Objetivo Do Ensaio De Limite De Liquidez

CUNY School of Professional Studies - O trabalho infantil atinge cerca de dois milhões e 700 mil crianças no Brasil. Um terço desse total são meninos entre 14 e 17 anos. Uma realidade presente nas esquinas, casas, comércios de todo o país. Quase sempre justificada pela necessidade de complementar a renda doméstica. É na infância que desenvolvemos competências que vão servir de base para toda a nossa vida adulta. São valores, ensinamentos, habilidades que vão sustentar nossas escolhas no futuro. Mas o que acontece quando essa caminhada é interrompida? Aqui é só pegando sol, todo quebrado, cansado. É pior do que carregar cimento. Tem que sustentar meu pai e meus "irmão". O que você gostaria de estar fazendo ao invés de estar aqui trabalhando? Passear, andar na rua de bike, jogar bola. O senhor começou a trabalhar com quantos anos? 10 anos. Quais as lembranças que o senhor tem da sua infância? As lembranças que eu tenho da minha infância é que eu não tive infância na realidade. Eu ia para a escola na parte da tarde e na parte da manhã eu engraxava sapato, lavava carro, vigiava. Aí dava o meu dinheiro pra minha mãe, pra que ela juntasse com o dinheiro que ela ganhava, pegava pra comprar a alimentação para os meus sobrinhos. Do que o senhor sente falta de ter feito? Eu sentia falta de jogar futebol. A gente ir para um parque de diversão. Eu vejo muitos pais de família levar os filhos para a roda gigante, outros brinquedos no parque. Eu não tive isso. Sabemos que uma das principais causas do trabalho infantil é a pobreza. O que se observa é que isso não é uma particularidade de alguma região. Acontece em todas as regiões. Mais de 50% das crianças aqui nas américas estão nas piores formas de trabalho infantil, que são aquelas que precisam ser eliminadas em caráter de urgência, porque são mais prejudiciais ao desenvolvimento físico, psicológico dessa criança. O Sudeste é a região do Brasil com maior concentração de crianças entre 5 e 17 anos anos trabalhando. Depois está o Nordeste, seguido pelo Sul, Norte e Centro-oeste. 71% da mão de obra de crianças e adolescentes é utilizada na agricultura. As lembranças mais dolorosas que eu tenho é que quando eu saia para engraxar sapato, aí colocava a caixinha nas costas, chegava em casa à tarde, via só a marca, o calo, doendo. Quando eu ia para a construção civil que ia pegar a lata de concreto botava nas costas deixava marca. É uma marca que eu sinto até hoje, que eu me arrependo é isso. Uma criança que trabalha é uma criança que ela está sujeita a riscos do ponto de vista da saúde. Em geral, as crianças e adolescentes submetidos ao trabalho infantil são submetidos em atividades perigosas. Então, nós estamos limitando as oportunidades das crianças e dos adolescentes que estão em situação de trabalho infantil. Em geral, as crianças em situação de pobreza. Entre 1992 e 2015, o Brasil reduziu em 68% a atividade de crianças e adolescentes no mundo do trabalho. A diminuição segue o acordo firmado internacionalmente pelo país de acabar com todas as formas de trabalho infantil até 2025 e a Justiça do Trabalho tem atuado para contribuir com essa meta. E uma das principais contribuições é o Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à aprendizagem, que desde 2012 tem colaborado para erradicação do trabalho infantil. O Programa Nacional de Combate ao Trabalho Infantil une toda a Justiça do Trabalho, os 24 tribunais e o Tribunal Superior do Trabalho. Nós temos três eixos principais de atuação. Um na conscientização da própria sociedade sobre o tema e dos malefícios que o trabalho infantil traz na vida dessas crianças. Nós temos um outro eixo que é o do diálogo com as instituições. Ou seja, a interseccionalidade com o legislativo, com o executivo, com as empresas que formam esses jovens na aprendizagem. E com isso, fazemos uma ponte para promover a aprendizagem no Brasil. É proibido qualquer trabalho abaixo de 14 anos. Mas é possível o trabalho como aprendiz, de 14 para cima. E é possível trabalho a partir dos 16 anos. Aprendizagem, pelo próprio contorno legal, une educação, formação técnica e o trabalho. E isso acaba ajudando esse jovem a ter uma qualificação na sua mão de obra futura. A aprendizagem no Brasil, aprendizagem profissional, ela é uma estratégia muito importante e que está sendo estimulada, e que deve continuar sendo estimulada, porque a gente sabe que existe um potencial muito grande de contratação desses adolescentes. Mas é preciso entender também que dar oportunidade de emprego para esses jovens pode contribuir, sim, para o desenvolvimento do Brasil. Mais de três milhões e 300 mil jovens foram contratados como aprendizes no Brasil de 2005 a 2017. O modelo especial de relação trabalhista é uma das formas de reduzir o trabalho infantil e a evasão escolar. Essa aprendizagem toda me mostrou muito o caminho que eu quero seguir e ela fez eu ter certeza que eu ainda tenho muitas e muitas coisas para aprender. Esse foi o ponto inicial de onde um caminho, de uma trajetória, que estou construindo a cada dia que eu estou disposto a fazer o máximo por isso. Num país em que existe tanto desemprego, existem tantas pessoas que precisam ser inseridas no mercado de trabalho, por que a gente tem que dar trabalho pra criança? É aquele velho chavão: lugar de criança é na escola. Não é um chavão inútil. Não é um chavão vazio. Essa criança na escola vai desenvolver suas habilidades técnicas e emocionais para ser um adulto melhor no futuro. Se não for ofertado uma educação de qualidade para essas crianças e para esses adolescentes, dificilmente eles vão conseguir sair desse ciclo da pobreza e vão simplesmente repetir o que vem acontecendo com seus pais. O conselho que eu dou para as crianças hoje em dia é continuar brincando, estudando, nunca deixar de estudar, porque mais tarde podemos precisar disso ai na caminhada, na jornada da nossa vida..

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