Artigo Responsabilidade Social Empresarial

State University of New York at Potsdam - E aí gente, tudo bem? Sejam bem vindos a mais um vídeo nosso aqui no canal do Youtube para uma vídeo aula prática onde eu quero mostrar alguns princípios básicos pra você que está começando no caminho do desenho, no caminho do aprendizado do desenho, porque pra mim o desenho é uma habilidade, e como toda habilidade pode ser desenvolvida, e se pode ser desenvolvida, ela pode ser também apreendida. Só que tudo tem um começo, tudo tem que ter um começo pra aprender. Assim é para aprender a escrever, para aprender a falar, aprender a andar de bicicleta, andar, correr, enfim, qualquer coisa tem um começo e o começo é composto de alguns princípios que te ajudam a desenvolver melhor o seu talento. Bom, antes de dar seqüência nesse assunto, eu quero pedir que você deixa o seu like, se inscreva no canal, ative as notificações para ser avisado de novos vídeos e também deixe o seu comentário, porque é muito importante para gente os seus comentários, são os que nos inspira a ter novas idéias, a buscar novos caminhos e trazer um conteúdo interessante para você, tá bom? Nesse vídeo de hoje eu quero fazer o desenho de uma boca à mão livre. Ah, eu vou fazer a construção da boca e depois eu vou fazer um sombreamento básico nessa boca. O que eu chamo de sombreamento básico são as bases de um sombreamento realista que dispensa o uso de linhas, ou melhor, usa as linhas simplesmente para a construção, mas depois dispensa o uso das linhas, ou melhor, a aparição das linhas, a evidência delas não fica parecendo, porque o realismo é caracterizado exatamente pela ausência de traços e é um trabalho todo sombreado. Então eu vou fazer esse desenho da boca, vou mostrar toda a construção no papel em branco, vou gravar aqui com essa câmera, foi narrada transmitindo tudo que eu tô pensando, como eu faço, e tudo mais. E porque eu quero fazer isso, sendo que é um canal de realismo, e muita gente acompanha meu trabalho pensando em textura de pele, fundo desfocado, como que faz barba, como que faz todas aquelas texturas nos desenhos mais complexos, e temos vídeos onde a gente traz algum conteúdo assim, temos um curso voltado para isso, o link está aqui na descrição do vídeo. Mas tudo tem um começo. Às vezes você já desenha mas de repente, um outro estilo, assim como eu gostava de desenhar super-heróis, criar personagens e tudo mais quando eu era criança. Depois, quando eu conheci o realismo eu mergulhei nesse mundo e abandonei esse lance de criação dos personagens, mas na verdade eu sinto falta dessa fase, porque eu acho que daria para hoje eu associar a criação dos personagens e a aplicação de luz e sombra realista, que é a bagagem que eu fui adquirindo ao longo dos anos, mas na verdade o meu trabalho acabou ficando só focado na realização de fotografias, cópias de fotografias, mas tem um começo. O começo a gente não trabalha com esse estilo de sombra tão bem acabada, tão cheio de texturas, tão cheia de hiper realidade, o hiper-realismo, não, é uma sombra mais básica, mas é o começo. E esse começo foi muito bom para me dar uma base, uma noção do que é luz e do que é sombra, de fazer uma textura homogênea, de fazer um sombreamento limpo, de aprender a controlar o peso do lápis na minha mão e assim eu e controlando também a intensidade de luz, sombra, profundidade, volume, então é disso que quero falar, ou melhor, é isso que eu quero mostrar nesse vídeo. Lembrando que eu vou usar papel sulfite e um lápis 'B', pode ser qualquer marca, não importa, é bom também que você tenha uma borracha, eu tenho aqui uma Tombow 3.8, não precisa ser dessa, pode ser maior, e um limpa tipo aqui também, mas não importa, uma borracha branca qualquer só pra você apagar os traços da construção conforme você for fazendo. Bom, chega de falar né, eu já vou falar bastante enquanto eu estiver fazendo, mas eu quero deixar claro para você que tudo precisa ter um começo. Então essa vídeo aula é para você que está principiando, que está começando, que está dando os primeiros passos aí no realismo. Lembrando que depois que eu fui aperfeiçoando isso que hoje eu vou mostrar aqui, eu fui trabalhando com outras formas de construção, também uso a mesa de luz e o decalque, usa outras formas de transferir a imagem, mas não é o assunto de hoje, o assunto de hoje eu quero construir o desenho de uma boca à mão livre e fazer um sombreamento básico pra que você acompanhe, ok? Vamos para a vídeo aula! Bom, então agora, para a construção do desenho do lábio aqui eu vou trabalhar com linhas, ok? Vou virar a folha aqui porque pra mim é sempre mais fácil trabalhar com a folha virada. Então eu vou fazer uma linha reta aí e vou fazer uma cruzando, e dentro disso aí falar; mas que tamanho tem que ter? Depende. Aqui pra mim eu faço essa extensão de acordo com o tamanho que eu quero desenhar a boca. Então aqui deve ter uns seis centímetros, talvez um pouco mais, não sei, eu não me preocupo muito com isso, porque aqui eu quero desenhá-la desse tamanho. Se eu quisesse desenhá-la maior, eu faria esse traço maior e consequentemente sairia também maior. Então eu não passo muito o lance de medidas, até porque eu trabalho muito pela percepção, eu vou observando e vou fazendo. Então, por exemplo, nessa linha que eu vou fazer (só tô achando que a ponta desse lápis não está legal, vou pegar um outro lápis aqui). Eu falei que eu ia usar lápis B, vou usar um lápis HB, que é um pouquinho mais duro. Então aqui eu começo por aqui, eu venho aqui pra baixo dessa linha a linha aqui eu venho por baixo, subo, e quando eu subo eu vou aqui por cima e encontro. Aqui mesma coisa, faço do outro lado, aqui é o contrário, ela sobe aqui, desce, eu faço questão de fazer muita coisa só no olho assim, sem lances de medidas, exatamente para treinar um pouco mais a minha percepção, a minha visão espacial, digamos. Esse lado, por exemplo, um pouco mais baixo que aquele, mas não tem problema, até porque nada no nosso rosto é simétrico, né, mas pelo menos dá uma noção aqui de como você quer construir isso aqui. Eu posso amenizar um pouco, se eu quiser deixar um pouco mais pra baixo e tal, enfim, tá aqui, essa é a linha que divide os dois lados, lábio superior do inferior. Aqui o inferior vou fazer mais ou menos aqui. É aquilo que eu falo, não tem uma quantidade de centímetros, eu faço e o legal é isso aqui ó, por exemplo, digamos que eu fiz e achei que ficou muito fino, eu vou jogar um pouco mais para baixo e faço de novo, faço outra linha para ver se fica um pouco melhor, entende? Ou se me causa uma uma impressão melhor. Faço essa linha aqui, pra mim e estou satisfeito com essa linha. Se caso você fizer, você tem que imaginar a boca, ok? O desenho sempre começa na sua imaginação, ele não começa no papel, no papel é o resultado, é a materialização, digamos, do que você está pensando. Então você precisa pensar sobre o que você está desenhando, você precisa pensar de forma visual, você olha e vai imaginando aquilo. Deixa eu apagar esse risco aqui, senão dá a impressão que tem um cantinho na boca que na verdade não tem. Então, pronto, fiz essa parte de baixo, agora na parte de cima eu vou usar praticamente o mesmo tamanho, o mesmo tamanho daria aqui, só que daí vai ficar muito grosso, então eu fui um pouco mais pra baixo e aqui eu faço esse "v" aqui né, o arco do cupido. Faço isso aqui e daqui é que vai descer. Só que na hora que desce pra cá, eu faço levemente curvado para baixo assim, eu não faço assim, faço levemente curvado para baixo e depois é que eu vou subindo pra encontrar com essa linha. Mesma coisa aqui, puxo um pouquinho pra baixo, vou subindo, e aqui vou trazendo e as linhas se encontram. Eu gosto sempre de desenhar desse jeito, fazendo com que as linhas se encontrem, porque é importante você entender isso, porque é uma forma de pensar. Eu penso assim e quando eu vejo a linha subindo, eu tô tendo uma percepção, quando eu vejo a linha descendo, eu estou tendo outra percepção, então eu exploro os ângulos de percepção para que eu consiga ter uma visão mais geral do que está acontecendo e isso me dá mais segurança na hora de desenhar, ok? Agora eu vou apagar as linhas que foram usadas para a construção. Está aqui, e agora sim com lápis B eu vou começar a fazer o sombreamento. Só que esse sombreamento eu não vou fazer pintando como se eu pintasse com lápis de cor, eu vou fazer ele em forma de linhas assim ó, começando de baixo, puxando pra cima, sempre com o final bem clarinho, tipo assim, tirando do papel, tirando do papel o final tem que tirar do papel, ok? Então aí eu vou fazendo tudo isso aqui. Eu só não estou gostando muito desse lápis, eu tô achando que ele está com a ponta muito grossa, eu vou apontar ele, vou apontar aqui. O apontador que eu usei é esse aqui da Derwent, é um apontador de manivela e é legal porque você consegue fazer uma ponta rápida e fina, fina e alongada. Então agora eu vou puxando, chega aqui no início no início no meio vai ficando em pé os traços, e conforme vai abrir, vai pro outro lado, vai subindo ao contrário ó, ok? Então eu sempre imagino que ela vai abrindo assim, aqui no meio vem reto, e aqui assim. A mesma coisa pra baixo. Pra baixo vai reto aqui, vai vim assim curvado, e vai vim assim curvado pra cá, ok? E aí vou puxar tudo aqui. Só que aí, o que eu faço, chega aqui eu começo a fazer o contrário, eu começo a puxar de cima para baixo, só que numa mesma direção desse. Apesar dele estar sendo puxado no sentido oposto, ele tem o mesmo direcionamento, a mesma orientação. E aí vai formando uma leve textura. E esse contorno? Calma que esse contorno vai desaparecer depois através de sombra, e depois a gente vai passar também o pincel e vai dar um acabamento bem legal nessa boca. Então vou continuar toda essa parte aqui. Aqui já no final eu já faço mais pintando mesmo, preenchendo, porque a textura do lábio normalmente está mais aqui no centro do desenho. Então está aqui. Aqui eu venho também na parte de cima, mesma coisa que eu fiz do outro lado agora eu faço aqui, só que ao contrário, aqui eu fiz assim, aqui estou fazendo assim, para encontrar com a mesma orientação de traços que eu faço daqui. E aí vai baixando assim e aí vou fazer por toda a extensão aqui da boca. Também lembrando que na hora que vai chegando aqui no fim, aqui eu já mudo, porque daí eu já faço mais preenchido, já não faço mais nesse sentido de traços. E aqui, para baixo, dou umas passadas assim, tudo isso é a experiência viu gente? Pode ser que você faça e fique totalmente diferente, o que você não pode é desistir, porque fez e não ficou legal, não, a minha primeira também não ficou legal, é uma questão de prática, você compreende e então você começa a praticar, e ao passo que você vai praticando você vai compreendendo mais, além de compreendendo mais você também vai entendendo os seus limites, o que você consegue fazer com mais facilidade, o que você tem mais dificuldade de fazer, isso é interessante, porque isso vai fazendo você se conhecer, conhecer o seu traço, e quando você conhece o seu traço, você busca formas de trabalhar melhor, alcançando assim resultados melhores consequentemente, ok? E aqui agora eu vou engrossar, engrossar não, fazendo mais escura essa linha que divide o lábio superior do inferior, e depois eu vou eliminando algumas manchas, aqui tem algumas manchinhas que ficou um pouco mais forte, isso é o de menos, agora estou explicando mais o geral assim como que você vai fazer, como você pode fazer, e depois a gente vem dando o acabamento. Lembrando que eu não vou deixar esse acabamento tão realista assim como eu faço nos meus desenhos, aqui é mais um básico, pra você entender o processo de construção simples que dá para você fazer um desenho relativamente bonito, ok? Agora a parte de baixo. Como já tem uma parte feita, eu vou colocar a folha aqui para minha mão não ficar pegando na parte que já está feita e acabar borrando tudo. Então eu gosto sempre de usar uma uma folha. Como eu estou usando papel sulfite, repare que ele vai ficando ondulado, vai levantando um pouco por ser um papel bem fino. E aqui a mesma coisa, ok? Aqui vem de cima para baixo, de baixo para cima, deixando luz aqui no centro. A luz vai ficar nesse centro, Você vai ver ela aparecendo aqui conforme eu for escurecendo, você vai entendendo o que eu quero dizer. Eu vou fazendo esses tracinhos aqui tudo, lembrando que esse final eu deixo também mais sombreado, estou fazendo tudo com lápis B bem apontado, porque quando você tem um lápis bem apontado, você consegue ter mais suavidade, mais controle, e fica um trabalho mais bonito, seu traço fica mais bonito e você consegue, consequentemente um resultado melhor, O legal é você fazer isso, esses risquinhos, mas tomar cuidado para não invadir demais a área que você quer deixar com luz, ok? Se você invade demais a área que você quer deixar com luz, porque assim perde toda a iluminação do desenho, você perde também a sensação de volume, porque é essa luz que dá a sensação de volume. Ao passo que a sombra dá a sensação de profundidade. Então, quanto mais sombra você coloca, a região onde você está colocando sombra ela vai transmitir a sensação visual de profundidade, e onde você deixa mais claro, mais iluminado, é onde vai passar a sensação de volume. E também na hora de passar o pincel você vai ver a forma como eu faço também já provoca é já evidencia também esse lance de luz e sombra, eu não passo de forma igual, de fora a fora no lábio todo, eu vou passando e dosando, onde eu quero mais escuro eu passo um pouquinho mais de intensidade, com um pouco mais de força, onde eu quero mais claro eu passo um pouco mais suave, assim eu vou fazendo também com o pincel, com o uso do pincel, melhor dizendo, um jogo de luz e sombra, um efeito de luz e sombra também que seja interessante. Agora estou escurecendo um pouquinho mais essa região aqui, para a luz.. (perceba que a luz está mais aqui? Só que ela vai aparecer mais depois que eu passar o pincel). Por enquanto ela está aparecendo de forma bem sutil. A gente vê que tem, mas está sutil. E agora aqui eu vou jogar um pouquinho mais de sombra para cima assim, do traço para cima, pra dar uma sensação de profundidade aqui, na parte da boca que entra, o lábio vem descendo e aqui ele entra. Então é legal jogar um pouco mais escuro aqui, acho que dá uma valorizada no desenho, e depois também, como eu já falei, com o uso do pincel você deixa isso ainda mais mais evidente. Outra coisa também que de repente é interessante você fazer é uma sombra embaixo talvez, mas não, aqui eu não vou fazer não, eu vou deixar assim, acho que está legal desse jeito, vamos ver como vai ficar agora com o uso do pincel. Esse aqui é um pincel com pêlos assim, cerdas naturais, ou melhor, sintético, não sei nem a marca desse pincel, ele é muito antigo, e eu cortei pela metade as cerdas, porque é pela metade que eu gosto de trabalhar com ele. E aí eu começo a passar, olha só. Poderia passar o esfuminho? Pode, mas o esfuminho vai estragar toda a textura que você fez, porque ele une os traços do grafite, o pincel não. O pincel ajuda a penetrar o grafite no papel, porém, onde tem traço, o traço permanece, você não consegue espalhar o traço do grafite com o pincel, não dá, ele continua aparecendo. Então repare, aqui eu posso passar na mesma direção assim, só para dar uma suavizada, e aqui vou de fora a fora com ele. E aqui vou suavisar um pouco para não ficar tão marcada a passagem da sombra para a luz. Então eu passo ele no sentido do traço. Aqui tem algumas partes que eu bati o lápis com um pouquinho mais de força e acabou ficando um pouquinho marcado, aqui, vou limpar, tirar um pouquinho, está meio exagerada essa mancha, e aqui. Passo o pincel denovo aqui disfarçando, e está tudo certo. Agora no outro lado, vou pegar um pincel um pouco mais largo para render um pouco mais o tempo aqui. Passo também, mesma coisa, ele é igualzinho ao pincel anterior, só um pouco mais largo, então rende mais, até porque eu precisava de um pincel um pouco mais preciso na parte de cima, eu necessitava de um pincel mais preciso, e aqui embaixo eu posso ter um pincel um pouco mais extenso porque a área é mais extensa e me permite trabalhar com mais liberdade. Lembrando que aqui usei um papel sulfite, usei lápis B da marca Stadtler. Se você for usar Faber-Castell, pode usar o 2b, acho que o 2b seria o mais indicado. É uma boca que eu fiz de certa forma rápida o sombreamento dela, então você percebe às vezes algumas manchinhas e tal, mas eu posso também vir com o esfuminho tentando amenizar um pouquinho essas manchas para tentar deixar uma textura um pouco mais uniforme, sem estragar a textura, é claro, porque essa textura arranhada assim que dá a sensação das ranhuras do lábio, é isso que fica legal no desenho. E aqui com o esfuminho eu vou esfumar as bordas aqui para passar uma sensação mais realista. Eu não gosto nunca do desenho marcado, eu gosto do desenho sempre levemente esfumado, porque isso transmite uma sensação de de realidade que é bem evidente quando você vê o desenho pessoalmente. Talvez aqui no vídeo não fique tão evidente isso, mas pessoalmente você vê sim, ok? Eu espero que você tenha gostado dessa vídeo aula, se você gostou, deixe o seu comentário e a gente pode gravar outros conteúdos nesse mesmo estilo aqui que eu achei legal de fazer, é gostoso de fazer porque a gente desenha de forma até rápida, passa uma informação importante e transmite algo que é proveitoso. Vejo você em um próximo vídeo, obrigado! A sim, lembrando que usei lápis B e pincéis com cerdas cortadas. Vejo você no próximo vídeo, valeu, até mais!.

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Anápolis:

Dave Hoggarth, Cortland: University Heights. Cuiabá: Rensselaer Polytechnic Institute, Troy; 2014.

Peter Marshman, Livingston. Itaperuna: Marist Brothers; 2016.

Hanna Roth, King Street zip 10012. Paulista: Cornell University, Ithaca; 2018.

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