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University at Buffalo - Para nós estudarmos a nossa devoção à Virgem Maria, como é que nós vamos viver a Consagração à Nossa Senhora de forma específica, nós estamos estudando no que consiste a devoção de uma forma geral. Você se lembra do exemplo que eu dei: o filho que devidamente, prontamente, está disposto a servir à mãe que o ama, ou seja, devoção não é necessariamente sentimento, pode ser que aquilo seja até pesado, eu, como filho devoto de minha mãe, no meio da noite, tenho que acordar para servir à minha mãe que está doente na cama, isso é pesado, mas é necessário um ato de vontade e esse ato de vontade é um ato de vontade que me coloca a postos, prontidão, estou disposto, não preciso pensar duas vezes, sim, estou sofrendo, sim, precisa força de vontade, mas, ao mesmo tempo, existe essa disposição imediata: "Eu quero, eu quero servir porque eu amo", é aqui que está devoção, por isso, Santo Tomás de Aquino define devoção como sendo um ato de vontade que causa uma prontidão no serviço de uma pessoa. Muito bem, e agora, como a gente faz para aumentar a devoção? Se a devoção não é sentimento, nem sentimentalismo, mas esse ato de vontade, essa prontidão, como que a gente faz para aumentar um ato de vontade? Santo Tomás de Aquino, na sua análise cirúrgica e maravilhosa de Doutor da Igreja, diz o seguinte, bom, primeiro vamos entender uma coisa, a devoção mesmo vem de Deus porque Deus é a causa principal da devoção, ou seja, é algo que Deus faz, Deus dá a graça de a pessoa ser devota, mas isso é algo que está fora de nós. O que nós, pessoalmente, interiormente, precisamos fazer se nós queremos aumentar a nossa devoção para com Deus e a nossa devoção para com a Virgem Maria, a resposta de Santo Tomás de Aquino, na Suma Teológica, na II Seção da 2ª parte, questão 82, artigo 3º, pode nos surpreender, ele diz que a causa, ou seja, o combustível, para a gente ter uma maior devoção é a meditação, como assim, a meditação? Um ato do intelecto? É isso mesmo, veja, ele explica e a gente vai ser obrigado a concordar com ele porque a explicação é muito boa, ele diz que a vontade deseja um bem, então, quando você, numa diz decisão diz: "Eu quero ser santo", você está desejando algo bom, "Eu quero, eu me casar com essa menina, mesmo que isso me custe, eu vou", você está desejando algo de bom, mas, o bem, só é escolhido pela vontade quando é conhecido e quanto mais eu conheço o bem, quanto mais eu conheço as qualidades dessa coisa boa, mais eu estou disposto a pagar o preço daquilo que eu escolhi, que eu elegi, que eu quis como bem. Então, vejam o que Santo Tomás de Aquino coloca, vou ler as palavras dele: "Todo ato de vontade procede de alguma consideração porque o bem conhecido é o objeto da vontade" e aí ele cita Santo Agostinho, no De Trinitate: "voluntas oritur ex intelligentia", a vontade nasce da inteligência, então, aqui, para nós sermos devotos, o que precisamos fazer? Precisamos conhecer a verdade, existem duas verdades básicas que nos ajudam a aumentar a nossa devoção se nós meditarmos bastante sobre elas: primeiro, a bondade de Deus, as qualidades de Deus, as coisas maravilhosas que Deus fez por nós, meditar sobre isso, pensar, pensar o quanto Jesus me amou na Cruz, o quanto Ele é bondoso, o quanto Ele é misericordioso, o quanto Ele é afável, as qualidades lindas de Deus, isso faz com que eu enxergue uma verdade e eu, num ato de vontade, digo: "Eu quero isso, eu quero", prontidão que nasce desse ato de vontade é a devoção. Agora, existe uma outra verdade que eu posso meditar, que é a minha miséria, ou seja, os meus defeitos, aquilo que em mim falta, o quanto eu sou mendigo, miserável, eu preciso de ajuda, então isso gera em mim um ato de vontade, uma prontidão de chegar e dizer: "Eu preciso pedir ajuda a Ele, eu preciso me entregar a Ele, porque sem Ele eu nada sou", então, a grandeza de Deus e a miséria do homem, é aqui que nasce o ato de vontade, este amor que faz com que eu seja devoto. Aplicando isso à Virgem Maria, o que nós podemos dizer? Bom, quando nós conhecemos a Virgem Maria, quanto mais nós meditamos sobre a beleza deste dom que é Nossa Senhora, gente, não podendo nos dar nada de melhor na Cruz, Jesus nos deu a Sua Mãe, Ele nos deu a mais perfeita das criaturas, nos deu um coração que ama a Deus de uma forma perfeitíssima e, na Cruz, deu a Maria a graça de ser a Mãe de todos nós. Que beleza ter uma Mãe assim. Santa Teresinha, meditando, ou seja, aumentando a sua devoção através da meditação, meditando a respeito dessa verdade, diz assim: "Se me perguntassem se eu gostaria de ser a Virgem Maria ou de ser Teresinha, eu diria, sem sombra de dúvida, sem pestanejar, eu prefiro ser Teresinha, porque a Virgem Maria não tem uma mãe tão boa como eu tenho", ou seja, que beleza ter uma Mãe como a Virgem Maria, que maravilha que Deus tenha nos dado este dom, essa graça maravilhosa, este tesouro extraordinário, Ele, na Cruz disse: "Eis aí a Tua Mãe", Ele não somente nos entregou a Ela, dizendo: "Mulher, eis aí o teu filho", Ele fez mais, Ele nos entregou Maria a nós, Ele nos deu a Virgem Maria, não somos somente nós que somos de Maria "Totus tuus, Maria", mas Ela também é toda nossa, Ela é "Tota mea". Meditar sobre essa grandeza, enxergar esse tesouro, quanto mais com a nossa inteligência, nós mergulharmos nessa verdade, nessa luz divina que brota deste ato de amor de Deus por nós, nossa vontade será tomada por uma prontidão, uma prontidão de dizer, "Eis-me aqui, pronto para servir-Vos, Mãe bendita, para que através de Vós, eu possa também servir a Deus". Deus abençoe você..

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Teófilo Otoni:

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