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Watson School of Biological Sciences (graduate school) - Oi! Tava ansiosa por nosso encontro de hoje, porque ele vai fechar um raciocínio desenvolvido nas últimas aulas, ou melhor, ele vai concluir o raciocínio. Na aula 9 falamos sobre a introdução e nas aulas 10 e 11 abordamos o parágrafo de desenvolvimento e suas estratégias. Agora, será a vez da conclusão, o encerramento da sua redação. Depois falaremos sobre a proposta de intervenção. Reparou que separei os dois conteúdos? Pois é, falei em conclusão e em proposta de intervenção, não foi? Fiz isso porque são coisas diferentes, apesar de, geralmente, aparecerem juntas no último parágrafo do texto. Então vamos estudá-las separadamente, ok? Nesta aula, abordaremos a conclusão. Um ponto deve ficar bem claro: concluir um texto não é simplesmente colocar o último parágrafo. A conclusão é uma decorrência lógica do seu texto. Uma ideia é lançada na introdução – a tese; argumentos para defender essa tese são postos nos parágrafos de desenvolvimento e, acabada a discussão, a conclusão comunica o encerramento do texto. Assim, o leitor, no caso o avaliador da sua redação, fica com a noção completa do seu posicionamento sobre o tema proposto. Há várias formas de se iniciar um parágrafo de conclusão, mas não se pode esquecer de três elementos essenciais para fazer isso de forma adequada e bem-feita na redação do Enem: retomar a tese para indicar o final da discussão, apresentar proposta de intervenção e colocar uma boa frase de fechamento. A indicação de que o texto chegou ao fim é feita logo na primeira frase do parágrafo de conclusão, no tópico frasal. Lembra dele? Vimos na aula 8. Pois bem, nesse tópico frasal, você deve fazer a retomada da tese, do problema abordado ou até mesmo de ambos. Calma, você não vai precisar escrever tudo de novo, não vai gastar uma porção de linhas. Será apenas uma frase curta com a indicação, a essência, o resumo do que foi apresentado nos parágrafos anteriores. Isso é bem importante, para que o leitor possa relembrar a sua tese ou o problema discutido, a fim de compreender seu encerramento. É claro, é óbvio que você não vai simplesmente copiar a tese que está lá na introdução e pôr aqui na conclusão. Você vai parafrasear, ou seja, reescrever com outro arranjo de palavras. Essa frase inicial mostra ao leitor que você conhece a estrutura da dissertação argumentativa, pois desenvolveu suas ideias usando uma introdução com tese, o desenvolvimento ligado a ela e a conclusão com fechamento da discussão. Fica muito feio quando o parágrafo de conclusão começa com um “portanto” e parte diretamente para as propostas de intervenção, sabe? Parece que o autor do texto só quer mesmo é cumprir um requisito da redação, sem se preocupar com a estrutura do texto. Por falar em “portanto”, essa é a opção mais usada para concluir um texto, mas existem outros conectivos conclusivos, como “dessa forma” e“logo”. Uma dica: pra começar o parágrafo de conclusão do seu texto, não use aquelas construções com “conclui-se que”, “pode-se concluir que”, “concluindo”, “em vista do exposto acima”. Fica bem feinho, parece que você quer dar a certeza de que está concluindo e torna seu discurso bem redundante, já que você conclui dizendo que vai concluir. Esquisito não é?! Não faça isso! Se você quiser mostrar ainda mais domínio no fechamento do seu texto, você pode optar por outras expressões de caráter conclusivo ligadas à discussão do seu texto, como “Diante desses problemas” e outras parecidas. Já já veremos conclusões reais do Enem pra isso ficar bem claro, ok? Depois dessa frase inicial para começar a conclusão, você indicará as propostas de intervenção, cada uma em uma frase separada. Por fim, use uma boa frase de fechamento, para sair definitivamente do texto. Não é legal sair despejando intervenções e pôr um ponto final de repente. Nessa última frase você pode projetar perspectivas futuras para uma sociedade melhor, sem ser clichê, claro. Pode também fazer referência ao conhecimento usado na introdução e arrematar as duas pontas do texto, introdução e conclusão. Se for bem-feito, fica show! Vamos ver algumas conclusões de redações nota 1000 pra esse estudo ficar bem claro para você. Elas foram copiadas seguindo exatamente a redação original, por isso você pode estranhar alguns pontos. Mas não é nada que manche a qualidade dos textos, pois eles são realmente bons. Vamos começar com uma redação do Enem 2012, que teve o tema Movimentos imigratórios para o Brasil no século XXI. A conclusão tem três frases. Na primeira como você vê, o participante não usou a palavra “portanto” – a coesão foi feita com o termo “Diante do cenário benéfico”, que ele acabou de demonstrar no desenvolvimento. Ele avisa o encerramento ao leitor com uma frase que retoma a tese defendida, os aspectos positivos que são as causas da imigração para o Brasil - e diz que eles devem ser mantidos e incentivados. Na sequência, aponta as propostas de intervenção. No fim, temos uma frase de fechamento projetando a valorização, a promoção da diversidade e do desenvolvimento no país. Percebeu como as frases foram se encadeando com lógica e progressão, cada uma com sua função no parágrafo? Conclusão redondinha! Vamos ver outra, dessa vez do Enem 2013, cujo tema foi Efeitos da implantação da lei Seca no Brasil. Essa conclusão foi feita em quatro frases. O tópico frasal, a primeira frase, avisa a conclusão usando o conector “portanto”, retoma a tese (a Lei Seca produz efeitos positivos) e o problema apontado na introdução e discutido no texto (há entraves, dificuldades para ela ser melhor ainda). Na sequência, aponta as ações necessárias para aprimorar a aplicação da lei e põe uma frase de fechamento que se refere ao conhecimento de filosofia usado para contextualizar a introdução. Percebeu a estratégia de ligar a primeira frase da redação à ultima, fechando perfeitamente a argumentação? Ficou muito bom! Claro que é preciso bastante prática e um bom nível de conhecimento para fazer isso bem. Que tal começar a tentar? Vamos ver agora um parágrafo de conclusão do Enem 2014, a partir do tema Publicidade infantil em questão no Brasil. Essa conclusão tem quatro frases, algumas bem extensas. Tem até um lance que a gente acha meio esquisito, que fala em Ministério da Infância e da Juventude e aqui no Brasil, não temos esse Ministério. Não faz mal, vamos ver o que interessa, como fazer a conclusão, propostas ficam para depois. O participante empregou o conector de sentido conclusivo “dessa forma” e retoma, logo na primeira frase a tese apresentada na introdução (a publicidade influencia negativamente as crianças), que é a justificativa para sua regulamentação. Em seguida, apresenta as propostas de intervenção para impedir que essa má influência continue a produzir efeitos. Por fim, usa uma frase de fechamento citando Platão, ou seja, mostra conhecimento pertinente à discussão e ganha pontos também na competência 2. Esperto, não? Vale muito o que ele fez! Bom, esse é o caminho para se fazer uma conclusão correta e valiosa para o Enem. Nesta aula não aprofundamos o estudo da proposta de intervenção, porque isso será nosso objeto da próxima aula. Vamos agora fazer a síntese do nosso estudo sobre a conclusão da redação dissertativo-argumentativa.. Vimos que concluir um texto não é o mesmo que elabora proposta de intervenção, pois concluir é fechar o texto de modo lógico após a argumentação. Vimos também os três requisitos de uma boa conclusão para a redação do Enem: a retomada da tese/problema (1ª frase), a apresentação de propostas de intervenção e a frase de fechamento (última frase). Ainda levantamos possibilidades de coesão para iniciar o parágrafo de conclusão e quais você deve evitar. Bom, avançamos mais um pouco. Espero ter ajudado você a entender como um texto pode ser bem concluído, de forma correta e elegante. Claro que pra ser show mesmo, a conclusão deve estar muito bem ligada ao desenvolvimento do texto. Apesar de estudarmos as partes da redação pouco a pouco, não devemos esquecer que um texto é uma unidade de sentido, por isso não podemos ter uma parte sem articulação com outra. Por isso, fica a dica: que tal ler na íntegra as três redações analisadas hoje? Elas estão no link da descrição deste vídeo e a de 2013 foi analisada na nossa aula 2. Aproveite! Faça isso! Estude! Vá lá! Não faça corpo mole, não! Você precisa desse gás! A gente se encontra na próxima aula, pra um estudo muito importante: a proposta de intervenção exigida na redação do Enem e que, sozinha, vale 200 pontos! Um bjim e até lá!.

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Christopher Irwin, Richmond: United States Military Academy, West Point. Franca: Iona College; 2012.

Judy Charlson, Wyoming County. Sergipe: SUNY Fredonia; 2005.

Edmond Gilmore, W 44th Street zip 10036. Tailândia: New York School of Urban Ministry; 2017.

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