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Touro Law Center - Fala galera, eu sou Paulo Biacchi e hoje eu vou fazer o Guia Definitivo de como colorir concreto, se liga E eu vou fazer uma série de experimentos aqui e vou usar dois tipos de pigmento pra gente chegar e vocês entenderem como funciona esse processo. É bem simples, a gente vai fazer uns testes aqui. E uma coisa que vocês sempre me perguntam é sobre a argamassa ou sobre o concreto que eu uso. Todo mundo fala "ah mas não é concreto". Não é concreto mesmo, é argamassa que a gente usa pra fazer esses Do It Yourself's mais simples. E hoje eu vou usar dois tipos de argamassa pra vocês verem a diferença. Essa argamassa cinza e uma argamassa branca. Vocês sempre me perguntam a marca e tal, qual o tipo, e hoje eu vou mostrar o pacotão aqui pra ficar mais fácil pra vocês. A massa que eu sempre uso é desse pacote aqui que é uma argamassa colante para uso interno, que é a cinza, que a gente sempre usa que é só acrescentar água. Mas hoje eu vou mostrar um outro tipo de massa, que eu achei genial, também é conhecida como "cimentinho", ela é branca, não é cinza e ajuda a pigmentar que é essa aqui, é pra porcelanato interno branco. E eu cobri tudo as marca mesmo, porque ninguém paga minhas contas, quem paga sou eu, então se você quiser pagar vem que eu tiro a marca. Beleza? Ó,então dá pra sentir bem a diferença na cor, essa aqui é a cinza, é argamassa pra uso interno, aquela multiuso bem clássica que eu uso por aqui, e essa aqui é a branca, então é meio óbvio, ela vai ser bem mais fácil de pigmentar, mas eu vou fazer os dois testes pra gente provar aqui. Tudo isso que eu to fazendo é porque eu e a Micha aqui no estúdio, a gente tava louco pra fazer um concreto, ou um cimento, com uma cor de um rosa queimadinho. Então essa é a busca pelo rosinha queimado perfeito. Então pra agilizar, eu vou começar a fazer a mistura pra fazer a massa, vou fazer a mistura do branco e também do cinza. Vou deixar pronto, e daqui a pouco a gente começa a pigmentar. E nesse vídeo eu não vou explicar como fazer argamassa, eu já expliquei e se você quiser clica no CAD aqui em cima, já fiz vários vídeos sobre isso também. Hoje é só sobre colorização. E essa massa aqui é realmente lindona, ela fica parecendo um creme de bolacha. Então uma dica pra você, se você nunca comeu, coma um creme chamado Speculoos, é uma delícia, não tem nada a ver com esse vídeo. Bom, de largada a gente já vê a diferença de cor entre o branco e o cinza. O cinza é bem escuro, depois que ele seca, ele fica clarinho. E o branco fica mais clarinho ainda. O que eu vou fazer é deixar dois secarem aqui bem crus, pra gente sentir a diferença. Esse vai ser um dos testes. De tudo que eu usei aqui no estúdio pra tentar pigmentar, duas coisas foram bem eficientes, e hoje eu queria testar entre elas, as suas diferenças. O pigmento líquido, e o pigmento em pó. Tem muito gringo me perguntando aqui no vídeo, que pó é esse. Aqui no Brasil a gente conhece muito bem por uma marca, chamada "X", que você já conhece. É um pigmento em pó muito fácil de encontrar. Ele funciona pra caramba. Então eu vou começar com o vermelho, eu vou usar o pigmento líquido, e depois o pigmento em pó, e a a gente vai deixar secar, e ver a diferença. Ó, e aqui já começam as nítidas diferenças entre o pó e o pigmento líquido. O pigmento líquido você tem um pouco mais de controle, ele pigmenta mais devagar. Aqui, por exemplo, a gente já chegou em um rosa, com dois pingos. Só que no cinza, não fez diferença nenhuma, praticamente. O pigmento em pó, ele é super forte. E nos testes que a gente fez aqui, o pigmento líquido pra chegar no rosinha perfeito foram melhores do que o pó. O pó, ele calibra bem, e esse aqui é o perfeito pra chegar no rosinha. Mas o que eu vou fazer aqui é colocar mais um pingo em cada um pra gente tentar se aproximar da tonalidade que a gente fez ali no pó. E eu nem deixei secar e eu já cheguei em algumas conclusões aqui. O rosinha, pra você chegar no rosinha queimadinho, no rosinha iogurte, tem que ser pigmento líquido, e tem que ser com a massa branca, é isso que eu to concluindo. Mas vou esperar 48 horas pra gente decidir. E eu decidi fazer um terceiro teste aqui, pra tentar chegar no rosinha claro usando menos pó, naquele primeiro usei muito pó, vou tentar usar metade do que eu usei pra ver se chega nesse rosinha e a gente concluir isso ai. E vejam só meus amigos, que grata surpresa, não fica rosinha claro. Acho que com o pouco pó que você colocar, não vai chegar nesse rosinha queimado que a gente chegou com o pigmento líquido. Já to concluindo... mas a gente conclui depois, com 48 horas. Bom, usando pó azul nos dois aqui, na branca e na cinza. No branco funcionou muito bem, ficou um azulzinho bebê, bonitinho, mas aqui no cinza não serviu pra nada. Então vou duplicar a quantidade de pó, pra dar uma sentida. Aqui tá decretada a falência do amarelo aqui com o pigmento, não tem como chegar nessa base cinza no amarelo puro igual esse aqui, tem que usar o cimentinho branco. Certeza. Bom, acabei meus testes, fiz tudo na minha forma, super empírica, bagunceira, sem medida. Que eu acho que tem um feeling, tem um sentimento, e eu gosto de fazer assim. Daqui vou dar uma descansada, daqui a 48 horas, a gente volta pra ver tudo sequinho, e tirar nossas conclusões. Mas já deu pra ver muita coisa aqui, gostei pra caramba de fazer esse teste, viu. E agora, depois de um belo fim de semana, 48 horas, nossas amostras estão todas sequinhas, vou começar a abrir pra ver o resultado aqui. E pra deixar mais organizadinho aqui na minha oficina, eu decidi cortar umas bolachinhas ali. Vocês viram que eu tirei um topinho ali do copo, pra ficar umas bolachinhas pra eu organizar em um tipo de tester. Vou deixar pra sempre aqui no escritório. Depois de uma longa jornada aqui eu tirei algumas conclusões, vou mostrar pra vocês. Fiz a minha tabelinha. E agora, juntos vamos concluir algumas coisas, se você quer chegar naquela sua cor ideal. Bom, vamos lá então. Uma das primeiras concluões é que se você quiser fazer uma cor primária, mais pura, você vai ter que usar o cimentinho, ou seja, vai ter que usar argamassa branca. Por exemplo, esse amarelo aqui, é a massa branca, com o tingidor líquido. Pra chegar no amarelo, eu percebi que a única forma é você utilizar a massa branca, porque o amarelo é muito claro. Se você for usar a massa cinza, não chega no amarelo. Ela vai ficando meio esverdeada, vai ficando uma cor estranha, porque o cinza já é uma base meio escura. E aqui eu só tinha o líquido. Então não fez diferença eu ter o pó ou não, mas o líquido funcionou super bem. Se você quer amarelo, vai nessa, massa branca mais o pigmento líquido. Agora, vamos para a busca do nosso rosinha queimado, que é a cor que eu queria chegar, e aqui eu tirei uma conclusão muito clara : pra fazer esse rosinha aqui, meio iogurte ou o rosinha mais queimado, você tem que utilizar a massa branca com o pigmento líquido. Mesmo utilizando a massa branca, com o pigmento em pó, você não chega nesse rosinha claro, não chega. Olha o que acontece, com o pigmento pó mais a massa branca, ele vai ficando nessa cor meio rupestre aqui, ela vai ficando meio queimada demais, e dá uma escurecida e não chega no rosinha perfeito. Aqui eu fiz só um rosinha mais iogurte, meio Millenium, não fiz o rosinha queimado, mas deu pra ver que é com a pigmentação líquida e a massa branca. Mas olha que legal que ficou essa escala de rosas aqui, então saiu do clarinho, foi dando uma queimada, foi dando uma queimada, até que chegou nessa cor maravilhosa aqui, que você consegue com argamassa cinza mais o pó ou até o líquido. Esse mais escuro aqui rola bem com o cinza, ele dá uma base mais puxada ali pro escuro, e daí você só pigmenta com o pó, o pó dá essa cor um pouco mais fechada, meio sem brilho, que eu gosto bastante também ó. Achei linda. Aqui tem uma brincadeira que não fez tanta diferença mas na textura dá uma diferença. Aqui eu usei o cinza, a massa cinza e aqui a massa branca. E aqui tem o pó uma vez, e aqui o pó duas vezes. O que isso quer dizer, se você quer economizar pó nessa massa mais escura, nessa cor mais escura, vale a pena você usar uma massa mais escura, usar o cinza. Você chega na mesma cor praticamente usando menos pigmento. Agora vamos pra essa parte aqui debaixo, que são dos azuis, que era uma cor que eu tinha aqui. E aqui eu chego a mesma conclusão também. Você precisa, se você quiser esse azulzinho, mais bebê, esse azulzinho, legal também, bem mais puxadinho pro claro, vai precisar usar a massa branca, a argamassa branca, aquela porcelanato que eu mostrei no começo. Então aqui tem a massa branca mais o tingidor em pó, funcionou super bem. Chegou na cor, diferente do amarelo e diferente do rosa. O azul chegou bem próximo, tanto no líquido, como no pó. Então voltando no nosso objeto de estudo que era o rosinha, pra chegar no rosinha realmente ele vai ser uma das únicas cores que você vai precisar do pigmento líquido. Mas olha que legal quando fui indo pra escala de escuro aqui, como funciona também a massa cinza com o pó ou a massa cinza com o líquido, chegou numas cores mais queimadas, mais fechadas, que eu gostei bastante também. E isso aconteceu tambem no verde, então quando eu quis um verde mais claro, teve que ir pra massa branca, porque a massa cinza ficou mais escura, ficou lindona, mas aqui a gente chegou na massa branca usando o pó mesmo no verdinho que eu queria. E aqui embaixo é só um exemplo que é uma coisa que eu acho que fica bem bonita e bem sofisticada que são os tons de cinza, a escala de cinza aqui, daria pra fazer milhares, mas aqui ficou um exemplo só. Aqui a massa branca crua, ela fica meio crua mesmo, ela não fica tão branca. Aqui a massa cinza, crua. E aqui com pigmento preto. E o que eu concluo aqui, pra fazer a massa preta, que eu já inclusive usei aqui no canal no vídeo do marmorizado eu tingi com pó, o pó eu acho legal que você tem um controle ali e ele dá uma cara mais de carvão, então eu gosto muito. Então não importa se é líquido ou em pó, mas o pó funciona super bem e aqui você consegue fazer uma escala de cinza com o pó. Então pra fechar aqui a conclusão, pra fazer preto, pode ser o tingidor em pó com a massa cinza ou com a massa branca. E ai, o que vocês acharam? Foi um estudão aqui, foi uma coisa bem empírica também, no nosso estilo aqui do canal mas acho que é um estudo legal pra quem quiser chegar na cor ideal. E se vocÊ já gostou, curte o vídeo aqui embaixo, se inscreva no canal, faz uma coisa, se você fizer um estudo desse aqui, e fizer uma aplicação em um produto me manda lá no instagram @paulobiacchi vou deixar aqui na tela me manda uma foto de um produto aplicado com as cores e no começo do vídeo eu chamei do Guia Definitivo das Cores do Concreto, e vou falar uma coisa, não é definitivo coisa nenhuma, é só um estudo mesmo, e eu acho que eu vou voltar a fazer mais testes e mais escalas de cor, então me aguarde. É fácil, é simples, tente isso em casa..

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Caruaru:

Madeline Vance, Herkimer: State University of New York Upstate Medical University. Amapá: White Plains campus; 2010.

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Janet Walker, 7th Street, East zip 10003. Campo Grande: Berkeley College; 2014.

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