Exame Aslo Aeo

Helene Fuld College of Nursing, Harlem - Olá a todos!!! no vídeo de hoje nós iremos fazer o controle remoto sem fio utilizando dois ESPs 8266 sem a necessidade de internet ou rede local, esse tipo de tecnologia nos possibilita controlar diversos tipos de cargas utilizando-o em controle remotos controle de motores, portão eletrônico, interruptores sem fio, carrinho de controle remoto, e tantas outras aplicações eu sou o Jemerson Marques do canal FVM Learning!!! Sejam bem vindos! para começarmos a montagem, partimos do pressuposto que você já tenha as bibliotecas do ESP8266 instalado na sua IDE Arduino, se não está na descrição desse vídeo, o guia rápido de; como instalar a biblioteca da ESP8266 na IDE Arduíno, pois bem depois de tudo instalado, precisamos de dois protoboards, pois como já mostramos em outros vídeos não conseguimos utilizar os pinos da protoboard, se o ESP8266 for encaixado sem o auxílio de outra protoboard, então iremos utilizar duas promotores juntas iremos utilizar o NODE-MCU para facilitar o nosso trabalho de apresentação, mas você pode utilizar o próprio ESP8266-12E como podemos observar, o NODE-MCU utiliza o mesmo módulo do ESP8266-12E, porém ele foi projetado para facilitar o trabalho de desenvolvedores que precisam está fazendo os programas e testando continuamente e se utilizarmos o ESP8266-12E teremos que utilizar uma interface conversora FTDI de serial para USB e isso seria um incômodo para realização dos testes, como o sugerido na descrição, podemos com esse projeto fazer controle de cargas e podemos utilizar simples módulos de relés para acionamento de cargas com ESP8266 esses módulos relé são fácil de encontrar e de baixo custo e podemos ligar cargas de até 10 amperes ele tem os contatos e NF que normalmente fechado NA que é normalmente aberto, podemos utilizar os controles portáteis com esses modelos aqui e podemos observar que o ESP8266-12E é bastante pequeno o que cabe dentro desses controles para fazermos um controle de portão eletrônico por exemplo, podemos utilizá-lo e controlar o motor de acordo com as nossas necessidades, temos outro menor e podemos facilmente encaixar o ESP nele e se é pequeno mas também dá para montar tranquilamente até esse de alarme de carro dar para montar também, o que iremos precisar... deixe me só organizar essa área de trabalho para não nos atrapalhar deixamos só o que iremos utilizar. iremos começar com o transmissor iremos montar seguido esquemático que está na descrição desse vídeo é bem simples para montar e não requer tanta experiência, iremos utilizar dois ESPs8266, no nosso caso NODE-MCU duas protoboards juntas, se você não tem não há problema algum pode se ligar direto nos pinos utilizando os fios jumpers macho e fêmea, 3 leds que já estão colocados na protoboard neste caso, três chaves switches vamos já colocando as três chaves na protoboard, o que devemos agora é conectar os jumpers de acordo com esquemático colocamos os fios na switch correspondente como está no diagrama esquemático a chave 1 é estará conectada na porta D1, e a chave 2 estará na porta D2, e a chave 3 estará na porta D3 como já deve ter notado, não estamos utilizando resistores the Pull up isso acontece porque nós utilizamos resistores internos do ESP8266 eles foram habilitados no código que fizemos como a função pull up fizemos a ligação de cada chave a cada porta e o outro lado vamos conectá-los ao GND do NODE-MCU depois de finalizado, vamos ao receptor, ligaremos os fios dos LEDs em cada porta correspondente que é: LED1 na porta D0, LED2 na porta D1, e LED3 na porta D2 tudo isso seguindo o esquemático que está na descrição desse vídeo, você pode utilizar qualquer pino do NODE-MCU que tenha a descrição G que significa Ground ou abreviado GND, o NODE-MCU, tem vários como podemos ver escolha um e connect os LEDs depois de tudo finalizado, dê uma averiguada para ver se não cometeu nenhum erro e depois de tudo confirmado chegou a hora de fazer o UPLOAD do código no NODE-MCU e testarmos, vamos pegar dois cabos USB e conectá-los ao computador para executarmos o UPLOAD do mesmo, depois de termos ligado os NODEs vamos ao computador vamos abrir os dois códigos, temos o transmissor, e o receptor como coloquei os dois de uma só vez, não sei definir qual PORTA cada um entrou então, vou desconectar o receptor para ver qual porta ficou ativa como podemos ver a PORTA 9 ficou ativo indicando que o que conectei foi O receptor então o transmissor está na PORTA 9, e o receptor estará na PORTA 4 em nosso caso, pois o computador seleciona isso automaticamente pronto o receptor na PORTA 4, e o transmissor na PORTA 9 deixe me fazer uma rápida explicação do código que desenvolvi para melhorar o nosso entendimento, em primeiro incluímos a biblioteca do WIFI do ESP8266 em seguida temos as definições das chaves e do LED que já está ON BOARD na placa no caso incluímos como BUTTON1, BUTTON2 e BUTTON3 isso você pode utilizar qualquer nome que você quiser depois vamos para o módulo de autenticação onde temos o SSID e o PASS que é o password e o identificador do WiFi, aqui vemos o endereço do Sever padrão e autenticação do WiFi Cliente para conexão com Access Point, entramos no modo Setup esse é onde setamos todos os parâmetros do nosso projeto, coloquei esse Serial Begin porque estava testando e vendo como se comportava o código e suas respostas, porém você não precisa utilizá-lo pode deletar ou pode colocar ele como um só texto assim colocando duas barras, setamos os Pin Modes do LedBoard para Output pois ela irá ser executado para acender e apagar, os PinModes das chaves setamos como Input e ainda acrescentamos como Pull Up o que significa ele vai utilizar os resistores de Pull Up interno do próprio Node-MCU, ou seja, não necessitamos de colocar aqueles em resistores externos junto a chave, esse parâmetro WiFi Mode, é para inicializar-lo como STA, inicialização com SSID e o PASSWORD que setamos logo acima, nesse WHILE, ele fica tentando se conectar caso não consiga, ele repete esse ciclo a cada 500 milissegundos já se passar, ele vai para o LOOP, colocamos a chamada das funções no LOOP para facilitar, você pode colocá-lo tudo junto, mas achei melhor fazer assim, pois existem muitas pessoas que entendem centenas de vezes melhor que eu, porém exitem outras que não tem tanta experiência para desenvolver um código ou mudar com tanta facilidade assim, o que facilita para quem deseja incrementar mais botões, não ter tantas dificuldades desenvolvemos essa Sketch de forma a facilitar para quem não tem tanta experiência com programação deixamos facilitado para você alterar de forma que você deseja, vamos para o receptor, da mesma forma que o servidor, incluímos a biblioteca a diferença é que ele vai se conectar com o Servidor por isso temos aqui o endereço de IP para conexão com a máscara padrão definimos a porta para os leds e no SETUP definimos as portas como saídas e os LEDs definimos o estado inicial deles como LOW, que significa que as portas iniciaram desligadas inicializamos os módulos do WiFi como Access Point, no WiFi SoftAP temos o SSID e o PASSWORD ou seja o ID do Access Point e a Senha que setamos no servidor para podermos conectarmos, se você olhar no WiFi do computador podemos observar o nome do seu Access Point aparecendo no nosso computador, entramos no Void Loop iniciamos o WiFi Client = Server.available, que significa que esse Cliente vai receber se o Servidor estar disponível, se ele estar disponível, ele vai entrar nesse IF, depois de entrar no IF, que diz que, se o cliente está disponível, ele passa senão ele repete até ver se o cliente está disponível, se estiver ou seja, se a função é verdadeira, passamos para o primeiro Digital Write, que desliga o LED da placa, a string request recebe a leitura da string e client e o /r informa que a mensagem finalizou ou seja, quando pressionamos a chave ele envia um String que definimos em BUTTON1, BUTTON2 OU BUTTON3, ou seja ele vai ler essa String e ver que tem escrito nela depois que recebe essas informações ele dispensa o Client com a função Client.flush e agora chegou à parte de verificação na mensagem que chegou do cliente, entramos nos IFs, no caso ele pergunta se Request é igual a BUTTON1, se no caso é isso ou seja essa sentença é verdadeira ele passa para Digital Write, que no nosso caso fizemos um Flip-Flop inteligente pois utilizamos os parâmetros do Digital Write para verificação do próprio Digital Write com uma exclamação antecedendo a função ou seja, quando o Digital Write é igual a 1, ele seta a porta do LED1 inverso ao que ele é, ou seja, quando ele está ligado ele desliga quando ele estar desligado, ele liga. Boa não é!!! Isso evitam uma quantidade de linhas de programação a mais, e isso acontece também com o LED2 e o LED3 no mesmo caso pois bem, vamos fazer o Upload dos códigos no NodeMCU, aproveita agora enquanto fazemos o Upload e dar que LIKE e se INSCREVA em nosso canal isso nos ajuda bastante a darmos prosseguimento ao nosso trabalho Se INSCREVA também nosso SITE, isso nos ajuda bastante www.fvml.com.br depois de ter feito o Upload, se tudo estiver certo, vai funcionar. Então vamos testar. Ai estar perfeito, O LED dois, perfeito também, e por fim o LED três perfeito tudo funcionando perfeitamente. E por hoje é só pessoal me despeço por aqui, o meu muitíssimo obrigado!!! qualquer dúvida fala aí nos comentários que logo estaremos respondendo. Forte abraço, Deus abençoe!!! Shalom!!!.

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Maricá:

Alice Fuentes, Chemung: Manhattan School of Music. Foz do Iguaçu: St. John Fisher College; 2016.

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