Citacao De Entrevista Monografia

Manhattanville College - Todos os anos o curso de Design da Fatea realiza eventos que já se tornaram marcas no calendário da instituição. Entre eles a Fórmula Soapbox, uma corrida de carrinhos que envolve muita criatividade, animação e velocidade. A ideia desse projeto do SoapBox surgiu exatamente com a percepção de que seria interessante a gente integrar a disciplina de ergonomia e a disciplina de projeto de produto, ou seja, a disciplina projeto e engenharia de produto. Porque para você desenvolver um produto que vai ser utilizado pelo usuário diretamente, você precisa da dimensão humana para fazer isso. Desenvolvida pelos alunos do 3º ano de Design, a G-Force, Fórmula Soapbox, entrou em sua 2ª edição. Durante 6 meses, os estudantes são desafiados a projetar e construir manualmente carrinhos para serem movidos a gravidade, de acordo com as orientações pré-estabelecidas pelo professor. A disciplina de projeto de engenharia de produto permite essa interface da questão da construção e do projeto em si que discute os materiais, discute a forma, discuti a altura do açoalho do carrinho em relação ao solo, considerando a questão da gravidade, questão de equilibrio, distribuição dos pesos do veículo, da massa que ele vai ter no total em relação aos seus eixos. Serra aqui, mede ali... Uma ajustadinha e... Ufa... Tudo para que o Soapbox car fique pronto. Mas espera aí, SoapBox? Os protagonistas da competição são modelos norte-americanos dos carrinhos de rolimã conhecidos no Brasil. O nome Soapbox vem do fato de que originalmente eles eram elaborados com caixas de sabão, rodas e sistema de freios. Atualmente, os modelos são mais audaciosos. E por aqui, os pilotos são bem mais exigentes e meticulosos na produção. Pelo projeto a gente consegue ver realmente o que a gente aprende dentro da sala de aula. Porque a primeira etapa do projeto é a parte de técnicas de projeção, então, dentro da sala o professor nos passa as técnicas, o nosso olhar crítico, como é que a gente tem que fazer e agora a gente está realmente vendo no fazer como funciona a ergonomia do produto para o ser humano. A maior dificuldade eu acho que é passar o que a gente colocou no papel, um projeto todo técnico e passar para o físico. Fazer essa relação das medidas, tamanhos e tudo o que a gente imaginou tá no papel, está tudo muito fácil no papel e passar tudo para o projeto físico fica muito mais complicado. O desafio faz parte da disciplina de Projeto de Engenharia do Produto I, e parte da avaliação está relacionada à estética, desempenho no deslocamento, resistência, adequação ergonômica e direção. E quem os vê assim não diz que essas máquininhas vão participar de uma competição, um tanto arriscada. Divididos em equipes, os pilotos são destinados a duas provas envolvendo velocidade: descida livre e descida com obstáculos. Ganha a competição quem descer o circuito no menor tempo possível. Um, dois, três, quatro, cinco, seis, sete. Depois do motor de arranque, não importa o resultado. Para esses pilotos o que importa mesmo é se divertir....

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Barreiras:

Faith Blackwell, Essex: Fu Foundation School of Engineering and Applied Science. Barretos: Kingsborough Community College, Manhattan Beach, Brooklyn; 2007.

Bridgette Allen, Saratoga. Ibirité: State University of New York at Purchase; 2017.

Edgar Rosario, W 164th Street zip 10032. Simões Filho: Morningside Heights; 2020.

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