquei no Filtro uma vez. Então, se você acessar aqui: Filter, e observar no primeiro menuzinho de cima, você vai ver que o último filtro que eu apliquei, o Gaussian Blur, já está aqui disponível no Ctrl+F. Dando um Ctrl+F, a gente vê que o resultado não ficou legal com essa área de seleção que eu tenho aqui. O que a gente vai fazer? Eu vou fazer uns testes, utilizando essa camada de cima. Para isso, eu vou clicar com o botão direito, dar aqui um Convert to Smart Object, vou converter essa camada em objeto inteligente, para ficar mais fácil de eu controlar os meus resultados. Depois de convertê-la em objeto inteligente, vou dar um Ctrl+F. Beleza! Mantenho o mesmo valor. E pronto! Ele vai aplicar o filtro, e olha que interessante: O nosso filtro vem com uma máscara, então a partir desse filtro, eu posso pressionar o G de gradiente, e aí eu posso ir testando qual que é a melhor posição, para a minha máscara. Olha que legal! Olha que interessante o resultado. Então, essa máscara aqui nessa posição, é a ideal para ter um resultado de desfoque, que desfoque a parte de trás, mas que mantenha uma área do cartão visível, olha que legal. Pronto! Então, eu posso utilizar, nem preciso dessa camada aqui embaixo. Eu posso utilizar essa camada de cima como referência. Para isso, a gente vai apagar essa camada de baixo, nem precisei dela. E, a gente vai usar a de cima, porque a gente já tem uma referência visual melhor. Eu vou apenas esconder ela, para que ela não atrapalhe a minha visualização. E aí, só para certificar, eu já salvei aqui no arquivo, eu cortei aí a parte que eu salvo no vídeo, porque eu tive um probleminha de edição, mas você pode notar que eu já salvei, você pode salvar logo, pra não ter problema. E aí, a gente vai utilizar essa máscara para selecionar cada uma das camadas, e ir aplicando o desfoque em cada uma delas. Isso porque, claro! A gente está trabalhando com camadas separadas. Então, não dá para aplicar e efeito de uma vez, igual a gente viu aqui em cima. Então, o resultado inclusive, vai ser um pouquinho diferente. A gente pode precisar mexer na sombra, pode precisar mexer no Bevel também, que eu acho que vai ficar muito grande. Mas, vamos lá. Então, depois de definir esse desfoque, a gente vai esconder a camada. Eu vou começar aqui de baixo para cima. Eu vou esconder aqui, os efeitos, para ficar melhor. Pronto! Deixar só a de cima. Vou segurar o Ctrl e vou clicar nessa máscara. Olha que legal! Clicando nessa máscara, eu tenho uma seleção. E, essa seleção vai ser útil, para mim aplicar os efeitos das demais camadas. Vou abaixar aqui, vou começar de baixo para cima, selecionando o meu plano de fundo, e como eu já tenho a seleção, basta pressionar o Ctrl+F e pronto! O meu desfoque é aplicado apenas naquela área selecionada, respeitando inclusive, a difusão da minha seleção. E o que é legal nesses objetos inteligentes, é que, caso o resultado não fique legal e eu precise fazer alguma mudança, eu posso editar o próprio filtro no objeto inteligente diretamente. Ah, o desfoque no plano de fundo não ficou tão legal, eu quero desfocar mais ele. Então, você pode dar dois cliques sobre o seu filtro inteligente e aumentar ou diminuir o desfoque, como achar conveniente. Continuando, eu vou novamente lá em cima, segurar o Ctrl e clicar para ativar uma seleção. Vou voltar aqui no cartão de baixo, e dar um Ctrl+F. Efeito aplicado. A mesma coisa, no próximo cartão, seleciono o Ctrl e clico aqui, seleciono o meu segundo cartão, Ctrl+F. E assim, sucessivamente. Eu posso até utilizar a própria máscara aqui, da camada. Mas, só para garantir, eu vou usar a de cima. Seleciono, Ctrl+F, novamente no último, seleciono e aqui dou um Ctrl+F. Então, olha o resultado legal, o resultado interessante que a gente tem aí, deu um bugzinho aqui de zoom né?! Pronto, olha só! O resultado interessante, que a gente tem nos nossos cartões. Ignorem esse probleminha que está dando aqui na minha tela, que é um probleminha de zoom. Deixa eu fechar aqui. Pronto! Fechei! Agora vou abrir aqui de novo. Abrir recentes, abrir meu arquivo de mockup, para a gente continuar, verificar se não é mesmo um problema no arquivo, que a gente já corrige. Era só um probleminha de zoom mesmo. Então, só fechei e abri o arquivo, e o probleminha foi resolvido. E olha só! A gente vê que, as sombras acabaram ficando muito intensas, depois que eu apliquei o desfoque. Então, você pode, tanto diminuir as sombras, ou utilizar outros meios para corrigir esse sombreamento. Eu vou apenas diminuir aqui, o sombreamento. A distância, o tamanho, deixando ela mais suavezinha. Estou com um atraso na atualização do vídeo, por causa da gravação que está comendo toda a memória, então olha só! Acabou ficando um resultado um pouquinho estranho, por causa da minha placa de vídeo que não está aguentando. Na verdade, porque a minha bateria estava acabando, eu tive que reconectar. Mas, vamos deixar assim. Você pode simplesmente, diminuir a intensidade das sombras, para que fique um resultado mais legal. E olha só então, a gente pode utilizar a ferramenta de corte, para recortar as áreas desnecessárias na apresentação do mockup. Você pode se certificar de desmarcar essa opção aqui: Delete Cropped Pixels, que é apagar os pixels cortados, para que ele não apague, não elimine as áreas cortadas, ele apenas esconda, melhor assim, caso você se arrependa depois. E aí, depois desse corte, a gente vai ter um quadro melhor, uma visualização melhor da cena do nosso mockup. Vamos ver o resultado final. E olha aí, que bacana que ficou esse mockup. Deixa ele terminar de carregar e pronto! Mockup finalizado. A gente ainda poderia criar algumas outras opções de sombra. A gente poderia utilizar uma sombra maior, uma segunda sombra aliás, para deixar o efeito ainda mais realístico, mas o vídeo vai ficar longo demais, já vai chegar perto dos 40 minutos, creio eu. Deixa eu copiar aqui, a sombra, diminuir um pouquinho mais a intensidade. Então, a gente poderia criar um resultado um pouco mais bacana, mas eu vou deixar por conta de vocês, para que vocês aprendam, manipulando o resultado final de diversas maneiras diferentes, da maneira que você achar conveniente. É só mexer nas sombras. Você pode duplicar as camadas ainda mais, para ter mais cartões na tela. Poderia também, fazer uma outra cópia dos próprios cartões, para criar uma terceira sombra, mas a gente vai, eu vou deixar para gravar isso em outro vídeo, a gente vai ver alguns vídeos mais legais e sobre mockups também, vou começar a gravar mais sobre esse tema. Para a gente testar se o mockup está funcionando direitinho, deixa eu apagar essa camada aqui de cima que eu não preciso mais dela. Vamos testar se ele está funcionando direitinho. Depois, a gente vai fechar o mockup, para edição, para ficar mais fácil de trabalhar. Então, a gente, deixa eu aumentar mais aqui a minha iluminação, deixar mais forte, deixar mais legal. Muito cuidado para não alterar demais a tonalidade do cartão, para não ficar muito esquisito. E aí, vamos acionar aqui, um dos nossos objetos inteligentes, para que a gente possa inserir uma das nossas armas. Dar dois cliques aqui no Objeto Inteligente, clicar no OK, vou clicar aqui no update porque já estava aberto. E vou aqui em File, Place, para inserir, Arquivo, Inserir. Vou inserir aqui, um cartão de visitas com o cantinho arredondado, olha que legal. Vou inserir ele aqui. Nem preciso mexer no tamanho, só se houver necessidade. E eu vou recortar as laterais. Deixa eu esconder para vocês verem, que tem lateral aqui que está transparente. Então, eu posso recortar essas laterais para me certificar, de que o resultado vai ser legal. Utilizei a ferramenta de corte, segurando o Alt, eu vou clicar e arrastar, para que ele diminua dos dois lados. Assim, quando eu chegar próximo de um pixel colorido, ele vai automaticamente grudar ali. É só pressionar o Enter, e depois fechar e salvar. Olha aí o resultado final do nosso mockup em ação. Deixa ele terminar de salvar. Está meio lerdinho mesmo, porque eu estou sem bateria. E olha aí, que resultado maneiro do nosso mockup. Olha que interessante. Você apresenta o seu trabalho para o seu cliente, de uma maneira muito mais profissional. A aparência aqui, está meio estranha por causa da minha placa de vídeo, que não aguentou renderizar novamente as sombras, mas é por causa do programa de gravação, que consome muita memória. Mas o resultado final, é semelhante ao que você está vendo aqui. Perfeitinho. Uma sombra bem legal. Aqui na verdade, eu utilizei uma sombra em uma distância, em uma posição diferente na verdade. Aqui, é a posição da sombra que está prejudicando. Deixa eu mudar aqui a posição para cá para frente, diminuir a distância. Pronto! Ainda assim, o resultado não está legal, por causa da minha placa de vídeo. Eu teria que fechar e abrir de novo o arquivo, que vai levar aí, um certo tempo para ele fazer esse comando. Mas, bem, enquanto ele vai salvando lá, a gente tem esse resultado aqui, é um mockup que eu criei antes de fazer esse vídeo. Então, com um pouquinho mais de calma, você pode utilizar perspectivas diferentes, imagens diferentes de plano de fundo, e você pode editar esse mockup facilmente. Eu vou usar esse aqui, para finalizar tudo. Depois que eu terminei de criar esse mockup, eu ainda adicionei uma camada de curvas aqui em cima, para intensificar ainda mais, o contraste do meu mockup, para deixar ele ainda mais vivo, com umas cores mais legais, para apresentar o projeto. Depois de fazer isso, o que você vai fazer? Você vai preparar esse mockup, por exemplo, se você vai vender o mockup em uma Market Place, por exemplo, eu uma loja online, ou se você vai ceder esse mockup para outras pessoas da sua equipe de trabalho, para um colega designer, você pode preparar esse mockup para que ele seja mais fácil de editar. Você não precisa trabalhar com tudo isso de camada, para fazer a edição do seu mockup. Então, o que a gente vai fazer? A gente vai selecionar todas as camadas aqui, que nós utilizamos para criar o nosso mockup, quer dizer, primeiro antes de tudo, eu vou selecionar aqui esse retângulo, qualquer uma das camadas do cartão, vou duplicar ela no Ctrl+J, e vou arrastar ela para o topo de todas as camadas. A mesma coisa, eu vou fazer com o meu plano de fundo, selecionar ele e dar um Ctrl+J, e vou arrastar ele lá para cima do meu painel de camadas. Vamos arrastar ele lá para cima, deixa ele vir para cá. Colocar aqui embaixo, beleza. Vou esconder eles dois, pronto, vou deixar eles ocultos, apenas para que os de baixo apareçam. Depois disso, eu vou selecionar todas as outras camadas, selecionar todas elas, e pressionar o Ctrl+G, para agrupá-las em uma pastinha. Então, vai ficar só o cartão e o plano de fundo aqui em cima. Vou nomear essa pastinha aqui, para uma pasta legalzinha com um nome que eu gosto de colocar assim: Não Mecha! Não toque, por exemplo, se você não quiser ser tão informal. Pronto! Não toque. Então, esse conjunto de camadas aqui embaixo, é a base do seu mockup, são os arquivos de iluminação, as camadas que você tem, todas organizadas ali dentro. Esses dois objetos inteligentes, são cópias do que você tem ali dentro. Então, o que você alterar aqui, você pode inclusive, colocar assim, nomear a camada com: Sua arte aqui, por exemplo, fica muito mais fácil de entender. Aí aqui, a gente pode nomear para plano de fundo. Então, a gente pode nomear as camadas, de maneira que fique mais fácil de utilizar. Depois, é só dar dois cliques no objeto inteligente, insere a sua arte: File, Place. Deixa eu colocar aqui a arte do outro lado do cartão. Só para garantir aqui, pronto! Apagar. O outro lado do cartão. Vou fechar e salvar, e olha só! O meu mockup automaticamente vai receber a alteração, e vai exibir o resultado final muito mais bonito e muito mais profissional para o meu cliente. E eu, com certeza, vou vender esse projeto muito mais facilmente. Olha que interessante. Então é isso galera. Esses dois mockups que eu criei aqui, esse mockup do vídeo e o mockup que eu havia criado anteriormente, eu vou deixar disponíveis para download na sessão Premium do Clube do Design, para a galera que ajuda o nosso projeto. E, se você conseguiu desempenhar os passos dessa vídeo-aula, você também já tem uma cópia legalzinha no seu computador. Então, essa é a base para a criação de mockups. Basicamente, são esses passos que você deve seguir, para a criação de qualquer outro tipo de mockup, seja utilizando um modelo ou uma foto de base. E, é muito importante, depois desse vídeo longo para caramba, eu poder contar com a ajuda de vocês, com o seu like, com o seu joinha aí, para ajudar o nosso projeto. Eu gostaria de pedir que você compartilhe esse vídeo com seus amigos, com seus colegas profissionais ou amadores, e que você adicione ele a sua lista de favoritos, porque isso ajuda para caramba na visibilidade do canal, e a gente continua gravando mais vídeos, por causa do apoio da galera. Então é isso. Não esquece de visitar: clubedodesign.com. Eu vou deixar o link aqui embaixo, na descrição do vídeo para você acessar os arquivos da sua área Premium, para baixar esses mockups. Então é isso galera, um forte abraço! Se você tiver qualquer dúvida, é só deixar aqui embaixo, nos comentários do vídeo, ou lá no nosso site, que eu sempre respondo. E não se esquece também, de visitar a nossa fã page: facebook.com/clubdodesign, e o nosso grupo de discussão, que também é importantíssimo, facebook.com/groups/clubedodesign, onde você pode trocar experiências com a galera, tirar dúvidas, enfim, bater um papo legal com todo mundo que gosta e acompanha o projeto Clube do Design. Um forte abraço para vocês, e até a próxima vídeo-aula! Tchau, tchau..

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