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Concordia College, Bronxville - Antes eu falava que não dava para enganar o radar…. Mas hoje a minha resposta é diferente. É possível enganar o radar, por incrível que pareça. Meu nome é Júlio César, eu sou CEO da empresa Contele Rastreadores, e eu produzo conteúdo sobre gestão de frota à cerca de 4 ou 5 anos. Julio, tem como enganar o radar? Essa é a pergunta de “1 milhão de dólares”, não é? Infelizmente eu recebo muito essa pergunta de alguns gestores que esperam uma resposta mágica para enganar o radar e não receber mais multas. Antes eu falava que não dava para enganar o radar, mas hoje a minha resposta é diferente. É possível enganar o radar, por incrível que pareça. Na verdade, é bem simples. Você pode vir a 140Km/h em uma via de 120Km/h, e perto do radar você diminui a velocidade. Pronto! Você enganou o radar. Mas, na verdade, a quem você está enganando? Apenas o radar? O que a empresa ganha enganando o radar? A empresa que trabalha dessa forma, que estimula o não-planejamento, que tem dificuldade em cumprir os horários, que liga e exige que o trabalhador atenda o celular mesmo dirigindo...Isso acontece, e muito! Esse tipo de empresa ganha muitos problemas para resolver. Essa empresa ganha um número maior de acidentes, desgaste muito maior nos veículos, um número de consumo de combustível muito maior que o necessário. Para vocês terem uma ideia, eu vou usar como exemplo um Fiat Uno andando a 100Km/h e um Fiat Uno andando a 120Km/h. Só com essa diferença o consumo já aumenta em 30% para o que anda a 120Km/h. Então, essa empresa que engana o radar, não tem uma política de frota rígida para combater isso, e ainda por cima estimula que os condutores façam isso… Ganha todos os problemas que eu citei antes. Gasto excessivo de combustível, acidentes, multas etc. Para esse tipo de empresa, as multas são o menor problema. Quais são as consequência da velocidade acima do permitido? Além do que eu já citei, também tem o desgaste desnecessário do veículo. Se você tem um veículo 1.0, que é a maioria em uma frota leve, se ele começar a andar a 120Km/h em uma via de 100Km/h o desgaste vai subir em, no mínimo, 30% a mais. Isso vai fazer com que você tenha que trocar peças prematuramente, e não tem necessidade disso. Reforçando: O maior problemas são os acidentes. Aqui no Brasil, a multa mais alta é a multa de Excesso de Velocidade. E esse também é o maior motivo de acidentes fatais nas rodovias. Como resolver esse problema? Existem algumas rodovias que já estão testando um sistema inteligente de monitoramento de velocidade. É um sistema “ponto a ponto”, no qual o sistema lê a placa do veículo no momento que ele entra na rodovia, e lê novamente quando ele estiver saindo da rodovia. Assim o sistema calcula a velocidade média na qual o veículo andou dentro daquela rodovia. Nesse tipo de situação, não tem como enganar o radar. Por enquanto isso é apenas um teste, são poucas as rodovias que tem esse sistema e ele ainda não gera multa. Mas uma forma de solucionar os excessos de velocidade de forma definitiva é com um bom sistema de gestão de frotas com rastreamento. Esse sistema tem que te mostrar, ponto a ponto, em qual velocidade o veículo estava. Inclusive alguns sistemas, como é o caso do Contele Rastreador, te mandam um email avisando quando um veículo excede a velocidade. Essa é uma forma rápida, simples e barata de resolver esse problema..

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Araras:

Ariana Leon, Franklin: State University of New York. Araguaína: College of New Rochelle (School of New Resources); 2007.

Richard Lamb, Saratoga. Parnaíba: Ulster County Community College; 2015.

Kate McNeil, 142nd Street, West zip 10037. Arapongas: Boricua College; 2014.

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