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School of Social Work - E aí gente! Bem-vindos a mais um vídeo do canal Clube do Design. Aqui quem fala, é Liute Cristian. E como eu havia prometido para vocês, trago hoje, um vídeo ensinando como criar uma agenda permanente, utilizando o CorelDRAW. Se você não sabe, esse vídeo, é uma versão digamos assim, de um outro vídeo que eu criei ainda essa semana, onde eu mostrei como criar uma agenda permanente, utilizando o Adobe InDesign e o Data Marge. São dados variáveis, dentro do aplicativo da Adobe. Então, eu dei muitas dicas legais, de como você pode construir agendas permanentes. Não só agendas permanentes, mas qualquer outro tipo de agenda, agendas anuais, incluindo o layout que você preferir. Nesse vídeo, eu vou te mostrar como criar o mesmo efeito, como desenvolver as mesmas técnicas, porém, utilizando o CorelDRAW X6. As técnicas que eu vou mostrar aqui, servem para as versões anteriores do CorelDRAW. Alguns recursos podem estar um pouquinho diferentes, mas eles estão presentes em todas as versões. Se eu não me engano, a partir da X4. E você também pode utilizar os mesmos recursos na X7, que é a versão mais recente. Eu prefiro usar a X6, porque ainda é a mais difundida, e é a mais estável também. Então, nesse vídeo, eu vou te mostrar como criar esse layout aqui. Só que, se você não assistiu ao vídeo de InDesign, eu recomendo que você comece por ele. Eu vou deixar o link, aqui na descrição do vídeo. É importante que você comece por ele, porque nele eu dou algumas dicas legais sobre essa questão do layout, sobre como configurar a página no InDesign, criar um layout utilizando dados variáveis. A gente vai utilizar os mesmos conceitos aqui. E eu vou acrescentar algumas outras informações, acrescentar algumas outras técnicas, que podem ser utilizadas em conjunto: Tanto no InDesign, quanto no CorelDRAW. Então, dá uma assistida no primeiro vídeo, o vídeo tem quase 1 hora, ficou bem grandão porque eu tentei explicar o máximo que eu pude. E nesse vídeo, a gente vai acrescentar algumas informações. Então, depois que você vê lá, você volta aqui para o vídeo de CorelDRAW, para você aprender a criar esse resultado. E o nosso resultado final, vai ser o modelo de agenda permanente. Ou seja, você pode utilizar essa agenda para qualquer ano: 2016, 2017, porque não está atrelado a um ano específico, onde você tem o mês, o dia do mês, e aqui, uma espécie de tabela onde você pode marcar em que dia da semana caiu essa data. Você pode personalizar essa agenda, e criar o layout da maneira que você quiser. É sempre importante mencionar que isso que eu vou mostrar aqui, é apenas uma das formas de como você pode chegar a esse tipo de resultado. Você pode empregar outras técnicas, criar o resultado que você achar conveniente. O limite aqui, neste caso é a sua imaginação. E no final desse vídeo, eu vou disponibilizar o arquivo em PDF para download, para que você possa baixar e possa imprimir na sua casa, ou na gráfica que você deseja. E se você acompanha o meu trabalho e quiser apoiar o Clube do Design, você pode clicar no link aqui na descrição do vídeo, para acessar a nossa loja, onde você pode adquirir todos os arquivos originais usados nesse vídeo, incluindo as tabelas de dados, incluindo todas as informações extras, e também o vídeo. Você pode, além de comprar os arquivos originais, totalmente editáveis, também pode fazer o download dessa vídeo-aula completaça, lá na nossa loja. Assim, você ajuda o meu trabalho. Você não precisa adquirir a agenda, eu vou te ensinar como criar com todas as dicas, com todas as manhas, sem esconder nada. Mas, se você quiser reconhecer o meu trabalho e quiser me ajudar, acesse o link aí na descrição do vídeo, faz a compra do arquivo por um valor bem simbólico mesmo, um valor bem singelo, e assim, você me ajuda, para que eu continue com esse trabalho legal aqui. E como você pode ver aqui, o resultado que a gente tem, é uma agenda permanente, contendo todas as 366 páginas de um ano bissexto, que neste caso, a gente está no ano de 2016, é um ano bissexto, então, o ano tem 366 dias, porque no mês de Fevereiro a gente vai ter um dia a mais esse ano. Então, vamos criar o nosso layout de agenda permanente? As técnicas que eu vou usar aqui, elas são um pouquinho mais avançadas. Então, é importante que você tenha um conhecimento mínimo de CorelDRAW, mas se você entende pouca coisa do aplicativo, não se preocupe, eu vou tentar explicar da melhor maneira possível. Alguns recursos que você vai conhecer aqui, também podem ser novos inclusive para quem já tem experiência com o aplicativo, principalmente a parte de camadas, a parte de gerenciador de objetos, mas o objetivo nesse caso, é te ensinar como criar o resultado. Não é apenas te mostrar como fazer. Então, eu vou tentar explicar o máximo que eu puder, para que você aprenda, e possa aplicar esse recurso em outros tipos de resultados, em outros tipos de projeto. Então, vamos lá! Eu estou utilizando aqui, o CorelDRAW X6, na versão de 32-bits, pode usar a de 64-bits também. Lembrando que você pode usar qualquer outra versão, alguns recursos apenas que podem estar em posições diferentes, ou apresentados de maneira diferente. Eu vou fechar aqui a agenda que eu já criei. Eu vou clicar aqui no Não, eu não preciso dela. E vou fechar aqui o meu arquivo original também, clicar no Não. Eu vou utilizar como referência, o arquivo em PDF, que eu já tenho aqui exportado. Então, eu vou utilizar ele como referência. Eu vou só voltar aqui para a minha página inicial, para a minha primeira página. Então, a gente vai criar exatamente esse modelo. É importante mencionar que depois que você criar o modelo, você pode replicá-lo para outros layouts, pode personalizar da maneira que você quiser. Você pode exportar isso em PDF, aqui eu estou utilizando o PDF padrão X-1a que é o aceito por qualquer gráfica decente. E você pode imprimir, pode personalizar, pode imprimir em uma gráfica profissionalmente, pode imprimir em casa se você tiver um bom equipamento. Mais uma vez, é sempre importante mencionar que o limite aqui, é simplesmente a sua imaginação. É meramente o que você pode criar pessoalmente, as técnicas podem ser aplicadas universalmente. Então, vamos lá! Com o CorelDRAW X6 aberto, eu vou clicar aqui na opção Novo Documento. A janelinha de Novo Documento, vai iniciar. E eu vou criar uma configuração, um documento padrão, CMYK padrão do CorelDRAW, eu vou apenas mudar o tamanho da página para A5. A gente vai criar uma agenda, que seria meio A4, então, no tamanho A5. Vou clicar no OK, e pronto! A gente já tem a nossa página no tamanho A5. Um adendo ao vídeo de InDesign, que a gente criou lá um layout de uma página simples, nesse vídeo eu vou te ensinar como criar um layout de página dupla, ou seja, um layout para frente e verso, onde você tem o espaço para encadernação. Então, a gente vai ter esse diferencial, que também pode ser aplicado no vídeo de InDesign, é só você converter as informações, para informações do InDesign, funciona exatamente do mesmo jeito. Depois de eu criar o meu documento, eu vou adicionar uma nova página. Eu posso clicar aqui no sinalzinho de + (mais), mas como eu gosto de usar bastante atalhos de teclado, eu vou pressionar o Ctrl+Page Down no meu teclado direcional, e pressionar o Enter. Isso vai fazer com que o CorelDRAW insira uma nova página, exatamente com o mesmo tamanho. Então, eu tenho agora duas páginas. Para que a gente possa desenvolver um trabalho legal e criar um layout profissional, para que você possa aproveitá-lo em outros tipos de layout, a gente vai utilizar o gerenciador de objetos, para organizar melhor as nossas linhas-guia, já que a gente vai trabalhar com páginas duplas. Então, primeiro, eu vou habilitar aqui em cima na opção Alinhar a, a opção Alinhar as linhas-guia. Em seguida, eu vou clicar aqui em Janela, Janelas de Encaixe, e vou abrir o Gerenciador de Objetos. Ele vai abrir uma janelinha de encaixe, aqui do lado direito. Para quê que eu abri esse Gerenciador de Objetos? Para que eu possa controlar melhor, as linhas-guia de cada página. Por padrão, no CorelDRAW quando você arrasta uma linha-guia da régua para dentro do seu documento, ele adiciona essa linha-guia a página principal. Isso quer dizer, que essa linha-guia se repete em todas as páginas do seu documento. Mas, não é isso que eu quero. Eu vou eliminar essa linha-guia aqui, e vou selecionar na página 1, que seria a minha página da direita, digamos assim. Imagine que você está pegando a agenda, e você tem a página da direita, por onde você começa a leitura, e tem o verso dela, que seria a página esquerda. É importante você pegar um livro ou alguma agenda, para você entender melhor. Então, seria mais ou menos isso aqui, deixa eu pegar aqui uma agenda que eu fiz no InDesign, seria mais ou menos isso aqui. Então, a página da direita, é a página que começa a leitura. Quando você vira essa página, você tem o verso dela, que é a página da esquerda, e depois na frente, a página da direita de novo, e assim, sucessivamente. Então, a gente tem a página da direita, e aqui, a página da esquerda, que seria a página 2. A página da direita, ela é encadernada deste lado aqui. Então, é aqui onde é adicionada a encadernação espiral, Wire-o, enfim, dependendo do acabamento que você vá utilizar. Então, do lado esquerdo, é onde a gente precisa deixar um lado maior de margem, justamente, porque a gente vai ter os furos da encadernação, dependendo do tipo de encadernação que você for empregar. Então, eu vou apagar aqui. A gente precisa configurar esse documento, para que o lado esquerdo tenha uma margem maior. E, do lado de dentro, na página da esquerda, a encadernação é feita do lado oposto, do lado direito. Então, esse é o lado que precisa ter um espaço maior. Vamos configurar o nosso documento da seguinte maneira: Vou selecionar aqui, a página 1, a camada de linhas-guia da página 1. Vou mudar aqui o meu deslocamento para 8 milímetros, você pode digitar 8mm ou só 8, se você já estiver trabalhando com milímetros, eu gosto de trabalhar com milímetros. E vou adicionar uma linha-guia na parte de cima. Verifique que essa linha-guia, é adicionada apenas a página 1, a camada de linhas-guia da página 1. Se eu for para a página 2, a linha-guia não existe. Entendendo isso, a gente vai selecionar essa linha-guia que foi alinhada ao topo da minha página. Eu tenho aqui, a opção alinhar a linha- guia habilitada e alinhar à página habilitada. Então, quando eu arrastar a linha-guia e colocar em cima da página, ele vai travar aqui na borda. Depois, eu vou pressionar para baixo no meu teclado direcional, fazendo com que essa linha-guia se desloque exatamente os 8 milímetros que eu configurei aqui no deslocamento, para baixo. Vou fazer isso também embaixo, e vou fazer isso também do lado direito da página. Dessa maneira, eu tenho as minhas margens laterais, as margens externas. A margem interna, que seria a margem onde eu faço a encadernação, eu vou colocar o dobro de espaço. Então, eu vou adicionar uma linha-guia aqui do lado esquerdo, e vou dar dois toques na minha teclinha direcional, para a direita, deslocando essa linha-guia mais para dentro. Você observa então, que a gente tem um layout preparado para ser encadernado do lado esquerdo. Então, a página principal, é a página da direita aqui da minha leitura. Em seguida, eu vou adicionar mais algumas linhas-guia, para delimitar algumas áreas especiais no meu layout. Como por exemplo, aqui no meu PDF, deixa eu voltar aqui para o PDF que eu já tenho exportado. Eu tenho na parte de cima, um cabeçalho, onde vai ter o logotipo da minha empresa, o logotipo do seu cliente, você pode deixar em branco também. Vai ter também, as informações com a tabelinha de dias da semana, o dia do mês e o mês. Aqui embaixo, eu tenho a minha pauta, e logo mais abaixo, um espaço para anotações. Então, a gente vai fazer o seguinte: Eu vou adicionar aqui um deslocamento de 15 milímetros, vou selecionar a guia de cima, e vou duplicá-la no + (mais). Em seguida, é importante mencionar que é o + (mais) do teclado numérico. Você pode dar um Ctrl+C, Ctrl+V também, não tem problema. Vou pressionar para baixo, para deslocar essa linha-guia então, 15 milímetros para baixo, 1 centímetro e meio. Depois, novamente vou mudar aqui para 8 milímetros, vou selecionar essa linha-guia, pressionar o + (mais), ou dar um Ctrl+C, Ctrl+V para duplicá-la e pressionar para baixo, assim eu criei a parte de cima das minhas guias de referência para o cabeçalho da minha agenda. Aqui embaixo, eu vou deixar um espaço de 20 milímetros. Ou seja, eu vou selecionar a linha de baixo, pressionar o + (mais) ou dar um Ctrl+C, Ctrl+V, e pressionar para cima, assim eu tenho um espaço para anotações de 2 centímetros. Fazendo isso, eu posso selecionar todas essas linhas-guia, clicando em uma delas e dando um Ctrl+A, para selecionar todas elas. Elas vão ficar todas vermelhinhas, e dar um Ctrl+C. Copiando essas linhas-guia, eu vou aqui para a página 2, vou selecionar a camada de linha-guia da página 2 e vou dar um Ctrl+V, para colar essas linhas-guia na minha página 2. Claro que como ela é uma página oposta, ou seja, ela é o verso da minha página 1, essa margem precisa ficar aqui do lado direito. Para isso, é muito simples. Basta selecionar aqui, tirar a seleção, reconfigurar o meu deslocamento para 8 milímetros, pressionar o Enter. Vou devolver aqui -8 milímetros, deslocando ele para a esquerda, e vou acrescentar +8 milímetros aqui, deslocando essa linha-guia da direita, 8 milímetros para a esquerda, e pronto! Eu tenho um layout espelhado no CorelDRAW, utilizando simplesmente o recurso de camadas, que já está presente há muito tempo no CorelDRAW, na janelinha de Gerenciador de Objetos. A partir daí, a gente já está pronto para começar a criar o nosso layout. Vamos lá! Para criar esse layout, eu vou utilizar um objeto aqui, inserindo na minha página uma pequena grade com 4 colunas, apenas para que eu tenha uma referência legal. Então, eu vou pegar aqui a ferramenta que está junto do grupo de ferramentas polígono, então, é só clicar e segurar o botão do mouse, para expandir o grupo de ferramentas polígono, e selecionar a ferramenta Papel Gráfico. Essa ferramenta serve para desenhar tabelas na sua tela. É isso que ela faz. Então, apenas me certificar que eu vou selecionar aqui a camada 1 da página 1. Eu estou na página 1, eu preciso voltar para a camada 1, para que eu possa desenhar corretamente na camada de desenho, e não na camada de linha-guia. Vou configurar a Ferramenta Papel Gráfico, para 3 colunas e apenas 1 linha. E vou desenhar aqui na parte de cima, utilizando como referência as guias que eu já desenhei. Vou desenhar aqui na parte de cima uma tabelinha, onde vai servir apenas para eu posicionar melhor os meus elementos na página. Eu poderia por exemplo, incluir algumas linhas-guia aqui também, para facilitar o meu trabalho, para facilitar o nosso trabalho na verdade. Vamos fazer isso? Então, eu vou selecionar aqui a camada de linhas-guia da página 1, e vou arrastar algumas linhas-guia, criando uma espécie de grade na minha página, de 3 colunas. Isso é suficiente, apenas para que a gente possa posicionar melhor os nossos elementos. Eu apaguei ali o elemento da parte de cima. Então, vamos lá! Eu vou dar um zoom aqui na parte de cima, e nesse espaço aqui de 2 módulos do meu grid, eu vou criar a área do meu cabeçalho, onde eu tenho o mês, o dia e a tabelinha ali, com os dias da semana. Para isso, eu vou pegar a Ferramenta Retângulo. Utilizando as configurações padrão do CorelDRAW mesmo, eu vou desenhar um retângulo exatamente do tamanho deste espaço, aqui na parte de cima. É importante selecionar a camada 1. Voltar aqui para a camada 1, para que eu possa fazer o meu desenho exatamente na camada correta. Fazendo isso então, eu tenho um retângulo exatamente do tamanho dos meus dois modos aqui no meu gridezinho, a gente criou um grid básico, da nossa agenda. Eu posso exibir e ocultar essas linhas-guia a qualquer momento, clicando no menu Exibir, e selecionando a opção Linha-guia. Eu até atribuí um atalho aqui para ficar mais fácil, que foi o Ctrl+; (ponto e vírgula), porque eu estou acostumado a trabalhar com esse atalho lá no InDesign. Então, eu personalizei o atalho Ctrl+; (ponto e vírgula), para exibir ou ocultar as linhas-guia. O que eu vou fazer agora, é converter esse retângulo, em um retângulo de cantos arredondados. Para isso, eu seleciono a Ferramenta Forma, e utilizando esses controles em preto aqui do cantinho, eu vou clicar e arrastar para baixo, para configurar um canto arredondado. Eu posso definir o valor aqui em cima também. Vou colocar aqui: 4 milímetros. É mais do que suficiente, ele vai replicar para todos os cantos, porque esse cadeado aqui está habilitado. Em seguida, eu vou converter esse retângulo em curvas, para que eu deixe de alterar os cantos dele. Vou pressionar o Ctrl+Q. Essa opção também pode ser acionada utilizando o menu Organizar, Converter em curvas. Isso faz com que eu possa editar os nós dessa forma, individualmente. Vou selecionar esse nó aqui, o mesmo nó que eu acabei de clicar e vou clicar na opção Separar nós. Em seguida, eu preciso identificar qual dos nós corresponde ao meu segmento reto, e qual deles corresponde ao segmento curvo. Vou dar um Ctrl+Z aqui para voltar. Então, esse nó de dentro, tem o de fora e o de dentro, é o do segmento curvo. Seleciono ele e pressiono o Delete, para apagar. Vou afastar o zoom aqui, e vou apagar todos os outros nós, na parte de cima, deixando apenas esse segmento curvo, aqui do meu lado esquerdo. Depois, eu vou dar um Ctrl+; (ponto e vírgula), para exibir novamente as minhas linhas-guia. Você pode fazer isso clicando no menu Exibir, Linhas-guia. Ainda com a Ferramenta Forma, eu vou selecionar esse nó de cima, aqui do meu retângulo, da minha linha, que agora é apenas uma linha, e vou arrastá-lo segurando o Shift, até que ele encontre a intersecção das minhas linhas-guia. Eu vou só estender ele, para que ele toque ali em cima. A mesma coisa aqui do lado direito, seleciono o nó, coloco o meu cursor sobre o nó, o cursor vai mudar de forma, apresentando uma cruz preta, vou clicar e depois segurar o Shift, e arrastar aqui para o lado. Assim, eu crio a minha guia que vai servir de referência para eu posicionar os meus elementos. Em seguida, pressionando o F8, eu vou clicar na tela. O F8 ativa a ferramenta de texto, e vou digitar o maior numeral que eu posso atingir em relação aos dias do mês. Eu preciso prever qual seria a largura máxima de caracteres que eu teria para os meus dias do mês. Eu posso colocar por exemplo: 33, mas eu não tenho o dia 33 do mês. Eu posso utilizar 30 por exemplo, ou 22. Eu acho que o 30, seria o maior número possível, em relação a tamanho. Eu preciso saber qual é o maior tamanho de largura de caractere que eu vou ter na minha agenda, para prever a posição correta ali. Em seguida, eu vou utilizar como formatação de fonte, a família Segoe UI, na versão light, leve. É uma fonte bem legal, bem elegante, que vai encaixar legal no layout que a gente vai criar. Formatando então esse texto para Segoe UI, eu vou mudar aqui, vou posicionar ele aqui do lado direito na parte de cima, tocando nas guias superiores, e vou aumentar ele aqui proporcionalmente, até que ele atinja um tamanho mais ou menos assim. Eu tenho aqui 48, então vamos definir um tamanho predefinido 48, posicionando esse texto sempre depois, com base na linha-guia. É importante prever que esse texto vai ficar posicionado sempre do lado direito da página da direita, no caso: da minha página principal. Então, o alinhamento dele precisa ser também a direita. Qualquer alteração de deslocamento no meu texto, ele vai sempre se manter alinhado com a minha lateral direita aqui da minha margem da página. Em seguida, eu vou duplicar esse texto pressionando o + (mais), posso dar também apenas um Ctrl+C, Ctrl+V, dá no mesmo, ou posso simplesmente clicar e arrastar esse texto aqui para baixo, e antes de soltar o clique esquerdo, dar um clique com o botão direito, e depois soltar o clique, eu vou ter a cópia do mesmo jeito. Apenas algumas maneiras de como você pode copiar. Outra maneira, é clicar e pressionar o Ctrl+D, e dar um OK, eu faço uma cópia duplicada do mesmo jeito. Então, você pode duplicar de diversas maneiras diferentes. Vou posicionar ele aqui desse lado. Eu vou agora, mudar o meu deslocamento para milímetro, para eu controlar melhor o meu deslocamento, e vou apenas digitar aqui, novamente prevendo qual seria o maior tamanho de texto relacionado ao mês. Eu acho que seria Dezembro, seria o maior mês possível aqui, em relação a largura, o tamanho máximo de texto que eu teria para essa informação. Em seguida, eu vou mudar o alinhamento para a esquerda, porque ele precisa estar alinhado com essa posição aqui. Vou colocá-lo alinhado na parte superior, e vou diminuir o tamanho da fonte para 24, achei um tamanho legal. Vou posicionar aqui em cima novamente, e agora vou deslocar esse meu texto: um, dois, três milímetros para a direita. 3? Vamos colocar 6. Pronto! Eu tenho esse resultado aqui. Eu tenho o meu cabeçalho quase pronto! Então, o mês de Dezembro eu desloquei 6 milímetros para dentro. Agora, a gente precisa criar a nossa tabelinha com os dias da semana. Isso é muito simples! Eu vou pegar a Ferramenta Elipse, segurando o Ctrl e o Shift, eu vou desenhar uma elipse perfeita, seria um círculo. Em seguida, utilizando aqui o cadeadinho, eu vou configurar essa elipse, para que ela tenha 3 milímetros. 2,5? 2,5 milímetros de diâmetro. Em seguida, eu vou preencher essa minha elipse de branco, e manter o contorno preto. Depois, eu vou só posicionar essa elipse aqui, exatamente o centro dela, exatamente sobre a linha do meu cabeçalho, do meu elemento do cabeçalho. E como alinhamento, eu vou utilizar como referência o lado esquerdo do meu texto. Então, com o círculo selecionado e pressionando a tecla Shift, eu vou clicar no mês, e pressionar a letra L do meu teclado, para alinhar esses elementos a esquerda. Se você quiser descobrir quais são os atalhos para alinhamento, é só clicar no menu Organizar, Alinhar e distribuir, aqui você tem todos os atalhos. Alinhar a esquerda é L, alinhar a direita é R, alinhar ao topo é T, e assim por diante. Em seguida, eu vou selecionar essa forma novamente, vou pressionar o + (mais) para duplicá-la e vou posicioná-la um pouquinho mais ali, pertinho do meu número 30. Eu não vou nem utilizar como referência a minha linha-guia. Vou colocar mais ou menos aqui. Pode ser um pouquinho mais para a esquerda. Dessa maneira, eu tenho o primeiro e o último ponto, onde a pessoa vai poder marcar o dia da semana. Seria mais ou menos isso aqui. Depois, eu vou utilizar a Ferramenta Mistura, que está aqui no grupo de ferramentas Misturar, ela é a ferramenta principal do grupo. Vou clicar no primeiro círculo, e arrastar até o segundo círculo e soltar, para criar uma mistura entre os objetos. Eu já tenho um objeto, que é o objeto inicial, e dois objetos que é o objeto final. Eu preciso de 7 círculos, um para cada dia da semana. Então, eu vou configurar aqui em cima, 2+5 é igual a 7 círculos. Então, eu tenho dois círculos e eu preciso configurar a minha mistura, para que ela tenha mais 5 círculos. Então, em seguida, tudo o que eu preciso fazer agora, é selecionar essa mistura, eu peguei a Ferramenta Seleção, selecionar essa mistura, dar um Ctrl+K para separar o efeito, para quebrar o efeito, ele deixa de ser um efeito. Eu pressionei o Ctrl+K, agora são objetos independentes, e dar um Ctrl+U, para desagrupar esses objetos, assim eu tenho objetos independentes separados. O próximo passo agora, é digitar as informações de dias da semana. Vou pressionar o F8, para ativar a ferramenta de texto, dar um clique na tela, formatar o meu texto para Segoe UI no tamanho 9, e começar a digitar: Segunda, Terça, Quarta, Quinta, Sexta, Sábado e Domingo. Se você quiser começar com o Domingo, não tem problema, é só colocar ele ali em cima. Eu acho que o tamanho 9 ficou legal, tamanho 9. O próximo passo agora, é apenas distribuir esse texto, para que ele fique alinhado exatamente com os meus círculos. Para isso, eu tenho que primeiro alinhar esse meu texto centralizado, eu só voltei para a Ferramenta Seleção aqui. Depois, eu vou quebrar esse texto, ou seja, separar ele, pressionando o Ctrl+K. O CorelDRAW vai separar cada uma das linhas em um objeto separado, em uma linha de texto separada. Agora, eu vou alinhar cada um dos elementos com o seu respectivo círculo. Clico no Domingo, seguro o Shift, clico no círculo e pressiono a letra C, para alinhá-los ao centro. A Segunda-Feira a mesma coisa, Segunda-Feira, seguro o Shift e clico no círculo, pressiono a letra C. Depois, a Terça-Feira, "C" para alinhá-los no centro e assim por diante. Eu não preciso me preocupar por enquanto com o alinhamento horizontal, apenas com o alinhamento vertical. Alinhando cada dia ao seu respectivo círculo, vou selecionar todos esses dias e pressionar o T, para alinhá-los pelo topo. Em seguida, eu posso agrupá-los e posicioná-los, arrastando aqui para cima. É importante mencionar o seguinte: Depois que eu agrupar esses elementos, para eu deslocar eles para cima eu vou fazer o seguinte, agrupei, vou clicar e arrastar para cima, e antes de eu posicionar ali em cima, eu vou pressionar o Ctrl. Se eu segurar a tecla Ctrl, eu restrinjo esse movimento em linha-reta. Então, segurando o Ctrl, eu vou posicionar ele aqui em cima. Depois, eu posso apenas pressionar para baixo aqui uma vez, lembrando que o meu deslocamento está em 1 milímetro, para deixá-los mais próximos. A gente já tem o nosso cabeçalho quase pronto. Se eu esconder as linhas-guia, eu tenho aqui uma prévia do resultado final. Deixa eu só dar uma alinhada aqui no meu Dezembro. Eu vou alinhar ele exatamente com o Domingo aqui, para ficar mais bonitinho. Então, eu tenho o meu cabeçalho quase pronto. O próximo passo agora, seria inserir o logotipo da minha empresa, eu posso deixar isso para o final também. Eu vou criar aqui um logotipozinho rápido. Desenhar aqui um retângulo, duplicar ele e girar ali em 45 graus, fazer um logotipo igual ao que eu fiz ali dentro. Colocar aqui preto, girar ele novamente, e escrever aqui: Logo. Exatamente igual ao que eu criei na minha agenda principal. É ao contrário, não é?! Aqui é preto, o meu texto é branco, e aqui não tem preenchimento, apenas contorno. Seria o logotipo da minha empresa, vou apenas me certificar de que ele fique dentro pelo menos da minha margem esquerda. Então, olha só o nosso cabeçalho, está pronto! O próximo passo agora, é criar a nossa pauta, que vai ser onde a pessoa que vai usar a agenda, vai escrever os seus compromissos. Na minha agenda de exemplo, eu utilizei intervalos de meia em meia hora. Sendo a minha hora inicial 7:00 Hs, e a minha hora final 20:30 Hs. Para eu construir esse tipo de informação rapidamente, a gente pode utilizar o Excel. Eu vou utilizar aqui o Excel 2016, você pode utilizar qualquer versão anterior, dá no mesmo. Eu vou abrir aqui o Excel no Windows 10, apenas pressionei o Ctrl+Q ali para pesquisar, e vou criar uma nova planilha em branco. Tudo o que eu preciso fazer é digitar o 7:00 para começar a minha sequência, depois 7:30 para dar continuidade a ela. Eu só preciso ter as duas primeiras informações. Depois, eu posso selecionar essas duas informações, e utilizando a alça de preenchimento que é esse pontinho verde aqui embaixo, colocando o meu mouse em cima, quando aparecer essa setinha preta, eu clico e arrasto para que o Excel preencha essa sequência para mim. É só eu arrastar até as 20:30 Hs. Você pode utilizar qualquer outro horário. Depois, o que eu preciso fazer, é selecionar esse texto, já estava selecionado na verdade, eu só preciso selecioná-lo e copiá-lo. E aqui, vem um macetinho. Se eu colar isso diretamente no CorelDRAW, ele vai criar um arquivo de texto, um texto de linha única. Apenas dei um clique com a Ferramenta de Texto e colei. Haverá uma bagunça. Então, para burlar isso, a gente vai abrir aqui o bloco de notas, e a gente vai colar essa informação no bloco de notas. Depois, eu seleciono todo mundo de novo e recorto, e agora sim eu venho no CorelDRAW, e com a Ferramenta de Texto eu dou um clique na tela, e dou um Ctrl+V, para colar. É só formatar esse texto agora para Segoe UI, tamanho 9 e vou posicionar aqui em cima, sendo a minha primeira informação de hora. O próximo passo agora, é criar a pauta propriamente dita. Eu tenho aqui um espaço da parte de cima até aqui embaixo, onde eu delimitei com linhas-guia. E para que eu possa inserir a minha pauta, eu vou utilizar a ferramenta Bézier. Eu posso utilizar a ferramenta de Linha de Dois Pontos também. Cadê? Linha de dois pontos, está aqui. Vou utilizar ela. Eu vou clicar aqui, utilizando como referência, a linha de base desse texto. Então, quando eu posiciono o meu cursor do mouse sobre a linha de base do meu texto principal, do texto daqui dos meus horários, o CorelDRAW vai começar a indicar as linhas de base. Então, eu vou clicar e arrastar, e pressionar o Shift, para que eu tenha uma linha reta. É só soltar, para que essa linha seja desenhada. Então, eu vou apenas aumentar essa minha linha até a extremidade esquerda. Eu vou posicionar mais ou menos aqui. Ela ficou com um tamanho de mais ou menos 112 milímetros. Eu vou colocar aqui 110 milímetros, alinhando ela aqui ao lado esquerdo. Eu arrastei segurando o Ctrl. Eu tenho esse resultado. Eu preciso agora, de uma cópia dessa minha linha. Seleciono ela, e pressiono o + (mais), e depois, desloco ela lá para baixo, para a extremidade inferior da minha linha-guia. Eu vou tirar a linha-guia aqui, para você ver melhor. Então, eu tenho duas linhas, uma em cima e uma embaixo. Eu vou contar aqui no Excel, a quantidade de registro de texto que eu tenho. Eu posso contar pela própria informação de linhas aqui do ladinho. 28 linhas, aqui embaixo, se eu selecionar ele também conta para mim 28 linhas. Então, eu sei que eu vou precisar de 28 linhas de pauta, para encaixar os 28 horários. Para isso, eu vou selecionar novamente a Ferramenta Mistura, vou clicar na linha de cima e arrastar para a linha de baixo, e eu já tenho duas linhas: A inicial e a final, para completar 28 eu só preciso de 26 linhas na mistura. Pronto! Fazendo isso, eu vou novamente pegar a Ferramenta Seleção, dar um Ctrl+K para separar o efeito, e dar o Ctrl+U, para desagrupá-los. Eu vou exibir novamente as linhas-guia. Agora, o que eu vou fazer? Eu vou alinhar esse texto um pouquinho mais a frente, um pouquinho mais próximo das minhas pautas, mais ou menos aqui, e utilizando a Ferramenta Forma, eu pressionei o F4 aqui, apenas para enquadrar o zoom na tela, utilizando a Ferramenta Forma, eu vou aumentar o espaçamento entre linhas, desse meu texto. Pego a Ferramenta Forma, esse controle aqui embaixo eu vou clicar e arrastar para baixo, até que ele trave ali na minha borda, da minha linha-guia. Eu tenho exatamente o mesmo espaço da minha pauta. Olha só o resultado final. É mais ou menos esse aqui. Agora, na minha agenda, no meu modelo, eu tenho essas bolinhas na parte da frente, que seria uma espécie de "Check". Onde, você pode marcar ou pintar a bolinha, indicando que você já concluiu aquele compromisso, já concluiu aquela atividade, você pode marcar como importante, enfim, é uma bolinha que serve para você marcar, e você pode utilizar de diferentes maneiras com diferentes critérios. Então, eu vou utilizar o mesmo princípio que eu utilizei na pauta. Vou dar um zoom aqui no comecinho do meu texto, vou pegar a Ferramenta, eu posso até copiar aquela bolinha ali de cima. Eu já até tenho uma bolinha ali em cima, vou apenas arrastar e clicar com o botão direito, para criar essa bolinha. Eu vou apenas me certificar de que o tamanho dela seja pelo menos o tamanho aqui do meu texto, linha de base e linha de topo. Depois, eu vou selecionar essa bolinha, dar o + (mais) e vou arrastá-la, lá para baixo. Deixa eu deslocar aqui para baixo. Vou colocá-la aqui embaixo, novamente utilizando como referência, a linha de base do meu texto. Você observa que o CorelDRAW exibe as guias de alinhamento. Se eu quiser me certificar, eu posso simplesmente selecionar a bolinha, segurar o Shift e selecionar o texto, e pressionar o B, para alinhar pela base, dá no mesmo. Eu vou posicionar ele aqui do ladinho, na minha linha-guia do lado esquerdo. Se o seu CorelDRAW não estiver exibindo as guias de alinhamento que são essas guias cinzas mais clarinhas aqui, você pode habilitá-las, clicando no menu Exibir, e a opção Linhas-guia de alinhamento, lembrando que essa opção só está disponível nas últimas versões de atualizações do CorelDRAW X6, e nativamente no CorelDRAW X7. Então, a gente tem aqui, a minha bolinha inicial, a minha bolinha final, vou esconder as guias, e novamente vou pegar a Ferramenta Mistura, clicar e arrastar para misturar as minhas bolinhas. Eu preciso de 28, então, adiciono aqui 26. Eu tenho a minha mistura final, com todas as minhas bolinhas. Vou selecionar aqui a minha mistura, clicando em qualquer bolinha no meio do efeito, dar um Ctrl+K e um Ctrl+U, para desagrupá-los. Eu já tenho o meu layout quase pronto. Olha só que legal. Só está faltando agora para a gente, adicionar o espaço de anotação. Deixa eu exibir novamente aqui, as minhas linhas-guia. Com a Ferramenta de Texto, eu clico na tela e coloco "Notas:". Depois, eu formato esse texto para Segoe UI, tamanho 9, posiciono ele aqui na linha-guia e desloco ele 3 milímetros para baixo, e olha só que bacana o meu resultado final! Pronto! Eu tenho a minha agenda prontinha. O meu lado direito, a minha frente da minha agenda prontinha. Eu posso depois, ainda, inserir uma marca d'água, colocar outra informação. Eu vou deixar um pouquinho mais simples. Você pode colocar uma marca d'água aqui, enfim, colocar cores, você pode fazer do jeito que você quiser. Agora, o que a gente precisa fazer, é espelhar esse layout na parte de dentro. Aqui na minha página da esquerda. Vou mostrar aqui para você, as linhas-guia que eu tenho na parte da esquerda. Tudo o que você precisa fazer, é copiar esses elementos. Eu vou pegar aqui e dar um Ctrl+C. Vou para a minha guia de dentro, e dar um Ctrl+V. Eu vou tomar o cuidado de recriar novamente as minhas guias aqui da página 2, as guias de alinhamento que eu criei lá com a Ferramenta de Papel Gráfico, apenas para eu ter uma referência. Agora, o que eu tenho que fazer, é espelhar esse layout. Porque, do lado direito, o dia fica do lado direito, juntamente com o logotipo do lado esquerdo, e assim por diante. Do outro lado, isso precisa inverter, o dia precisa passar para o lado esquerdo, para que eu tenha um resultado mais ou menos assim. Assim, quando a pessoa virar a página, ela vai conseguir acompanhar a informação distribuída de maneira lógica no seu layout. Então, o que a gente vai fazer? A gente vai selecionar essa galera, primeiro alinhar ela novamente com a margem da direita, vou colocar ela aqui do lado direito. Lembrando que eu apenas selecionei todo mundo. Eu vou selecionar todo mundo, e utilizando aqui como referência, pode ser a linha da pauta que está mais óbvio, ou a linha aqui do meu elemento na parte de cima. Eu vou posicionar o meu mouse exatamente no cantinho, clicar e arrastar. Depois que arrastar um pouquinho, eu pressiono o Ctrl, para garantir que ele venha em linha-reta, posiciono sobre a minha linha-guia, solto o clique e solto o Ctrl, vou dar um F4 para visualizar de longe. O que a gente vai fazer agora é: Selecionar esse cabeçalho, e refleti-lo, utilizando esse comando aqui na parte superior, no meu painel de controle, ou na minha barrinha de propriedade da ferramenta. Refletindo, claro, todos os meus elementos vão ficar opostos. Depois, o que eu vou fazer é, selecionar o logotipo, e invertê-lo, selecionar o meu dia do mês e invertê-lo, mudando dessa vez o alinhamento para a esquerda. Selecionar o mês de Dezembro, e invertê-lo, mudando dessa vez o alinhamento para a direita, com base na direita. E selecionar aqui, os meus dias da semana, todos eles, e invertê-los, assim eu tenho o meu layout prontinho, sem muito trabalho, eu fiz a inversão, assim eu tenho a encadernação do lado esquerdo na página da frente, e a encadernação do lado direito na página do verso. Viu como é fácil? Viu como é tranquilo? Agora, vem alguns macetes legais, para que você facilite o seu trabalho. A maioria das pessoas quando cria layouts para utilizar a impressão mesclada no CorelDRAW, seja um crachá, seja um certificado, seja qualquer outro tipo de material que utilize dados variáveis e impressão mesclada, ela cria os elementos, deixa eles na página, e depois ela faz a mesclagem. Por exemplo: Eu vou ter aqui 366 dias, ou seja, o CorelDRAW vai repetir 366 vezes o número, o dia da semana, todas as pautas, todos os textos, e isso vai fazer com que o meu arquivo fique extremamente pesado. Eu posso muito bem, a partir daqui, já criar a mesclagem e pronto! Já soltar a minha impressão mesclada, fazer a mesclagem e criar o meu resultado final. Mas, eu vou ensinar para você uma dica, um macete muito legal, para você otimizar o seu fluxo de trabalho e criar arquivos muito mais leves. E outra: As chances desse arquivo travar porque ficou pesado demais, caem para quase zero. Então, tomando os devidos cuidados, utilizando o aplicativo de maneira profissional, utilizando os recursos que ele oferece, você quase não enfrenta problemas de instabilidade. Eu vou utilizar primeiro os dois exemplos, eu vou utilizar um exemplo fazendo normalmente, como qualquer outra pessoa que não conhece os recursos que eu vou mostrar, faria. E depois, eu vou mostrar para vocês, uma maneira otimizada de criar a impressão mesclada. Mas, a partir daqui então, eu vou começar a trabalhar com impressão mesclada, e logo mais na frente eu vou mostrar essa dica, para você otimizar o seu fluxo de trabalho. Então, eu vou dar um Ctrl+S, só para garantir. Eu vou colocar aqui, "Agenda Elegante", vou salvar esse arquivo, antes de começar a trabalhar com impressão mesclada, só para me precaver. Então, eu tenho aqui, a minha frente e o meu verso, e agora eu preciso criar os meus dados variáveis. É importante mencionar o seguinte: Para você trabalhar com dados variáveis, você precisa ter uma tabela de dados. Para que vão servir esses dados variáveis? Para que eu possa inserir todos os dias do ano e todos os meses também. Então, a partir desses dados variáveis, eu vou conseguir replicar a minha agenda, criando uma agenda de maneira automatizada, sem precisar ficar digitando: 1, 2, 3, 4, 5 em cada uma das páginas no CorelDRAW. Para criar a tabela de dados contendo os dias e os meses, a gente vai utilizar o próprio CorelDRAW, deixa eu fechar, o próprio Excel aliás. Eu vou abrir aqui o Excel, do zero, eu vou abrir ele de novo. Só que, a gente precisa entender o seguinte: Se você viu o primeiro vídeo, onde eu mostro como criar a agenda no InDesign, a gente criou uma tabela simples, onde o dia do mês ficava no meio da página, deixa eu pegar aqui. Eu acabei não mantendo o modelo, mas enfim, era mais ou menos assim. E essa informação de dia e mês, ficava no meio da página. Então, a gente não tinha essa diferenciação da página da frente e da página do verso, era um documento de página simples, e não de página dupla, que é o que a gente está criando agora. Então, a gente criou uma tabelinha bem simplificada. É importante que você assista ao vídeo de InDesign, onde a gente tinha o dia, o mês, e a partir daí, a gente tinha o dia 1, o dia 2, eu vou só converter aqui todo mundo para texto. Dia 01, dia 02, dia 03 e assim, sucessivamente, do mês de Janeiro. E repetir, Janeiro, Janeiro e Janeiro. Então, tinha de 1 até o 31 de Janeiro. Logo em seguida, de 1 até 29 de Fevereiro, e assim, sucessivamente. A gente criou uma coluna bem grandona, contendo todos os dias e todos os meses de maneira consecutiva, para que a gente tivesse uma tabela de dados. Só que, como a gente está trabalhando com um layout duplo, ou seja, tem página da esquerda e tem a página da direita. Tem a página da direita e a página da esquerda que seria o verso, a gente precisa tomar um cuidado um pouquinho diferente, e precisa criar uma tabela de dados diferente. Por quê? As informações que vão na página da direita, não são as mesmas que vão na página da esquerda. Ou seja, aqui começa no dia primeiro, aqui já precisa ser o dia 2. Então, se a gente utilizar aquela tabela que eu mostrei como criar no InDesign, não vai dar certo. Então, a gente vai criar uma tabela diferente, e essa tabela também serve para o InDesign, quando você for criar páginas duplas, o procedimento é exatamente o mesmo. Então, o que a gente vai fazer? A gente só precisa tomar um certo cuidado. Aqui, eu vou criar no Excel uma planilha nova, eu vou selecionar aqui todas as células, e vou mudar a formatação para texto. E eu vou criar uma coluna para o dia, do lado direito, que seria a minha página da direita, onde vai começar o meu ano. O mês, do lado direito, depois o meu dia do lado esquerdo, que seria o verso, e o meu mês do lado esquerdo. Lembrando que essa primeira linha, sempre é o rótulo da minha tabela de dados. Então, aqui é o título dessa coluna, o título dessa coluna, e assim por diante. Então, como é que vai funcionar, gente? Aqui, você vai ter um pouquinho mais de trabalho, porque a gente vai ter que tomar todo o cuidado para criar a tabela de dados, mas claro! Você só vai precisar fazer isso uma vez, depois você pode replicar, utilizar essa tabela para todas as suas outras agendas. Então, o que a gente vai fazer? A gente vai ter aqui, do lado direito a gente vai começar o dia 1. Lembrando que do lado direito, é onde começa a nossa agenda, é onde começa a leitura, onde vai começar o nosso ano. Então, do lado direito, primeiro de Janeiro. Depois, o verso seria 2 de Janeiro. Deu para entender? Depois, a frente. 3 de Janeiro, e o verso, 04 de Janeiro. Claro que você não precisa ir digitando de um por um. Depois que você começar a sequência com os 4 primeiros valores, os dois primeiros da esquerda e os dois primeiros da direita, você pode selecionar esses valores e utilizar a alça de preenchimento, para ir arrastando. Aqui, na verdade, ele está replicando, Janeiro, eu escrevi errado. Vou selecionar os dois, deixa eu ver se ele está como texto. Vou selecionar os dois e vou arrastar para baixo, até eu ter mais ou menos todos os dias do mês de Janeiro. O mês de Janeiro de 2016, ou de qualquer outro ano, ele vai até 31. Então, o último dia de Janeiro é bem aqui, ele acaba logo aqui no dia 31. Eu preciso dar continuidade na minha tabela, a partir desse ponto. Começando com 01 de Fevereiro, inserindo novamente pelo menos 2 registros de Fevereiro abaixo. Então, 1 de Fevereiro, depois do lado direito, 2 de Fevereiro. Eu vou copiar aqui para ser mais rápido, 2 de Fevereiro. 03 de Fevereiro, depois 04 de Fevereiro e 05 de Fevereiro. A partir do momento que eu tiver dois registros, um abaixo do outro, de Fevereiro, eu posso selecionar e arrastar a alça de preenchimento, para replicar Fevereiro. Neste caso, ele vai até o dia 29. E, a partir daí, dia 29 porque é um ano bissexto, mas você pode incluir para qualquer outro ano. Já que é uma agenda permanente, o dia 29 precisa estar presente. Assim, você garante que ela vai ser utilizada em qualquer ano. A partir daí, aqui acabou certinho no finalzinho da coluna. Eu já recomeço aqui. 01 de Março, 02 de Março, 03 de Março, 04 de Março. Eu já tenho dois registros, seleciono e vou repetindo isso para todos os meses. Março, vai até que dia? Até 31. Depois, Abril vai até 30, depois Maio, até 31. Fazendo a minha tabela de maneira contínua, utilizando esse padrão, você cria uma planilha de dados que vai servir para você utilizar em todas as suas agendas, tanto no InDesign, quanto no CorelDRAW. Claro que eu não vou fazer tudo de novo, porque eu já tenho a planilha. Eu só queria mostrar para vocês como fazer. Eu já tenho aqui a minha planilha criada no Excel. Eu vou só mostrar para vocês aqui. Então, eu criei aqui, dia direito, eu vou só mudar aqui o nome. Mês direito, Dia esquerdo, Mês esquerdo. Você pode nomear do jeito que você quiser. Você pode utilizar inclusive aqui, um número: 3direito, por exemplo, ou 30, eu vou colocar Dia, só para ficar mais fácil de a gente identificar. Isso aqui, é irrelevante. Então, coloquei aqui, fiz a tabelona com todos os dias do ano, até 31 de Dezembro. Vou dar um Ctrl+B, só para salvar aqui a minha tabela, no formato Excel mesmo. O que a gente precisa fazer agora, é exatamente a mesma coisa que a gente fez no InDesign. Eu vou salvar essa minha tabela do Excel, em um formato separado por vírgulas, que seria o SVG, o CSV aliás. Então, eu dou um F12, ou clico em Arquivo, Salvar como, tanto faz, eu pressionei o F12 aqui, para salvar como. Vou mudar aqui o tipo de arquivo para CSV, separado por vírgula, colocar o nome que eu quiser, e vou salvar aqui. Ele está perguntando se eu quero substituir. Vou confirmar. Salvei em um arquivo separado por vírgula. Posso fechar aqui a tabela do Excel. E olha só! Eu vou ter como resultado, um arquivo no padrão CSV. O que eu preciso fazer agora, é abrir esse arquivo no bloco de notas, clicando com o botão direito: Abrir com, para que você possa identificar que na verdade ele não separou por vírgulas, ele separou por ponto e vírgula. E isso vai dar problema. Então, a gente precisa converter esses pontos e vírgulas em apenas vírgulas. Para isso, a gente vai clicar aqui em Editar, Substituir. Vou substituir, localizar o ; (ponto e vírgula) e substituir pela vírgula. Depois, é só clicar em substituir tudo e pronto! Todos os pontos e vírgulas foram substituídos por vírgulas. É só fechar e salvar. Pronto! A minha tabela de dados com todos os dias do ano, está prontinha para ser usada. E melhor ainda, são meses do ano opostos, frente e verso, de acordo com o layout que a gente criou. O que a gente precisa fazer agora, é inserir e criar os nossos campos de mesclagem, e inserir um documento para indicar para o CorelDRAW, onde ele deve colocar essa informação. Eu vou só dar um Ctrl+S, para garantir que o meu documento está salvo, e vou clicar no menu Arquivo, Impressão Mesclada, Criar/Carregar campos de mesclagem. O Assistente de impressão mesclada vai ser iniciado, e você vai clicar aqui na segunda opção: Importar texto de um arquivo ou de uma origem de dados ODBC. Clique em avançar, na opção Arquivo, você clica aqui nesse ícone, para localizar o seu arquivo. Localize a pasta onde o seu arquivo foi salvo, e você muda aqui em Tipo de Arquivo, para Arquivos separados por vírgula, que seria o CSV. Selecione o seu arquivo e clique em Abrir. Clique no Avançar. O CorelDRAW, automaticamente vai reconhecer as colunas, os campos, e também os textos. É só clicar em Avançar de novo, em Avançar novamente e concluir. Pronto! Os seus dados foram carregados. Agora, o que você precisa fazer é, aqui eu estou na página 1, que seria a minha página direita. Selecionar o texto que você inseriu, dar dois cliques e selecionar, e aqui eu vou selecionar o dia da direita e clica na opção Inserir, para inserir o campo de mesclagem. Não se preocupe se ele ficar meio estranho, o importante é que já está tudo configurado, tudo formatado para receber o dado variável. A mesma coisa no mês, eu vou clicar aqui no mês, vou dar um Ctrl+A para selecionar, selecionei o texto, e depois o mês da direita, Inserir. Dessa maneira, eu tenho os dois campos de mesclagem, do mês e do dia. O próximo passo, é fazer isso na página oposta, na página do verso. Selecionar aqui o mês, mudar o campo para o mês da esquerda e inserir, depois selecionar o dia, mudar o campo para o dia da esquerda e inserir. Pronto! O resultado parece feio, parece estranho, mas está pronto! Isso é tudo que você precisa fazer, para criar a sua agenda permanente. A partir daqui, o processo é automático, o próprio CorelDRAW vai criar todas as demais páginas para a gente. Agora, você vai notar o seguinte: Eu vou clicar aqui na opção Mesclar a novo documento, para criar um novo arquivo com todas as páginas da minha agenda. Eu vou apenas me certificar de que a configuração de páginas do CorelDRAW, está definida para páginas do mesmo tamanho e com a mesma orientação. Acabei fazendo besteira! Então, está todo mundo configurado e organizadinho, a mesma orientação e o mesmo tamanho. Eu vou clicar na opção Mesclar ao novo documento, e o CorelDRAW vai começar a mesclar os meus campos, criando um novo documento, onde cada uma das páginas, vai ser uma página individual da minha agenda, contendo o dia e o mês, do meu ano de 366 dias. Eu vou ter no final, um arquivo com 366 páginas. Agora, note quanto tempo o CorelDRAW vai demorar para mesclar esses campos, nesse arquivo. Você tem aqui, que processar todas as entradas dos campos, ele vai inserir, vai duplicar todos os elementos da sua página, ele vai levar um pouquinho de tempo, até que ele vai criar um arquivo do CorelDRAW, com 366 páginas, com layouts opostos. Olha que bacana! Então, você tem a sua agenda permanente. Você pode dar um Ctrl+Shift+S, e salvar essa agenda, Agenda Elegante Final, por exemplo. Você pode salvar essa agenda com o nome que você quiser. Depois, você pode mandar para a gráfica, você pode exportar em PDF/X-1a, que é o recomendado, é recomendado que você exporte isso em PDF/X-1a, de páginas simples, que você crie um arquivo igual esse aqui, que é um PDF de páginas simples no padrão X-1a, para que ele possa ser imposicionado pelo pessoal da gráfica. Eles que fazem esse tipo de trabalho. Na verdade, é recomendado inclusive, que eles que façam, porque eles podem acrescentar páginas em branco no começo ou no final, se a sua agenda tiver por exemplo um calendário, se a sua agenda tiver uma área para anotações de contato, se tiver folha de rosto, então, é importante você exportar em PDF, e a imposição pode ser feita pela gráfica, pelo bureau que faz as chapas de impressão. Ele vai fazer uma boneca, que seria um arquivo de modelo, uma agenda de modelo, para você vê o resultado final. Está salvando aqui o meu documento. Então, você nota o seguinte: Eu vou só ensinar para você como exportar agora o PDF, antes de continuar. Vou clicar aqui no Arquivo, Publicar em PDF, o padrão você escolhe na predefinição PDF/X-1a, e você clica aqui em Configurar, para abrir a janelinha de configuração de exportação desse PDF. Deixa só ele abrir aí. É um arquivo que está bem pesado. Eu vou te ensinar, já, já, como otimizar isso, é aquele macete que eu falei agora há pouco. A gente vai aprender a otimizar o nosso fluxo de trabalho para a criação dessa agenda, e isso vai servir também para qualquer outro tipo de projeto, que tenha elementos muito repetitivos, como você tem aqui nessa agenda. Abrindo a janelinha de Configurações, a gente vai clicar aqui na guia Pré-Impressão, e vai marcar a opção Marcas de corte. Só isso. Clico no OK, para que ele confirme a alteração da configuração. Está bem lento. Depois, é só você configurar o nome aqui, que você quiser, agenda elegante final, só tirar aqui a extensão, pronto! E salvar em PDF. O CorelDRAW então, agora vai exportar esse arquivo em um PDF de página simples. Você pode incluir outras informações como capa, folha de rosto, área para anotações, área para anotações de contatos, agenda de contatos, enfim, você pode criar as outras páginas da agenda a partir desse arquivo final aqui, e depois enviar para a gráfica. O resultado final, vai ser um PDF, deixa ele terminar de exportar aqui, vai ser um PDF idêntico a esse que você está vendo aqui na minha tela. Ainda está exportando. Deixa eu abrir esse aqui. No final, você vai ter um PDF idêntico a este aqui. A única diferença, é que aqui eu coloquei uma marca d'água, mas você vai ter um PDF dessa maneira. Este é o arquivo que você deve enviar para a gráfica. Se a gráfica pedir o arquivo em Corel, você pode mandar, beleza! Tudo bem, não tem problema. Mas, se a gráfica não sabe como utilizar PDF padrão mundial de impressão, eu recomendo que você procure outro estabelecimento. Então, o arquivo em PDF é mais do que suficiente para qualquer gráfica que se preze, conseguir imprimir a sua agenda. Porque, a imposição, a colocação das páginas na ordem correta, é feita pelo software que faz as chapas de impressão, não é feita no CorelDRAW. Embora, você consiga fazer no CorelDRAW. Você consiga fazer a impressão, inclusive das páginas opostas, utilizando encadernação para grampear no meio por exemplo. Claro que para esse tipo de documento que tem mais de 300 páginas, seria necessária uma impressão em camadas, que é uma impressão um pouquinho mais complexa. Se você quer saber o que é uma impressão em camadas, é só você olhar qualquer livro que seja grande demais, uma bíblia por exemplo. Se você pegar uma bíblia, e dar uma olhadinha na área da encadernação, na área onde as páginas são dobradas, você observa que a bíblia é composta por vários caderninhos pequenos, colados uns nos outros, que formam a bíblia propriamente dita. Então, isso se chama encadernação em camadas, é um processo de impressão um pouquinho mais complexo do que aquele comum de brochura, que você imprime e grampeia no meio, é diferente. Então, fazendo isso, gente, você consegue concluir a sua agenda permanente. Eu poderia finalizar o vídeo aqui, mas eu vou te ensinar agora, como otimizar o processo de criação da agenda, para que você crie um resultado muito mais leve, um arquivo muito mais leve, e para que a impressão ocorra mais rapidamente também, evitando problemas de travamento, ou de encerramento inesperado do aplicativo. Vou fechar aqui, o arquivo final mesclado, e vou voltar para o meu arquivo da minha agenda inicial. Primeiro, entenda o seguinte: Todos os elementos da minha página, tanto da página da direita, quanto da página da esquerda, ou seja, tanto da frente quanto do verso, esses elementos se repetem. Quais são os elementos que se repetem? O logotipo, essa área aqui do cabeçalho onde tem os dias da semana, o corpo e a área de anotações. Apenas o mês e o dia são variáveis, ou seja, são as únicas informações que não vão se repetir em todas as páginas, serão na verdade, variáveis, serão diferentes em cada uma das páginas. Então, para que você possa otimizar o seu trabalho, você pode configurar o seu documento, utilizando símbolos. Isso fará com que o CorelDRAW, ao criar a mesclagem, onde ele vai precisar repetir todos os elementos na página, não utilize uma cópia, propriamente dita desses objetos. Ou seja, ele não vai repetir o logotipo 366 vezes. Ele não vai repetir as pautas e os horários 366 vezes, criando um arquivo muito pesado e demorado na hora de processar. Utilizando o conceito de símbolos no CorelDRAW, ele vai inserir o logotipo apenas uma vez na página, e em seguida, ele vai utilizar a referência desse logotipo, para representá-lo nas demais páginas, criando um arquivo muito mais leve, tanto de processar, quanto de salvar. O arquivo final vai ficar muito mais leve, quanto o de exportar. Então, a gente vai aprender a converter os elementos que vão se repetir, em símbolos. E o que é legal, é que esses símbolos podem ser editados depois individualmente. Então, a gente vai converter cada uma das áreas do nosso layout em um símbolo. Você pode converter tudo junto. Pode converter separado, pode converter só o logotipo em um símbolo, só as pautas em um símbolo. Para economizar tempo, eu vou converter logo todo mundo junto. O que eu vou fazer aqui nesse caso? Selecionar os dados variáveis que é o mês e o dia, e vou dar um Ctrl+G, para agrupá- los, pronto! Agrupei os dois, eles vão se mover em conjunto. Eu estou trabalhando na página 1. Depois, eu vou dar um Ctrl+A, para selecionar todos os elementos da página, vou segurar o Shift e vou clicar sobre o meu grupo aqui dos dados variáveis. Isso quer dizer que eu selecionei todo mundo, menos os dados variáveis. Depois disso, eu vou agrupar esses elementos, apenas para garantir que eles vão ser convertidos juntos. Então, eu tenho aqui um grupo com todos os elementos da minha página, com exceção do dia e do mês. Em seguida, eu vou clicar com o botão direito e selecionar a opção: Símbolo, Novo Símbolo. Então, eu vou colocar aqui: Layout direita. Então, você observa que este elemento foi convertido em um símbolo, todos esses elementos foram convertidos em um símbolo, porque a partir desse momento, a caixa delimitadora é azul. Se eu quiser editar esses objetos, se eu quiser por exemplo, selecioná-los e editar o logotipo, eu já vou precisar entrar no modo de edição de símbolo, que seria clicando nesse botão aqui em cima. Ele vai abrir os arquivos em uma página separada, onde eu poderia editar. Vou dar um Ctrl+Z aqui, apenas para voltar. Então, você nota que você converteu os seus objetos em símbolos. Se você quiser abrir o Gerenciador de Símbolos, deixa eu abrir aqui a janelinha de encaixe em Janela, Janela de Encaixe, Gerenciador de Símbolos. Se eu quiser editar esse símbolo, eu preciso entrar na edição dele, clicando aqui em cima, e fazer a edição do meu elemento. Depois, eu posso clicar aqui em Concluir edição do objeto, para voltar a minha página original. Vou fazer a mesma coisa do lado esquerdo. Seleciono os dados variáveis, agrupo no Ctrl+G, seleciono todo mundo, retiro a seleção dos dados variáveis, agrupo todo mundo, botão direito, símbolo, novo símbolo. Layout esquerdo. Clico no OK, e eu tenho aqui os dois símbolos criados. Então, fazendo isso, você otimiza o seu fluxo de trabalho. Você vai ver agora, que o CorelDRAW vai trabalhar de uma maneira muito mais rápida, quando eu fizer a mesclagem. Então, os campos de mesclagem já estão inseridos. Note a diferença de tempo: Eu vou clicar em mesclar um novo documento. O CorelDRAW vai fazer a mesclagem, e olha só! Ele está atualizando as instâncias dos símbolos, e pronto! Como resultado final, a gente tem agora, um arquivo com 366 páginas e apenas 2 símbolos inseridos, que seriam os símbolos da pauta e do logotipo. Tudo o que você precisa fazer agora, é salvar ou exportar o seu arquivo em PDF, tal como a gente acabou de fazer. Bom, gente! Então é isso, essa era a dica que eu tinha para dar para vocês. Lembrando que as técnicas que eu mostrei aqui, servem para você empregar em qualquer outro tipo de material, layout para agendas, para agendas anuais, você pode utilizar outros recursos, como colocar dias da semana. Você só precisa trabalhar um pouquinho mais na sua tabela de dados, e o limite aqui é sua imaginação, você pode criar e exportar isso da maneira que você quiser, de maneira rápida e automatizada. Claro que eu levei muito mais tempo aqui, porque eu tive que ensinar. Mas, quando você pega o jeito, você cria layouts muito mais rapidamente, utilizando recursos de maneira profissional. É importante lembrar que, eu vou disponibilizar esse arquivo para download, o arquivo em PDF para download. Você pode baixar a agenda permanente em PDF, vai estar sem o logotipozinho ali. E se você quiser ajudar o meu trabalho, você pode adquirir os arquivos originais, ou seja, os arquivos em Corel deste modelo. Eu vou deixar disponível dois modelos para você adquirir por um preço simbólico. É só para você ajudar o meu trabalho mesmo, é só clicar no link que vai ficar na descrição do vídeo, para acessar a loja do Clube do Design, para ter acesso não só aos arquivos criados nesse vídeo, mas ao vídeo propriamente dito. Então, você vai poder fazer o download lá, do vídeo, dos arquivos criados nesse tutorial. Então é isso. Não esquece de dar o seu joinha, de compartilhar esse vídeo com seus amigos, para ajudar o meu trabalho, e também de clicar em Inscrever-se, caso você ainda não faça parte do Clube do Design. A gente se vê no próximo vídeo. Um forte abraço! Tchau, tchau!.

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Roy Fleming, Wayne County. Londrina: Missouri Synod; 2007.

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