Difference Between Art 32 And 226

State University of New York at Plattsburgh - Olá a todos e a todas. Continuando aqui os nossos trabalhos na disciplina de Metodologia de Ensino de Línguas. Eu vou tratar com vocês agora de alguns conceitos chaves, alguns conceitos muito importantes e que têm usos diferentes no campo do ensino e aprendizagem. O primeiro deles é o conceito de metodologia. Então a final o que é a metodologia? Vou me apoiar aqui nos estudos, não é? E nas definições de Brown, 1994 porque ele traz distinções em relação a conceitos de metodologia, abordagem, método, técnica e currículo. Então eu vou adotar essa linha pra gente nortear os nossos estudos. Então Brown define a metodologia como estudar de práticas pedagógicas em geral, então, ele inclui no caso a fundamentação teórica e as pesquisas relacionadas ao desenvolvimento dos métodos. Então como ensinar? Então metodologia engloba essa perspectiva dos estudos sobre como ensinar, como nós ensinamos línguas estrangeiras ou segunda língua e no caso esse como é o que guia o desenvolvimento de diferentes métodos. Um outro conceito importante é o conceito de abordagem, esse conceito de abordagem ele é amplo, porque ele implica então nas posições teóricas, nas crenças sobre a natureza da linguagem, sobre a natureza da aprendizagem de línguas e aplicabilidade de ambos em contextos pedagógicos. Então em termos de amplitude ele se baseia nas teorias sobre o que é a linguagem, o que é língua, o que é ensino, o que é aprendizagem, como se dá o desenvolvimento social e cognitivo. Então são essas teorias maiores o behaviorismo, o cognitivismo, a teoria sociointeracionista, que informam os métodos. Então os métodos, eles se apoiam em abordagens mais amplas sobre a construção do conhecimento e a partir desses conceitos pilares: língua, linguagem, ensino e aprendizagem. A gente chega então no conceito de método. Então método é mais específico, quando tratamos do método, a gente está tratando então de um conjunto generalizado de especificações para a sala de aula para realização de objetivos linguísticos. Então de acordo com Brown os métodos tendem a estar primeiramente relacionados com os papéis e comportamento de professor e aluno e secundariamente com características como objetivos linguísticos, disciplinares sequenciação e materiais. Eles são quase sempre pensados como sendo amplamente aplicáveis a uma variedade de público e uma variedade de contextos. Então método implica em uma sistematização maior a partir de uma abordagem de entendimentos sobre como o desenvolvimento linguístico ocorre. Então ele implica em diretrizes mais pontuais sobre como tratar como promover o desenvolvimento linguístico em sala de aula, por isso que ele está mais ligado à seleção de conteúdos, como os conteúdos vão ser sequenciados, e a gente percebe que, a busca no desenvolvimento do campo dos estudos metodológicos foi na aplicação, de forma mais generalizada de práticas de métodos ao longo do tempo. A gente chega então no conceito de técnica que é então muito mais específico, porque técnicas se referem então a qualquer tipo de exercícios, de atividades ou instrumentos usados na sala de aula de língua para a realização de objetivos da aula. Então, por exemplo, se a gente pegar o método gramática e tradução, se o objetivo é desenvolver o conhecimento gramatical e a técnica de tradução, os exercícios, as atividades vão ser mecânicas, vão ser exercícios gramaticais de preenchimento de lacuna, de tradução, são exercícios que exigem um domínio do foco gramatical. Então, por isso, esse foco mais mecânico. E o Brown traz ainda o conceito de currículo para a gente pensar, então o currículo, ele é um conceito muito amplo, então nesse recorte ele coloca como um programa, não é? Ou o passo-a-passo ou toda as questões de desenvolvimento de um curso, então pra atingir um objetivo específico que incluem, então, características relacionadas aos objetivos, a sequenciação, quais materiais vão ser utilizados para atender a necessidade de grupos de um contexto específico. Então é o planejamento de um curso e a estruturação de um curso, considerando quem são os alunos, não é? Qual o contexto de ensino? Quais os objetivos de ensino e aprendizagem? Então é um conceito um pouco mais contextual, não é? A gente pode considerar assim. Então esses conceitos, é importante a gente destacar que ao longo do curso, nós vamos estar tratando com diferentes conceitos e sugiro que vocês ao longo desse processo desenvolvam ae um dicionário, não é? Um ... um mapa de conceitos, porque eles são usados de formas distintas. Então pode causar ae uma confusão em relação a diferentes formas de designar o mesmo fenômeno, então, eu sugiro que você desenvolvam um mapa de conceitos e acho que isso pode ajudar bastante ao longo do curso. Então vamos tratar de outros conceitos e na próxima aula gente dá sequência a outros conceitos, não é? Então nas atividades que a gente vai desenvolver no AVA. Até mais!.

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