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Colgate University - Hoje eu vou te ensinar a fazer o seu próprio planejamento básico de Marketing Pessoal. Claro esse é um planejamento que serve de balizador, para caso você ainda não tenha um plano, você começar a ter um plano. Obviamente depois que você fizer esse você vai aumentando, você vai colocando mais camadas, deixando ele cada vez melhor. Mas o que eu vou compartilhar contigo hoje já é um excelente ponto de partida, para você pelo menos ter um norte de atuação, para você organizar o seu pensamento e ter o norte do que você vai fazer, em termos de Marketing Pessoal. E o mais bacana é o seguinte: aqui na descrição desse vídeo, eu vou deixar um link para você baixar um PDF com o meu Guia Rápido para você poder fazer o seu plano básico de Marketing Pessoal. Depois que você assistir esse vídeo, baixa esse PDF, porque lá está bem descrito o que a gente e vai conversar aqui, e aí você pode imprimir, só preencher e já ter um plano básico para você seguir. O primeiro ponto que a gente tem que considerar, para fazer qualquer planejamento de marketing, seja para uma empresa ou para uma pessoa, é um diagnóstico, é saber em que estágio de marca, de marketing, você está, ou uma empresa está, por exemplo. É muito difícil ter sucesso quando você não se conhece, quando você não sabe quais são os seus pontos fortes, quais são as suas potencialidades, quais mercados você pode atuar, quais oportunidades você pode agarrar, quais ameaças existem para o seu crescimento, para o seu desenvolvimento pessoal e de mercado. Então a primeira ferramenta que você vai usar para fazer esse planejamento básico, ela é muito fácil, ela é muito conhecida, é a Matriz Fofa, ou Matriz Swot se você procurar por esse termo em inglês. Ela é muito simples, você vai usar ela para escrever quatro tipos de informação. Você vai abrir o PDF que eu deixei para você, e nas Forças você vai escrever quais são os pontos fortes do seu trabalho, do seu serviço, de você, do seu produto. Aqui é importante que você escreva realmente aquilo que você é bom, no que você realmente se destaca dos demais,, pode ser qualquer coisa e quanto mais coisas forem melhor, "Ah, o meu produto é mais barato", "Ah o meu serviço é de mais qualidade", "Ah eu tenho muito tempo de casa, eu conheço muitas pessoas". Escreve tudo o que você tem de melhor, de bom nas suas forças realmente. Do ladinho você vai encontrar o quadrante de Fraquezas, e aqui é importante que você descreva com a maior honestidade possível, os pontos que você pode melhorar, que você vê que tem ali algumas Fraquezas. "Ah, meu produto é muito caro", "Ah o meu mercado é muito difícil". Escreve ali as Fraquezas, as dificuldades que você tem no dia a dia, as coisas que você pode melhorar que você talvez ainda não teve tempo, ainda não conseguiu melhorar, aquilo que você vê que são Fraquezas. É importante que você seja o máximo honesto possível com você mesmo, porque assim você vai identificar quais pontos de melhoria você tem no seu produto, no seu serviço, ou na sua imagem digital. A baixo você vai descrever às Oportunidades e o que são Oportunidades? São situações, ou mercados, que você pode atuar, que hoje você ainda não aproveita tão bem, vamos dizer assim, mas que você percebe que tem um grande potencial, um mercado novo, uma situação diferente, ou um mercado completamente você queira trabalhar, ou alguma situação que você queira desenvolver a sua Marca Pessoal, o seu Marketing Pessoal. Escreve ali o que você identifica como oportunidade. E ao lado, também ali embaixo, as Ameaças, as coisas externas, elementos externos, que atrapalham ou que pode atrapalhar o seu crescimento, concorrência, momento econômico, às vezes até o desconhecimento do seu produto, cita ali algumas ameaças que podem atrapalhar o seu crescimento, que pode atrapalhar os seus planos de crescimento. Essa metodologia é bastante conhecida, a Matriz Fofa, só que eu percebo que poucas pessoas usam, ou às vezes elas não fazem a Matriz Fofa, porque acham que ela é muito simplória, que é muito simples, ou fácil de uma maneira, meio assim desleixada. Cuida com isso, se você vai fazer uma Matriz Fofa, a sua matriz, faz ela de uma forma bem pensada, para e pensa, e se possível envolve mais gente para fazer, não faça o da sua cabeça só, chama mais alguém que pode te ajudar a crescer no seu trabalho, no seu serviço, envolve mais gente que as pessoas vão te as novas idéias também. Investe um tempo para a Matriz Fofa, porque ela vai te dizer diversas coisas, mas o que eu acho que ela vai te dizer de mais importante são os limites, você olhando para ela todos os tópicos que você escreveu, você vai conseguir identificar quais são os seus limites. Ok, tem essas oportunidades, mas eu não posso atuar nelas por causa disso, não porque eu tenho uma fraqueza no meu produto/serviço que daqui a pouco já vai me prejudicar para pegar uma nova oportunidade. Quando você se conhece a ponto de saber os seus limites, você também se conhece a ponto de saber onde você pode chegar, investe um tempo de diagnóstico que, com certeza, vai ser muito útil para você. Muito bem! Primeira etapa concluída! Você fez o seu diagnóstico, a segunda coisa que você tem que fazer agora, portanto, é traçar suas metas, onde é que você quer chegar com seu produto, com o seu serviço, qual é o seu objetivo? Mas é muito importante, que as suas metas sejam claras, que elas sejam quase um plano, que você tem uma clareza total na sua meta, no que você tem que fazer. Para que você crie uma meta inteligente, uma meta boa, existe uma metodologia chamada Smart, eu não falo dela nesse vídeo, porque eu fiz um outro vídeo já faz algum tempo, falando sobre Metas Smart, no material que vou deixar aqui anexo a este vídeo, aqui embaixo na descrição, ele explica um pouquinho o que é uma Meta Smart, mas se você quiser assistir lá o meu outro vídeo que ele vai explicar com mais detalhe como você tem que fazer a sua Meta Smart. O ideal é que você crie uma Meta Smart para cada objetivo que você tem no ano, por exemplo. Vamos lá, você quer vender mais, crie uma Meta Smart para vender mais, você quer crescer no Instagram, crie uma Meta Smart para crescer no Instagram. Cada objetivo que você tem no seu ano, é interessante que você crie uma Meta Smart específica para ele, isso vai ajudar a deixar o seu planejamento muito mais claro, e vai te ajudar a definir os caminhos, de fato que você tem que seguir, o que você precisa fazer passo a passo, para no final do ano, para no final do período, você chegar à conclusão de que você teve sucesso. Legal! Você fez o diagnóstico identificou as suas Forças, as Fraquezas enfim, você criou suas metas, e agora é hora então de criar o plano tático, de definir o que você vai fazer a cada mês para alcançar as suas metas. Nesse terceiro ponto, nesse terceiro passo é hora de especificar as suas ações, de definir com clareza o que você vai fazer neste mês para alcançar a meta que você definiu. Ou se não der para alcançar ela neste mês, para contribuir para que você alcance essa meta no ano, por exemplo. E o que eu sugiro que você faça é que você defina um plano de ação bem simplificado, baseado em pouquinho os passos, olha só: primeiro você vai definir a sua Meta Smart, então cada Meta Smart vai demandar um plano específico, isso é muito importante, para cada meta defina um planejamento específico. Legal! Então você vai colocar ali minha Meta Smart é tal, é importante que você também me diga qual mês, qual mês você vai executar as ações que está se propondo. Basicamente você precisa responder três perguntas simples, a primeira delas é: quais ações eu preciso executar? Escreve quais ações você precisa fazer naquele mês, escreve. Quando a gente escreve uma coisa, a gente ativa nosso cérebro um comprometimento maior com aquilo, faz o seguinte, você vai estar assinando o contrato com você mesmo e assinar um contrato é poderoso só, as pessoas se comprometem realmente com que elas escrevem, então escreve aí quais ações você vai executar neste mês. A segunda pergunta é: o que eu preciso providenciar para executar essas ações? Talvez eu precise de investimento, talvez eu preciso comprar alguma ferramenta, talvez eu preciso fazer mais reuniões, escreve o que você vai precisar para executar as ações que você tem que executar. Isso é realmente muito importante, as pessoas, às vezes, esquecem de definir o que elas precisam e na hora de executar está faltando alguma coisa, claro porque você não planejou isso. Então escreve ali o que você precisa providenciar, antes de executar as ações que você se propôs. E último passo, é como você vai medir o seu sucesso, como é que você vai saber que a meta foi alcançada. É bacana nesse caso colocar um número. "Ah, alcançar mil pessoas no Instagram", "Vender 10% a mais". Quando você coloca um número fica fácil de medir, então defina algum número para você poder saber, se aquele mês na sua estratégia foi um sucesso, ou se você ainda precisa melhorar algum ponto. Baixe o meu Guia Rápido, ele está prontinho para você, ele é grátis, sem mistério, imprime ele e preenche os dados que estão lá, preenche as informações que precisa ser preenchidas, que a gente conversou aqui nesse vídeo. Assim você já vai ter um planejamento base para você começar a deslanchar, a crescer muito mais, com o seu Marketing Pessoal. Se você curtiu esse vídeo, eu sempre digo para dar uma olhadinha no meu blog, porque lá tem muito conteúdo bacana e gratuito sobre isso. E se você puder também se inscreva no canal, porque isso motiva a nossa equipe a fazer conteúdo de primeira, e cada vez mais, para você. Espero que você curta material! Um abraço!.

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Ribeirão Preto:

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Kira McKee, Franklin. Pernambuco: The Queens Center; 2011.

Ernest Horton, W 63rd Street zip 10023. Carapicuíba: Cornell University; 2007.

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