Apresentador Marcelo Costa

New York Film Academy, Battery Park, Manhattan - Oi! Hoje vou começar a aula com uma pergunta sobre o nosso curso: já percebeu que nossas aulas são numeradas e nomeadas? Numerar é uma questão de organização. Nomear é uma questão de informação. É sobre isso que vamos falar hoje: sobre o nome da redação, mais conhecido como título. Talvez você esteja pensando assim: que perda de tempo; o Enem não exige título. Realmente no Enem não é preciso pôr título, contrariando a prática de se nomear os textos, especialmente os dos gêneros formais, como é a redação de vestibular. Mas pensa bem: o título é o primeiro contato do leitor/o avaliador com a sua redação. Se você fizer um título bem construído, já vai despertar a atenção para sua escrita. Não é necessário fazer nada megadiferente: a simplicidade e um bom nível de conhecimento da norma culta da língua portuguesa bastam para você mostrar seu potencial. Mas não é para sair escrevendo qualquer coisa que você ache bonita não. O título deve ser curto e conter a essência do texto. Para conseguir isso e impressionar seu leitor/o avaliador do Enem, vou te passar algumas dicas. Pois é, o primeiro passo é a última coisa que você vai fazer na prova de redação. Estranho, né? Há pessoas que gostam de dar o título antes de escrever, mas isso pode ser um problema. Imagina se você usar uma ideia como título, porque pensa em mencioná-la, mas mudar de rumo durante a produção do texto e deixar essa ideia de fora. Nesse caso, seu título pode não fazer sentido para o leitor. Por isso, o melhor é pensar o título no fim, quando o texto está todo fechado. Dessa forma, você pode inclusive usar parte do texto para definir a melhor frase para o título. Geralmente quando queremos ver um filme ou ler um livro, o título conta muito. Quem gosta do gênero de terror, por exemplo, se interessa por títulos que anunciem medo, pânico, vampiro, monstro, porque já sabe que esse é o tema. O título da sua redação também deve representar a essência do que você escreveu, mas sem entregar tudo. Outro ponto importante: um título bem bolado, bem-feito, pode mostrar ao avaliador que você entendeu perfeitamente a proposta de redação. Um erro bem comum é querer fazer frases enroladas usando palavras difíceis. Isso não deve ser feito nem no título, nem no texto. Tudo deve ser bem claro, por isso use a simplicidade e siga as regras gramaticais com o mesmo cuidado que teve na redação: grafia correta, acentuação, concordância, regência, pontuação. Em redações formais como a do Enem e dos vestibulares, o único ponto em que se pode usar uma linguagem um pouco mais informal é no título. Nele a criatividade é bem-vinda. Expressões coloquiais e figuras de linguagem podem ser usadas, desde que haja relação com o texto. Não há regra que impeça o uso de título figurado e com certa dose de autoria e criatividade. Mas seja moderado, hein? Nada de usar palavrão, afinal liberdade tem limite, né? Seja fino, educado. Evite também os clichês, as frases batidas, desgastadas e as gírias. Ser criativo é exatamente o contrário: é mostrar que você cria e não repete. Bom, essa dica está diretamente ligada à anterior – usar a sua criatividade. O tema é estipulado pela banca e é o ponto de partida de suas reflexões para escrever a redação. E só. Ponto. Para o título, traga frase nova. Muitos alunos, vestibulandos e participantes do Enem têm dúvida sobre o uso do verbo no título. Usar ou não? Muitos professores até proíbem o uso de verbos. Bom, não existe regra quanto a isso. Você até pode fazer um título que seja uma oração, ou seja, tem verbo, mas nada de se estender, de fazer frase muito longa. Seja breve, sucinto, curto, rápido. Use de duas a cinco palavras. Mais do que isso é um certo exagero. Acho títulos nominais, sem verbos, bem mais interessantes, mas isso é questão de gosto pessoal. Vamos imaginar uma cena: um participante do Enem 2014 terminou a redação e precisa criar um título. Ele pensa em duas opções a partir do que escreveu: Para você, qual é o melhor? Qual você usaria? É isso que você fará no dia da sua prova de redação. Veja opções e defina a melhor, aquela que casa mais com a sua ideia. Agora vamos ver algumas dúvidas bem comuns, que se repetem muito: 1) Como colocar o título na linha? Centralizado, logo na primeira linha da folha de redação. 2) Usar ou não usar ponto após o título? Normalmente não se põe ponto no título, mas se você usar verbo pode usar o ponto final. Não tem problema nenhum, mas eu prefiro sem. 3) Usar letra maiúscula? O título segue o padrão de suas frases no texto. Só a inicial da frase é maiúscula, além dos nomes próprios, claro. 4) Pular ou não pular linha após o título? Você pode começar o texto na linha logo abaixo do título, sem pular. Esteticamente até fica mais bonito quando a gente pula linha, mas como existe o limite de 30 linhas a serem escritas, esse pulo pode fazer falta se você escreve muito. Recomendo que você ponha o título centralizado na primeira linha e comece seu texto logo na linha seguinte. Agora que já estudamos os aspectos relacionados ao título, veja alguns exemplos extraídos de redações que tiraram 1000 no Enem. O participante deu esse título porque ele se referiu ao romance americano "1984", de George Orwell. E lá tem o Big Brother, o Grande Irmão. Então ele usou essa referência para começar a despertar a atenção do avaliador. O segundo título é Cidadania virtual, que dialoga diretamente com essa questão das redes sociais e do controle, do monitoramento constante. Veja só esses títulos: Olhares que buscam o Brasil. Refere-se aos imigrantes que olham para o Brasil, que à época estava em bom momento de desenvolvimento econômico, buscando uma nova terra para viver. E o outro: Imigração no século XXI: sinônimo de desenvolvimento. O texto defendia exatamente isso. O desenvolvimento econômico do Brasil provocou essa imigração no século XXI. Harmonia progressista. Esse título está ligado a um ponto que foi discutido na redação, que é o conceito de equilíbrio de harmonia, proposto por Hobbes, para uma sociedade rumo ao progresso, já que bem organizada. O segundo, Manifesto da segurança no trânsito. Fazia também uma relação a outros manifestos existentes na nossa sociedade, na nossa história. Por isso foi usado no título de maneira muito criativa. Criança: futuro consumidor e Mais família e menos mídia Bom, o primeiro título já diz, né?. Está diretamente ligado a frase tema, sem repeti-la. Fala do futuro consumidor que no texto foi colocado como fruto, como reflexo dessa publicidade que pressiona ao consumo. Já o segundo, coloca a importância de se ter mais presença da família e menos influência da mídia sobre as crianças. Viu como esses participantes seguiram os pontos que nós vimos nesse estudo? São títulos bem interessantes, não é? Treina um pouquinho, que você vai conseguir também! Se quiser, pegue uma das redações do Enem, ou outras que nós colocamos lá no nosso blog, no site. Vai ser um bom exercício para você! Agora vamos fazer nossa síntese? Fizemos um estudo sobre o título da redação. Vimos que ele deve ser dado no final do trabalho. Que deve ser a síntese do texto, construído numa frase simples e em norma culta, com o uso de criatividade e que o verbo é opcional. Prontinho, agora sua redação está completa: vimos em nossas aulas a introdução, o desenvolvimento, a conclusão e o título. Nas próximas aulas, veremos alguns detalhes referentes à coerência e à coesão. Um Bjim e até lá! Bom, nesse nosso momento de fim de papo depois do trabalho, eu quero saber como é que você está se sentindo agora. Como anda a sua segurança para a redação do Enem depois de nós termos fechado essas etapas da redação. Faz o seguinte: comenta aí! Deixa aí embaixo pra gente a sua dúvida, sua sugestão, seu nível de segurança. Que tal colocar de 0 a 10, como é que você se sente? Além disso, gostou? Curte! Um beijo e até a próxima aula!.

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Sapucaia do Sul:

Rose Paterson, Queens County: The New School for Social Research. Araguaína: State University of New York College at Oneonta; 2020.

Adeline White, Kings County. Mogi Guaçu: Helene Fuld College of Nursing, Harlem; 2009.

Sarah Clapton, E 9th Street zip 10003. Salto: College of Mount Saint Vincent; 2014.

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