Cursa Kogalniceanu Bergamo

John Jay College of Criminal Justice, Midtown Manhattan - Oi pessoal! Bom dia, boa tarde e boa noite pra quem estiver assistindo, meu nome é Lucas Felpi e eu fui um dos 55 que tirou nota 1000 na redação do Enem 2018. Pra quem não me conhece e chegou de paraquedas aqui no canal, eu sou esse garoto daqui. Tirei 1000 na redação do Enem, 988 em matemática, fiquei conhecido como "o garoto do Black Mirror no Enem" e eu tô aqui no canal para tentar ajudar as pessoas em alcançarem esse tão almejado sonho que é tirar 1000 na redação. Hoje vou falar um fato inusitado aqui do canal, que eu nunca falei mas eu já falei algumas vezes no Instagram e gerou uma repercussão muito grande, um choque, uma comoção, que é que no segundo ano do Ensino Médio, no meu Enem de treineiro, eu tirei 760 pontos, o que é uma nota muito boa, mas existe essa ideia de que quem tira 1000 com certeza sempre tirou mais de 900, mais de 800 e quem está na faixa dos 600/700 nunca vai conseguir chegar lá. Eu tô aqui pra mostrar como que foi que eu aumentei 240 pontos em 1 ano e mostrar que isso é possível sim. Eu tô aqui pra falar exatamente quais foram essas causas e o que vocês podem fazer para melhorar a redação de vocês pra chegar, nesses mínimos detalhes, até o 1000. Roubando a ideia da minha amiga Luana Carolina aqui do YouTube, eu sou aquela pessoa também que sempre assiste vídeo descendo pros comentários, então eu estou sempre lendo comentários enquanto tô ouvindo o vídeo, e sevocê é esse tipo de pessoa também, vem no comentário, começa a ler algumas outras histórias de inspiração e coloca a sua também, vamos compartilhar nossas histórias de evolução de redação, porque a minha fala nunca está sozinha num vídeo, os comentários são complementares, então a gente tá aqui criando uma discussão, uma roda de conversa para compartilhar nossas evoluções textuais e o que causou a gente conseguir melhorar essas notas. Eu vou dividir em 8 tópicos o que mais mudou de 2017 para 2018 pra mim e o que eu sinto que aprendi mais, lembrando que as minhas duas redações tão no meu drive, que está aqui no link da descrição e no link da bio do Instagram, então aqui não vou ler e tem um vídeo também (que eu odeio, mas tudo bem) que estou lendo minha redação de 2018 nota 1000, que você pode clicar aqui no card e assistir depois. A primeira coisa que eu mais sinto que mudou de 2017 para 2018 e que é um fato, foi a frequência de treinamento, e que foi uma grande ajuda. Em 2017, no segundo ano, eu fazia 1 redação a cada 15 dias, e em 2018, no terceiro ano, eu comecei a fazer 1 redação por semana. Reclamei? Reclamei bastante, eu não gostava de fazer redação toda semana, ficava cansado, mas com certeza isso ajudou muito e foi um dos principais fatores para conseguir a nota 1000, porque eu comecei a escrever cada vez mais, com muitos temas, consegui muitos repertórios diferentes e consegui descobrir qual era a minha forma de escrever a redação do Enem, porque eu sempre começava a fazer uma coisa bem parecida e que funcionava. Eu conseguia corrigir todos os meus erros, eu sempre corrigia o que me apontavam como errado nos feedbacks e eu sempre mantinha o que dava certo, então acabei descobrindo a minha forma de escrever a redação do Enem a partir desse longo treinamento 1 vez por semana. A segunda coisa que eu fiz diferente em 2018 foi ler redações exemplares e estudar elas, não só ler, como estudar as redações nota 1000. Eu peguei pela primeira vez aquele material do INEP de redações nota 1000, tinha acho que 3 ou 4, e eu li todas elas, depois estudei elas, fui grifando as coisas, isso é uma leitura ativa que você tem que fazer, estudar, e eu lembro até hoje da sensação de ler essas redações e pensar "Caraca, é um nível além do que eu estou, eu preciso muito tentar chegar perto disso, tentar melhorar minha qualidade de texto" e eu pensava que não era possível chegar lá. Eu lembro dessa sensação e olha onde eu estou agora, do outro lado - ainda não caiu a ficha. Mas por isso que eu decidi fazer uma iniciativa que eu já contei aqui no canal: para quem não sabe, eu reuni 31 dos 55 textos nota 1000 em 2018, conversei com cada um deles, e juntei todos os textos numa cartilha que é a Cartilha Redação a Mil, se você não conhece esse material, sério, conheçam, não estou falando porque fui eu que fiz, eu não ganho nada com ele, é totalmente gratuito, porque eu descobri que esse hábito de ler redações exemplares foi muito bom pra mim e eu queria que mais pessoas tivessem acesso a isso, mais pessoas vessem mais textos. Se você quer saber mais sobre esse projeto, clica aqui nesse card que eu fiz um vídeo sobre isso, e o link para baixar a cartilha vai estar aqui na descrição, lembrando, ela é gratuita, não custa nada você ir lá e ler uma redação nota 1000, sério, vale muito a pena para a sua evolução textual. Terceira coisa que mais me ajudou a escrever redação melhor e passar de 760 para 1000 foi ter a consciência de um corretor do Enem: foi realmente entender qual a estrutura do texto dissertativo argumentativo do Enem, o que é bem visto para corretores do Enem, o que realmente pode não ser obrigatório no manual de redação do Enem, pode não ser uma coisa explícita, mas que realmente faz uma diferença no seu texto e que dá um destaque pro seu texto então, por exemplo, o que eu já expliquei em outro vídeo de "texto circuito", o que eu já expliquei de fazer uma tese que tenha 2 núcleos, uma coisa no texto que dê um impacto no avaliador, isso sim faz muita diferença, e saber exatamente o que é avaliado, o que é cobrado, no seu texto. Ainda vou explicar isso em outras dicas agora. Uma dessas outras coisas que precisa estar no seu texto e que pode não ser explícito para você, é o uso produtivo de repertório: em 2017 eu fiz um texto que não tinha muito repertório, foi basicamente muita coisa do senso comum, basicamente muito raciocínio lógico, eu fui levando uma sequência de idéias a partir da minha cabeça, sem usar muitos exemplos (então acabou sendo o tipo: "fonte: vozes da minha cabeça), e eu precisava usar repertório sociocultural pra exemplificar tudo aquilo. Eu usei pouco repertório, o que eu usei foi da coletânea e isso não é uma coisa que ajuda muito, é bom você pegar do seu conhecimento de mundo, ou eu usei repertório que era senso comum, por exemplo, a frase do Immanuel Kant "O ser humano é o que a educação faz dele" ou a frase de Albert Einstein "É mais fácil integrar um átomo do que um preconceito", beleza, são frases boas, são frases que você não vai perder pontos se colocar, faz parte de um repertório, mas é um repertório que é batido um pouco, sabe? As pessoas usam bastante então o avaliador não sente muito um impacto com esse tipo de repertório porque ele já ouviu muitas e muitas vezes nos textos, porque as pessoas usam demais essas frases, que são senso comum, sabe? É muito importante que você consiga usar repertório ao longo do seu ano de treinamento, e separar o que você usou, por exemplo, num caderno, e depois no final, lá perto do Enem, reler tudo, todos os repertórios que você usou, para ficar fresco na sua cabeça e você chegar no Enem já com muitas ideias de repertório pra qualquer tema que aparecer. E daí vem a dica que é autenticidade textual, é saber usar repertório que você goste, que você se interessa, que você realmente tenha propriedade para falar, porque o avaliador com certeza consegue ver no seu texto se você tá falando uma coisa que você realmente defende, com certeza você tá falando uma coisa você gosta. Eu no meu texto de 2018 usei repertórios que eu adoro, 1984, Black Mirror, Zygmunt Bauman, Escola de Frankfurt, e é claro que você consegue transparecer isso no seu texto quando você fala de uma coisa que você se interessa, então se você conseguir usar séries, filmes, livros, músicas que você gosta na sua redação, usa, deixa o texto muito mais autêntico e você vai gostar disso. Além disso, tenta fazer com que seu texto seja único: isso não é uma pressão para fazer um texto que ninguém vai fazer; fala uma coisa que ninguém vai falar; porque com certeza muita gente vai usar o que você vai usar. Vocês vão ver na própria cartilha que um monte de gente usou 1984 e Black Mirror, e não é um problema, mas tenta fazer seu texto diferencial, tenta fazer o seu texto impactante, que o avaliador vai terminar de ler e falar "Nossa, esse texto foi bom, esse texto foi ser diferente dos outros que eu li, esse texto realmente tem uma autenticidade, tem uma pessoa escrevendo por trás que pensou realmente no texto", e daí vem a próxima dica que é profundidade argumentativa. Evitem teses que sejam simples como "O problema existe/O problema é importante/ O problema precisa ser tratado". Em 2017 o meu texto era basicamente feito de uma tese de "Há muitos obstáculos para a educação dos surdos" e isso é uma tese que é superficial, porque você está opinando que o problema existe, e não é uma opinião que o problema existe, ele existe. Então tenta tratar de uma opinião mais profunda, pensando qual a causa desse problema, porque ele é um problema, quais são as consequências desse problema, e foi isso que eu fiz em 2018, eu tentei tratar de qual foi a causa do problema dos algoritmos, que é a restrição de informações, e qual a consequência disso, que a manipulação, é a influência comportamental. Então tenta tratar de uma opinião sua, que seja sobre causas, consequências ou motivos pra aquilo ser um problema, isso vai deixar o seu texto muito mais profundo e vai ser muito mais fácil depois argumentar sobre ele no desenvolvimento. A sétima coisa que eu aprendi para melhorar minha nota em 2018 foi ter planejamento do meu texto. Tem uma frase que meu amigo professor Eduardo Valladares do Descomplica disse, que é muito importante, "Você não pode começar uma redação sem saber como você vai terminar ela". Eu cometi esse erro em 2017, eu estava muito nervoso, lembro até hoje da frustração de fazer aquela redação sem saber pra onde ir, perdi muito tempo, e em 2008 comecei a fazer esse hábito de montar um esqueleto da relação antes de começar a escrever, fazer um brainstorming, o que eu posso usar de repertório, o que eu vou colocar em cada parágrafo, então o que eu fazia era um esqueleto, por exemplo, de "Introdução: (o que eu vou colocar na introdução)", "Desenvolvimento 1: (o que vou usar no desenvolvimento 1)", "D2: (...)", "Conclusão: (...)", que que eu vou usar em cada parágrafo, qual vai ser minha tese geral do texto, o que eu quero concluir no final, qual vai ser minha proposta, e você já vai começar seu texto sabendo onde você quer chegar, isso é muito importante porque vai dar pra perceber quando você lê o texto. Você vai acabar conectando muitas ideias no texto geral e você vai acabar fazendo o que a gente chama de texto circuito, que já falei aqui no vídeo, em outros vídeos: é uma coisa que não é obrigatória ,não está no seu manual do candidato do Enem, que você tem que fazer na redação, mas que é muito bem visto pelos corretores. Por exemplo, retomar o que você fala lá na introdução, na conclusão, retomar ideias, palavras do texto, ao longo dos próprios parágrafos e isso vai ser muito claro no olhar do corretor. E por último, a oitava dica é a automatização na escrita: sim, parece meio absurdo que você tem que ficar automático para escrever, porque escrever é um processo artístico também, mas você tem que sim pelo jeito que o Enem é feito, você tem pouco tempo para escrever. No seu ano de treinamento, que foi que eu fiz em 2018, você tem que acabar descobrindo seu próprio método de escrever, sua própria "fórmula" de escrever a redação do Enem, que não seja de mais ninguém mas sua. E você vai chegar no Enem já sabendo como você escreve redação, já pronto para fazer aquela redação no tema. Em 2017, eu cheguei sem saber como eu ia escrever, e eu falei "Vai na hora, eu vou conseguir porque eu sempre faço redação, eu vou conseguir na hora achar um jeito de escrever o texto", e aí eu demorei muito tempo. Em 2018, com tanto treinamento 1 vez por semana, eu acabei desenvolvendo meu próprio método de sempre fazer redação, eu sempre começava com um livro, com uma série, com um filme, depois eu partia para 2 desenvolvimentos baseados em 2 núcleos na tese, eu tinha minha própria frase pronta para a proposta de intervenção, para não esquecer dos cinco fatores que precisa ter na proposta. Então assim, não é de mais ninguém, era minha, mas eu percebi que funcionou ao longo do ano, me dava nota ao longo do ano, então eu mantive, e eu sabia que se funcionou ao longo do ano, vai funcionar no Enem, e eu mantive essa mesma "fórmula mágica" minha, que funcionava comigo, então é a sua forma de descobrir como você consegue escrever redação baseado no que o corretor vai ser bem visto, e baseado no que você consegue escrever. Então você já vai pronto com o que você sabe que você vai começar a redação, vai pronto com como você sabe que você estrutura seu texto, e isso é muito importante, você vai acabar tendo uma automatização com certeza, e vai ser muito mais fácil na hora começar o seu texto e andar com ele numa forma mais rápida. Se você quiser saber um pouco mais de como foi esse modelo de redação que eu criei, qual era o meu modelo, como eu escrevia toda vez, eu vou deixar aqui esse card para você assistir o vídeo de meu modelo de redação, mas é muito importante que cada um desenvolva o seu, conforme o seu treinamento, conforme o seu aprendizado e o seu método de escrita. Bom, foram esses basicamente meus 8 fatores que fizeram eu alavancar minha nota de 2017 para 2018, de 760 para 1000, eu espero que tenham gostado e aprendido alguma coisa com esse vídeo, deixa nos comentários também outros tipos de vídeo que vocês querem ver sobre redação, sobre outras matérias, enfim, sobre preparação para o Enem, porque eu estou montando o meu cronograma intensivão pro Enem 2019 para ajudar vocês, que eu quero ver todo mundo arrasando na redação, no Enem, vamos ver se esse ano a gente tem mais de 55 redações nota 1000. Se você gosta do meu conteúdo, se você quer ver outros posts de redação, outras formas de ver como usar séries, filmesna redação, me segue lá no Instagram, esse daqui, eu faço vários posts lá também de redação. E é isso, um beijão, muito obrigado!.

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São João de Meriti:

Ava Roman, Allegany County: Colgate University. Arapiraca: Lander College for Women – The Anna Ruth and Mark Hasten School, Upper East Side; 2008.

Dana Hodge, Madison County. Tubarão: School of the Arts; 2015.

Tom Floyd, Audubon Avenue zip 10040. São Pedro da Aldeia: Phillips Beth Israel School of Nursing; 2006.

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