Aniversario De 1 Ano Na Disney

College of New Rochelle (School of New Resources) - Tem gente que diz por aí que produzir conteúdo é de graça. Mas se você investe seu tempo, o da sua equipe, ou contrata fornecedores para fazer isso para você, vamos combinar de gratuito não tem nada. A produção de conteúdo deve ir além da frequência que você vai postar, em que canal e em que formato você vai fazer isso. Pelo menos se você quer produzir conteúdo de forma estratégica. Então se você não gosta de rasgar dinheiro e quer ver resultados dos seus esforços vindos da produção de conteúdo, fica aqui nesse vídeo. Então se você já assistiu outros vídeos aqui do canal você deve ter visto que eu sempre falo da importância de pensar o conteúdo de forma estratégica e sempre alinhada aos objetivos de marketing da empresa. O conteúdo entra como forma de dar uma sustentação para esse objetivo. Então se você não tem essa definição tudo que vem depois disso já começa errado. Os objetivos podem ser os mais diversos: você pode focar o conteúdo para fortalecer a sua marca, se você quer que mais pessoas conheçam a sua marca. Ou você pode usar o conteúdo como forma de aumentar a audiência, que também tá ligado ao fortalecimento de marca. Mas ele pode ser um trabalho mais específico para aumentar audiência em determinados canais digitais, por exemplo. Então é muito importante que você tenha definido o que você quer de fato como objetivo para seu negócio como objetivo pro marketing para aquele trimestre. Se você não tem o objetivo, Você não sabe o que precisa medir. E sem saber o que você precisa medir, você não sabe se aquele conteúdo está de fato trazendo algum resultado para o seu negócio ou não. Então vamos dizer que você tem como objetivo aumentar a sua audiência, aumentar o número de pessoas que estão ali seguindo e participando das suas redes sociais mais especificamente do Instagram. Com base nesse objetivo é que você vai entender qual métrica que você precisa olhar. Será que o alcance? Será que são as impressões? Será que são as curtidas o número de pessoas comentando o número de pessoas que salvam suas publicações? Não importa qual é a métrica...a métric só vai fazer sentido se ela tiver alinhada para medir um objetivo e aí se você consegue entender se o seu conteúdo tá funcionando ou não E por que dividir por trimestres? Não é uma regra mas o período de 3 meses é um período que você já consegue testar de forma rápida e ágil, se aquele conteúdo e aquela estratégia de conteúdo tá funcionando ou se ela precisa de modificações. E aí como isso você consegue tomar ações mais rápidas para diminuir os prejuízos caso a sua estratégia não esteja funcionando ou inclusive até investir mais naquilo que tá dando certo trazendo bastante resultados para sua empresa. Então eu adoto uma metodologia onde avalio alguns critérios muito importantes dentro de um funcionamento de uma marca seja ela do nicho que for. Então sempre vou começar avaliando a marca. E aí o conteúdo ele entra para fortalecer a marca. para ampliar essa marca, mas usando o conteúdo como uma ferramenta também que ajuda na definição do posicionamento do lugar que a marca quer ocupar na mente dos consumidores aí depois a gente vai para a parte de atração. Como eu vou usar o conteúdo de forma a atrair as pessoas para audiência ou até mesmo para o estabelecimento físico e também dependendo do objetivo mas como é que você atrai os clientes para que eles, em um segundo momento eles façam a compra. O trabalho não acaba depois da venda, existe aí todo momento de fazer o encantamento desse cliente, que pode ser feito de diversas formas, o conteúdo sempre vai ter uma função em todas essas etapas, mas ele também pode servir para encantar esse cliente. O cliente encantado, ele é muito mais fácil de ser fidelizado e também se pode trabalhar esse relacionamento da parte do encantamento e da fidelização com conteúdo. E, por fim, o cliente fiel, um cliente que está encantado, está satisfeito ele tem a tendência de fazer essa ampliação da marca de espalhar opinião dele para outras pessoas. Possivelmente ampliando alcance que uma marca consegue ter no mercado. E para cada uma dessas etapas, existem conteúdos que são mais adequados. Então, no momento que eu estou fazendo a construção de marca eu não estou pensando em vender. Muitas vezes eu tô falando da filosofia por trás da marca da história da marca ou a do profissional que seja... ...então tem um conteúdo específico para esse momento. Para atração já funciona um pouquinho diferente, muitas vezes você pode usar o conteúdo como forma de instigar a curiosidade pra fazer com que a pessoa venha conhecer seu estabelecimento físico, por exemplo. Pode ser uma foto bonita de um prato que você tá oferecendo .Ou contando algo interessante que vai acontecer no seu ambiente para que você atraia e convide as pessoas para virem até você. E aí num segundo momento você pode ter um conteúdo mais focado em venda e aí a gente tá falando, até trazendo aí para o meio offline, você pode ter o o seu estabelecimento ali e usar o conteúdo de alguma forma inserido para fazer com que as pessoas comprem mais. O conteúdo pode estar no atendimento do seu garçom do caixa, que pode ter um treinamento, um discurso mais focado para venda pra de repente instigar ali a pessoa a comprar mais alguma coisa comprar algum produto que está sendo oferecido no caixa então é uma maneira de olhar para o conteúdo de uma forma não tão convencional mas seu conteúdo tá ali inserido em todos os pontos de contato que o cliente tem e a mesma coisa serve a fidelização que você pode ter um contato pós a venda, pode manter um contato com ele seja pelo WhatsApp por exemplo, ou por email, para manter essa relação viva e sempre também e sempre também usar já usando o conteúdo produzido pelo próprio cliente, que no caso pode ser um review, pode ser uma foto que ele posta na rede social dele para ampliar o alcance da marca. Então você tem aí o que eu chamo de um círculo virtuoso e o conteúdo tá internado em todos os momentos e se você parar para pensar isso tudo é uma linha editorial. Você vai ter uma linha editorial pensada em cada ponto de contato, em cada objetivo que você tem com esse mesmo cliente, em determinado momento, e com base nisso você vai construir uma linha editorial. Pelo menos essa é minha metodologia de trabalho, então eu vou analisar todas essas fases que o cliente normalmente percorre e com base nisso a gente cria a linha editorial para o cliente. Obviamente adaptando para a realidade de cada um, mas seguindo o modelo, é assim que eu faço para criar a linha editorial da produção de conteúdo que vai vir num segundo momento. Depois de todas essas informações, eu vou mostrar na prática como eu organizo todo esse pensamento, essa metodologia de trabalho na prática e agora a gente agora a gente vai para o meu computador para que vocês consigam entender melhor como que funciona o pensamento estratégico por trás da produção de conteúdo. Então eu tô aqui no Miro para mostrar rapidinho como funciona a minha linha editorial. Como eu já falei, ela está baseada primeiro no plano de marketing. E o plano de marketing vai seguir algumas etapas fundamentais, que é construção da marca, a parte de atração de clientes, do encantamento desses clientes, que envolve a experiência e criar relacionamento, a venda em si, a fidelização dos clientes e a parte de ampliação do alcance dessa marca. Então com cada uma dessas etapas tem um objetivo específico, a gente vai escolher canais que atendam os objetivo específicos de cada uma dessas etapas. Então, vamos pegar aqui como exemplo a parte de construção de marca . Eu escolhi o Instagram YouTube pra serem os canais onde eu vou construir a minha marca pessoal porque eles são propícios para isso; cada um por um motivo, mas são ambas redes muito interessantes para que eu esteja presente produzindo conteúdo e assim faça a construção da minha marca. E com base nesse objetivo, é que eu vou definir definir, por exemplo que eu vou ter uma linha editorial chamada bastidores, onde eu vou mostrar como é o meu dia de trabalho aqui a minha filosofia de trabalho, meu método, que é que eu tô fazendo aqui no momento, tô aqui mostrando exatamente a mesma estrutura que eu monto para os meus clientes, que eu uso aqui para a minha própria linha editorial então isso vai ajudar que eu construa a minha marca e também já faça e também já faça uma pré-seleção das pessoas aí que vão ter interesse, você identificar de alguma forma, com a minha filosofia de trabalho, e vão querer no futuro serem meus clientes. Aí a gente passa para parte de atraçãonecessariamente .Nessa etapa você já precisa trazer mais valor para o cliente, então uma forma de você chamar atenção dessa pessoa. No meu caso, eu faço isso através de tutoriais, e aí aí também vou usar o YouTube e o Instagram para isso mas, eu vou procurar responder as dúvidas dos clientes gerar valor para eles e assim atraírem para mim audiência e futuramente também para minha base de clientes. E aí com a próxima etapa, que seria o encantamento, que é a parte de criar relacionamento com os clientes. Então isso pode ser feito através de mensagens diretas, de perguntas e respostas que é um recurso bem usado no Instagram, através de e-mail marketing, então tem diversas formas de fazer isso e que também entram aqui na linha editorial. A parte de venda em si, que pode ser tanto conteúdos com um formato mais pensado para venda direta, como por exemplo estudo de caso, ou um vídeo de vendas necessariamente. No meu caso eu faço calls de diagnóstico, onde eu faço a reunião ali om um possível cliente vou analisar o negócio dele a gente pode evoluir para um contrato de trabalho. Tem a parte de fidelização desses clientes, que é responder dúvidas, responder comentários, enfim interagir e mostrar que você está sempre presente. Para cada mercado isso vai funcionar de uma maneira diferente, alguns por exemplo conseguem trabalhar com sistemas de fidelização, de pontos, tem diversas formas de fazer isso mas através do conteúdo é você realmente manter a comunicação com cliente , e de acordo com os canais que você escolheu. No meu caso, por exemplo, eu coloquei aqui tanto e-mail como o YouTube. Por fim, tem a parte da ampliação da marca, que é a parte de, por exemplo, no meu caso depoimentos de clientes que ficaram satisfeitos, então eu posso colocar esse depoimento no meu site, menções de pessoas no Instagram por exemplo, eu faço uma postagem em sentido que as pessoas marquem outras pessoas para que assim eu consiga ampliar o meu alcance, número de pessoas que estão conhecendo a minha marca. Eu posso ter outras pessoas me repostando, posso incentivar de alguma os reposts, então é pensar em conteúdos que vão ter como objetivo conseguir entrar nessas linhas editoriais.Mas por exemplo toda sexta-feira tem vídeo novo, e aí eu vou equilibrando dentro do meu calendário editorial, que tipos de linha de editorial eu vou falar naquela semana, mas isso vai ficar mais claro quando a gente for para o vídeo de calendário editorial onde eu vou mostrar isso aqui no Trello, prontinho para ser executado. E aí depois que a gente pensou em como que vai ser feita essa linha editorial, como que se aprofunda a relação com o cliente através do conteúdo, como você faz com que ele vá avançando aí na jornada de compra, usando o conteúdo como ferramenta, é aí que entra de fato a escolha dos canais; os canais certos para que esses processos aconteçam. E você pode e deve usar mais de um canal assim como você não precisa sempre produzir conteúdo 100% original para cada um desses canais. É possível fazer uma adaptação É preciso entender a psicologia do consumidor por trás do canal que você está escolhendo para adaptar aquele conteúdo para aquele canal para que ele funcione de fato. não adianta você pegar simplesmente o vídeo aqui no YouTube de 15 minutos e jogar no Instagram porque ninguém vai assistir porque ali as pessoas esperam conteúdos mais rápidos. Então é Importante também entender a psicologia ali das pessoas, como as pessoas estão usando aquelas redes sociais para que você adapte aquele conteúdo em um formato que a pessoa queira consumir. E também dá para criar um flow de conteúdo e ver maneiras inteligentes de distribuir esse mesmo conteúdo de diversas plataformas para que você alcance mais pessoas sem necessariamente ter que aumentar os investimentos com contratação de equipe ou mais pessoas para sua equipe para conseguir dar conta disso tudo. Então esse foi o vídeo de hoje, eu espero que você tenha gostado, não esquece de deixar o seu curtir aqui embaixo, se inscreve no canal quea gente sempre vai falar de assuntos ligados a marketing, marketing digital, conteúdo e bastante foco aí para quem tem negócio físico Porque porque eu sei que é uma galera que tá precisando bastante aí de informação na internet então Então eu vou ficando por aqui um abraço e o aguardo vocês no próximo vídeo.

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Teófilo Otoni:

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