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Brooklyn campus - Vou mostrar agora como se tira a roda da bicicleta. eu vou começar pela roda traseira, que é um pouquinho mais complicada então se você souber tirar a roda traseira vai conseguir de boa tirar a dianteira uma das coisas bacanas pra você fazer é, primeiro, você colocar a marcha na menorzinha ali que aí vai ser mais fácil pra depois você botar a roda de volta no lugar porque já vai saber que está na primeira, mesmo É essencial que você tire o freio ele funciona através de molas Tem duas molas aqui Estes são dois braços com mola Este aqui é o cachimbo O que a gente vai fazer é o cachimbo sair desta peça aqui, do braço O que você vai fazer é pressionar aqui onde está preso e tirar o cachimbo O que é o cachimbo? É isto aqui Eu apertei este braço aqui E ele desloca a peça do cachimbo Pronto, tá solto. Este aqui, no caso, é o V-brake, que é bem simples, um modelo bem conhecido hoje em dia. É só puxar a molinha aqui, um dos braços e tirar Tem também o cantilever, o freio a disco e... tem mais um modelo que esqueci agora o nome mas todos eles são bem fáceis de tirar Depois a gente vai fazer um outro tutorial de como abrir cada um, que vai ficar um pouquinho mais fácil também Bom, tirando o freio... botando na primeira marcha... Você está no meio da rua, né, A galera gosta de falar pra não virar a bicicleta de cabeça para baixo e essas coisas Nunca entendi muito bem o porquê Mas você está no meio da rua E é você quem vai fazer, então faz do jeito que vai ser mais fácil pra você, basicamente. O jeito mais fácil, de vez em quando, É simplesmente virar de cabeça para baixo Esta aqui é uma bicicleta muito fácil de tirar a roda. Uma bicicleta com blocagem Se não é uma bicicleta com blocagem, é uma bicicleta de chave 15 (quinze). Chave 15 é uma chave que nem esta, número 15 É muito difícil um parafuso destes não se adequar a isso Mas, se não se adequar, geralmente é uma 13 (treze) ou 17 (dezessete), mas normalmente é uma 15. Na blocagem, tanto o parafuso quanto a blocagem funcionam como qualquer parafuso no mundo, tirando aqueles que são contra-rosca A blocagem, no caso, você força ela, ela já abriu, aí você afrouxa e retira. A bicicleta está de ponta-cabeça mas na verdade ela sempre vai fechar no horário e abrir no anti-horário. Você abriu aqui a blocagem, o freio já está solto. Este é o câmbio traseiro, ele também é conhecido como "macaquinho" Pra você tirar a roda, movimenta ele um pouquinho pra frente só pra distensionar a corrente E, nisso, você já retira Aqui, fácil, simples. Essa jogadinha aqui com o macaquinho é essencial pra você não prender a catraca nele Então só tira ele do macaquinho, joga ele pra cima e tira a roda. Beleza, você está com a roda aqui. Neste caso, a roda ainda está cheia, mas em muitos momentos ela não vai estar. Aqui eu vou dar uma esvaziadinha Só pra gente ver como funciona pra tirar a câmara, tirar o pneu tirar a porra toda, né... A gente tá aqui com o pneu, e agora eu vou mostrar como a gente tira o pneu mesmo pra tirar a câmara e ver o que aconteceu e trocar ela de fato. Então vamos ver como a gente tira usando as espátulas Nem todo pneu é fácil de sair do aro, só com a mão. Então é sempre legal carregar um kit como este, que normalmente vem com três espátulas. Mas se você tiver duas ou uma já vai te ajudar bastante Você vai usar como se fosse uma colher, tá vendo? Ela tem um lado côncavo e outro convexo Côncavo, convexo, eu acho que é isso Bom, a gente vai enfiar aqui, sempre tomando cuidado para não beliscar a câmara, porque se beliscar ela vai rasgar Você vai colocar aqui, tirou o pneu, Isto aqui você usa, normalmente todas as espátulas têm. Você usa para apoiar no raio, tá vendo? Fez isto aqui, e no próximo você faz a mesma coisa. Usa a colher do mesmo jeito. Coloca próximo. Se você não tiver muita habilidade, quanto mais próximo você colocar, mais fácil vai ser Vai repetir o processo, já tirou uma parte e vai indo Você vai ver, conforme vai tirando mais, mais fácil vai ficar esse processo. Depois que você já desenvolveu e tem uma noção melhor, já pode ir um pouco mais pra frente Estamos vendo que não tenho muita habilidade, né, mas tudo bem. Abriu tudo. Uma dica bacana, assim de quando você fura o pneu É, quando for tirar a câmara, o que muitas vezes facilita o processo é tirar a câmara inteira primeiro e depois tirar o pino. Tenta não mudar muito ela de lugar Porque na hora em que for encher para procurar o furo Quando você encontrar o furo Você vai ter mais ou menos uma noção de onde furou Se deu um furo por aqui, então é nessa região que vai estar o que furou o pneu. Então, antes de mais nada, se vai trocar por uma câmara nova ou fazer um remendo, vê se ainda tá lá o que furou o seu pneu É legal passar a mão, mas passa a mão com cuidado Porque se for um caco de vidro você pode rasgar a sua mão também O que não é uma atitude muito inteligente passar com tudo a mão Então olha com certa minúcia Vê direitinho Tem alguns tipos de furos que você pode ver que não necessariamente foi algo que entrou às vezes o que entrou foi expelido naturalmente Mas sempre dá uma checada Porque depois de terminar de fazer todo o remendo Toda a troca começar a pedalar de novo e não der nem dez minutos e furar de novo você vai ficar bem chateado(a) Pode acreditar Bom, vamos fingir que a gente já encontrou o que furou a gente já botou uma câmara nova ou remendou e vai botar de volta Botar de volta é um processo bem simples Bota primeiro o pino E depois coloca o resto da câmara Você vê que ela não tá muito vazia Mas eu acho que vai dar Tá sussa, até Este aqui é um pneu que às vezes nem precisa muito de espátula Quando for voltar a botar o pneu, a banda, bota pelo pino também Fica mais fácil para você Se o seu pneu não for tão fácil de tirar e colocar com a mão É bacana usar a espátula novamente Você usou ela como colher e agora vai usar do modo inverso ou seja, de assim, pra colocar de volta Isso facilita bastante o processo Você vê que eu deixei a câmara um pouco cheia, e isso pode ser vacilo Porque, se a espátula beliscar a câmara, pode voltar a furar Prontinho Bom, agora pra colocar de volta a roda inteira é bacana que você já sabia que deixou nessa última marcha Então, quando for encaixar a corrente, encaixa já aqui vai ser um pouco mais simples Este aqui é o câmbio traseiro que a gente conhece como macaquinho às vezes, só de levantar aqui ele dá uma folga fica mais fácil de encaixar pra colocar, a mesma coisa vem aqui, pega o macaquinho encaixa novamente no cassete a corrente, e pronto encaixou na primeira coroinha, entrou bem fácil nem sempre vai ser simples assim dependendo da bike aí o processo é só, em vez de abrir, estamos fechando depois você aperta a blocagem aqui se vê o posicionamento da trava da blocagem eu botei ela aqui para ser mais fácil manejar se botar muito em cima do seatstay, do quadro, vai ser mais difícil de manipular essa trava é só ficar aqui, meio que próxima e já dá para abrir e fechar de uma forma bem mais eficiente É bacana saber que você não precisa apertar até sangrar a sua roda É óbvio que ela não pode ficar solta mas ela tem que estar apertada o suficiente de uma forma que você, dono(a) da bike, consiga abrir a não ser que você seja uma pessoa muito fraca o que eu acredito que não seja o caso Desvirou a bicicleta Agora eu vou lá novamente, colocar o v-brake O cachimbo encaixa perfeitamente nesta peça do braço do freio Pra colocar novamente, puxa o cachimbo e encaixa colocou, apertou, puxou e enfiou o cachimbo de volta A roda dianteira é bem mais simples porque você só precisa tirar o freio não tem o câmbio pra mexer Colocou, vai lá e enche o pneu As coisas pareceram um pouco simples porque quando a gente já faz muitas vezes uma coisa elas ficam mais simples de serem feitas conforme você for pegando a prática com todos esses elementos vai ficar bem mais fácil pra você quando furar o seu pneu Eu ia usar uma espátula ela já foi mostrada em outro tutorial de como... Não, mentira, a espátula não foi mostrada calma eu peguei a espátula lá embaixo e enfiei no cu dá uma pausa aí.

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