Estudo De Caso Sobre Lideranca

Ithaca College - alô amigos passamos agora a nossa fita número 4 e dando continuidade ao nosso trabalho nós vamos sintetizar o que nós vimos na fita 123 sintetizar como nós vamos virar viver se a prática desse escriturário os fatos de se observar as técnicas contábeis então a partir de agora eu gostaria que você estivesse em um plano geral na mão que você estivesse com a lei também na mão para que a gente possa passar para vocês toda aquela fase da situação então nessa fita 4 e eu quero ver se passo para vocês aumenta as partidas dobradas os elementos essenciais para se fazer um lançamento as partidas dobradas as fórmulas de lançamento os livros de escrituração diário razão a conta corrente o caixa e por final fazer alguns lançamentos e fazia a em observar também a os principais erros que ocorrem na escrituração então boa sorte vamos ver vamos devagar e todas as vezes que você tiver alguma dúvida também recorrer ao seu livro de apoio então nós vamos vir talvez aqui tenhamos os 20 lançamentos e por final vamos ver se fechamos tudo isso com o balancete você vai sentir que a parte da escrituração nada mais é do que a síntese do que nós mesmos o patrimônio se você já conhece patrimônio já conhece as contas conhece os fatos sabe configurar o fato como funciona o débito e crédito em uma conta pronto você vai fazer isso bem claro que se você já tem essa prática tem essa vivência se continuar fazendo da forma que você faz agora se você está me vendo a primeira vez se está trabalhando com os lançamentos pela primeira vez então vamos seguir na seqüência lógica seria primeiro identificar a parte patrimonial identificar os fatos tudo isso você já viu na fita 1 e 2 e depois identificar as contas que você viu na fita número 3 então é como se fosse uma engrenagem nós estamos agora no quarto dentes na engrenagem mas para que essa engrenagem funcione bem você precisa do primeiro segundo incidente muito bem então vamos começar falando das técnicas contábeis o que vem a ser técnicas contábeis o conjunto de elementos que ajudam o contador a fazer o seu trabalho então quando nós estudarmos essas técnicas na verdade são as nossas ferramentas quais são as ferramentas que nós temos para trabalhar então observe bem que nós tínhamos nas ferramentas nós temos a escrituração é a primeira delas então observe bem a escrituração você vai depender de uma série de informações para fazer ela corretamente ou seja você precisa conhecer os elementos da situação você precisa conhecer o património você precisa conhecer um pouco da contabilidade porque se nós fossemos conceituar a escrituração seria uma técnica contábil que tem por finalidade de registrar os atos e fatos ocorridos em uma administração econômica o que seria isso todas as vidas que o administrador tomar uma decisão você vai precisar escritor ar você vai precisar registrar em livros próprios então essa é a técnica que vai te ensinar como registrar corretamente através da escrituração mercantil a formação da infração depois passaremos para as demonstrações contábeis uma vez escriturado nos livros próprios uma vez que os fatos que foram acontecendo você foi escrito por ano o que vai ocorrer no final você vai ter que passar ações então essas informações você vai passar através das demonstrações contábeis e você lembra se você não lembra volta o artigo 176 você vai encontrar lá quatro demonstrações financeiras o balanço patrimonial que nós já falamos há demonstração de resultado a demonstração de lucros ou prejuízos acumulados ea demonstração de origens e aplicações de recurso e para as companhias abertas também é demonstração das mutações do patrimônio líquido aí estão as informações que estão na verdade em linguagem simples para que o administrador e as pessoas possam entender você que está fazendo a contabilidade você tem suas técnicas mas na hora de apresentar o seu trabalho você tem que saber que nem todos que vão analisar o seu trabalho são contadores ou entendem de contabilidade então você vai resumir você vai colocar isso de uma forma prática para que todos possam entender o que aconteceu com o patrimônio que você está trabalhando muito bem a auditoria a auditoria é uma técnica contábil que tem por finalidade apresentar o real existente e confrontar com as informações contábeis ou seja se você me diz que em caixa nós temos cem reais eu tenho que vir se realmente a 100 reais em caixa se aos 100 reais em casa significa que o real existente ele bate com as informações contábeis então se um balanço diz quais são os elementos patrimoniais de resultado a auditoria vai lá e faz uma conferência ela faz um confronto daquilo que foi apresentado por escrito daquilo que realmente há o que não pode acontecer é você dizer veículos nós temos 100 mil reais e veículos e quando nós vamos lá conferir você não tem 50 aí realmente acontece o caso da auditoria então não estamos trabalhando com fiscalização é uma técnica que nos ajuda a avaliar o nosso trabalho a ver se o nosso trabalho está correto ou seja se eu tenho uma informação contábil que eu porventura errei na hora de estruturar na verdade quem vai descobrir se a auditoria então auditoria não é uma fiscalização é um instrumento é uma técnica que vai me ajudar a confrontar as informações contábeis e por final análise de balanço é aqui que você vai julgar é aqui que os administradores vão julgar o seu trabalho ou seja depois de escriturado com a técnica que você já conhece que a de registro depois das demonstrações financeiras que é da informação depois da auditoria que há a avaliação dos estados que são apresentados com a verdade que ali verdadeiramente existem aqueles bens direitos e obrigações vêm análises balanço para você fazer o que é um estudo o estudo econômico financeiro da companhia pela análise de balanço que nós vamos vir se a companhia ela está tendo é resultados que foram planejados que estão nos seus orçamentos é justamente em cima de análise de documentos e análise das demonstrações financeiras que você pode julgar o comportamento da gestão assim sendo as técnicas contábeis representam elementos essenciais para divulgação do seu trabalho então são ferramentas essenciais para você mostrar o seu trabalho e para que você quer para que a contabilidade possa então realizar aos seus objetivos então a partir de agora vamos nos dedicar apenas à situação quando nós falamos de escrituração nós vamos lembrar sempre de que de registro e se vamos registrar vamos estruturar o fato agora é importante veja o quanto você já aprendeu para escriturário veja só você se lembra quando nós falamos de método das partidas dobradas veja só o método das partidas dobradas que nós falamos para todo o débito haverá um crédito em igual valor a escrituração sybase em cima disso a explicação se baseia em cima de que de que quando você vai ter um fato para apresentar você tem o fato para estruturar esse fato terá que tomar por base a escrituração mercantil e na escrituração mercantil uma das exigências é que a forma de escrituração tenha a função das partidas dobradas então todas as vezes que você encontrar um inimigo devedor você vai ter que identificar também o elemento credor é uma delas a segunda é você se basear em documentos idôneos a situação se baseia em documentos exemplo você quando compra uma mercadoria ela traz junto com você o que é uma nota fiscal a nota fiscal é o elemento a nota fiscal é o documento que nós estamos falando do documento idôneo então vejam só já que eu estou falando em merda as partidas dobradas vamos via o que seria o lançamento o que me ia ser um lançamento lançamento é a escrituração de um fato tão escrituraram fato compra de mercadorias à vista é um fato e você vai ter que aturar isso vai ter que dizer no seu património que você comprou aquela mercadoria então vejamos para assitir o fato basta que o administrador dia decisão tome a deliberação de provocar algo no património uma vez que provocou algum patrimônio você vai encontrar o que você vai encontrar o documento deste documento você vai tirar dinheiro o local ea data do acontecimento o segundo a conta de d ou seja a conta ser debitada da conta a ser creditada o histórico do fato ou seja uma menção ao documento a menção ao fato então o histórico e por final o valor observa em então que nós temos aqui os cinco elementos básicos para se estruturar um fato notem local e data conta se deputada conta ser creditado histórico valor por exemplo você comprou uma mercadoria pagou ela vista pelo valor de 100 é um fato você olha para a sua nota fiscal você vai ter um local ea data que você comprou depois por se vai ter o histórico que é o próprio número da nota fiscal da compra de mercadorias conforme número o forme nota fiscal número xis e depois valor o grande problema é você identificar as contas e depois de identificadas contas você tem que identificar se ela será a devedora ou credora e aí vem tudo aquilo que nós já explicam tudo aquilo que nós na fita uma fita do nafta 3 como você configurar o fato veja só ver só se nós fossemos escriturá essa compra de mercadorias à vista not note bem lembra quando falei pra você a respeito de funcionamento das contas vamos colocar aqui o quadrinho do funcionamento das quantas você me disse o seguinte toda a conta de ativo é de natureza devedora então se é de natureza devedora o ativo aumenta por débitos e diminui por crédito ótimo ótimo na compra de uma mercadoria à vista o que nós vamos ter nós vamos tirar conta mercadorias e nós vamos tirar conta também a conta caixa já que foi comprada à vista então agora eu vou ensinar como você descobrirá conta devedor e credor a ver só da quanta mercadorias é uma conta de ativo porque representa o bem da conta caixa também é uma conta de ativo que representam bem logo o ativo aumentar por débitos porque são contas de natureza devedora e diminui por crédito que são de natureza fedor acertaram é isso logo se você comprou mercadorias à vista você fez o seu ativo aumentar pela entrada da mercadoria e diminuir pela saída do caixa as ensino mercadorias aumenta a débito e o caixa diminui a crédito estaríamos com cinco elementos local e data a devedora quem é mercadorias a conta credora quem é a caixa depois do histórico e depois valor agora vou lhe dar uma dica muito legal muito boa lembra de aplicação e origem de recursos se você não se lembra volta na fita número 1 volta lá toda aplicação deve ter uma origem que a justifique ok logo o que você vai fazer você vai fazer o seguinte todas as vezes que você identificar a aplicação você evita que você identificar a origem você acredita olha como é que fica legal a compra de uma mercadoria à vista quem a aplicação para onde estão indo os recursos da mercadoria debita de onde vieram os recursos de caixa acredita pronto você fez um lançamento certinho é só você fazer a pergunta de onde vieram os recurso e para onde foram os recursos depositar o dinheiro no banco deposita no bairro para onde foram os recursos para o banco de bita da onde vêm os recursos do caixa acredita compram bem a prazo contra 16 prazo que vai acontecer esse bem para onde foram os recursos para o bem debita a guarda onde que veio do capital de terceiros acredita os sócios aumentaram o capital para onde foram os recursos no nosso caixa pra onde foi de bita da onde veio do capital logo capital acredita então se você imaginar se você conseguir identificar sempre a origem e aplicação com certeza você faz a extração correta ou seja você identifica os cinco elementos porque o local e data histórica e valor está no documento você precisa nem pensar é só transportar os dados agora escolher quais são as contas que nós vamos trabalhar e saber se essas contas estão a débito ou crédito aí sim você vai ter que pensar e vai ter que fazer uma análise logo vamos para as contas passivo tenta lembrar passivo eles aumentam por créditos e diminui por débito porque passiva uma conta de natureza credora as despesas nas 100 há débito e as receitas nas 100 a crédito por isso aumenta a débito uma despesa diminui a crédito e as receitas aumentam a cred diminui a débito assim sendo se você tomar por base esse quadro você não vai perder absolutamente nenhum tipo de lançamento e agora vejamos a onde você vai fazer esses lançamentos sequer exercício não vê exercício eu tenho aqui uns 25 lançamentos para passar pra você os 25 pra vocês firmar nessa situação mas por enquanto quero dizer para vocês o seguinte aonde você vai colocar esses lançamentos aonde você vai colocar em livros livros próprios então por que não dar uma entrada nos livros você tá com seu livrinho aí paradão a lida no livro diário e eu vou lhe dar algumas dicas vejamos escrituração agora vamos trabalhar somente com a parte dos livros os livros contábeis vamos pegar um dos livros contábeis que seria o nosso livro principal que é o nosso livro diário o livro diário é para onde você vai escritor ar todas as informações dos atos contábeis dos fatos contábeis exemplo se você tem natal com outras mercadorias você já identificou cinco agora você vai fazer um lançamento do seu livro diário mais ou menos assim você vai colocar a data a data aqui depois você vai identificar a conta devedora mercadorias depois você vai identificar a conta credora tira sempre colocada antes o a ou seja ou seja todas as vezes que você falar de ar você está se referindo a conta credora mercadorias devido à caixa que nós queremos dizer com isso a conta mercadorias e débito a conta caixa é crédito conforme nota fiscal número número qualquer 101 e com o valor qualquer 100 reais assim você acabou de fazer a partida do seu diário e estão aqui 12345 os elementos que eu lhe falei os elementos básicos agora nesse diário é o livro o que então agora que nós já conhecemos o lançamento que foi colocado o diário vamos descobrir como esses diários comporta vejo o diário ele é um livro obrigatório então colocar aqui ó ele é um livro obrigatório obrigatório ele é o livro principal fundamental e cronológico ou seja então o diário ele é obrigatório porque é exigido por lei ele é principal porque é do livro diário que vão sair os outros livros ele é fundamental porque ele existe desde a fundação da companhia então ele conta a história e relata a história de todos os acontecimentos econômicos e financeiros da companhia e por final ele é cronológico porque os dados são relatados em ordem de data do acontecimento assim sendo se nós formos observar agora porque o diário é obrigatório a lei determina com essa obrigatoriedade algumas formas de escrituração que seja observada algumas formalidades ou seja nós vamos encontrar as formalidades intrínsecas e estatísticas vamos colocar então aqui as formalidades e entre secas então vamos observar a onde nós teremos as formalidades in christ cais entre secas as formalidades intrínsecas estariam voltadas todas para dentro do livro então é uma formalidade entre si cá quando estamos falando da escrituração da forma da redação da forma de se colocar os fatos dentro do livro então se você na hora tiver uma prova ou se tiver mesmo que dizia quais são as formalidades de críticas do seu livro diário você vai representar o que você vai representar o livro ea forma de eixo critur nação assim ó assim é uma formalidade turística o livro ser cronológico os dados devem ser colocados sempre em ordem de data do acontecimento e se a formalidade entre seca então sir cru no lógico taí uma formalidade turística outra o livro diário não permite rasuras emenda borrão outros vícios porque seria considerado nulo os seus assentamentos então a escrituração no livro diário deve ser regular e correta outra formalidade intrínseca não se pode pular folha não se pode pular linha então uma formalidade intrínseca também estaria na continuidade na continuidade dos resistentes ou seja observar sempre que não haja linhas em branco e folhas em branco outra formalidade entre seca estaria ligado na escrituração do próprio fato e você já sabe isso o uso do mel das partidas dobradas uma escrituração escrito relação comercial então é fácil se você quiser identificar uma formalidade entre seca é tudo que estiver voltado para a forma de se estruturar o fato o fato deve ser estruturada em linguagem comercial entre o fato deve ser reestruturado merda as partidas a crítica a ordem deve ser cológica entre fica tão falando toda a situação da forma como lançar seu livro dissesse não se pode pular minha nem folha não ter rasura quem é que não pode rasura a escrituração certo então logo quando se trata de formalidades intrínsecas estamos evidenciando sempre o que a escrituração muito bem de banias street secas ora é fácil vamos apagar aqui e vamos relacionar algumas restrições técnicas que agora você vai ver que está ligada ao usuário se é stream seca estará ligada ao usuário assim ó formalidade e se há crítica à crítica na formalidade stream secas nós vamos ter o que o livro diário só tem validade se ele for registrado na junta comercial é uma formalidade street fica se for assinado por um contador habilitado é outra formalidade street seca o livro diário tem que ter o termo de abertura e termo de encerramento o livro diário deverá ser em caderneta du outra formalidade extrínseca então se você observar que em k de nado foi as folhas no mirada autenticados ao tem indicados tudo isso estaria ligado aqui tudo isso estaria ligado à formalidade extrínseca então viaja olha como é que é fácil se você estiver falando a situação e turística se estiver falando do usuário ou do próprio o livro dá forma diz conduzir o próprio livro seria uma formalidade street fica então o fuso horário ou ver se dá pra entender você identifica logo quem é que tem que ter medo de abertura é a escrituração livro o livro street fica não fica fácil assim claro que já as questões de prova trabalham mais é a criatividade a polivalência não se vê mais agora questões diretas mas é uma forma que você tem pra avaliar o seu livro de água muito bem voltando a lembrar que a sociedade anônima da o livro diário uma formação de 180 dias da data da escrituração a data da apresentação você não pode passar de 180 dias é o prazo dele profisco para a receita federal o livro diário também é um livro que se compõe como o livro obrigatório na hora da apresentação dele 30 dias então vejam que há uma regularização sobre um principal livro da companhia que serve pra que contar a história das mudanças patrimoniais das mudanças econômicas e daquilo que venha afetar as mudanças financeiras taí o livro diário vão passar para um segundo livro que também é de grande importância e não tem tanta importância quanto diário porque o diário ele é regulamentado por lei têm história toda prevista tanto na legislação comercial quanto na legislação fiscal agora observe bem nós temos um outro livro que nós chamamos.

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