Artigo Satisfacao Consumidor

The King's College - Olá pessoal, no vídeo de hoje, atendendo a pedidos eu vou explicar um pouco mais dessa confusão que a gente arrumou aí nos últimos vídeo,s em um vídeo da em alguns dias atrás, eu vou deixar o link desse primeiro vídeo aqui onde a gente falou da diferença entre margem de lucro e markup então eu trouxe aqui um cenário onde a gente vai analisar o preço de compra dos produtos a preço de custo, o lucro, a margem, o markup e também o faturamento então se você quer saber como calcular o preço exato de venda dos seus produtos, como vender o teu produto com o preço certo já vai se inscrevendo aqui no canal assina o Ecommerce na Prática assim você não perde nenhum conteúdo, a gente tem conteúdo inédito todos os dias aqui no Ecommerce na Prática, vamos lá, primeiro, quero deixar claro pra que eu tô batendo tanto nessa tecla, estou batendo tanto nessa tecla por causa disso daqui, vamos supor que você tem um negócio que fatura 100 mil por mês tá, aí pode ser 10 mil, pode ser 50 mil o teu faturamento e você tem todo mês para pagar um volume x de despesas fixas, de despesas variáveis até boleto dos seus fornecedores e também recompra de alguns produtos pagando à vista, então você tem um fluxo de caixa para você cumprir com teu negócio, pro teu negócio se manter saudável e pagando as contas em dia né, só que que acontece, imagina se você fatura 100 mil e você acha que trabalha com uma margem de vamos colocar aqui 40%, você acha que trabalha com essa margem de 40 por cento, então que que acontece, quando você fecha o mês você está esperando ver na tua conta isso aqui ó: 40.000, né, ou esse saldo na conta ou esse saldo a receber nos meios de pagamento que você trabalha, mas o fato é que se você trabalha com 40 por cento de margem você quer ver esses 40 mil para você poder pagar teu aluguel, pra você poder pagar, isso aqui obviamente né, descontando o custo dos produtos, você quer ver isso aqui líquido né, depois de pagar o boleto dos fornecedores, você quer ver isso aqui na sua conta, pra você pagar aluguel, funcionários, investir, tirar o seu pró-labore, pagar os custos fixos da empresa e por aí vai, só que imagina se você tivesse aguardando por isso e do nada você fosse fazer as contas e só tivesse 28 mil líquido, como é que seria esse cenário? Você ia conseguir arcar com todas as despesas, você consegue arcar com os compromissos que estão traçados? O teu fluxo de caixa ia ficar saudável? A gente tem uma diferença de mais de 12.000 reais, mais não, de exatamente 12 mil reais. Se a gente estivesse falando de 200 mil de faturamento a diferença já seria o dobro se você estiver falando de 50 mil de faturamento, já não seria tão pouco também, seria de pelo menos seis mil reais essa diferença, pode fazer falta e pode causar buracos no fluxo de caixa. E olha só, porque isso acontece? É o seguinte, as pessoas elas geralmente quem comete esse erro é quem não é do comércio né, quem não é do comércio... então olha só, você tem um produto que custa 50 reais, esse é o preço médio que você costuma pagar pra comprar o teu produto, obviamente isso aqui é um exemplo, beleza? E você quer ter uma margem de lucro de 40 por cento, é assim que você planejou o teu negócio né, você planejou isso daqui. Só que o que algumas pessoas fazem, as pessoas cometem esses erros: elas erram o cálculo e pegam esses 50 reais e acrescentam 40%, então com o markup o que que vai acontecer? Ela vai vender esse produto por 70 reais, e ela fala vou vender por 70, maravilha, comprei aqui mil peças, gastei 50 mil, vou faturar 70 mil, aí vou ter uma margem de lucro de 40 por cento, tá incrível, eu vou conseguir manter o negócio, vou continuar crescendo. Só que quando ela for fazer as contas, ela vai ver o que? Vamos fazer conta aqui, vamos fazer contas, por isso que estou fazendo no flip chart ó, vamos lá, 70 que é o preço de venda menos 50 que o preço de custo é igual a 20. Vinte reais não é 40% de 70, não é! 40% de 70 é 28 reais, pode pegar a calculadora e fazer, coloca aí 70 reais vezes 40%, você vai ver, 28, está faltando aqui oito reais, a cada venda ficando um rombo de 8 reais, 20% na realidade é o que é 28, 28 ponto alguma coisa por cento de 70 reais, e aqui começa o problema né, quando você for fazer as contas no final do mês a conta não vai fechar, a conta não vai fechar, aquele lucro que você estava pretendendo ter não vai entrar, então esquece isso aqui, nunca mais faça isso, nunca mais faça isso, eu quero que você faça o seguinte: você tem um produto que você compra com 50 e você quer ganhar 40% em cima dele, maravilha, o que você vai fazer, você vai dividir isso daqui pelo percentual inverso, eu vou te mostrar agora como é que é isso aqui, pode parecer um pouco complexa, isso é matemática, com o tempo você vai aprender, no início pra mim também foi complicado, olha só, 40% o que você quer, o que que é 40%, né ? É uma quarta parte de um todo que é 100%, eu não sou professor de matemática não tá, talvez a explicação não fique tão boa, mas vai dar para você entender. O que que é 100% matematicamente falando? É igual a 100, 00. É igual que 40%, é 0,4, 50% é 0,5, que é 60% 0,6, então como é que vai ficar essa conta aqui? O que eu falei, você vai dividir esse preço de custo pelo percentual inverso da margem que você quer ter, então eu quero ter uma margem de 40%, vou usar 0,4, então olha só, vou pegar o inverso ,1, sempre 1, menos 0.4, vai me dar o que? 0.6. Esse é o número que eu quero, e aí eu vou fazer? Eu vou pegar o meu preço de custo, 50 divididos por 0.6. Sabe quanto vai dar isso aqui? Vai dar 78 reais. Se você agora comprar mil peças por 50 reais, vender essas mil peças por 78.... galera da edição, se eu estiver errado a conta, coloca um aviso no vídeo hein, de cabeça aqui, eu tô sem celular pra fazer a conta para conferir agora, se você vender, mas o fato é que, se você errar do jeito que eu fiz aqui, se você erra a conta pra cima, e tiver lucrando mais tá ótimo, tá ótimo, então o negócio não vai sofrer com isso, mas o fato é que se você comprar mil peças neste produto por 50 reais cada uma e vender as mil por 78 reais cada uma você vai faturar 78 mil e você vai conseguir bater a margem de lucro que você tanto queria de 40%, suas contas vão ficar saudáveis, seus fornecedores vão ser pagos em dia, seu pro-labore vai ser retirado em dia, as suas despesas fixas vão ser todas pagas em dia, e não só isso, vai sobrar dinheiro na conta da tua empresa para você reinvestir, para você comprar mais mercadorias, para você aumentar o seu estoque, para você aumentar a sua verba de marketing, e o teu negócio nunca vai sofrer com o fluxo de caixa negativo. É isso aqui que eu quero que você entenda a partir desse vídeo né, eu espero que com 2 novos vídeos que eu fiz sobre esse assunto ninguém mais esteja errando sobre isso, isso aqui inclusive vou colocar em destaque nos nossos materiais lá no blog do Ecommerce na Prática, que por sinal, se você não costuma acompanhar com muita freqüência o blog do Ecommerce na prática, ecommercenapratica.com, você está perdendo tempo, tem muito conteúdo incrível lá também todos os dias. Bom galera, é isso aqui, talvez tenham dúvidas, talvez tenham comentários, talvez tenham frustrações de gente que estava fazendo errado, mas o fato é que agora você sabe fazer certo. Deixa um comentário aqui, vamos bater um papo sobre isso e me conta o que você achou disso aqui, o quanto isso aqui parece ser importante para a evolução do seu negócio. Me conta e a gente bate um papo. Se você ainda não é inscrito ainda no Ecommerce na prática, acho que sei lá , você tá tendo algumas alucinações, tem alguma coisa muito errada com as suas decisões, se inscreve no Ecommerce na prática para não perder nenhum conteúdo e continuar evoluindo o planejamento ou alavancagem do seu negócio. Eu sou o Bruno e a gente vê no próximo vídeo..

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Alvorada:

Stella Hoffman, Chenango: Sy Syms School of Business, Washington Heights, Manhattan. Cabo de Santo Agostinho: School of the Arts; 2014.

Janice McDonald, Adirondack. Bento Gonçalves: New York State College of Agriculture and Life Sciences; 2018.

David Aguirre, W 126th Street zip 10027. Corumbá: Hebrew Union College; 2013.

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