Monografia O Que Quer Dizer

New York School of Urban Ministry - o o lado tudo bem mais uma vez nós estamos aqui pra nossa aula de comunicação e expressão e redação oficial hoje o tema da aula 4 será normas textuais mecanismos de coesão coerência ortografia acentuação gráfica com algumas dicas sintáxi e semântica mas antes disso vamos ter um momento sozinho cultural conhecer um fragmento poético de joão cabral de melo neto pois para acatar esse feijão soprar nele e jogar fora o leve eo joão cabral de melo neto conhecia muito bem o socos as palhas e os ecos da nossa língua portuguesa ele compara o ato de catar feijão ou escolher feijão com um ato de escrever joga-se os feijões na bacia de alguidar e ele disse também que podemos jogar as palavras no papel e o que goiás é o que não vai tá legal eu que não vai estar bem ali naquele texto e esse não está bem e se o que bóia é o que nós podemos dizer que é a falta de coesão com coerência quando as idéias do texto elas não estão bem organizadas num plano lógico podemos dizer que não houve coerência textual e quando elas não estão bem articuladas entre si elas também vão apoiar e também eu preciso fazer uma varredura uma substituição uma retirada muitas vezes dessas palavras do papel ea eu vou ter um problema ou uma falta de coerência textual vamos conhecer um pouquinho mais esses elementos podemos dizer que a coesão textual é uma espécie de água massa é uma espécie de construção ela é que vai alicerçar as palavras do texto como maga massa que por exemplo nós vemos para colocar um tijolo sobre o outro se esse texto se esse muro não está bem estruturado por uma argamassa ele pode desmanchar ele pode desfazer se a mesma coisa acontece no plano textual outra comparação podemos comparar também um texto coesivo a uma espécie de finalização textual são elementos que vão dando uma ligação entre as idéias que vão concatenando uma ideia com a outra como se fossem placas me dizendo onde eu devo ir que ideia que eu vou ter agora qual é a próxima ela vai se opôr aquela ela vai acrescentar aquela ou não nós temos com isso então um efeito articulador as articulações gramaticais da língua nos oferece a elas que estão existentes entre as palavras como por exemplo as frases as orações os parágrafos ou às partes maiores de um texto garantem as conexões entre essas idéias vamos conhecer um pouquinho mais agora o processo de coerência textual a coerência estabelece uma articulação no plano das idéias dos conceitos mehdi o contato entre os interlocutores por exemplo se eu começo a desenvolver uma ideia sobre política eu não posso terminar de repente falando de culinária eu preciso ter uma coerência interna uma coerência lógica entre as idéias de um texto começar e terminar no mesmo foco mesmo que eu use exemplos outros exemplos ou comparação mães todas precisam ser ligadas a uma coerência a coerência reúne idéias informações argumentos todos compatíveis entre si se eu defendo por exemplo uma ideia polêmica como a aceitação do aborto eu preciso articular idéias que corroborem a sua tese se eu defendo a tese de que isso pode ocorrer eu tenho que ter elementos informação argumentos que são compatíveis com essa ideia lançada originalmente o que mais a coerência faz com que atenas partes do texto de uma forma bem lógico semântica ou seja dá um todo significativo para as partes do mesmo vocês terão vários exemplos e exercícios que poderão facilitar um pouco mais o entendimento dessas idéias tanto no material base quanto nos exercícios avaliativo senão avaliativos vamos continuar vamos estudar um pouco mais de semântica o que é a semântica ela explora o significado das palavras e expressões tanto no seu sentido objetivo que é o sentido denotativo quanto sentido subjetivo que é o sentido conotativo isso vai ser determinado pelo contexto vamos para um exemplo usar você está fazendo um favor pra sua mãe está lavando louça em casa e ela chega olha pra você e diz que lindo você está num determinado contexto ela utiliza esse texto no sentido de fazer um elogio vamos pensar em outra situação a segunda situação você se investiu muito bonito pra sair pra passear chega no grupo de amigos e eles olham pra você e dizem lindo nós temos aí um outro contexto o texto continua o mesmo mas o texto a intenção do texto grau de objetividade ou subjetividade é definido pelo contexto neste contexto os amigos estão me fazendo um elogio dizendo quanto você está bonito naquele dia 3º contextual situação você chega pra aula e não faz atividade proposta professor olha pra você e diz que lindo em nós já temos aí um outro contexto pense o texto é o mesmo que lindo mas já a situação o contexto definir uma outra intenção para esse texto o professor já está sendo irônico está dando uma bronca em você vir um quanto à semântica é importante ela estuda essas alterações de sentido que um mesmo texto pode ter em contextos distintos ele está intimamente ligada à coerência textual se eu vivo uma situação num determinado contexto o tom que aquela situação vai ter um significado que aquela situação vai ter vai ter que ser condizente com aquilo que eu fiz inicialmente outra coisa ela divide se tanto historicamente quanto descritiva mente pra nós aqui para o nosso momento para formação de vocês a descritiva vai ser a mais importante o nosso foco na descritiva nós estudamos então sentidos das palavras temos alguns exemplos desse tipo de semântica ela pode se manifestar por exemplo em forma de sino linea que são as palavras que têm o mesmo sentido eu posso usar o termo estudante o aluno que não vai alterar em nada o nosso tempo no antoninha que são palavras de sentidos opostos então aí realmente eu vou contar com a oposição por exemplo claro ou escuro ou o alto ou baixo o bom eo ruim e o campo semântico o que é o campo semântico é composto por palavras que se familiarizam que pertencem a um mesmo universo o campo semântico escolar ou por exemplo campo semântico voltado à área de estudo de vocês nós temos o que como campo semântico computador à internet às aulas os exercícios são todas as palavras que pertencem ao mesmo campo semântico o mesmo campo de contextualização vamos ver mais algumas temos também é chamada e boninho ela resgata um valor um pouco mais específico da palavra dentro do seu contexto eu posso falar por exemplo os funcionários daquela sessão fizeram uma reunião hoje se eu quero ser um pouco mais específico eu devo dizer quais funcionários participaram da reunião o secretário o coordenador o supervisor então eu uso o iphone aí perone ela evidencia um valor um pouco mais generalizado das palavras usando o mesmo exemplo em vez de falar que o secretário o coordenador o supervisor participaram da reunião eu utilizo a palavra funcionários funcionários de um determinado setor funcionários daquele local ou qualquer outra palavra que substitua as palavras menores temos também a polissemia olha a própria formação da palavra já nos diz o que é política são muitos temia sentido são palavras que assume inúmeros sentidos isso acontece muito no âmbito subjetivo como as palavras conotativa a palavra flur palavra gato por exemplo num determinado contexto no brasil se eu fizer um elogio a um menino e utilizar a palavra gato vais entendido como um elogio como alguém muito bonito mas a mesma palavra utilizada por exemplo em outro país em outra cultura o contexto ela terá um sentido talvez muito diferente muito polissêmico e se ela não foi considerada dentro do contexto ela pode sofrer o processo do ruído da comunicação lembram do ruído da aula um então não pode ser interpretada de outra maneira o que é utilizado em uma mesma região pode não ser entendido de repente muito bem em outra até dentro do mesmo país ea obesidade é quando a palavra oferece um sentido muito ambíguo ela pode é também como a polissemia assumir ou têm outra interpretação dependendo do contexto dependendo da pontuação dependendo do lugar onde ela está inserida vamos falar agora de sintaxe que é outro também ramo de estudo da linguagem da língua portuguesa a sintaxe estuda as regras e os princípios que regem a organização dos elementos mestrados eu posso dividir a sintaxe por exemplo em alguns elementos vocês terão mais exemplos mais definições no nosso material base mas aqui vamos falar um pouquinho de cada um vamos lá a frase ela transmite sempre um pensamento completo já uma oração é uma espécie de anunciado que se organizem ano de um verbo ele precisa de um verbo para existir e o período é a frase organizada em oração eu posso ter uma frase organizada em duas orações três orações chamamos isso de período composto se ela tiver apenas uma oração um verbo é chamada de período simples temos também basicamente o sujeito eo predicado o sujeito é o c de quem se diz alguma coisa já o predicado é aquilo que se informe a respeito daquele sujeito o aluno estudou muito para a prova um exemplo quem será o sujeito o aluno e o que será o predicado tudo que se diz em relação aquele sujeito em relação ao aluno e para finalizar temos agora algumas dicas de ortografia acentuação gráfica primeiro algumas definições maiores dicas vocês encontrarão no material o que a fotografia faz ela sistematizada e uniformiza a escrita a acentuação gráfica é um recurso utilizado para evitar confusões quanto à leitura ea compreensão de certas palavras vocês sabiam acreditam que já que nós tivemos um novo acordo ortográfico estabelecido no brasil porém não foi só no brasil não ele foi estabelecido em quaisquer países que utilizam a língua portuguesa vejam só como os portugueses foram audaciosos ganharam um mundo conquistaram vários lugares nós temos uma província até da china colonizada pelos portugueses para tentar padronizar a escrita padronizar a forma de redigir as palavras foi criado novo acordo então todos os países que utilizam a língua portuguesa como oficial tiveram que aderir ao acordo ortográfico de língua portuguesa nós temos aqui apenas uma breve definição explanação de cada um desses conceitos nós conhecemos agora na aula cinco outros funcionamentos da comunicação principalmente da comunicação voltada para gestão pública até mais.

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Três Lagoas:

Oliver Oakman, Washington: University at Buffalo (SUNY Buffalo). Petrópolis: Borough of Manhattan Community College; 2011.

Becki Wiley, Suffolk County. Volta Redonda: Roberts Wesleyan College, Chili, near Rochester; 2005.

Mila Harper, W 74th Street zip 10023. Itapetininga: Bronx; 2018.

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