Iped Curso Turismo

Bronx - E aí gente?! Bem-vindos a mais um vídeo do canal Clube do Design. Aqui quem fala, é Liute Cristian. E no vídeo de hoje, eu vou te mostrar como criar um mockup para apresentação de cartazes, igualzinho a esse que você está vendo aqui na minha tela. Para quem não sabe o que é um mockup, é um tipo de arquivo, que serve para você apresentar melhor os seus projetos. Como você pode ver aqui, eu tenho a imagem de um rapaz segurando um cartaz, e a partir desta imagem, você pode aplicar a sua arte. Ou seja, o seu próprio cartaz. Para fazer isso, você utiliza objetos inteligentes, ou camadas de objetos inteligentes, como você preferir. E assim, você pode trocar e inserir a sua arte, facilmente. Vamos ver um exemplo? É só você localizar no caso deste mockup, o objeto inteligente do cartaz, que é esse cara bem aqui, dar dois cliques, e então você pode editar o objeto inteligente, inserindo a sua nova arte, colocando a informação que você quiser, o seu cartaz, e depois que você salva e volta aqui para o projeto original, você observa que a arte foi completamente atualizada. Então, você consegue apresentar os seus cartazes, o seu material, de uma maneira muito mais profissional, com a facilidade de atualizar essa arte a qualquer momento, com apenas alguns cliques. Além disso, você pode deixar o seu mockup ainda mais sofisticado. Além de trocar o nosso cartaz, esse mockup, também vai te permitir trocar o plano de fundo. Então, eu tenho aqui uma parede de tijolos, se eu der dois cliques no objeto inteligente que representa o plano de fundo, eu posso inserir uma outra imagem, como uma sala por exemplo, e ao salvar, olha o que acontece, eu tenho um outro ambiente, atrás do meu personagem. Então, tudo isso, você vai aprender nesta vídeo-aula. A gente vai utilizar, para criar esse vídeo, as imagens baixadas do GraphicStock. Que é um banco de imagens, onde você encontra não só imagens, mas também vetores, ilustrações, planos de fundo, enfim, você encontra mais de 300 mil arquivos disponíveis para você baixar, e esses arquivos são atualizados constantemente, então, você sempre tem coisa nova e interessante, para você usar nos seus projetos. Eu vou deixar aqui embaixo o link, para que você possa acessar o GraphicStock, e você ainda ganha um desconto bem bacana, na sua assinatura anual. Eu já falei um pouco sobre bancos de imagens, em um artigo lá no Clube do Design. Eu vou deixar o link aqui embaixo, para você entender como funciona. Então, eu recomendo o GraphicStock, e a gente vai utilizar as imagens do próprio GraphicStock. Eu separei aqui algumas imagens, essa aqui é a imagem original que a gente vai utilizar, eu vou deixar o link de referência dela aqui na descrição do vídeo. Eu tenho aqui outras imagens que podem ser utilizadas, para que a gente possa criar o nosso mockup. Então, você pode criar mockup de computadores, de cartazes, de cartões de visita, de celulares, então, eu vou te ensinar uma técnica que serve para você criar mockups para diferentes tipos de materiais, diferentes tipos de apresentações. Então, vamos lá! Primeiro, eu vou abrir aqui a minha biblioteca, que eu já tenho salva na minha área de trabalho. Deixa eu só localizar aqui. E, a partir das imagens que eu baixei do GraphicStock, eu vou deixar todos os links aqui na descrição do vídeo, para vocês acessarem diretamente. Se você tiver uma conta no GraphicStock ou quiser fazer sua conta, você pode fazer o download, mas não se preocupe, que as técnicas que eu vou mostrar aqui, servem para criar diferentes tipos de projetos, não importa a imagem que você esteja utilizando. O meu Bridge está meio lerdinho, eu acredito que é por causa da gravação do vídeo. E, eu tenho aqui, várias imagens que eu baixei, que podem servir de modelo. Eu posso fazer um mockup de celular, eu já mostrei em um vídeo anterior, como criar um mockup para um tablet, inclusive tirando a própria foto, nós mesmos tiramos a foto do tablet e criamos o mockup. E hoje, eu vou te ensinar a criar um mockup de cartaz, utilizando essa imagem. Eu vou dar dois cliques nela, para abrir a imagem no Photoshop a partir do Bridge. Você pode abrir diretamente a partir do Windows, é só clicar com o botão direito da imagem em Abrir com Adobe Photoshop. E eu estou utilizando aqui o Adobe Photoshop CC, que é o Photoshop Creative Cloud 2015, com todas as atualizações, até Novembro de 2015. Se você tiver outra versão, você vai conseguir fazer sem problema, CS5, CS6, embora alguns recursos sejam um pouquinho diferentes. Tudo o que a gente precisa começar a fazer aqui, é remover o fundo da nossa imagem. Claro, porque a gente precisa trocar o fundo dela. Para fazer isso, a gente vai selecionar toda a área que está atrás do meu personagem, e eu vou utilizar uma técnica de seleção que eu acho bem interessante, que é a seleção por canais alfa. Eu já comentei, eu já ensinei na verdade, como fazer esse tipo de seleção em um outro vídeo, é só você procurar aí no canal. Eu vou deixar o link aqui embaixo, sobre técnicas de seleção. A gente vai utilizar esse método de seleção, que eu acho mais rápido para esse tipo de imagem, porque a gente tem um bom contraste entre a imagem de plano de fundo, ou melhor, a imagem de primeiro plano e o nosso plano de fundo. Então, eu vou abrir aqui o painel Generals, que fica ao lado do painel de Layers, e vou selecionar dentro dos canais RGB da minha imagem, qual destes, possui maior contraste, entre todo o meu personagem, incluindo a roupa e o plano de fundo. Então, eu notei aqui que o canal verde, tem um contraste bem legal, mantendo não só o contraste da camiseta, como da calça e do rosto do personagem. O que eu vou fazer agora, é arrastar esse canal verde aqui para baixo, para essa folha em branco, e soltar, para criar uma cópia desse canal. Em seguida, eu vou pressionar o Ctrl+L, para abrir a janelinha de níveis, e eu vou escurecer esse canal, até que ele fique totalmente preto, mais ou menos assim. Você não pode escurecer tanto, porque senão, você acaba perdendo muita informação do cabelo. Então, a gente vai voltar um pouquinho aqui. Depois, eu vou clarear um pouco mais, os tons claros, para garantir que o meu plano de fundo seja 100% branco. Depois de clicar no OK, a gente tem esse resultado. O que a gente precisa fazer agora, é pintar de preto, as áreas que a gente quer proteger da seleção. Para isso, com o canal selecionado, com a cópia do canal verde selecionada, eu vou pressionar a letra B, para ativar o meu pincel. Você observa aqui, que a minha cor de primeiro plano é branca, e o plano de fundo é preto. Vou pressionar o X, para inverter essas opções, e agora, eu posso pintar com o preto. Claro que o meu pincel está suave demais. Para corrigir isso, eu vou segurar a tecla Alt, clicar com o botão direito do mouse e segurar, e depois, eu vou arrastar para baixo, para diminuir essa suavidade do meu pincel, e vou arrastar para o lado esquerdo, para diminuir o tamanho do meu pincel. Eu vou deixar ele mais ou menos desse tamanho. A partir daqui, eu posso ir pintando as áreas do meu personagem, para que eu possa protegê-lo da seleção. Você vai fazer isso para toda a imagem, toda a área que você quer proteger, incluindo a folha de papel que ele está segurando. Quando a gente chegar lá, eu vou ensinar a fazer de um jeito mais rápido e mais fácil, utilizando a ferramenta de seleção. Então, aqui, utilizando a mesma técnica do Alt com o botão direito, eu vou diminuindo e aumentando o pincel, de acordo com a necessidade. Utilizando o Ctrl+Espaço, eu dou um zoom, para chegar mais perto das áreas que eu quero selecionar com maior precisão. Utilizando Ctrl+Alt+Espaço, eu clico e arrasto, para remover o zoom. Utilizando apenas o Espaço, eu desloco utilizando a ferramenta Hand. Então, a gente vai pintar. As áreas que a gente não conseguir ver com muita precisão, por exemplo aqui, a área da gola do lado esquerdo ficou meio ruim de selecionar, porque ficou branco demais, mas não se preocupe, a gente vai corrigir isso já, já. Selecionando então, toda a camiseta, não precisa perder tempo com a parte do papel, por enquanto. Vamos selecionar agora, as mãos dele. Utilizando um pincel um pouquinho menor, eu vou clicando, e o trabalho consiste apenas em ir pintando, até você cobrir toda a área da pele do modelo. Você pode utilizar outros métodos de seleção, como a seleção com a ferramenta Caneta, a seleção com a ferramenta Laço, a seleção com a Varinha Mágica, se você quiser selecionar de uma vez logo o plano de fundo, desde que você tenha uma imagem com um contraste legal entre o plano de fundo e o primeiro plano da sua imagem. Você pode utilizar outras técnicas de seleção. Essa aqui, é apenas uma das muitas que você pode utilizar. Então, eu já terminei de pintar aqui todo o meu modelo. Agora, eu preciso proteger a área que envolve o meu cartaz. Para isso, a gente pode, utilizando a ferramenta Caneta, pressionando a letra P, a gente vai utilizar a ferramenta para criar um contorno, uma forma para selecionar o nosso cartaz. Eu vou pressionar o ESC aqui. Então, a gente vai clicando. Lembrando que na ferramenta Caneta, a opção Path deve estar habilitada, para que você crie contornos de seleção, e não objetos. Eu vou dar um ESC aqui e começar de novo. Eu vou clicar e criar uma seleção, tentando identificar onde começa e onde termina aqui, a área do meu cartaz. Vai precisar fazer alguma curva suave, é só clicar e arrastar, para fazer a curva. Com o Alt agora pressionado, eu posso controlar melhor essa curva. Eu vou repetir novamente, para você entender melhor. Eu fiz uma curva aqui em cima. Eu vou clicar aqui embaixo agora, clicar e segurar o botão do mouse e arrastar, para desenhar uma curva. Depois que eu desenhei a curva, e ela chegou na configuração que eu quero, eu pressiono o Alt, não solto o botão do mouse, e aí eu desloco a curva um pouco mais para cima, para que ela não fique tão evidente aqui para baixo. Então, assim a gente controla o nó da curva inferior. E assim, a gente vai fazendo em todos os demais. Quando chegar aqui no cantinho, você arrasta para criar uma curvinha suave, depois segura o Alt e desloca para o lado direito, para que a sua curva prossiga para o outro lado. A gente nem precisa dar muita precisão para essa seleção do cartaz, até mesmo, porque a gente vai cobrir ele com um outro objeto depois. Arrastei para cá, seguro o Alt e arrasto para cima. E olha só, aqui eu vou concluir a minha seleção do meu cartaz. Eu nem preciso mais me preocupar com a precisão. Eu posso já vir aqui por dentro, clicar aqui, aqui e aqui. Depois disso, eu vou fechar a minha seleção, vou pressionar o Ctrl+Enter, para criar uma seleção efetivamente, e em seguida, eu posso pintar essa área de preto, pressionando o Alt+Delete. Para retirar essa seleção, é só pressionar o Ctrl+D, e olha só! A gente vai agora, pintar as arestas brancas que ficaram aqui ao redor. A gente fez a seleção com a Caneta, para otimizar o nosso trabalho, para facilitar a nossa vida, para não precisar ficar clicando e pintando uma área muito grande. Depois, a gente volta aqui, para pintar a mão direita, a mão esquerda do personagem a nossa direita, para continuar cobrindo o nosso personagem. Não se preocupe se você errar ou se você pintar um pouquinho fora, isso a gente pode corrigir depois, porque a gente vai utilizar na verdade, para remover o fundo, apenas uma máscara, que vai esconder a cor de plano de fundo, vai esconder os pixels do fundo da imagem. Qualquer erro, vai poder ser corrigido posteriormente, não precisa se preocupar. Se você quiser acompanhar mais rapidamente, sem precisar fazer uma seleção muito perfeita, uma seleção maravilhosa, a gente pode pular algumas etapas, você pode pular algumas etapas, fazendo uma seleção mais rapidinha, para não precisar perder tanto tempo. Depois que eu criei, isso na verdade é uma máscara. Essa pintura que a gente fez em todo o canal, na cópia do canal verde, não deixa de ser uma máscara. Depois, a gente vai voltar aqui para o canal RGB, e para a gente selecionar isso que a gente acabou de criar, a nossa máscara, a gente vai segurar o Ctrl e vai clicar aqui embaixo, na cópia desse canal verde. Olha o que acontece! O Photoshop automaticamente carrega uma seleção, justamente com o mesmo formato da nossa máscara. Vou voltar aqui para o painel Layers, e vou criar uma máscara a partir dessa seleção. A seleção aqui está ativa, eu vou clicar no botão Nova máscara, e o Photoshop vai esconder a nossa imagem. A gente só precisa inverter essa máscara, para que ele esconda o plano de fundo, e não o personagem. Para fazer isso, você observa que o Photoshop já adicionou uma nova máscara de camada aqui do ladinho dela. Vou selecionar aqui, essa máscara de camada, e vou pressionar o Ctrl+I, para inverter a seleção. A gente já tem o nosso fundo completamente removido, preservando apenas a imagem original. Se você quiser refinar melhor essa sua máscara, você pode adicionar uma nova camada vazia, arrastá-la para baixo, e pintá-la de preto, pressionando o Alt+Delete. Assim, você pode ver um pouquinho melhor, como é que está o seu recorte. A gente pode dar uma melhorada aqui em cima, mas não é muito legal que você faça isso visualizando o fundo preto, porque você não vai ter um resultado real. Se você ficar tentando remover esses fiozinhos brancos aqui, você vai perder tempo, porque você deve fazer isso apenas, e se, esse defeito aparecer quando você aplicar o fundo da imagem que você vai usar, o fundo da imagem original. Eu vou aplicar aqui, um fundo de imagem de tijolos, e dificilmente esses fios brancos vão aparecer. Se eu me preocupar em remover esses fios brancos agora, eu vou perder tempo e não vou chegar a lugar nenhum. Então, vamos deixar isso para depois. Eu coloquei o fundo preto apenas para identificar se eu preciso tirar alguma outra área da própria seleção do meu personagem, eu posso dizer que eu preciso remover um pouquinho aqui embaixo. Eu vou dar dois cliques agora, sobre a minha máscara de camada, para abrir o painel Properties. Em versões anteriores, esse painel pode ter um nome diferente, no CS5, no CS6, ele tem um nomezinho diferente, e eu vou clicar aqui embaixo na opção Mask Edge. Isso vai abrir uma janelinha que me permite editar de uma maneira um pouquinho mais controlada, essa minha máscara de camada. Então, eu vou mexer aqui um pouco no Shift Edge, para que essa minha seleção entre um pouquinho mais. Eu devo me preocupar com o cabelo dele aqui em cima. Se eu colocar um Shift Edge muito grande, eu vou acabar perdendo muita informação do cabelo, eu vou dar um Ctrl+0 (zero) aqui, para eu visualizar a imagem inteira. Então, visualizando a imagem inteira de longe, você não consegue perceber aquela linhazinha branca ali embaixo. Se aparecer, quando a gente aplicar o fundo original, a gente pode fazer o tratamento posteriormente. Então, eu nem vou utilizar o Shift Edge, vou dar um Cancelar aqui, e vou remover a camada preta. O próximo passo agora, é inserir o nosso plano de fundo. Eu vou fazer a inserção desse plano de fundo, de um jeito um pouquinho diferente do habitual. Eu não vou inserir a imagem diretamente, porque primeiro eu preciso editá-la. Eu poderia editar essa imagem diretamente, no Photoshop, diretamente nesse projeto, mas eu vou editar ela em separado, para obter um controle melhor. Eu vou voltar aqui no Bridge, e vou abrir a imagem que seria o meu plano de fundo, eu vou dar dois cliques nela. Ela vai abrir em uma nova janela, e tudo o que a gente precisa fazer, é remover essa modelo, para que a gente tenha apenas a parede de tijolos. Isso é muito fácil! Você vai selecionar aqui a ferramenta Path Tool, que está no mesmo grupo da ferramenta Spot Healing Brush Tool. Então, a gente vai selecionar aqui o Path Tool, depois a gente vai fazer uma seleção bem besta mesmo, apenas arrastar o mouse ao redor da nossa modelo, para que a gente selecione a área que representa ela e o seu computador ali ao lado. Depois que eu finalizar a seleção, ainda com a ferramenta Path, lembrando que eu tenho essas configurações aqui em cima, a opção seleção única, a opção Source, e a gente vai agora, arrastar essa imagem para uma outra posição, tentando encaixar ali o ângulo dos tijolos. Então, tenta deixar os tijolos bem encaixados, um pouquinho mais para cima. E fazendo isso, ao soltar o botão do mouse, olha o que acontece! Eu vou dar um Ctrl+D para retirar a seleção. Já era! Sumiu a moça, não é?! Claro que a gente tem algumas imperfeições, mas que dado um tipo de parede, dado um tipo de plano de fundo, você nem percebe, nem dá para perceber que tinha uma outra imagem ali. O que a gente vai fazer agora, é dar um Ctrl+A, para selecionar toda essa imagem, e vai pressionar o Ctrl+C, para copiá-la. Depois, a gente vai voltar aqui na nossa imagem original que está aberta bem aqui, e vai dar um Ctrl+V, para colar essa imagem em uma nova camada. O que a gente vai fazer agora, antes de qualquer transformação, é clicar com o botão direito sobre essa nova camada que foi criada, e selecionar a opção Convert to Smart Object. E a gente acabou de criar um novo objeto inteligente, que vai servir para a gente trocar o nosso plano de fundo, posteriormente. O que a gente vai fazer agora? Arrastar essa camada para baixo da camada do personagem, e vou pegar aqui a ferramenta Mover, pressionar o Ctrl+T, para habilitar aqui a opção de transformação, vou afastar o zoom, no Ctrl+Alt+Espaço e dar uns cliques na tela, e vou ampliar essa imagem, segurando o Alt e o Shift, para que eu consiga ampliá-la proporcionalmente para ambos os lados. Depois, eu vou dar um Enter e pronto! O meu plano de fundo está colocado. Em seguida, eu preciso fazer algumas edições. Primeiro, o meu plano de fundo está com um contraste, um tipo de coloração, está ainda com uma iluminação um pouquinho diferente do meu personagem principal. Então, eu vou clicar aqui na opção Inserir nova camada de ajuste, que é esse botão aqui embaixo. Essa opção, você encontra também, no menu Camadas, ou no menu Layers, na versão em inglês, e aqui você tem a opção New Adjustment Layer, é a mesma opção que está aqui embaixo, então tanto faz, ou um ou outro. E vou adicionar uma nova camada de ajuste de curvas ou curves, meu inglês é uma porcaria. Depois disso, eu vou fazer aquele S, que a gente já conhece de outros tutoriais, aumentando um pouquinho os tons mais claros e escurecendo um pouquinho os mais escuros, deixando a minha imagem com um contraste bem legal, e um pouco mais parecido com o que eu tenho aqui, com a minha imagem de primeiro plano. Se eu precisar aumentar mais um pouco, eu posso aumentar sem problema, até que elas fiquem com uma iluminação um pouquinho mais legal, com um nível de contraste mais semelhante. Claro que a nossa imagem não vai ficar 100% nítida. Então, a gente não vai deixar esse plano de fundo assim, com os tijolos bem evidentes. A gente ainda tem inclusive, uma pequena falha aqui embaixo, que eu acabei de perceber, que vai ser resolvida quando a gente aplicar o filtro, que a gente vai aplicar nesse momento. Observe que eu inseri a minha camada de ajuste, em cima da camada de plano de fundo. Eu vou até renomeá-la aqui. Eu vou dar dois cliques no nome dela, e colocar Plano de fundo. Então, isso vai fazer com que a camada de ajuste, altere apenas o que está abaixo dela. O que eu vou fazer agora, é justamente aplicar um filtro de desfoque na minha camada de plano de fundo, para que ele crie aquele efeito de desfoque de lente. Então, só o primeiro plano vai ficar em foco, e o plano de fundo vai ficar desfocado. Para isso, com a camada de objeto inteligente do plano de fundo selecionada, a gente vai clicar no menu Filter, na opção Blur, e em seguida em Gaussian Blur, que seria o Desfoque Gaussiano. Em português, é Filtro, Desfoque, Desfoque Gaussiano, ou aplicação de desfoque gaussiano, alguma coisa assim. Então, a gente vai mexer aqui no Desfoque Gaussiano, para deixar o fundo um pouquinho mais desfocado, não pode deixar tanto assim, não vai deixar uma aberração. Então, você deixa ela um pouco mais desfocada. Eu vou utilizar aqui, um valor de mais ou menos uns 30, colocar aqui 25, pronto! A gente tem um valor de 25, e vou dar o OK, eu já criei o meu plano de fundo, e já está com o desfoque de filtro inteligente, aplicado. O que é interessante nesse filtro, é que como ele é aplicado em um objeto inteligente, ele ganha uma máscara que pode ser editada para esconder partes do efeito, e ele também na verdade, vai ser aplicado automaticamente nas outras imagens, quando eu troco o meu plano de fundo. Então, esse efeito que eu apliquei, vai servir para todas as imagens que eu aplicar de plano de fundo, dentro dessa camada de objeto inteligente. Agora, a gente já começou a perceber aqui, algumas evidências na nossa seleção. Então, a gente já tem uma coisa um pouco mais ruinzinha, na seleção do cabelo. Claro que não vai ficar 100% fiel, até mesmo porque a gente tem aqui uma imagem com o cabelo muito esvoaçante, a gente vai tentar resolver isso. Caso necessário, a gente pode apagar algumas áreas do cabelo, utilizando aqui a máscara. Então, como a minha máscara está selecionada, eu posso dar dois cliques nela aqui, e o painel Properties já foi exibido. Eu vou clicar aqui na opção Mask Edge. E utilizando os conceitos de Refine Edge que a gente aprendeu em outros vídeos, inclusive no último vídeo, onde eu criei uma fusão surrealista, a gente vai pintar as áreas que tem mais detalhes, da nossa seleção. Primeiro, a gente seleciona o View Mode, para Overlay, para que você veja uma sobreposição de vermelho. Em seguida, segurando o Alt e clicando com o botão direito, eu vou aumentar um pouco mais esse pincel. Depois de soltar o clique e o Alt, eu vou pintar essas áreas aqui, que são as áreas mais complexas do meu cabelo. Fazendo isso, o Photoshop vai entender que essa é uma área mais complexa. E a gente já tem um resultado diferente do que a gente tinha antes. Já removemos bastante, aquela invasão de branco. É só dar um Ctrl+0 (zero), já fica bem mais difícil de perceber. Deixa eu mudar aqui, o modo aqui para Marching Ants, então, a gente tem aqui uma seleção bem mais legal. E aqui embaixo, a gente pode utilizar ainda, tanto pintar a própria máscara de camada, como utilizar aqui o próprio Refine Edge, para clicar e arrastar, para ver se o Photoshop consegue reconhecer melhor a área, ele não reconheceu. Então, deixa eu pressionar o Alt e remover essa área. Eu vou manter como está. Eu vou dar um OK aqui, para que a minha máscara seja refinada, pronto! E agora, eu posso remover essa área branca aqui embaixo, simplesmente pintando a minha máscara. Selecionando ela aqui, pegando um pincel pressionando a letra B, um pincel um pouquinho menor, eu vou pintar essa máscara de preto, de fora para dentro, lembrando que a minha máscara está selecionada. Eu vou pintando com um pincel preto, e ele vai esconder essas áreas de branco aqui embaixo. Como aqui é uma área que ninguém vai ficar prestando atenção, ninguém vai ficar olhando as partes de baixo do meu modelo, eu não preciso perder muito tempo para selecionar isso, até mesmo porque é Jeans, nem dá para perceber a diferença se eu apagar um pouquinho mais aqui, da calça dele. Vou dar agora um Ctrl+0 (zero), só para a gente ver o resultado final. E olha que bacana. A gente pode refinar ainda mais, eu posso passar aqui a noite toda refinando a seleção, mas esse não é o objetivo. Ctrl+0 (zero) aqui, e a gente tem esse resultado. Agora, a gente precisa fazer um tratamento geral da nossa imagem. A gente tem aí o nosso personagem, tem o nosso plano de fundo. Para fazer um tratamento mais bacana, eu vou adicionar aqui uma nova camada de ajuste de curvas, e vou selecionar aqui, uma curva um pouco mais acentuada para o contraste. Olha que bacana! Isso vai fazer com que a minha imagem fique com um contraste ainda maior, e eu tenha esse resultado: Olha o antes e o depois aqui, uma imagem mais contrastante. Lembrando que, essa camada de ajuste, eu coloquei em cima de todas as outras, então ele está aplicando esse efeito de curvas em todo o meu projeto. Agora, a gente precisa adicionar o local, onde a gente vai inserir a nossa arte do nosso cartaz. Isso é muito fácil! Você vai se espantar com a facilidade. Primeiro, a gente vai pegar a Ferramenta Retângulo, eu vou escolher aqui a opção de contorno, eu vou deixar sem contorno, já está na verdade sem contorno. E o preenchimento aqui que é o Fill, eu vou selecionar um azulzinho clarinho, eu sempre gosto de usar esse azul claro. O que a gente vai fazer agora, é clicar na tela, para que o Photoshop me exiba esta opção, a janelinha de Create Rectangle, Criar Retângulo. E aí, a gente vai inserir nesse retângulo, exatamente o tamanho da nossa arte original. É importante você notar isso. Neste ponto, você deve desenhar o seu retângulo, exatamente com o tamanho da arte original. Ou seja, se o seu mockup é para apresentar cartazes em A3, configure esse retângulo, para que ele tenha exatamente o tamanho de um A3. Isso vai evitar retrabalho, na hora que você for inserir a sua arte. Porque, se você exportou uma imagem em A3 do CorelDRAW ou do Illustrator, quando você inserir no Photoshop, você não vai precisar ficar redimensionando ela. Então, por isso a gente vai definir o retângulo agora, com o mesmo tamanho de um cartaz A3. Um cartaz em A3, é 42x29,7. É 29,7 centímetros de largura, por 42 centímetros de altura. E aí, você pode clicar aqui em From Center, para que ele não expanda muito ali, além da sua área de trabalho. Ele vai desenhar o retângulo a partir de onde você clicou. E vou dar um OK, para que ele desenhe o meu retângulo no tamanho A3. Ficou muito grande? Ficou! É esse o objetivo? Por enquanto, sim. Então, a gente desenhou aqui o nosso retângulo, que tem exatamente o mesmo tamanho do nosso projeto futuro. O que a gente vai fazer agora, antes de qualquer modificação nesse retângulo, é converter ele para uma camada inteligente, para uma camada de objeto inteligente. Para isso, você vai clicar com o botão direito aqui do ladinho da camada, e vai selecionar a opção Convert to Smart Object, que seria Converter em objeto inteligente, ou criar objeto inteligente, dependendo da versão. Fazendo isso, o ícone da sua camada já mudou. E agora sim, a gente pode transformar ela livremente, para que a gente consiga encaixar ela ali na posição do cartaz. Para fazer isso, eu vou diminuir um pouco a opacidade dessa minha camada, desse meu retângulo, para ela ficar assim, bem mais suave, para que eu consiga ver o plano de fundo, e em seguida, eu vou pressionar o Ctrl+T, para entrar no modo de transformação. O que a gente vai fazer agora, é clicar com o botão direito sobre essa imagem, e vai selecionar a opção Distort, ou distorcer, na versão em português. Selecionando a opção Distort, você pode manipular os controles laterais da sua imagem, livremente. Para isso, eu vou clicar nesse controle aqui do canto, e vou diminuir até emoldurar, eu vou modificar aqui a minha forma, até que ela fique exatamente com o mesmo formato da minha imagem lá de trás. Ficou quase com o mesmo formato? Beleza! Aí, eu vou dar um zoom aqui, segurar o Ctrl e a Barra de Espaço, dar um zoom aqui nesse canto, e vou posicionar ele aqui em cima, para que a gente tenha mais ou menos a posição do nosso cartaz. Vou rolar, lá para baixo. Vou dar um Ctrl+0 (zero), porque eu não sou bobo nem nada, eu vou ganhar tempo, e vou rolar, lá para baixo. Eu vou selecionar aqui, e arrastar um pouquinho lá para baixo. Novamente Ctrl+0 (zero), e venho aqui para o outro lado. Eu poderia usar o mapa de navegação, mas até eu abrir ele, vai dar trabalho para caramba. Vamos clicar aqui agora, e posicionar aqui embaixo. Vou dar um Ctrl+0 (zero), e agora vou aqui em cima, fazendo a mesma coisa, alinho todos os quatro cantos da minha imagem. Claro que o meu cartaz, que está na mão do meu personagem, ele não é 100% reto. Não é uma folha lisa, bem reta. Ele tem alguns pontos um pouquinho distorcidos, por exemplo, como aqui embaixo, que a gente tem uma pequena distorção, até mesmo pela maleabilidade da página. Para que a gente consiga controlar essa maleabilidade, dar um pouquinho de distorção para a nossa página, a gente vai clicar com o botão direito, e vai selecionar a opção Warp. A partir daí, a gente pode simplesmente clicar aqui embaixo e puxar para cima. Eu posso clicar ali do lado, e puxar para o lado. Eu posso usar inclusive esse controle aqui, se eu quiser. A gente pode adicionar um pouquinho de curva na nossa página, seguindo o que a gente tem no plano de fundo. É importante você prestar atenção, que essas linhas aqui, devem ficar paralelas. Então, nada de colocar por exemplo, essa linha aqui em cima, que você vai distorcer a sua arte, vai ficar toda torta. Então, a gente vai apenas adicionar um pouco de curva, para que o nosso cartaz não fique muito artificial, e fique 100% ali, com o formato bem bacana. Fazendo isso, é só você apertar o Enter, e todas as transformações vão ser aplicadas ao seu objeto. Então, a gente já tem o local onde vai ser aplicado o nosso cartaz. A gente só precisa tomar cuidado, porque os dedos do nosso personagem, precisam aparecer, eles não vão ficar por trás do nosso cartaz, vai ficar muito estranho. Então, o que a gente vai fazer? Eu vou diminuir um pouco mais a opacidade, a gente vai adicionar uma máscara de camada sobre essa camada que representa o meu cartaz. Eu vou até renomear aqui, colocar aqui Cartaz. E eu vou colocar uma máscara nessa camada, clicando aqui no botão Nova máscara de camada. Em seguida, eu vou dar um zoom aqui no dedinho dele, e como você já sabe como utilizar uma camada, uma máscara de camada aliás, vou pegar o pincel e vou pintar essa área do dedo, de preto. Ou seja, eu vou esconder essa área com o preto, utilizando inclusive, uma cor mais suave, um pincel mais suave, porque a gente tem a sobra do dedo, que a gente pode aproveitar. Olha só! Eu vou pintando de preto, para que assim, eu consiga exibir apenas a área que eu quero. Deixa eu desfazer aqui um pouquinho. Se você pintar mais do que deveria, você pode dar um Ctrl+Z, ou pode simplesmente, inverter as cores de primeiro plano e plano de fundo, pressionando o X e então pintando de branco, para reamostrar, ou seja, reexibir as áreas que você acabou pintando. Novamente, eu vou pressionar o X, para inverter, e vou pintar aqui essa pontinha do dedo. A mesma coisa, a gente vai fazer lá do outro lado. Então, eu vou segurar o Espaço e arrastar aqui do lado, a mesma coisa. A gente tem uma sombra um pouco maior, então, eu vou dar um pouco mais de suavidade aqui no meu pincel. Dessa maneira, a gente termina de fazer a pintura do nosso cartaz. Eu vou dar um Ctrl+0 (zero) aqui, eu aumentei a opacidade para 100%. Eu vou dar um Ctrl+0 (zero) aqui, para a gente ver o resultado final. O nosso cartaz está sobre todas as camadas de ajuste, ou seja, ele não está recebendo a mesma configuração, a mesma opção de contraste, que a gente aplicou nas camadas ali de trás. Se eu arrastar ele para baixo da camada de curvas, você observa que ele já recebe ali, no caso, a alteração da camada de curvas. O que a gente vai fazer agora, é só aplicar um efeito de iluminação, nas nossas camadas. Para deixar um pouquinho mais realista, para o nosso cartaz não ficar assim tão chapado, tão esquisito, como se ele estivesse realmente sido apenas jogado no nosso mockup. O que a gente vai fazer? Em cima da camada de curvas, a gente vai criar uma nova camada de exposição. Na opção Exposure. Clicando em Nova camada de ajuste, Exposição. Em seguida, a gente vai aumentar a exposição, até que a gente tenha um resultado mais ou menos assim, um pouquinho maior. Lembrando que eu estou levando em consideração aqui, o cartaz, e não o rosto do meu personagem, ignore o rosto. Vamos deixar o cartaz um pouquinho mais claro, utilizando +1 de exposição, por exemplo. Fazendo isso, a gente precisa fazer com que esse efeito seja aplicado apenas à camada do meu cartaz. Então, a gente vai arrastar a camada de exposição para baixo, vai segurar o Alt, e vai clicar entre a camada de exposição e a camada do cartaz. Olha o que acontece! A transformação é aplicada apenas ao meu cartaz. Então, isso que a gente fez aqui, de segurar o Alt e clicar entre as camadas, foi utilizado o que a gente chama de Clipping Mask. Isso faz com que, a camada de ajuste funcione apenas na camada imediatamente abaixo. Lembrando que a camada de curvas ainda está aqui em cima, e está funcionando em todas elas. Vou selecionar aqui, a camada de exposição que eu acabei de colocar aqui embaixo, e vou pintar essa máscara dessa camada, toda de preto. Como? Pressionando o Alt+Delete, porque a minha cor de primeiro plano, é o preto. Isso vai fazer com que a camada seja anulada, justamente porque, ao pintar de preto uma máscara, você esconde os pixels, nesse caso, escondendo os pixels da camada de ajuste, a transformação da camada de ajuste. Depois, eu vou pressionar o B, para pegar o meu pincel, que já até estava selecionado, e vou aumentar ele para um tamanho bem grande. Desse tamanho mais ou menos, e vou deixar ele bem suave. Bem grande e bem suave. Depois disso, com a minha máscara de camada selecionada, eu vou inverter as cores, para que a cor branca, fique no primeiro plano. Para isso, nós vamos pressionar o X. Em seguida, eu vou aumentar um pouquinho mais, porque eu sei que vai ficar muito pequeno, e vou dar um clique bem aqui nesta posição, na parte de cima do meu cartaz. Lembrando que a gente está olhando para o cartaz, e não para o personagem. E vou dar um clique. Olha o que aconteceu! A gente criou uma iluminação suave, sobre o nosso cartaz. Você consegue perceber a diferença? Ficou muito sutil? Deixa eu dar um Ctrl+Z aqui, e aumentar ainda mais o meu pincel, e clicar um pouco mais embaixo. Olha o resultado agora. A gente tem uma transformação ainda maior. Então, você pode dar o Ctrl+Z, clicar e arrastar, por exemplo, um pouquinho, para criar um efeito um pouco mais evidente, dar mais um clique. Então, você pode utilizar essa camada de exposição, para aumentar a exposição na parte de cima. Você pode usar níveis, curvas, eu prefiro a exposição, porque é muito mais rápida, é tiro certeiro. Eu vou dar um Ctrl+0 (zero) aqui, vou afastar mais o zoom, para a gente vê o resultado final. Então, a gente tem o nosso mockup pronto. Salvo alguns retoques que você pode fazer na seleção. Inclusive, eu vou fazer logo agora, eu vou dar um Shift Edge aqui, Mask Edge, e vou dar um Shift Edge, para a gente recolher um pouco mais a seleção, um pouquinho mais para dentro. -20, vou dar o OK, e pronto! Nosso mockup está pronto! Agora, como é que a gente vai inserir a nossa arte? Muito simples! Eu tenho aqui, a minha camada de plano de fundo, que já está nomeada, que é justamente o objeto inteligente, e eu tenho aqui em cima, a minha camada do cartaz, que também é um objeto inteligente. Eu identifico isso, por esse ícone aqui embaixo. O que eu preciso fazer para trocar a minha arte, é apenas dar dois cliques sobre esse objeto inteligente. Ele vai abrir uma nova janela, eu posso vir aqui no menu File, Place Embedded, que seria Arquivo, Inserir incorporado, e a partir daí, eu posso importar o meu cartaz, e inserir ele na minha arte. Claro que esse cartaz aqui, ele não tem uma proporção A3. Então, eu vou aumentar ele, para ele encaixar no A3 aqui. Se fosse um cartaz A3, ele já ia encaixar diretamente, porque a gente já fez o retângulo no tamanho A3. Fazendo isso, colocando a minha arte na minha camada inteligente do cartaz, eu vou pressionar o Enter para inserir a minha arte. Eu posso fechar, posso salvar apenas, vou fechar e vou clicar no SIM, para salvar e olha o resultado do nosso mockup, olha que legal! A nossa arte, automaticamente é inserida, e a gente tem inclusive, o nosso efeito de iluminação aqui em cima, deixando a parte de cima um pouquinho mais iluminada. A gente pode ainda, adicionar um plano de fundo diferente. Olha que bacana! Eu vou rolar aqui embaixo para o plano de fundo, vou dar dois cliques sobre a camada de plano de fundo que também é um objeto inteligente, vou clicar aqui em File, Place Embedded, Inserir incorporado, e vou selecionar um plano de fundo diferente. Nesse caso, a minha salinha. Selecionei o plano de fundo, nem preciso expandir ela para a tela toda. O importante é que ela fique em uma área que compreenda a área que exibida lá no meu mockup. Depois de inserir eu vou fechar e vou salvar. E olha que bacana! O meu mockup automaticamente será atualizado, exibindo agora, um novo plano de fundo. Olha que bacana! Então, viram como é fácil, viram como é simples você criar um mockup, utilizando imagens? Neste caso, a gente utilizou imagens do GraphicStock, eu vou deixar os links das imagens aqui na descrição do vídeo. Então, é muito fácil criar esse tipo de mockup. Você pode alterar a qualquer momento, a sua arte do cartaz. Eu vou alterar aqui novamente, clicando em File, Place Embedded. Colocar um outro cartaz aqui. É importante mencionar, que toda vez que você clica em File, Place Embedded, os seus cartazes vão ficando aqui. Então, se você não quiser mantê-los, você pode depois, esconder e exibir para mudar a arte a qualquer momento. Se você não quiser mantê- los, é só excluir as camadas, arrastando aqui para baixo. Eu vou manter as duas ali, depois eu posso apenas esconder uma e mostrar a outra. Fechar e clicar no SIM, para salvar. Cartaz inserido no meu mockup, é só esperar. Pronto! Cartaz inserido. Ah, eu quero o fundo de tijolos agora. Entro na edição do objeto inteligente do plano de fundo, e posso apenas esconder aqui a camada da sala do escritório, clicar no SIM, para salvar depois de fechar. Pronto! A gente volta para a nossa camada aqui de plano de fundo de parede de tijolos. Então, você pode ir e vir. Inclusive, aqui eu posso até arrastar mais para o lado aqui o meu plano de fundo, para tentar esconder um pouquinho mais ali, aquelas imperfeições, colocar em outra posição. Enfim, você pode fazer isso, da maneira que você achar conveniente. Feito isso, depois que você finalizar o seu mockup e ver que ele está funcional, é só você dar um Ctrl+S, para abrir a janelinha de salvamento do Photoshop, e salvar o seu arquivo em formato PSD. Coloquei o número 2 ali, para não ficar com o mesmo nome e pronto! Esse mockup, você pode utilizar para o resto da sua vida, para aplicar os seus cartazes, as suas artes, e apresentar para os seus clientes os seus projetos, de maneira muito mais profissional, e que com certeza vai convencê-lo de adquirir o seu trabalho, e de fechar um negócio com você. Claro, depois que você insere o seu mockup, a arte do seu mockup, você não vai mandar o arquivo em PSD para o seu cliente. Você pode dar um Ctrl+Shift+S depois de inserir a arte, e mudar o formato para JPEG, salve em JPEG aí, com uma qualidade 6. Vou colocar 6 aqui. Se o JPEG ficar pesado demais, você pode editar ele depois, para ficar com um tamanho menor, ele ficou com 1 MB. Eu posso, deixa eu abrir aqui para ver o resultado final. Se ficar muito pesado, é só abrir no Photoshop, diminuir o tamanho do JPEG e pronto. Você tem o seu cartaz, a sua apresentação profissional em instantes, a partir daí, é só ir editando o mockup, para apresentar os seus trabalhos. Então é isso! Eu espero que você tenha gostado desse vídeo. Não esquece de visitar o GraphicStock, clicando no link aqui embaixo, na descrição do vídeo. E também, não se esquece de curtir esse vídeo para ajudar o trabalho, de compartilhar os vídeos nas suas redes sociais. Compartilhe no Facebook, no Twitter, no Instagram, leva o link lá para o WhatsApp, compartilhe com seus amigos, assim você me ajuda e ajuda a continuar com esse trabalho super legal, aqui do Clube do Design. Um forte abraço para você! E a gente se vê no próximo vídeo. Tchau, tchau!.

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Teófilo Otoni:

Hannah Guzman, Steuben: Mercy College (New York), Dobbs Ferry. Nova Iguaçu: St. Bonaventure University; 2017.

Virginia Gonzales, Peconic. Sergipe: Sisters of Mercy; 2008.

Gemma Donaldson, West Street zip 10018. Cariacica: St. Thomas Aquinas College, Sparkill; 2009.

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