Oxford Cambridge Exam Board

Professional Business College - E aí pessoal! Bem-vindos a mais uma vídeo-aula do canal Clube do Design. Eu sou Liute Cristian. E hoje, estou trazendo para vocês, um vídeo atendendo a muitos pedidos que chegam através dos comentários do canal, e através da nossa página de contato lá no clubedodesign.com. Eu vou mostrar para vocês, como criar um material, utilizando o Adobe Illustrator em conjunto com o Adobe Photoshop. A gente vai criar nessa vídeo- aula, um folder de duas dobras. Aquele folder publicitário que o pessoal usa bastante. E, vou mostrar primeiro, como criar esse material utilizando o Adobe Illustrator, depois vou mostrar como criar o mesmo material, utilizando o Adobe InDesign. Ambos, auxiliados pelo Photoshop, que vai ser o aplicativo que a gente vai utilizar para fazer a edição de imagens. É importante mencionar que esses vídeos de Illustrator já são uma chamada, para o material que eu estou desenvolvendo. É o meu primeiro DVD, onde eu vou mostrar para vocês como migrar do CorelDRAW, para o Adobe Illustrator. É um trabalho dedicado às pessoas que já trabalham com CorelDRAW, que já tem um domínio legal da ferramenta, e querem migrar, querem aprender também, a utilizar o Adobe Illustrator. E, esse material vai começar a ser vendido no modo pré-venda, nas próximas semanas. Quem quiser adquirir antecipadamente, é só ficar ligado nas notícias do canal. Quem comprar antecipado, antes do projeto ser lançado, vai ganhar um super-desconto, e claro! Vai estar me ajudando a desenvolver o material mais rapidamente, e lançá-lo para o mercado, para o pessoal que precisa, que está afim de aprender a utilizar o Illustrator. Então, é isso. No vídeo de hoje, a gente vai aprender a criar um folder com duas dobras, utilizando o Adobe Illustrator, e o Adobe Photoshop. Vamos lá?! E este é o modelo que a gente vai montar neste vídeo. É um folder com duas dobras. Um modelo frente e verso. E, a gente vai estar construindo esse projeto, utilizando a Creative Cloud. Então, eu vou utilizar para este vídeo, o Adobe Illustrator CC, o Adobe Photoshop CC, o Adobe Bridge CC, e em um próximo vídeo, a gente vai criar esse material, utilizando o Adobe InDesign Creative Cloud. Eu poderia muito bem, criar esse material apenas no Photoshop, não tem problema nenhum, dá para fazer. Apenas no InDesign também. Mas, para aumentar o nível didático desse vídeo, a gente vai trabalhar sempre em conjunto com os aplicativos da Adobe, para facilitar o seu entendimento e claro! Para você ter muito mais recursos, reunidos em um só vídeo, para você que está aprendendo. Uma outra coisa que eu gostaria de deixar bem claro, é que isto não é exatamente um tutorial, onde eu vou apenas mostrar como eu faço, e o resto fique para lá. Não! As minhas aulas, são vídeo-aulas. Então, eu sempre vou comentar bastante cada procedimento, para que as pessoas que não tem um domínio muito bom com a ferramenta, também consigam chegar em um bom resultado. Então, se você é daqueles que adora apenas um tutorial, você vai encontrar muito mais do que isso aqui. Você vai encontrar uma vídeo-aula, com muito mais conteúdo. A gente vai utilizar para suporte, para a criação deste folder, o Adobe Photoshop, que é esse que você está vendo aqui, o Adobe Photoshop CC, e o Adobe Bridge. Pouca gente deve conhecer o Adobe Bridge, ele é um gerenciador de arquivos, vamos dizer assim. Ele faz muito mais que gerenciar. Através dele, você consegue inclusive, fazer a edição com o Adobe Camera Raw. Então, além de ele gerenciar os seus arquivos, você pode classificá-los, visualizá-los e editá-los em lote, com o auxílio do Photoshop também. Então, como o próprio nome sugere, o Bridge, é uma ponte que vai ligar os aplicativos da Adobe entre si. Ele já vem instalado, se você utilizar o Adobe Photoshop, Adobe Illustrator, então você já consegue visualizar o Adobe Bridge. Então, você pode abri-lo, caso você tenha aí, a Creative Suite, ou a Creative Cloud instalados no seu computador. Como eu vou utilizar a Creative Cloud, fiquem ligados, porque alguns recursos podem ser um pouco diferentes do que eu vou apresentar aqui, podem estar em locais diferentes, ou podem estar ausentes. Em todo caso é só você, caso você tenha alguma dúvida, é só comentar aqui no vídeo, e a gente vai fazer o possível para te ajudar. Eu vou deixar esse arquivo aberto, para mim pegar umas referências que eu posso esquecer o que foi que eu coloquei aqui. Então, a gente vai criar um novo documento. A gente vai começar o nosso projeto, primeiro, criando a estrutura básica do nosso folder. É um folder de três dobras, a gente vai criar a estrutura básica, para receber todos os objetos que a gente vai colocar dentro da nossa prancheta de desenho. E depois, nós vamos também coletar as imagens, e colocá-las dentro do nosso projeto. Antes de a gente começar, a gente vai clicar aqui no menu Essentials, no Alternador de Espaço de Trabalho, que está aqui em cima. E você vai clicar na opção: Reset Essentials. Lembrando que a opção Essentials deve estar habilitada. Isso vai fazer com que o Illustrator fique com o seu espaço de trabalho padrão, o trabalho do espaço de trabalho Essencial. Caso você não encontre o alternador, você também pode localizá-lo no menu Window, ou menu Janela, na versão em português. E aqui, você aponta para Workspace, que é Espaço de Trabalho, e aqui, você tem exatamente as mesmas opções. A gente vai clicar no menu File, New, para criar um novo documento, o atalho é Ctrl+N, e aqui a gente vai configurar primeiramente para uma predefinição que vai ser a print, que seria impressão. Em seguida, a gente vai manter apenas uma artboard, apenas uma tela de pintura, uma tela de desenho, uma prancheta. E, a gente vai manter as configurações padrão, tamanho A4, enfim, configurações básicas, para a gente criar o nosso material. Eu não vou entrar em muitos detalhes do processo gráfico, na parte de produção gráfica. Mas, é importante mencionar, que embora a gente crie o nosso folder, para que ele tenha o tamanho A4, ele vai ter exatamente o tamanho A4 como resultado final, depois do acabamento e tudo mais, esse material não é impresso no tamanho A4. Obviamente, com a adição de sangria e outros recursos que são fundamentais para que você tenha um acabamento correto, esse material vai ser rodado em um papel maior, para que então, ele possa receber todas as informações, sangrias e todo o resto, como marcas de corte, enfim... E aí então, depois do acabamento, é que ele fica no finalzinho com o tamanho A4. Então, eu vou utilizar o tamanho A4, as unidades de medida que eu gosto de trabalhar são milímetros. E aqui, a gente tem a opção Bleed, que seria a Sangria. Você pode encontrar essa opção na maioria dos aplicativos da Adobe, como o Illustrator e no InDesign. No InDesign, você além do Bleed, também tem o Slug, que é uma área extra, para adicionar informações importantes no projeto. Mas, no Illustrator se chama Bleed, que é a sangria, e você mantém essa correntinha habilitada. A Sangria, é um espaço extra do plano de fundo, que você pode ver aqui atrás, que será cortado no acabamento, evitando que o seu material fique com bordas brancas. Aqui embaixo, mantém as configurações padrão, CMYK a 300 DPi, e o modo de exibição default. Clique no OK, para criar um novo documento com uma prancheta de desenho. Eu acabei esquecendo de virar a minha prancheta para a horizontal, mas isso é muito fácil. Basta você clicar aqui na ferramenta de prancheta, na Ferramenta Prancheta, e aí você clica aqui, para virar a sua pranchetinha para a horizontal, para o modo paisagem. Então, a gente vai criar a estrutura básica, para receber todo o material que a gente vai colocar aqui no nosso folder. É interessante mencionar, para o pessoal que está acostumado a trabalhar com o CorelDRAW, no CorelDRAW também dá para fazer isso. No Illustrator, é muito importante que você gerencie bastante as suas camadas. Então, como a maneira com que você seleciona os objetos no Illustrator, é um pouquinho diferente do que você já está habituado, caso você esteja vindo no CorelDRAW, é importante que você gerencie bastante as suas camadas. Então, a gente vai acessar o painel de Layers, que é esse painel aqui do lado. Eu gosto de manter a minha Área de Trabalho com ícones, porque eu já estou bem acostumado com eles. Mas, você pode expandi-los aqui do lado, para que você visualize todas as ferramentas dos painéis. Clicando aqui no painel de Layers, a gente tem o Layer 1, que vai ser o nosso Layer de fundo. Como a gente vai ter duas páginas nesse nosso projeto, duas pranchetas de desenho, eu vou fazer o seguinte: Tudo o que for para a primeira página, tudo o que for para a frente, por exemplo, eu vou colocar F, e vou escrever o nome da minha camada. Então, esse é F fundo. Porque eu sei que é a parte da frente e o fundo. Quando a gente for trabalhar com o verso, vamos fazer uma coisa semelhante. Então, depois de fazer aqui, a minha camada que vai receber o meu plano de fundo, os elementos de fundo, a gente vai atualizar, vamos modificar uma pequena configuração, no incremento do teclado direcional. A gente vai controlar a distância que a gente pode deslocar os objetos, com o teclado. Para isso, a gente vai clicar no menu Edit, depois vai apontar para a opção Preferences, e vai clicar aqui em General, seria o Ctrl+K o atalho. Então, aqui a gente tem o Keyboard Increment. Pode estar diferente no de vocês. Está aqui na guia General, na guia Geral. Então, o incremento aqui, do nosso teclado direcional das nossas setinhas direcionais, para cima, para baixo, para um lado e para o outro, eu vou manter em 1 milímetro. Porque, além de eu poder deslocar os objetos com um incremento preciso, um incremento redondinho inteiro de 1 milímetro, eu também posso deslocar as linhas-guia que a gente vai trabalhar, que é na verdade o nosso principal objetivo, ao atualizar esse incremento. Então, deixo em 1 milímetro, e clico no OK para confirmar. Depois, a gente vai selecionar a Ferramenta Retângulo, e vamos dar um clique na tela, para a gente criar um retângulo com um tamanho qualquer. Você pode colocar aqui por exemplo, coloca logo o tamanho da página, que é 210x297. Vai ser o tamanho da página inteira. Então, ele vai criar um retângulo, com exatamente o tamanho da página. Ele já vai abrir aqui para mim, o painel de transformação, que a gente vai já já usar. Vou colocar ele aqui do ladinho, deixa eu esconder aqui o meu painel de novo. Utilizando a Ferramenta Mover, ou a Ferramenta Seleção, na setinha preta aqui em cima, você pode acioná-la pressionando a letra V no seu teclado. Eu vou deslocar esse meu retângulo, até a minha área externa aqui em cima. A gente observa que ele ficou ao contrário de novo, a gente vai já girar ele. E interessante mencionar, que como a gente criou um documento no Illustrator com 3 milímetros de sangria, que é justamente aquele Bleed que a gente configurou lá no comecinho, ele vai te mostrar essa linha-guia vermelha na parte externa do seu documento. Essa linha-guia, está exatamente, delimitando o seu espaço de sangria. É o espaço que vai ser cortado fora, para evitar bordas brancas no seu material. Então, eu acabei criando o meu objeto na vertical, eu vou selecionar ele, meu painel transform que pode ser acessado através do menu Window, aí você desce aqui um pouquinho, para que você veja o painel transform, é só pressionar o Shift+F8. Eu vou girar esse meu objeto em 90 graus, e pressionar o Enter. Depois, você vai alinhá-lo com as suas laterais da página. A gente tem então, um retângulo, exatamente do tamanho da nossa página. Se você tiver qualquer dificuldade para alinhar esse objeto com a sua página, você pode acessar no menu View, as opções: Snap to Point, que seria o Alt+Ctrl e as aspas duplas ali em cima. Isso vai fazer com que o seu objeto se alinhe automaticamente com pontos de referência, pode ser outros objetos. E também, a gente vai marcar logo em seguida, aqui a opção Rulers, e a opção Show Rulers, que pode ser acionado com o Ctrl+R. Onde, a gente vai exibir as nossas réguas, que são importantes para que a gente consiga inserir linhas-guia, no nosso documento. Então, a gente criou esse retângulo do tamanho da página, ele está preenchido aqui, a gente consegue ver o preenchimento que está em branco, e o nosso contorno que está em preto. Eu vou clicar aqui no contorno, ou melhor, eu vou clicar aqui no preenchimento, e remover o meu preenchimento, deixa ele apenas com um contorno preto. Só lembrando que o tamanho total do nosso retângulo, é exatamente do tamanho da página. Depois, eu vou dividir esse retângulo em 3 partes. Não necessariamente dividir, mas eu vou encontrar a terça parte desse meu retângulo maior. Porque eu preciso dividir essa minha página em 3 partes diferentes, em 3 partes iguais aliás. Então, a gente vai clicar aqui, onde a gente tem a nossa medida de largura, o nosso Width aqui, e vai colocar: /3 que seria o equivalente a dividido por 3, e vai pressionar o Enter. Pronto! Automaticamente, o Illustrator vai dividir esse nosso retângulo em um terço, vai dividir ele por 3. Em seguida, ainda com a ferramenta seleção, você vai segurar o Alt, e você vai posicionar o seu cursor sobre esse retângulo. Você observa que quando a gente coloca sobre o contorno, aparece essa setinha dupla. Sobre o contorno, porque não tem preenchimento, o Illustrator nem está considerando que eu estou sobre o objeto. Então, coloca o mouse sobre o seu objeto segurando o Alt, e depois, você clica e arrasta para o lado, e depois que você pressiona o Shift, é que você desloca ele em linha reta. Pronto! Vou repetir de novo aqui do outro lado. Segurando o Espaço, você desloca o objeto aqui, a sua visualização para o lado, clicando com o mouse. Segurando o Alt, eu vou clicar sobre o contorno do meu objeto, arrastá-lo para o lado. Antes de soltar o Alt, antes de soltar o clique eu vou pressionar o Shift, e vou arrastar até a posição que eu quero. Depois, eu solto o clique e solto o Alt, e solto o Shift. E aí, a gente tem 3 cópias do mesmo objeto dentro da nossa prancheta de desenho. Eu estou usando aqui, uma mesa gráfica, então, por isso que o meu mouse fica meio nervosinho assim. Mas, você pode fazer isso tranquilamente com o mouse também. Então, como eu já tenho toda a estrutura de baixo que eu preciso, que são os 3 quadros que eu vou utilizar como plano de fundo para colocar os meus elementos e que também são as dobras, representam as dobras do meu folder, eu vou mostrar um segredinho para vocês. Essa dobra aqui do lado esquerdo, da parte externa, vamos considerar que isso aqui seja a frente do meu folder, ou que isso aqui é a capa dele. Então, eu estou olhando ele de frente. Aqui seria a frente, aqui seria a costa do meu folder, e aqui seria a página 2 do meu folder. A segunda coisa que as pessoas veem, na verdade, quando elas abrem o folder, que vai ficar desse jeitinho aqui. Então, aqui é a frente, a segunda parte é aquela lá atrás, e o verso fica aqui escondidinho aqui atrás. Vamos voltar lá?! Então, essa parte aqui externa, ela deve ser ligeiramente menor do que as outras duas. Porque, como o folder fica dobrado, essa parte, ela precisa encaixar direitinho, dentro das demais peças, quando você vai dobrar o seu folder. Pouca gente usa esse recurso, pouca gente sabe dessa manha, dessa dica. E acaba tendo que fazer uma dobrinha meio tortinha, para poder encaixar cada um dos objetos, cada uma das dobras. Então, essa parte externa da parte de fora, depois que a gente passar para o outro lado, a gente não pode esquecer de inverter essa ordem, colocar isso aqui para o outro lado. Então, a gente vai diminuir esse lado aqui do nosso folder, cerca de 3, 2 a 3 milímetros. Está com 99? Vou colocar com 95, 96! Diminuir 3 milímetros. Então, eu diminuí 3 milímetros. É pouquinha coisa mesmo. É só para ele encaixar lá dentro. Diminuí 3 milímetros. Depois, eu coloco ele aqui ao lado, desse outro lado da página. E aí, a gente fica com um espaço a mais, que vai ser distribuído entre esses dois objetos aqui do lado. Então, você pode clicar e arrastar aqui fora. Lembrando que você se movimenta segurando o Espaço e clicando sobre a tela. Então, selecionei esses dois objetos, basta clicar e arrastar para selecionar, e aqui embaixo, eu vou pegar neste ponto de ancoragem, e vou deslocá-lo, até que ele encaixe ali no meu outro objeto. Distribuí o tamanho final, o restante do espaço que sobrou entre os dois objetos. Agora, a gente vai considerar também a sangria, para esses objetos. Você percebe que até agora, a gente estava trabalhando com eles do tamanho da página, para evitar que a gente fizesse um cálculo errado ao dividir o tamanho desses retângulos. Só que agora, a gente precisa aumentá-los, para que eles tenham exatamente o tamanho da página. Vou primeiro, selecionar os 3 retângulos, e vou segurar o Alt e arrastar para cima. Segurando o Alt, você aumenta o objeto para cima e para baixo. Lembrando que eu estou pegando no controle de ancoragem do meio. Então, segurando o Alt e fazendo esse movimento, eu vou afastar para você ver de longe. Segurando o Alt, você aumenta ele para cima e para baixo. Deixa eu apertar o Ctrl+Z aqui. Aí, depois, a gente vai selecionar apenas este aqui do canto, e também apenas este. Não pode ser os dois juntos, nem os três juntos. Vou selecionar este aqui do lado, e vou dar um zoom ali, com o Ctrl+Espaço e é só clicar na tela. Eu vou arrastar este quadro, aumentando ele um pouquinho para o lado. A mesma coisa vou fazer deste lado aqui. Selecionar, e arrastá-lo até a minha linha-guia. Deixa eu arrastar mais para o lado. Está muito ruim esse meu alinhamento aqui. Pressionando o Ctrl+0 (zero), você consegue visualizar todo o seu documento na tela. Ctrl+0 (zero), eu uso aqui o teclado numérico, mas pode ser também, o teclado Alfanumérico. Então, a gente já tem a estrutura básica do nosso folder. Agora, a gente já pode utilizar esse mesmo material, para criar a nossa segunda página. Antes de a gente começar a trabalhar, a gente já vai criar a nossa segunda página, para evitar eu ter que fazer isso tudo de novo. Então, eu vou abrir aqui, o painel de pranchetas, que está aqui embaixo, eu acabei arrastando ele acidentalmente, vou colocar ele aqui fora. E olha só! A gente tem uma segunda prancheta, ou melhor, a gente tem apenas uma prancheta, que seria a nossa página 1. A artboard 1. Para que a gente duplique essa prancheta, a gente vai clicar e arrastar ela, para esse papelzinho aqui embaixo. O Illustrator vai criar uma cópia exata da minha prancheta aqui ao lado. Isso também pode ser feito utilizando a Ferramenta Prancheta. Deixa eu apertar o Ctrl+Z aqui. Você pode, simplesmente, selecionar a Ferramenta Prancheta, você observa que ela fica ativa e selecionada. Certifique-se de que esta opção aqui em cima, está habilitada. Porque, ela permite que você mova e copie os objetos que pertencem a prancheta, junto com ela. Se essa opção estiver desmarcada, você vai copiar só a prancheta vazia, sem nenhum objeto dentro. E, para copiar, é só segurar o Alt e arrastar a prancheta para o lado. Segurando o Shift, você também restringe o movimento a um movimento em linha reta. E olha só! Você tem uma cópia da sua prancheta, exatamente do mesmo jeito. Mas, eu prefiro arrastar aqui para baixo, você faz isso mais rapidamente, mais facilmente, ele já coloca ali do lado tranquilo. A qualquer momento, se a sua prancheta, ou melhor, se o seu espaço de trabalho ficar superlotado, ou muito bagunçado, clique no alternador aqui em cima, e clique na opção Reset, para voltar ao normal. Então, vamos voltar aqui, para a nossa prancheta número 2, onde a gente precisa organizar os nossos arquivos e os nossos objetos em camadas. Você observa que o Illustrator, ele coloca tudo dentro de camadas. Além disso, você tem pequenas subcamadas, que representam cada um dos objetos. Quando você seleciona um objeto dentro do Illustrator, ele fica assinalado com esse quadradinho aqui azul, na sua camada. Você pode selecionar qualquer objeto, inclusive através do painel de camadas. Clicando aqui do lado, você vai selecionando cada um dos objetos. Para selecionar vários, você pode utilizar o Shift, para que você possa selecionar mais de um objeto, de uma vez. Então, a gente vai criar uma nova camada. Deixa eu clicar aqui na opção Nova Camada, aqui embaixo. Vou colocar V Fundo, que seria o nosso verso e o nosso fundo. E a gente vai fazer o seguinte, vou selecionar todos esses objetos, vou recortar no Ctrl+X. Depois, vou voltar aqui no meu painel de camadas, vou arrastar aqui para fora, só para ele não ficar escondendo, porque ele está configurado para esconder. Vou clicar aqui na minha camada de fundo, e pressionar o Ctrl+B. B de bola, para que ele seja colado abaixo de qualquer outro objeto que eu tenha na minha tela. Então, você observa que agora eu tenho o meu fundo, e tenho a minha frente. Trabalhando com a minha frente agora, a gente vai criar agora uma nova camada, que vai receber os outros elementos do nosso projeto. Então, eu vou clicar aqui embaixo no F Fundo, e clicar na opção Nova Camada, aqui embaixo. A gente vai colocar, especificamente dentro dessa outra camada, textos, alguns elementos que não vão ficar junto com o fundo, tá bom?! Eu gosto de trabalhar muito com Clipping Mask. Então, boa parte dos objetos vão ficar com o fundo. Mas, aqui a gente põe então, texto por exemplo. Você pode colocar Elementos, Arte, o que você quiser. Claro né?! Vou colocar aqui também, F Textos, depois, vou criar uma camada para o meu fundo. F, ou melhor V, que é o verso, Texto. Então, eu tenho uma camada de fundo para o verso, e textos para o verso, frente para o verso e fundo para o verso. Vamos trabalhar com o fundo. A gente vai começar a criar os elementos no nosso projeto. Primeiro, a gente vai criar um quadro, à frente do nosso projeto. Deixa eu numerar aqui. Eu vou numerar, só para vocês entenderem como é que funciona a ordem do nosso folder. Essa parte da frente, que está número 1, é a nossa capinha do folder. Depois, a gente tem aqui, o verso da nossa capinha, que seria o equivalente ao número 2. É a segunda coisa que a pessoa vai enxergar no seu folder. Depois, a gente vai passar para a parte de dentro, quando o folder está completamente aberto. Então, a gente tem aqui, 3, 4 e 5. São os itens na ordem de leitura. E aqui, a gente tem o sexto item, que é o nosso fundão. Que é, onde a gente coloca geralmente, informações de contato, logotipos, ou alguma outra informação que vá ficar na parte de trás. A gente vai começar pela frente, criando o elemento da frente. Para isso, a gente vai dar um zoom aqui. É importante que a gente sempre trabalhe com o painel de camadas visível, para que a gente não se confunda na hora de criar os objetos, e não acabe criando na camada errada. Vou criar um pequeno retângulo, utilizando a Ferramenta Retângulo e sempre alinhando com os meus objetos, aqui. Como a opção Snap to Point está habilitada, ele vai sempre ser alinhado automaticamente. Para que você consiga visualizar essas guias verdinhas que você está vendo aí, você precisa clicar no menu View e selecionar a opção Smart Guides, ou Ctrl+U. Aí, você começa a enxergar essas, deixa eu apagar aqui, acabei criando, começa a enxergar essas linhas-guia verdes, que vão te ajudar no alinhamento. Vou criar aqui. Já criei outro quadro de novo. Vou criar um retângulo aqui. Sempre utilizando itens de fundo, sempre deslocando eles até a área da sangria. Depois, com a Ferramenta Seleção Direta, que é essa setinha branca, que pode ser acessada através do atalho A, eu vou clicar uma vez sobre esse cantinho aqui, depois vou clicar de novo, e arrastar ele para baixo, para criar uma espécie de corte nele. Deixa eu só ver se é nessa direção mesmo. É do outro lado. Então, o nosso corte é para o outro lado. Deixa eu voltar ele aqui para onde ele estava. E vou fazer o meu corte para baixo. A ferramenta seleção direta, é a ferramenta equivalente à Ferramenta Forma do CorelDRAW. No Illustrator, você tem uma ferramenta específica para cada tipo de ação que você vai tomar. Coisa que você faria apenas com a Ferramenta Forma, lá no CorelDRAW. Aqui, eu utilizei a Ferramenta Seleção Direta, para selecionar os dois nós. Eu vou deslocá-los mais para cima. É importante que você crie os seus próprios métodos de trabalho, e que você trabalhe sempre da maneira que você achar mais conveniente. Mas, é que eu gosto muito de trabalhar com Clipping Mask, que me dá uma liberdade maior, para que eu possa jogar os objetos, sem precisar me preocupar com o tamanho deles, sem precisar me preocupar que eles ultrapassem o meu espaço de trabalho. Principalmente, quando se trata de imagens. Então, o que eu vou fazer? Eu vou selecionar esse meu retângulo maior, que seria o meu quadro, onde eu vou colocar os meus elementos e vou pintar ele com uma cor qualquer, só para mim ter uma referência. Eu vou selecionar aqui, o painel de amostras, e vou pintar ele com um begezinho, só para a gente ver. Depois, vou pegar aqui a minha ferramenta, depois vou selecionar o meu retângulo principal. Você observa que eu já estou com a ferramenta seleção. Você pode ativá-la pressionando a letra V. E agora, eu vou pintar esse meu retângulo da frente, com um cinza neutro, um cinza de uns 80%. Também está aqui no painel de amostras. Você pode expandir ele aqui embaixo, e a gente pode apontar para a amostra, 90? 90% eu acho que está bom. 90 ou 80? 90% fica melhor. Então, quando você aponta para uma amostra, é só esperar um pouquinho, que ele te mostra a composição dela. É uma amostra de cor composta, exclusivamente com 90% de preto. Então, você observa que o nosso objeto está na frente do nosso quadro de fundo. O que eu vou fazer agora? Colocar ele aqui do lado, só para a gente ver. Vou selecionar esse objeto, vou segurar o Ctrl+Shift, apertando o acento agudo, esse objeto vai para trás da minha tela de pintura, para trás de todos os objetos. Agora, eu vou selecionar esses dois objetos, clicando aqui embaixo e arrastando para cima. Eu vou selecionar eles dois e vou pressionar o atalho de teclado Ctrl+7. Isso vai fazer com que o meu retângulo cinza entre, vamos dizer assim, no meu retângulo maior, no que a gente chama de Clipping Mask. Se você trabalha com o CorelDRAW, você conhece isso como PowerClip. Quando você adiciona um objeto em Clipping Mask no Adobe Illustrator, ele acaba sendo exibido como uma subcamada deste objeto, aqui no seu painel de camadas. Então, se o meu objeto maior é o meu recipiente, e o meu objeto menor é o objeto que está em Clipping Mask, ele fica sendo exibido aqui embaixo como uma subcamada, nos grupos de clips, como uma subcamada do meu objeto principal, do meu grupo de clips. Se eu quiser editar qualquer um desses objetos, eu posso fazer isso utilizando o painel de camadas, facilmente clicando sobre ele aqui do lado. Dessa maneira, eu consigo selecioná-los e trabalhar diretamente com eles. Ou, se você preferir, você pode apontar para qualquer um dos objetos, e dar dois cliques sobre ele. Dessa maneira, você entra no que a gente chama de modo de isolamento. Onde, você está editando agora, apenas os objetos que você clicou, que você selecionou com esses dois cliques. Os objetos de fora, não podem ser alterados, porque você está editando esse objeto de maneira isolada. Então, eu quero mudar a cor, ou a posição do meu retângulo. Depois que você der dois cliques sobre o seu retângulo maior, você pode dar dois cliques sobre o retângulo menor. Pronto! Aí, você consegue visualizar ele inteiro. E aí, você vai colocar ele na posição que você quer. Nem precisa se preocupar mais se ele ultrapassa pra cá ou não, ele pode passar para o lado também, porque agora ele é um objeto que está em Clipping Mask. Aí a gente tem o nosso objeto de fundo. Pode ser um pouquinho mais demorado e mais chato, o vídeo neste começo, porque eu tenho que explicar tudo com mais detalhes. Mas, daqui a pouquinho você vai estar fera, e eu não vou precisar fazer mais isso aqui. Nos próximos objetos, a gente já vai falar mais rapidamente. Depois de concluir, você pode dar dois cliques aqui fora e pronto! Você confirma a edição do seu PowerClip, vamos dizer assim, do seu Clipping Mask, e aí você sai da edição, e começa a editar todos os outros objetos. Só que eu esqueci um detalhe: Eu acabei deixando o meu retângulo lá dentro com um contorno preto. Vou selecionar ele aqui nas camadas, para você ver como funciona. Clicando aqui do lado, eu vou tirar o contorno clicando aqui no contorno, e clicando na opção Sem Contorno. Pronto! Ctrl+0 (zero). A gente vai visualizar toda a nossa prancheta de desenho, e olha só! Os nossos objetos estão aí, legais, bem arrumadinhos. Agora, a gente já pode inserir a nossa primeira imagem dentro do nosso projeto. Para isso, eu vou fazer o seguinte: Eu vou entrar na edição desse retângulo maior, dando dois cliques, e vou deixar ele no modo isolado para mim arrastar a imagem para cá para dentro diretamente. Eu vou acessar o Adobe Bridge, onde eu já tenho uma pastinha chamada Imagens. Essas imagens que eu vou utilizar, são cedidas pelo Shutterstock. Vou deixar os links de todas elas aqui embaixo. O Shutterstock é um banco de imagens profissional. Então, são imagens que você precisa adquirir, que você precisa comprar, caso você vá desenvolver um projeto publicitário, caso você vá vender o projeto para um cliente, você precisa comprar os direitos de uso dessas imagens. Eu vou utilizar essa imagem aqui em cima, e vou arrastá-la para dentro do meu Adobe Illustrator. Pronto! Dessa maneira, ela vai ser posicionada dentro do meu objeto, e dentro do meu Clip Group, dentro do meu grupo de clipes. Vou posicionar ela, um pouquinho menor aqui. Eu estou arrastando utilizando aqui, o Shift, para que eu possa diminuir ela proporcionalmente. Então, eu vou posicionar agora, essa imagem em uma área que ocupe um espaço um pouco maior do que o meu plano de fundo. Vou posicionar ela aqui um pouco mais ao lado. Eu posso observar aqui do lado, que a minha imagem acabou não ficando, não integrando o meu grupo de clipes. Então, para que eu passe ela para cá, para dentro do meu grupo de clipes, do meu Clip Group no Clipping Mask, é só arrastá- la para cá para dentro e pronto! Ela vai ficar lá dentro, e vai ficar de maneira isolada com os meus objetos. Você pode ainda, deslocar ela para baixo do seu retângulo principal, do seu retângulo cinza neste caso, pressionando o Ctrl+Shift+Acento agudo. Exatamente como a gente fez agora há pouco. Lembrando sempre, que a imagem deve pelo menos, tocar na área de sangria, porque ela precisa também ser sangrada. Se você utilizar o Ctrl+Shift+Acento agudo, que nesse caso, seria na verdade a crase, já que a gente está pressionando o Shift, ele vai ser deslocado para trás de todos os objetos na camada. O Ctrl+Shift+Colchete, que está bem ao lado, nesse caso já seria a chave abrindo, porque você está segurando o Shift, ele vai deslocar para cima. Então, Ctrl+Shift e acento agudo, ele vai para baixo. E o Ctrl+Shift+Colchete abrindo, ele vai para cima. Depois então, de você confirmar a edição do seu Clipping Mask, posicionando a imagem corretamente ali embaixo, você pode dar dois cliques aqui fora, para confirmar a edição deste material. Deixa eu ver se ficou igual. É, não ficou igualzinho, a mão dele ali está aparecendo mais. Então, deixa eu ajustar aqui mais para baixo. Pronto! Assim, eu consigo exibir a mão dele um pouco mais, ajustando aqui o meu retângulo. Agora, a gente já pode colocar outros elementos aqui na parte de fora. Lembrando que a gente está trabalhando sempre com a camada de fundo. Depois, a gente vai trabalhar com os textos. Eu vou pegar a ferramenta retângulo, e vou criar um retângulo bem grandão aqui embaixo, que pega da área de sangria, até mais ou menos o finalzinho aqui do meu quadro de frente. Vou pressionar a letra A, para ativar a Ferramenta Seleção Direta, e mais uma vez vou dar um clique sobre esse objeto, e depois mais um clique segurando o Shift, para deslocar de maneira em linha reta, e vou deslocá-lo para o lado, para eu ter novamente, esse efeito de um objeto aí em ângulo. Depois, com a Ferramenta Seleção, eu vou clicar aqui na minha paletinha, no meu painel de amostras, e vou selecionar essa amostra aqui, que é 70% de ciano e 30% de magenta. É um azulzinho um pouquinho mais forte. Como eu estou com a opção de contorno habilitada, eu preciso selecionar a opção de preenchimento, e novamente no painel de amostras eu posso clicar no meu preenchimento. Deixa eu tirar o contorno aqui, que eu não quero ele. Pronto! Criamos o elemento que se estende por todas as páginas, que vai ser útil para dar um charme legal para o nosso objeto. Vamos agora, inserir o nosso primeiro texto na parte da frente do nosso projeto. Para isso, eu vou selecionar aqui, a camada Frente Textos, vou pressionar a letra T do meu teclado, para ativar a Ferramenta de Texto, e vou dar um clique sobre a tela, para eu começar a inserir as minhas informações. Eu coloquei aqui, um textinho de exemplo. É só um texto de exemplo. Eu vou copiar aqui, para não perder tempo digitando, então eu vou clicar aqui. Deixa eu apagar. Apagar isso aqui. Pronto! E vou apertar o Ctrl+V, para que o meu texto venha para cá. Depois que você escrever o seu texto, com a Ferramenta Seleção, você pode deslocar ele tranquilamente, aumentar ou diminuir para o tamanho que você quiser. Para esse exercício, para esse vídeo, eu estou utilizando uma fonte que eu sei que você vai ter, que é a fonte Segoe UI. Porque, ela é muito completa, ela tem diversos pesos, que vão ser muito úteis, para a gente trabalhar com esse projeto. Depois de escrever um texto de exemplo, a gente vai duplicar essa caixa de texto, segurando o Alt e o Shift. Primeiro o Alt. Segura o Alt e arrasta para baixo, depois aperta o Shift. Para fazer uma cópia desse nosso objeto. Depois, eu vou selecionar aqui, a opção, selecionar aqui o meu texto dando dois cliques sobre ele. Eu posso selecionar utilizando o meu mouse, utilizar as setinhas direcionais, apertando o End, para o cursor ir para o final. Segurando o Shift, eu aperto Home, que ele vai selecionar todo o meu texto. Assim, a gente seleciona mais facilmente. E a gente vai escrever: Um Texto de Impacto. Foi esse que eu coloquei? Uma Frase Bem Bacana, né?! Vamos usar o mesmo texto lá. Bem Bacana, pronto! Eu não configurei aqui ainda nesse meu projeto, as margens de segurança, as margens de cada uma das folhinhas do meu folder. Vamos fazer isso agora. Eu deveria ter feito no começo, mas vamos fazer agora. A gente vai adicionar algumas linhas-guia dentro do nosso projeto, que vão servir justamente como guia, para que a gente possa delimitar a área útil do nosso projeto, a área até aonde o nosso texto pode se estender. Essa área de segurança, eu já expliquei em outro vídeo, que foi até inclusive o nosso, acho que há dois vídeos atrás no nosso canal, eu coloquei um vídeo mostrando como configurar a área de segurança e sangria no Illustrator. A gente vai adicionar agora, uma área de segurança, uma margenzinha, utilizando linhas- guia. Lembra que no começo a gente ajeitou o incremento do nosso teclado para 1 milímetro? Vai ser útil agora. Então, eu vou arrastar primeiro: Uma linha-guia para cá, para esta posição. É só clicar na régua e arrastar aqui para dentro. Vou soltar aqui, e vou pressionar o meu teclado direcional, 5 vezes para a direita, para mim ter uma margem de 5 milímetros. Ao pressionar, eu percebo que a minha guia não está indo para o lado direito. Então, eu vou clicar com o botão direito em qualquer lugar da minha prancheta, e vou selecionar ou desmarcar a opção: Lock Guides, que vai desabilitar, vai destravar as linhas-guia. Vou clicar nela aqui, e apertar novamente 5 vezes para a direita. Faço a mesma coisa para a esquerda. Arrasto a linha- guia, 1, 2, 3, 4, 5. E repito isso em todos os quadros dentro da minha prancheta de desenho, colocando as linhas-guia ali, e arrastando 5 vezes no meu objeto, para o lado. 1, 2, 3, 4, 5. Você pode configurar o deslocamento logo para 5 milímetros, para evitar ficar deslocando assim. Mas, eu recomendo que você faça assim, porque você mantém um incremento legal para os seus objetos depois. Deixa eu voltar aqui, pronto! É isso aí. Aqui acabou voltando demais. E a mesma coisa do outro lado, a extremidade, lembrando que é a extremidade da página, e não da sangria. A mesma coisa embaixo. Aqui embaixo, eu vou colocar a linha-guia pegando todas as pranchetas. 1, 2, 3, 4, 5, ela vai pegar todas ali. E a mesma coisa aqui. E é isso. Nós temos aí, as nossas margens de segurança, que é até onde a gente consegue colocar o nosso texto, para que a gente não acabe ultrapassando o limite mínimo, para evitar perda de informação na hora do acabamento. Vou aumentar então, essa Frase Bem Bacana para cá. Vou mudar a sua formatação, selecionando aqui e pressionando Ctrl+A, para selecionar todo o texto e mudando para Bold. Já ficou bem maior né?! É interessante mencionar para vocês, que você pode sair da edição do texto e voltar para a Ferramenta Seleção, pressionando a tecla ESC. Então, ao apertar o ESC, você sai da edição de texto, e já pode trabalhar diretamente com a Ferramenta Seleção. Depois eu vou pintar, deixa eu ver como foi que eu pintei aqui. O BEM BACANA, de azul. Vou pintar esse "BEM BACANA", selecionando ele, e selecionando aquela amostra legal, que a gente escolheu lá no comecinho, e olha só! Pressiono o ESC, e Ctrl+0 (zero), para mim visualizar todo o meu objeto. Vou apenas ajustar. Você pode usar um Grid, pode perder um pouquinho mais de tempo montando aí uma lógica legal de alinhamento de texto. A gente vai trabalhar de uma maneira um pouco mais direta. Vou selecionar esses dois textos segurando o Shift. Segurando o Alt, eu vou deslocá-los para baixo, e depois pressiono o Shift novamente, para deslocá-los em linha reta. Vou posicionar uma cópia deles aqui embaixo, assim eu tenho o mesmo conjunto de objetos, copiados. Deixa eu ver o que foi que eu escrevi ali. Agora sim, aqui em cima a gente escreve tudo maiúsculo. UM TEXTO DE IMPACTO. Pressiono ESC, e aumento ele o máximo que eu puder, utilizando o Shift em conjunto. Então, aqui eu estou utilizando a opção de texto Semilight, que é a letrinha fininha. E, embaixo, eu estou utilizando o Bold. Aqui agora: Um texto de impacto, com duas linhas. A gente vai baixar um pouquinho aqui. COM DUAS LINHAS. Pronto! E a gente vai posicionar esse texto aqui em cima. E olha só! A gente tem aí, uma boa parte já do nosso texto da capa, concluídos. Deixa eu arrastar isso aqui para baixo. Pronto! Dentro do Illustrator, você pode trabalhar com dois tipos de texto. O texto em linha, que é esse texto simples assim, que a gente também conhece como texto artístico. Se você assistiu meus vídeos de CorelDRAW. E, os texto em parágrafo, que são aqueles envoltos em uma caixinha. Para você criar um texto de parágrafo no Illustrator, é igual a qualquer outro aplicativo. Selecione a Ferramenta de Texto, posicione a Ferramenta onde você quer. Nesse caso, eu vou usar a própria guia. Clique e arraste para uma posição determinada, e quando você soltar, você vai ter uma caixa de texto. Aqui, eu vou utilizar novamente a Segoe UI, na opção Semilight, com um tamanho 10. E aqui, eu posso colocar qualquer texto que eu quiser. A gente vai utilizar para gerar o texto, um site de Lorem Ipsum. Aqueles sites que geram textos aleatórios. Lorem Ipsum. Eu não sei se no Illustrator tem a opção de preencher com espaço reservado. Deixa eu ver. Type... Não tem. Não tem. Ele não tem né?! Não tem igual o InDesign, não dá para colocar o texto de espaço reservado. Pode usar até o InDesign para fazer isso. Então, aqui a gente tem o Lorem Ipsum, a gente pode adicionar aqui as opções. É o: br.lipsum.com. Você coloca aqui a quantidade de parágrafos que você quer. Clica no Lorem Ipsum, e você tem um texto que você pode copiar, e colar onde você quiser. Vou copiar aqui, e colar dentro do Illustrator. Depois, a gente tem muito texto aqui que é inútil, a gente pode ir apagando eles, apagar eles. Apertar o End aqui, que é mais rápido. O End e o Delete, eu estou segurando o Shift, e pressionando o End e o Delete rapidamente, para apagar todo esse monte de texto que eu coloquei aqui. Então agora, novamente com a Ferramenta Seleção, eu vou posicionar esse texto aqui embaixo. Já está com a formatação que eu configurei ali em cima. Eu vou apenas, pintar esse texto de branco, utilizando o meu painel de amostras, pintando ele de branco. Olha só! Que legal! A gente já tem aí a nossa frente do Folder. Deixa eu só conferir se está igualzinho. Tem um espacinho um pouco maior aqui. Colocar esse espaço um pouco maior, e pronto! A gente tem aí, o nosso folder, à frente do nosso folder. Claro que isso aqui é só um exemplo. Você pode trabalhar esses textos da maneira que você quiser, da forma que você quiser, ir inserindo pesos diferentes... Claro que isso aqui é um texto de exemplo bem tosco. É só para a gente não perder tempo pensando em alguma coisa mais legal, mas você pode fazer da maneira que você achar conveniente. Vamos trabalhar agora, com a parte do meio, que seria a parte de fundo. A gente vai criar novamente, um retângulo aqui em cima, só para mim ter um objeto para eu colocar como Clipping Mask. Eu vou pintar esse meu retângulo, de azul, o mesmo azul que a gente tinha agora há pouco. E novamente, vou pintar esse meu retângulo aqui de baixo, com uma cor diferente. Deixa eu arrastar aqui. Pronto! Pintar ele com um begezinho, só para a gente ver ele. E a gente não se perder. Eu acabo me perdendo muito fácil, nesses objetos do Illustrator. Deixa eu só ver se está tudo certinho aqui nas camadas. OK. Vou selecionar esse retângulo: Ctrl+Shift e o Acento agudo. Então, vamos selecionar eles dois aqui. Vou pressionar aqui o Ctrl+7 e pronto! Agora, eu vou entrar na edição desse Clipping Mask, vou posicionar o meu objeto da maneira que eu quiser. Um azulzinho aqui em cima, seguro o Alt, duplico ele para baixo, depois pressiono o Shift. Pinto ele com o meu cinza, a 90%. Vou tirar o contorno dele, o contorno desse aqui também e vou aumentar um pouquinho aqui embaixo. Pronto! Dando dois cliques ali fora, a gente tem os dois objetos em Clipping Mask, de maneira semelhante ao que a gente tem ali na frente. Deixa eu diminuir mais um pouquinho, pronto! Agora, a gente vai novamente, arrastar a nossa imagem que está aqui na minha pastinha de imagens. É interessante também, lembrar que essas imagens precisam ser editadas, você precisa trabalhá-las, caso necessário. Converta elas para CMYK, faça a edição que for conveniente, utilizando o Photoshop. Eu vou utilizar o Photoshop de maneira mínima aqui, só para a gente converter essa imagem em tons de cinza. Eu vou até apagar essa aqui, para a gente converter ela em tons de cinza. Deixa eu ver, cadê o meu delete?! Está bem aqui. Então, a gente vai arrastar essa imagem para dentro do Illustrator, você pode editá-la da maneira que você quiser. Não. Ele está avisando aqui já, do outro arquivo. Arrastar ela aqui, usando o Bridge. Pode arrastar também, usando o próprio Windows Explorer, e aí, eu vou deslocar essa imagem, diminuindo ela novamente, segurando o Shift e posicionando onde eu quero. Vou recortá-la no Ctrl+X, para ficar mais fácil. Eu vou entrar aqui na edição do Clipping Mask. Meu Clipping Group aqui, e vou pressionar o Ctrl+B, para colar essa imagem embaixo de todo mundo. Isso vai fazer com que ela fique embaixo dos meus objetos, aqui na camada também ela vai aparecer embaixo. Depois, é só eu aumentá-la, da maneira que eu achar conveniente e pronto! Dois cliques fora, eu terminei a edição do meu Clipping Mask, minha imagem está ali, bonitinha, legal. Como eu já mostrei para você como trabalha com texto, não mostrei profundamente, mas eu vou copiar aqui logo, um texto que a gente tem aqui na frente, para eu não perder tempo. Então, tudo o que eu fiz aqui, foi criar um quadro. Eu vou copiar aqui no Ctrl+C, e colar no Ctrl+F. Pronto! Então, tudo o que eu fiz, foi criar textos em linha. Na verdade, eu só fui duplicando. Então, eu só segurei o Alt, arrastei aqui para cima o meu texto, posicionei e pintei de branco, e trabalhei com ele da maneira que eu quiser. Se você precisar de opções de texto mais avançadas, você pode acessar aqui em cima, no painel parágrafos, para você alterar as configurações de parágrafos. Ou, o painel de Caracteres, que é esse aqui do lado, que você pode alterar por exemplo, o tamanho da fonte, o espaçamento entre linhas, o espaçamento entre as letras, que é o nosso Tracking. Você pode selecionar também, o Kerning, que é o espaçamento de uma única letra entre a outra. Então, você tem várias opções aqui do lado, que podem ser úteis, caso você esteja editando bastante texto. Pode mudar aqui também o idioma. É importante trabalhar sempre com o idioma em português. Pode alterar para maiúscula, para minúscula, enfim... Várias opções que você encontra facilmente. Então, a partir daqui é muito fácil. É só ir duplicando. Eu vou apenas segurando o Alt, arrastando o texto, mudando o texto que eu tenho, para evitar perder tempo. Eu não vou ficar criando uma caixa de texto para cada uma delas. Duplica o texto, e aplica a formatação que você quiser. A mesma coisa aqui embaixo, apenas criei um dos quadros, esse aqui é só um quadrado. Eu vou criar ele para você ver. É só selecionar a Ferramenta Retângulo, clicar na tela, e digitar as configurações que você quer. 50x50 por exemplo. Pressiona o Enter, e você tem o seu retângulo. O seu quadrado, no caso. Depois, você pode diminuir, e posicionar ele onde você quiser, de maneira muito fácil e muito simples. Coisa que você faz até no Paint, você aprendeu quando você fez o seu curso de informática. Então é isso. A gente criou então o nosso verso, utilizando textos de exemplo. Aqui, a gente vai fazer uma coisa muito semelhante ao que a gente já tem na frente. Na verdade, aqui a gente vai fazer uma malandragem muito legal, que é copiar todo o conteúdo que a gente tem ali na frente, vou copiar todo ele. Como eu já tenho um quadro aqui, eu vou apagar esse quadro. Deixa eu colocar, acabei apagando a minha linha-guia. Vou apagar esse quadro, e eu vou arrastar todos esses objetos aqui que eu tenho, do meu fundo, todos esses objetos, deixa eu de-selecionar esses outros aqui. Deixa eu ver se está tudo OK. A linha-guia está vindo junto, né?! Deixa eu bloquear aqui, as linhas-guia. Botão direito, Lock Guides, pronto! Isso vai facilitar a minha vida. Seleciona esses objetos, sem selecionar o de baixo, vou segurar o Alt e arrastar para o lado. Vou posicionar eles aqui deste ladinho, porque eu lembro que este retângulo, ele é menorzinho. Selecionei, posicionei ali. Vou tirar a seleção do meu texto e vou selecionar apenas o quadro de fundo. Vou clicar com o botão direito na opção Transform, e seleciono a opção Reflect. E aqui, na opção vertical, a gente clica no OK. Quando você clicar no preview, você vai ver que ele vai espelhar. Clica no OK, pronto! O nosso objeto está rotacionado, para que a gente tenha esse ângulo no nosso quadro cinza. Depois, eu vou diminuir esse meu quadro, colocando ele um pouquinho mais abaixo. Um pouquinho menor, e pronto! Olha que bacana. Eu já tenho o meu quadro do tamanho que eu quero. Agora, tudo o que eu preciso fazer, é reorganizar o texto, colocando ele mais para dentro, diminuindo a minha caixa de texto, para que esse texto caiba ali dentro. Então, é um trabalho muito simples, muito fácil! A parte mais difícil a gente já fez, que foi criar os elementos de fundo. O resto é só aproveitando os elementos que a gente já tem. Vou copiar aqui na cara dura, Ctrl+F, para colar na frente, nesse caso. E olha só! A gente já tem a parte da frente do nosso folder completa. E aí, você brinca de colocar o que você quiser: Textos, frases, pode colocar mais elementos, pode colocar um textinho aqui embaixo corrido, para pegar em todo o texto, em todo o folder, enfim... Da maneira que você achar conveniente. Então, depois que a gente concluiu de adicionar o texto, eu já ia esquecendo de alterar também a minha imagem. Então, a gente vai alterar essa imagem de fundo. Vamos selecionar ela, vou apagar aqui no Delete. E, novamente, aqui no Adobe Bridge, a gente vai adicionar esta outra imagem no nosso projeto. Como eu falei para vocês, a gente vai editar as imagens utilizando o Photoshop, então eu vou fazer isso especificamente nessa imagem. Quando você der dois cliques sobre a imagem, ela vai ser aberta automaticamente com o Photoshop. Se não abrir com o Photoshop, é só você clicar com o botão direito, selecionar a opção Open With. E aí, você clica em Adobe Photoshop CC. Aqui no Photoshop, a gente vai apenas converter essa imagem para preto e branco, selecionando aqui uma camada de ajuste: Black & White. Pronto! Isso já faz ela ficar preto e branco, e você pode dar um Ctrl+S, para salvá-la no formato PSD mesmo. Pode salvar. Como os aplicativos da Adobe, eles conversam entre si, você pode salvar os arquivos no formato nativo, que eles vão enxergar, e vão inclusive trabalhar em conjunto. Quando você salva um documento em PSD, no formato Photoshop e insere ele em qualquer um dos aplicativos da Adobe, deixa eu arrastar aqui que acabou parecendo um aviso. Pronto! Colocar aqui dentro. Se você fizer qualquer alteração nesse documento original, no arquivo original, utilizando o Photoshop por exemplo, as alterações serão refletidas dentro do arquivo que está dentro do Adobe Illustrator, no arquivo que está linkado no seu aplicativo. Justamente, porque o Illustrator vai trabalhar com links, vai apenas fazer uma referência ao arquivo original, exibindo ele dentro das páginas, das pranchetas de desenho. E toda a alteração que você fizer nesta imagem, vai ser refletida dentro do Illustrator, quando você fizer essa alteração, lá no Photoshop. Deixa eu arrastar essa imagem aqui para dentro. Opá! Acabei fazendo besteira. Vou colocar essa imagem dentro do meu Clipping. Deixa eu recortar ela aqui no Ctrl+X, e entrar aqui na edição que é mais rápido. Pronto! Dar um Ctrl+V, eu colo a imagem. Então, para você ver na prática, eu coloquei uma imagem preto e branco, porque eu editei com o Photoshop. Se eu simplesmente esconder aqui, a minha camada de ajuste, e salvar no Ctrl+S, automaticamente, esta imagem vai ser atualizada dentro do Adobe Illustrator. Ele pergunta aqui, se eu quero atualizar os arquivos que foram modificados. Então, ele vai atualizar, exibindo a imagem colorida novamente. Se você optar por não atualizar a imagem neste momento, você pode fazer isso depois, acessando no menu Window, o painel de links. Aqui, toda vez que você selecionar uma imagem diferente, o Illustrator vai identificar no Painel de Links, e você pode inclusive, linká-la novamente, abri-la no Explorer, ou editá-la diretamente no Photoshop. Deixa eu voltar com a minha imagem em preto e branco. Vou até fechar o Photoshop, que eu nem vou mais usar ele. Pronto! Ele vai salvar a minha imagem, e o Illustrator, automaticamente vai identificar: O arquivo foi modificado, a gente clica em SIM aqui, para atualizá-lo. A nossa frente está terminada. Você pode ainda, inserir algumas informações, caso seja necessário. Agora, a gente vai trabalhar com o nosso fundo, o nosso verso. Aqui, o trabalho é basicamente o mesmo. Como você já viu ali como se faz, praticamente toda a frente, eu já vou falar um pouquinho mais rápido. Primeiro, a gente precisa tomar um certo cuidado, porque o nosso verso, precisa ter um tamanho diferente do que a gente tem ali na frente. Lembrando, desculpa! Este lado aqui, é este lado aqui, que é o lado menor. Então, como a gente está passando para a parte de dentro, que é o verso do nosso material, este lado precisa ser invertido, e ele precisa passar aqui pro lado esquerdo, para o lado direito aliás. Então, seleciono todos os objetos, clico aqui na opção Transform, posso só apertar aqui no botão transform, posso clicar com o botão direito, tanto faz. E vou clicar aqui nesse menuzinho Flyout aqui em cima, e clicar na opção Flip Horizontal. Para onde que ele foi? Deve ter ido longe para caramba. Deixa eu botar ele aqui de volta, para dentro da minha prancheta de desenho. Foi para bem longe. Então, você pode também, inverter, refletir aí o seu objeto, utilizando essa opção. Então, o seu objeto está inserido e agora está invertido. Agora, a gente pode trabalhar tranquilamente. Primeiro, esse retângulo aqui do lado, eu não vou precisar, eu posso apagar ele. Eu só queria que ele marcasse o tamanho, porque agora o meu lado esquerdo, ele compreende toda a lateral do meu folder. Então, eu vou aumentar esse retângulo para que ele fique exatamente do tamanho de toda essa lateral. Depois, eu vou desenhar novamente um retângulo, que vai ser o meu retângulo de fundo, com um cinza preto. Eu posso até, puxar ele mais para fora. Vou pintá-lo com aquele mesmo cinza, seria um cinza a 90%. Já está ali. Vou tirar o contorno, e agora o que eu vou fazer? Como você já está familiarizado com o recurso, eu nem vou mais pintar ali o meu retângulo com o bege. Eu vou só selecionar esse retângulo aqui de baixo, dar um Ctrl+Shift e o acento agudo. Você já sabe que ele foi para trás de todos esses itens da página. Deixa eu só me certificar de que eu estou trabalhando com a camada certa. Eu estou trabalhando no verso e no fundo. Perfeito. Está tudo OK aqui. Acabei ocultando aqui, o meu painel de camadas, acidentalmente. Depois que eu coloquei ele lá para o fundo, eu seleciono os dois novamente, e aperto Ctrl+7, para que esse objeto seja inserido em Clipping Mask. Dando dois cliques, eu vou conseguir editar ele. Com a Ferramenta Seleção Direta, com o atalho A, eu vou selecionar essa marquinha aqui do lado, dando um clique, depois dando outro clique e arrastando lá para baixo. Deixa eu ver se é isso mesmo. É isso mesmo. Deste lado. E olha só! A gente vai ter aí, o nosso retângulo com um corte em ângulo. Dando dois cliques aqui fora, eu vou sair da edição do Clipping Mask, e olha só! Que bonitão! Vou voltar ali para dentro do meu Bridge, e vou arrastar essa imagem para dentro do Illustrator, que vai ser a imagem que eu vou utilizar ali no fundo. Vou recortá-la no Ctrl+X, entrar lá na edição do Clipping Mask, e colá-la no Ctrl+B. Isso vai fazer com que a imagem seja colada atrás de qualquer objeto dentro dessa camada, dentro desse Clipping Mask também. Ctrl+B cola atrás, e Ctrl+F cola na frente. E olha só! Ajusto a minha imagem, para que ela fique encaixada certinha, ali dentro da minha área de sangria. Pronto! Dando dois cliques aqui do lado de fora, a gente vai posicionar aqui a nossa imagem, exatamente no tamanho que a gente quer. Aqui do lado agora, a gente vai copiar aqui na cara dura, esse retângulo que eu já tenho ali do lado, não vou perder tempo. Vou selecionar aqui o objeto, dar um Ctrl+B, para ele já ir lá para trás. Nem preciso mais apertar o Ctrl+Shift e o Acento agudo, eu já colei no Ctrl+B. Selecionar esses dois, e dar um Ctrl+7. Ele vai, novamente, para Clipping Mask. Depois, eu vou selecionar esse objeto, dando dois cliques, vou selecionar uma vez o retângulo maior, lembrando que ele vai selecionar o retângulo aqui maior de cima, e vou pintar esse retângulo maior com o meu cinza a 90%. E olha só que legal! A gente já tem a estrutura do verso toda pronta, só para você colocar o seu texto. É interessante mencionar, que eu ainda não coloquei as linhas-guia aqui. Então, a gente vai colocar as linhas-guia aqui dentro. Eu acabei apagando a linha-guia aqui de cima, então vamos lá! Posicionar ela aqui. 1, 2, 3, 4, 5 para baixo. A mesma coisa dentro da área da parte do verso do meu folder. Eu vou adicionando as linhas-guia, e pressionando 5 vezes para cada um dos lados. Mais um. E assim, eu vou adicionando os meus objetos dentro... Eu acho que eu acabei desabilitando a opção Snap to Point, deixa eu ver aqui. Smart Guides, já deve estar funcionando. Vamos lá! Aqui, eu nem preciso mais. Opá! Esse aqui do lado. Aqui nesse caso, eu posso marcar exatamente o meio. Na verdade, eu preciso marcar sim, aquele lado ali, porque é o lado onde eu vou adicionar um texto que está em colunas. Então, eu vou posicionar aqui, vou só fazer uma cópia aqui desses dois objetos. Posicionar eles aqui fora, só para mim invertê-los clicando aqui no Transform, Reflect, Horizontal, clico em OK. Só para mim saber, exatamente onde é o meio desses objetos. Eu posso apagá-los, finalmente. Acabei apagando a linha-guia. Depois que você terminar de digitar e trabalhar com as linhas-guia, você pode clicar com o botão direito, selecionar a opção Lock Guides novamente, para você não selecioná-las acidentalmente. Então, todas as linhas-guia criadas, ainda faltou uma ali. Deixa eu desabilitar aqui o Lock Guides de novo. Posicionar ela aqui do lado, e pronto! Depois eu bloqueio as linhas-guia. Então, como a gente já tem toda a estrutura pronta, eu vou apenas copiar aqui mesmo na cara de pau, o que eu já fiz anteriormente, para não ter que digitar todo o texto de novo. Você já sabe como cria texto de parágrafo, já sabe como cria texto de linha. Então, aqui a gente só vai trabalhar com a camada do verso de textos. Cola na frente, pronto! O nosso folder está concluído. Falta só eu pegar aqui, esse elemento do meu verso no Ctrl+C, clico aqui no fundo, no Ctrl+F ele vai para a frente de todo mundo. Deixa eu ver onde é que esse objeto aqui foi parar. Pronto! Esse aqui. Aqui para cima de todos. Assim agora, eu tenho o meu verso separado. Alguns itens, a gente acaba tendo que ajustar, dando uma olhadinha aqui no painel de camadas. Então, a gente de vez em quando acaba se perdendo um pouquinho. Acabei não copiando aqui os meus ícones imaginários. Colar no Ctrl+F e pronto! Eles vão ser inseridos aqui no meu projeto. Então, todo o procedimento é muito simples. Depois que você cria os primeiros objetos, depois que você já está habituado com as ferramentas do aplicativo, do Adobe Illustrator, o processo se torna muito mais fácil! Muito mais simples! Aqui, a gente terminou então. Vou dar um Reset Essentials aqui. A gente terminou os nossos objetos, o nosso projeto frente e verso. Se você quiser esconder depois as linhas-guia, é só pressionar o Ctrl e o C cedilha, ele vai esconder as linhas-guia, para que você consiga visualizar o resultado final. Depois que você montar o folder, para você, para o seu cliente, se for para um cliente, você coloca ele num mockup legalzinho bonitão, e apresenta para ele, o seu folder. Para que você o convença mais facilmente, com uma apresentação bacana, uma apresentação bem bonita. Não esquecendo também, que depois de você criar o seu projeto, basta você salvar mesmo no formato do Illustrator. Dá um Ctrl+S, salva com o tamanho que você achar legal. Vou salvar aqui, Folder com duas dobras dois. Clicar no OK aqui, pronto! Salvou, você pode editá-lo posteriormente. Pode trabalhar com ele tranquilamente. Eu vou mostrar para vocês, como fechar o arquivo, como fechar o PDF para você mandar para a impressão num próximo vídeo, para o vídeo não ficar longo demais, eu vou ensinar para vocês então, como você vai fechar esse documento no Illustrator. Eu vou ensinar também como fazer isso, nos outros aplicativos. Então, é isso pessoal! Eu espero honestamente, que você tenha gostado, tenha aprendido bastante com esse vídeo. Foi um vídeo que foi realmente bem difícil de eu fazer, por causa do tempo. Você sabe que é muito difícil, eu encontrar assim, um tempo para gravar um vídeo tão longo. Mas, decidi, fiquei decidido! Resolvi fazer, porque o pessoal estava pedindo bastante um vídeo desse tipo. E, é importante lembrar agora, no finalzinho do vídeo, que vai sair um DVD meu, que se chama: Migrando do CorelDRAW para o Illustrator. Onde, eu vou mostrar exatamente, como você pode fazer uma migração, você que é usuário do CorelDRAW, como você pode passar a usar o Illustrator, sem dificuldades! Sem estranhar as ferramentas do novo aplicativo. Porque, eu vou fazer uma referência direta. CorelDRAW, Illustrator, CorelDRAW, Illustrator. Illustrator, CorelDRAW, Illustrator, CorelDRAW. Então, a gente vai trabalhar diretamente dessa forma. Vai ser um DVD muito show! Muito legal! E que vai entrar em pré-venda, já nas próximas semanas. Então, fica ligado que eu vou avisar aqui no canal. Quem comprar antecipado, vai ter desconto. E depois, ele vai ficar à venda lá no nosso site também. Então, não esquece de ajudar o vídeo, de ajudar o nosso projeto clicando em gostei, dando o seu joinha, compartilhando o vídeo com todo mundo, compartilhando no Facebook, no Twitter, copiando o link e divulgando no WhatsApp. Enfim, ajuda a gente, ajuda aí o Clube do Design, para que a gente consiga trabalhar cada vez com mais excelência, com vídeos de melhor qualidade. Esses arquivos, vão ficar disponíveis para o pessoal que é assinante, para o pessoal que é colaborador do Clube do Design. Então, o arquivo vai ficar lá disponível, para que você possa baixar e editar facilmente. Eu vou fazer um pacotinho para vocês. Então, é só baixar através do link que vai ficar aqui embaixo, na descrição do vídeo. Se você não é contribuinte, se você não é um sócio do Clube do Design, clica lá: Acessa clubedodesign.com e clica lá em cima no link APOIE, que fica bem no topo do menu principal, para você saber como você pode apoiar esse projeto, como você pode se tornar um sócio, contribuindo para que o Clube do Design consiga se erguer, cada vez com melhor qualidade, para que a gente consiga atingir os nossos objetivos, investindo em equipamentos, investindo em melhores materiais para vocês, aqui no canal. Então é isso! Um forte abraço para vocês! E até o próximo vídeo! Tchau, tchau!.

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