Pesquisa Sobre Artigo Cientifico

Hunter College - boa tarde meu nome é jonathas nos olhos o professor compositor e matemático e o que lhe trazer pra vocês um conceito que me persegue há muitos anos desde meu doutorado que é como transferir os métodos de composição musical via algoritmos matemáticos e computacionais para outros suportes que não são necessariamente a partitura como a gente viu aqui né partitura então se a gente dê uma olhada a gente vai ver que na história da música o suporte a partitura variou de muitas formas desde o canto gregoriano e de repente a gente chega no século 20 em conta os compositores fazendo representações de nuvens de gráficos e alguns compositores também passam a utilizar não somente a partitura mas passam a se utilizar de códigos de computadores para criar partituras então que existe aí existe uma questão que talvez um bloco de notas de beethoven com suas idéias era muito propício a pink capsular essas idéias mas ele também tinha uma representação que é bastante cartesiano que vocês conhecem né a partitura tradicional ela é de uma certa forma uma representação do plano cartesiano na verdade é bom mas por fim o que interessa mesmo foi o que o mano nos disse interessa é a música é heróico é o resultado sonoro e portanto sempre costumo dizer que os meus alunos que a partitura não é a música de forma alguma a partitura é uma maneira de mediar a música por um certo é enfoque interpretativa então a gente tem aí questões que vão muito mais além do que essa palestra é outro que o foco dessa palestra que envolve três aspectos que é o sujeito a arte que ele faz um contexto cultural em um contexto é seja ele qual for e à tecnologia e eu acredito que vocês não imaginam que a tecnologia só os computadores e de forma alguma não nós já vimos falar do fogo nós já ouvimos falar de várias coisas mas talvez uma das tecnologias mais importantes que o homem desenvolveu é escrita na escritura a capacidade de representar né talvez o que o pesquisador marcelo daskal chama de tecnologias cognitivas e essas vão além e o que é importante é que de repente uma tecnologia de escrita pode propiciar possibilidades de que nós temos é sonoridades novas vocês estão ouvindo aí é o cano para gay ju que foi composto barra a oferenda musical e o que é interessante desse cano é que existe uma questão ou que perpassa a nossa opção que a maneira como ele foi escrito mesmo que vocês não estejam acompanhando a partitura em detalhes vocês podem ver que essa partitura ela tem uma simetria muito interessante é uma estrutura palíndromo me levam no meio da partitura bem no centro de gravidade da partitura estão vindo ao centro tudo que está acima abaixo igual tudo o que está abaixo assim é um palíndromo tão perfeito que você pode tocar partitura de trás pra frente de frente para trás ela vai ser sempre igual mas a qual é a questão aí o que propiciou isto é e além da inveja inventiva de de barro o que propiciou isso foi a representação o suporte porque a simetria que a gente vê na partitura está relacionada com a maneira de transcrever o código assimetria tá na partitura de uma certa forma agora o que acontece quando a gente leva essa noção para uma coisa mais ampla então a escritura a maneira com que a gente representa é suporte a idéias e isso é muito importante na arte principalmente é importante na composição na realidade que o compositor busca são o suporte para suas idéias então vamos ver aqui entra o trabalho que nós fizemos no primeiro momento estão trabalhando com interfaces estão descobrindo a interface interface com sensores usando o fluir o que em cada parâmetro sonoro é transcrito no movimento então na realidade o movimento de certa forma o suporte para a partitura estão brincando estou descobrindo um segundo momento a gente pediu para eles fazerem um do de movimento eu queria que vocês ouvirem essa melodia imaginasse que processo que escreveu isso essa partitura essa música o que gerou esse perfil é lógico que ele tem idas e vindas né é uma coisa que vai e volta mas tem uma certa similaridade um certo grau de repetição então o processo que gerou essa partitura foi um movimento de dois bailarinos e neste caso o suporte a representação estava mediada entre o movimento os sensores que estão colocados no teto ea relação com o movimento deles então o tazio que nós vamos fazer o seguinte utilizando a representação do movimento via só para buscar uma outra representação que a representação sonora no diálogo entre eles é importante eles fazem o que foi falado de improvisação livre mas agora trabalhando um movimento e o som juntos é pôr fim à idéia que eu queria passar para vocês é que talvez a questão fundamental de compartilhar essas representações seja com uma comunidade onde você tem vários agentes onde você tem vários fatores que poderiam propiciar um movimento de uma bailarina mas de qualquer forma você pode compartilhar esse aspecto construtivo que está presente numa partitura é tradicional no movimento então o movimento passa a ser o suporte para a realização musical por fim eu queria mostrar pra vocês a essa questão na realidade a ideia que é de se criar um discurso textural não é de se criar um discurso de melodias um discurso de animais um discurso de planos divisão planos de representação e de planos de interação pouquinho estou muito grato de poder mostrar esse resultado pra vocês os sensores na mão no bolso e trabalho com o corpo portanto a composição pode migrar para o corpo como ela poderia migrar para outras apresentações e o que é importante é que eu gostaria de ressaltar é que quando nós ouvimos música nós antecipamos nós ficamos ansiosos por descobrimos ou investigarmos cada segundo de música que a gente ouve mas a música não é pra ser entendida música uma experiência mais feliz que tem que ser vivida por cada um de nós o tanto a escuta um processo de recriação e eu gostaria muito de agradecer é a teresa o bruno que está por aí ouvindo chegando e os bailarinos que eu não lembro os nomes deles mas de qualquer forma o que pra mim é importante deixar passar pra vocês é que essa mediação entre tecnologia e meios de representação ela pode propicia a conciliação entre as questões que são muito mais fundamentais para nós como seres humanos que a idéia de compartilhar idéias a idéia de criar processos criativos e principalmente a gente pode dizer estandardizar essa noção do compositor romântico superpoderoso pra compartilharmos com um pouco de música que cada um de nós temos dentro da gente muito obrigado.

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Sumaré:

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