Apresentacao De Slides Unopar

Conservative Judaism - E aí galera! Sejam bem-vindos a mais uma vídeo-aula do canal Clube do Design. Eu sou Liute Cristian, e hoje atendendo a muitos pedidos, o pessoal acabou pedindo bastante: Liute, faz os tutoriais de Illustrator, para a gente ir aprendendo também. Hoje, eu trago para vocês, mais um tutorial legal. A gente vai acompanhar um tutorial que também foi divulgado num artigo, lá no Clube do Design, que você pode acompanhar aqui embaixo no link que está na descrição do vídeo. E nós vamos criar um Sticker, uma espécie de adesivo, utilizando linhas e formas simples no Adobe Illustrator, mais precisamente na versão CS6. Você pode fazer também nas versões anteriores: CS4, CS5. Mas, preferencialmente, use a versão mais recente. Nós vamos criar esse adesivo com cara de macaco, muito legal, muito bacana, que você pode usar e depois imprimir em plotagem de recorte, e colocar no seu computador, na sua mesa, enfim, onde você achar legal e onde você quiser. Então, vamos lá! Para começar esse projeto, vamos primeiro resetar a nossa área de trabalho, o espaço de trabalho do Illustrator. Como todos já sabem, os espaços de trabalho do Illustrator, do Photoshop, do InDesign, têm suas predefinições, e você pode brincar com as paletas, arrastando elas pela área de trabalho. Você pode resetar qualquer uma dessas paletas, utilizando esse Switch que fica aqui em cima, esse pequeno Drop Down. Então, você observa que eu acabei mexendo aqui em algumas paletas na minha área de trabalho, que é a área de trabalho Essencial, que pode ser acessada por aqui, ou pelo menu Window e na opção Workspace, Essentials, a gente vai selecionar a opção Reset Essentials, que é para resetar o Espaço de trabalho Essencial. Fazendo isso, todas as ferramentas voltam para o lugar de origem, para o lugar padrão. A mesma coisa pode ser feita, utilizando esse pequeno switch aqui em cima, na opção Reset Essentials. A gente vai usar um novo documento, clicando em File, New, que seria Arquivo, Novo. Você pode selecionar essas opções na sua versão em português, ou simplesmente pressionar a tecla de atalho Ctrl+N. Clicando em File, New, você vai ter agora, a janela de novo documento, onde você pode selecionar aqui na opção Profile, que seria o Perfil, a opção Print (Impressão), que já vai lhe dar as características de um material que vai ser desenvolvido, de um projeto que vai ser feito para a impressão. O tamanho padrão é A4, utilizando aí, resolução de 300 DPi, no modo CMYK. Com essas opções selecionadas, você pode clicar no OK, para um novo documento aparecer na sua tela. Eu vou começar o nosso trabalho, utilizando a Ferramenta Elipse, que pode ser acionada aqui na caixa de ferramentas, pressionando a tecla L, que está aqui no grupo de ferramentas, junto com a ferramenta Retângulo. Então, se ela estiver escondida ali atrás, é só clicar e segurar, e depois clicar sobre a ferramenta Elipse. Utilizando as teclas Alt e Shift, eu vou clicar e arrastar, para desenhar um círculo mais ou menos lá em 70 milímetros, 75 milímetros. Solto o clique, solto o Alt e o Shift. Agora, eu vou dar um zoom aqui, segurando o Ctrl e o Espaço, dar um zoom aqui, clicando e arrastando, só para mim ver mais de perto. Pressionando a letra V, você pode ativar a ferramenta Seleção, igualzinho no Photoshop. Vou arrastar aqui mais para o lado, e utilizando o Espaço, claro! Você pode deslocar a sua visualização. Perfeito! A gente vai utilizar, apenas contorno bem forte, bem grosso na verdade, bem espesso, para que o nosso adesivo comece a ganhar formas. Depois de desenhar essa Elipse então, a gente vai definir a cor desse contorno para vermelho, utilizando a paleta ou o painel Swatches, que seria o painel de amostras. Ele está aqui na barra lateral, na dóca de painéis. É só você clicar aqui no painel Swatches, que também pode ser acessado, clicando no menu Window, e na opção Swatches, que seria Janela, Amostras. E nós vamos selecionar aqui, pronto! É importante notar que no Illustrator, você precisa selecionar, se vai ser cor de primeiro plano, no caso preenchimento ou cor de contorno. Aqui, eu vou clicar na cor do primeiro plano, na cor do preenchimento, e vou retirar o preenchimento, clicando aqui em None. Agora não tem mais preenchimento. Está cruzinho. Estava com o preenchimento branco, agora não tem preenchimento nenhum. Depois, eu vou selecionar aqui o contorno, e vou clicar na cor azul, ou melhor, na cor vermelha, que azul né? No painel Swatches. Depois disso, nós vamos abrir agora o painel de contorno, também aqui na dóca de painéis, clicando aqui em Stroke, que seria o contorno, e vamos definir aqui a sua espessura, para um tamanho 16. Nós já temos agora, a nossa cabeça, a estrutura da cabeça do nosso adesivo, do nosso macaquinho, com uma elipse de uma espessura de 16 pontos. Uma coisa importante mencionar, é que quando você ativa o painel Stroke, o painel de contorno, ele vem minimizado, então, você só tem aqui a opção para a espessura. Se você clicar nessa setinha aqui, na parte superior, você pode expandir o painel, e exibir todas as demais opções, então fiquem ligados! Depois de fazer então, a parte principal da nossa cabeça. Vamos usar novamente a ferramenta Elipse, que está aqui do lado e pode ser acionada pressionando o L, e vamos desenhar mais um círculo perfeito. Novamente, segurando o Alt+Shift, nós vamos clicar e desenhar um círculo, mais ou menos desse tamanho. Não precisa ser muito grande. Depois que eu soltei o clique, eu posso soltar o Alt e o Shift. Pressionando a letra V agora, eu vou posicionar esse círculo, mais ou menos aqui no meio da cabeça do nosso macaquinho. Observem o seguinte, as formas se sobrepõem. Então, a gente vai utilizar a ferramenta Tesoura, a ferramenta Scissors. Meu inglês, vocês sabem que é maravilhoso, para fazer o recorte, retirar as áreas que a gente não precisa, desse círculo menor, que seria uma das orelhas da nossa cara de macaco. Para fazer isso, você vai selecionar a ferramenta Tesoura, que pode ser acessada pressionando a letra C. Ela fica no grupo da borracha. Para você não se perder, provavelmente vai estar escondida aqui atrás da borrachinha. Clica e segura, e clica na Ferramenta Tesoura. Depois disso, observe que a primeira elipse já estava selecionada. Você observa que ao deslocar o seu mouse sobre as formas, ele vai indicar exatamente para você, onde eles vão estar se cruzando, mostrando ali a opção Intersect. Depois então, que ele exibir essa opção, você vai clicar aqui neste ponto, onde ele mostra a Intersect, e depois, novamente, aqui embaixo, onde ele mostra o Intersect novamente, a intersecção, beleza! Perfeito! Ele vai agora, mostrar para você, que as formas foram separadas e você pode apagá-las. Para apagar, pressione a letra V, para ativar a ferramenta Seleção, e depois é só apagar. Já está selecionada ali. Apagar o outro aqui também. Vou pressionar aqui o Ctrl+0 (zero), para a gente ver aqui de longe, ficou longe demais, deixa eu aproximar novamente, no Ctrl+Espaço. Já temos uma das orelhas. A gente pode fazer apenas uma cópia dessa orelha, de diversas maneiras possíveis. Você pode dar um Ctrl+C. Vou mostrar para vocês, um Ctrl+C e um Ctrl+F, para colar na frente, você já tem uma cópia, deixa eu apagar aqui. Você pode arrastar essa cópia, segurando a tecla Alt e arrastando o objeto para fora, ou você pode fazer logo como eu, fazer logo o processo de uma vez só. Como a gente vai precisar copiar e também espelhar essa orelha, a gente já vai dar o comando diretamente. Você pode acessar o menu Object, Transform, Reflect, ou seria Objeto, Transformar, Refletir. Essa mesma opção, pode ser acionada clicando com o botão direito sobre o objeto, deixa eu selecionar ele aqui. Botão direito, Transform, Reflect. Vai abrir a mesma janela. Então, tanto pelo menu, quanto pelo botão direito, você pode acessar essa opção. Agora, olha o segredinho: A gente vai marcar aqui, a opção para virar verticalmente, nem precisa marcar o ângulo, beleza, vertical! E aqui embaixo, a gente tem a opção para o preview, que mostra como a forma vai ficar, depois que eu clicar no OK. Mas, você não vai clicar no OK, você vai clicar na opção Copy, que seria uma cópia. Ou seja, ele vai criar uma cópia do objeto original, espelhada, mantendo o original. Clicando em Copy então, o segundo objeto aparece lá por cima. Basta você clicar, arrastar para o lado, observem que eu estou arrastando. Quando eu pressionar o Shift, eu vou restringir esse movimento a uma linha reta. Então, você arrasta um pouquinho, depois já pode segurar o shift logo, e colocar aqui do lado, que ele vai mostrar para você, exatamente, quando aparecer a opção Intersect. Você pode agora, soltar o botão do mouse, e depois solta o Shift. Nessa ordem, para você não se perder. Uma coisa interessante, é que se essas dicas de tela não estiverem aparecendo, você viu aqui que ele mostrou intersect, mostrou aqui o Patch, tá mostrando ali em verde, você pode habilitar essa opção, clicando no menu View e na opção Smart Guides, que seria o Ctrl+U. Se você tiver alguma dúvida, você pode tanto voltar esse vídeo, para você ver como foi que as Smart Guides funcionaram, ou acessar o link aqui embaixo na descrição desse vídeo, e acessar o artigo original, para dar uma lida com calma, para identificar cada um desses recursos. A primeira parte do nosso macaco já está pronta, que seria a cabeça com as orelhas. Agora, vamos começar a desenhar o rosto. Nós vamos pressionar a letra D, para voltar as configurações, nenhum objeto deve estar selecionado. Vamos pressionar a letra D de dado, para reverter aqui, as configurações para o padrão, que seria preenchimento branco com o contorno preto. Vou selecionar aqui o preenchimento novamente e tirar ele, vamos deixar só o contorno. E com a Ferramenta Elipse selecionada mais uma vez, nós vamos desenhar mais alguns círculos perfeitos. Vamos desenhar aqui do lado esquerdo, um círculo, claro: Desenhar, clicar e arrastar, é importante você ter uma noção. Como a gente vai desenhar sobre uma forma, você, ao segurar o Shift e o Alt, pode clicar e arrastar, para desenhar novamente, um círculo perfeito. Caso, aconteça de ele selecionar o objeto que está aqui atrás, você pode primeiro clicar, e depois pressionar o Shift e o Alt, sem problema nenhum. Desenho um círculo mais ou menos desse tamanho aqui. Vou pegar aqui a Ferramenta Seleção na letra V, posicionar aqui deste lado, bem no meio da cabeça dele. Você observa que ele vai sempre mostrar ali para a gente, as guias inteligentes, as Smart Guides, quando eu aproximo os meus objetos de determinada área. E agora, eu vou fazer uma cópia desse círculo. Da mesma forma que eu mostrei para vocês agora há pouco. Dá para fazer de diversas formas. Dessa vez, vamos usar o Alt. Ele vai mostrar ali, quando eu apontar para o meio, para o contorno, duas setinhas indicando que eu posso clicar, arrastar, para fazer uma cópia. Nem precisa segurar o Shift aqui. Como o Smart Guides está funcionando ali, só posiciona aqui do lado e pronto! Já tenho os meus dois círculos posicionados exatamente onde eu queria. Vamos fazer mais uma cópia, agora dos dois círculos juntos. Segurando o Shift, com a Ferramenta Seleção ativa, nós vamos clicar no primeiro círculo, com o Shift pressionado, clicamos no segundo círculo. Vamos fazer agora, uma segunda cópia dos dois círculos. Para isso, nós vamos segurar o Alt, clicar e arrastar para baixo. Como as guias inteligentes estão habilitadas, ele automaticamente vai mostrar ali para a gente, que eu estou movendo a linha reta. Vou deixar mais ou menos aqui, ficou um pouquinho pequeno demais para o que eu quero, eu vou selecionar cada um deles segurando o Shift, e vou aumentá-los um pouquinho, segurando o Alt, clicando e arrastando, e depois segurando o Shift. Segurando o Alt e o Shift, eu vou aumentar um pouquinho aqui. Era isso que eu queria. Deixa eu ver como ficou o tamanho do outro. É, mais ou menos isso. Posicionando essa forma, a gente vai agora, utilizar o painel PathFinder, que seria o painel que vai servir para a gente fazer a soldagem, vamos soldar, combinar, aparar, a galera que está acostumada com o CorelDRAW, vai se familiarizar bem, com essa ferramenta, com esse painel. Para abrir o painel PathFinder, você vai novamente no menu Window ou Janela, e você vai encontrar aqui, o painel PathFinder, que pode ser aberto também, pressionando o Shift+Ctrl+F9. Abrindo o painel PathFinder, vai abrir aqui do ladinho, deixa eu colocar ele aqui do outro lado. Com todos os objetos de dentro selecionados, a gente vai clicar aqui na opção Unit, seria a opção mesclar. Clicou aqui na opção Marge, que é essa opção aqui, ele vai mesclar todos os objetos, transformando eles em um só. Ficaram algumas brechas, aqui no meio da cara do nosso macaco. A gente vai completar esses pedaços, com novas formas de elipse. Vamos desenhar aqui, uma outra elipse, aqui na parte de baixo. Você pode usar a Ferramenta Forma, para fazer as alterações aqui, tranquilo. E mais uma elipse aqui embaixo, para juntar todo mundo. Posicionando mais ou menos assim, esse de baixo precisa ser aumentado, vamos aumentar mais um pouquinho. Posicionou aqui, a gente vai agora, selecionar todo mundo. Deixa eu clicar nesse cara aqui, segurando o Shift, eu vou clicar nesse de baixo, e segurando o Shift, eu vou clicar nesse outro cara aqui. Todos os objetos selecionados, eu preciso me certificar, que eles estão no centro da cabeça do macaco. Então, o que você vai fazer? Você vai segurar o Shift, vai clicar no círculo maior, selecionou todo mundo agora, inclusive os objetos que estão no centro, e agora você vai sem o Shift, eu já soltei o Shift, dar mais um clique sobre o objeto maior, sobre o círculo maior, olha o que vai acontecer! Clicando mais uma vez sobre os objetos, ele vai ficar com a linha mais vívida, mais larga, indicando que esse objeto é uma referência de alinhamento. Então, quando eu clico mais uma vez sobre o círculo maior, eu estou dizendo o seguinte: Todos os objetos que foram selecionados, vão se alinhar com ele, no caso, utilizando ele como referência. Então, a partir de agora, eu posso, ou utilizar o painel Align, que está junto com o painel PathFinder, que pode também ser acessado no menu Window, ou no menu Janela. Aqui, Window, Align que já está aberto. Ou, eu posso acessar aqui embaixo, no painel de controle. Nas opções que ele dá aqui em cima, a gente tem a opção para centralizar horizontalmente. É só clicar nessa opção e pronto! Viram a sutil diferença? Eu vou apertar o Ctrl+Z. Olha os objetos se deslocando. Vou centralizar. Deixa eu clicar de novo aqui. Vocês viram que ele se moveu, agora eu já tenho um objeto como referência, centralizado. Agora sim, está todo mundo centralizado. Vou tirar a seleção, selecionar toda essa galera de formas aqui de dentro, os dois círculos menores e a forma que eu já tinha soldado. E novamente, no painel PathFinder, clicar na opção Marge, ou a opção Unit. Pronto! Todo mundo unido, virou aí, um focinho, a cara do nosso macaco. Perfeito! Agora, vamos selecionar essa forma que nós criamos, e no painel de contorno, nós vamos definir o contorno para 10 pontos. Com a cor vermelha aqui no Painel Swatches. Opá! Está errado. Deixa eu selecionar aqui o contorno, painel Swatches, vermelho. E agora, você observa que a gente tem uma pequena falha aqui no meio. Deixa eu aproximar o zoom. A gente tem aqui, um traçado que não ficou muito legal. Eu queria esse canto bem vivo mesmo, que o traçado descesse até embaixo e subisse novamente, com o canto vivo. Para fazer isso, no painel de Contorno, no Stroke aqui, você vai selecionar a opção para um alinhamento externo, que seria essa última opção aqui. Então, é aquelas opções: Alinhamento centralizado, interno e externo. Isso vai fazer com que o contorno se alinhe com a parte externa da forma. Forma concluída, beleza! Deixa eu minimizar aqui os painéis, para organizar a nossa área de trabalho. Pode acontecer isso aqui, de os contornos não se sobreporem corretamente. Você observa que ele ficou com bochechas aqui embaixo, ficou um pouquinho maior o contorno. Então, o que a gente vai fazer? Vamos selecionar a Ferramenta de Seleção Direta, que é essa setinha branca aqui. Pode ser acionada, pressionando a letra A também, no seu teclado. E vamos selecionar essa forma aqui. Depois de selecionada, a gente pode brincar com os contornos, para deixá-los exatamente sobrepostos. Vamos puxar para cá, e puxar esse aqui para cá. Agora sim, ficou todo mundo em cima do outro, perfeito! Sem nenhum problema, ainda ficou uma bochechona aqui embaixo, ficou com um queixão, puxar um pouquinho para cima também. Pronto! Selecionando só esse nó. Beleza! Agora está legal. Não ficou nenhuma falha ali embaixo, ficou perfeito. Depois disso, agora nós vamos começar a desenhar a parte interna. No caso, seriam os olhos e a boca do nosso macaquinho. Novamente com a Ferramenta Elipse, nós vamos clicar aqui na Elipse. Não, desculpa! Vamos fazer logo o cabelinho dele. Vamos colocar o cabelo dele. Utilizando a Ferramenta Elipse novamente, não deixa de ser ela, eu vou desenhar um círculo aqui. Deixa eu resetar aqui novamente, D, para voltar as configurações ao padrão. Preenchimento branco, contorno preto, beleza! Vou desenhar agora, uma elipse, aqui do lado de fora, segurando o Shift e o Alt. Isso vai fazer com que o meu círculo expanda, proporcionalmente. Depois de fazer então essa elipse, eu vou usar a ferramenta Tesoura novamente, e vamos fazer algo semelhante com o que fizemos nas orelhas. Eu vou dar um zoom aqui. Eu preciso dessa curvinha aqui do lado. Então, eu vou adicionar um nó, bem aqui, para cortar aqui, e depois, outro bem aqui, para cortar aqui embaixo. Com a Ferramenta Seleção, V, eu posso colocar ele aqui para fora, e apagar o restante, que eu não quero mais. Vamos novamente, definir o contorno dessa forma que eu desenhei aqui, que vai ser o nosso cabelinho, o topete do nosso macaco, utilizando o painel Stroke, o painel Contorno, vamos colocar aqui um tamanho 10, e vamos utilizar agora, uma opção bem legal, que é a opção para arredondar os cantos, que é essa opção aqui Round Cap. Vai fazer com que os cantos do nosso contorno, da nossa linha, fiquem arredondados. Tem aqui também o Square, Projecting Cap, que seria o quadrado, enfim, vamos lá! Utilizar aqui, essa opção, que é redondo. Depois disso, vamos pintar novamente este contorno com a cor vermelha, vindo aqui em Stroke, está selecionado aqui, beleza! Eu preciso de mais uma cópia desse cabelinho. Vamos selecionar aqui então ele, novamente como a gente fez agora há pouco: Clicar com o botão direito, selecionar a opção Transform, e clicar na opção Reflect. Ótimo! Novamente, ele vai refletir verticalmente, vamos clicar aqui na opção Copy, ele vai fazer uma cópia espelhada. É só alinhar aqui, um em cima do outro. Deixa eu aumentar mais um pouquinho esse cara aqui. O que a gente pode fazer? Utilizando novamente, a opção para rotacionar, deixa eu colocar ali em cima, para ver se ficou legal. Vamos colocar aqui. Está ao contrário, não é? Esse é para cá, deixa eu ver aqui como eu fiz, é isso mesmo. Esse é refletido de outra maneira, está errado. Verticalmente. Agora sim. Clicar aqui no OK, a mesma coisa aqui. Reflect, verticalmente, agora está legal. Pronto! Está aí, o topete do nosso macaquinho. Depois então, de colocar o tufo de cabelo aqui em cima, refletido verticalmente na posição que a gente quer, está um maiorzinho do que o outro. Você pode utilizar também, a opção de rotacionar, pressionando a letra R no seu teclado, clicando e arrastando, você pode girar esse tufo de cabelo da maneira que você quiser. Perfeito! A nossa cabeça já está pronta. Vamos agora, colocar a parte dos olhos e da boca: Nariz e boca. Beleza! Usando a ferramenta Elipse agora, com o preenchimento, ou melhor, desculpa! Com o contorno zerado, e com o preenchimento, o mesmo vermelho que a gente está usando, a gente vai desenhar pequenos círculos aqui. Vamos desenhar aqui, segurando o Alt e o Shift, novamente um círculo mais ou menos assim. Pressionando a letra V agora, eu vou voltar para a Ferramenta Seleção, e segurando o Alt, eu vou arrastar esse carinha aqui para o lado, utilizando novamente, os Smart Guides, as guias inteligentes. Pronto! Se você quiser, também pode segurar o Alt e o Shift, para restringir o movimento, não tem problema. Agora, para se certificar que esses olhos estão bem centralizados, segurando o Shift, eu vou selecionar os dois e agrupá-los no Ctrl+G. Ctrl+G, faz um grupo. E agora, eu vou usar aquele mesmo procedimento que a gente usou, para alinhar o focinho dele, o rosto dele. Segurando o Shift, eu vou clicar aqui no círculo maior, solto o Shift, e dou mais um clique no círculo maior, para ativar ele como objeto de referência. Agora, eu posso usar o painel Align, ou clicar aqui em cima na opção para centralizar, no painel de controle. Tanto faz, qualquer uma das duas é válida. Posso tirar a seleção agora, e está pronto aí, os olhos do nosso macaquinho. Novamente, eu vou usar aqui a Ferramenta Elipse, com as configurações que eu já defini, para desenhar o nariz dele. Uma elipse mais ovalada. A mesma coisa, pressiono o V, para ativar a Ferramenta Seleção, clico no círculo maior, solto o Shift, cliquei com o Shift pressionado, clico mais uma vez e centralizo. Perfeito! Agora, vamos desenhar a boca desse macaco, que é a última coisa que falta, para a gente finalizar o nosso projeto. Vamos utilizar aqui, a Ferramenta Line, que pode ser acionada utilizando a contra barra. Vou apertar o T aqui de texto, usando a contra barra, ele vai ativar a ferramenta Line. Vou tirar o preenchimento, definir o contorno para vermelho, já está aqui embaixo, uma predefinição, a última cor que eu usei. E aí, a gente vai desenhar uma linha com uma espessura de 6 pontos, vamos colocar aqui 6 pontos. Clicando e arrastando, eu vou conseguir desenhar uma linha. Segurando a tecla Shift, enquanto eu ainda estou arrastando, eu posso virar ela em ângulos precisos de 45 graus. Então, vamos fazer aqui um ângulo de 45 graus, mais ou menos desse tamanho. Olha que bacana! Vamos agora, definir novamente o round Cap, para ficar redondinho. O que eu vou fazer agora? Uma cópia refletida, igual a gente fez nos outros objetos. Seleciono a Ferramenta Seleção, clico com o botão direito, Transform, Reflect, clico na opção Copy, pronto! Tenho duas cópias. Vou selecionar agora esses dois traços, agrupá-los no Ctrl+G, e novamente centralizá-los, com o círculo principal aqui. Vou pressionar aqui agora o Alt e o Espaço, o Ctrl+Espaço, para voltar o zoom um pouquinho. Deixa eu fechar isso aqui. Está pronto, o nosso adesivo, o nosso Sticker de cara de macaco. Agora, a gente precisa finalizar corretamente esse projeto, para que ele possa ser reconhecido em impressoras plotters, em impressoras de recorte, e claro, para que ele possa ser facilmente exportado, para ser utilizado em outros aplicativos. O que nós vamos fazer? Nós vamos selecionar todo mundo. Você pode selecionar no Ctrl+A também, não tem problema. Eu só cliquei e arrastei. Selecionando todo mundo, você vai fazer o seguinte: Segurando a tecla Shift, você vai retirar da seleção, ou seja, remover da seleção, os olhos, o nariz e a parte interna do rosto do nosso macaco. Por algum motivo, o Illustrator não consegue utilizar o procedimento que nós vamos usar agora, com objetos que tenham um contorno externo, que foi o que a gente configurou aqui. Então, a gente vai precisar fazer isso separadamente, depois. Então, somente as áreas externas estão selecionadas, as orelhas, a cabeça, o cabelo e a boca. E nós vamos clicar agora na opção Object, Expand. O que vai acontecer? Todo o contorno, vai ser convertido em objeto vetorial, não serão mais contorno. Ou seja, por exemplo, os cabelos, vão ser na verdade, formas retangulares curvadas, exatamente com esse formato. Então, não vai mais ser possível alterar a espessura do contorno, igual a gente fez agora. Isso possibilita que você consiga manipular corretamente esse projeto, e as impressoras de recorte, consigam reconhecer o recorte externo do seu adesivo. Então, vamos clicar aqui na opção Expand, e vamos marcar apenas a opção Stroke, e vamos clicar no OK, para expandir apenas o contorno. Olha o que acontece! Todas as formas agora, são, todos os contornos agora, são formas precisas, onde você agora não tem mais contorno. Inclusive, eu posso até colocar essa orelhinha um pouco para dentro, porque ficou meio torta. Agora, nós vamos fazer a mesma coisa, utilizando o rosto do nosso macaco. Só que, a gente vai fazer de um jeito diferente. Ao invés de usar a opção Expand, a gente vai clicar aqui no menu Object, e observa que a opção Expand está habilitada. Vamos usar a opção Expand Appearance, aqui de baixo, que é Expandir aparência. Eu não sei porquê, que acontece esse problema. Na verdade, deve ser algum problema interno do próprio aplicativo, alguma restrição. Mas, quando um objeto tem um contorno configurado como externo, igual a gente fez aqui, ele acaba necessitando da utilização desse outro recurso. Clicando na opção Expand Appearance, pronto! Ele vai criar contornos a partir do nosso objeto, igualzinho a gente fez nos demais. Beleza! Está todo mundo já expandido. Claro que eu não preciso fazer isso com os olhos e com o nariz, porque são formas, não foram utilizados contornos, são formas preenchidas. Depois então, de fazer isso, vamos clicar aqui, selecionar todo mundo de novo, Ctrl+A, e vamos utilizar a opção, tem que certificar se não tem ninguém com preenchimento, todo mundo sem preenchimento e sem contorno. Selecionar todo mundo, é só ir clicando aqui dentro, para ver se seleciona alguma coisa diferente. Seleciona aqui, vamos agora clicar na opção, abrir de novo o painel PathFinder, clicando em Window ou Janela, PathFinder, Shift+Ctrl+F9. E vamos selecionar aqui, a opção Unit. Unir, no caso seria soldar, ou Marge. Olha só o que aconteceu agora! O nosso objeto, o nosso adesivo, é uma forma apenas. Não dá para separar, utilizando os comandos que a gente estava utilizando, não é mais possível fazer as mesmas configurações, está finalizado. Com isso, você pode salvar esse seu material, por exemplo, pode salvar no formato do Illustrator, para garantir uma cópia. Pode dar um Ctrl+Shift+S, e salvar no formato EPS, de post script, para você mandar diretamente para a impressora plotter que suporte esse formato. E também pode salvar em SVG, para abrir em outros aplicativos, como o CorelDRAW por exemplo. Deixa eu colocar aqui na área de trabalho. Cara de macaco 2, no formato SVG, salvar aqui. OK. Vamos ver se o CorelDRAW suporta abrir o nosso desenho? Tem uma galerinha que é muito fã de CorelDRAW. Eu também sou fã do aplicativo, ele é muito bom. E nós vamos abrir agora aqui, a nossa cara de macaco, exportada em SVG, utilizando o CorelDRAW. Vamos fechar aqui todo mundo. Com o nosso aplicativo aberto, vou clicar aqui no Novo Arquivo, Opções Padrão, deixa eu colocar novamente o padrão de CorelDRAW, que já é a opção de impressão, beleza! Vamos importar agora, o nosso formato SVG. Pronto! É só colocar aqui dentro, clicar no OK, e olha o que aconteceu! A nossa cara de macaco está no CorelDRAW, e pode ser editada facilmente. Por que você exportou em SVG, Liute? SVG, é um padrão mundial, foi protocolado pela W3C, para ser utilizado em programas vetoriais como um formato universal. Então, você pode utilizar SVG sem problema nenhum, que todo aplicativo vetorial vai conseguir ler. Tanto o Illustrator, Inkscape e o CorelDRAW, trabalham perfeitamente com esse formato. Inclusive outros aplicativos, como o Photoshop. Então é isso galera! Eu espero que vocês tenham gostado da dica. Se você tiver alguma dúvida, é só deixar aqui nos comentários, não se esquece de clicar em Gostei para ajudar o nosso projeto. Lembrando que as nossas aulas, a finalidade é sempre mostrar para vocês como cada ferramenta funciona. É por isso que as vídeo-aulas demoram um pouquinho, porque eu tenho que mostrar como cada ferramenta funciona, para que você consiga entender, e consiga desenvolver os seus próprios projetos por conta própria depois. Melhor ensinar a pescar, do que dar o peixe. Clique em gostei, para ajudar o projeto, favorita o vídeo, compartilha com a galera no Facebook, no Twitter, se você ainda anda pelo Orkut falecido, você pode compartilhar lá também. No Google +, Google Plus, e claro! Visitar o clubedodesign.com e conhecer todos os nossos projetos online. Inclusive, vamos acessar aqui, o ai.blog.br, que é um blog exclusivo, o projeto é meu, é novo. É um blog exclusivo, dedicado ao Adobe Illustrator. Então, nós estamos tendo aulas bem legais, aulas básicas que vão progredindo de acordo com o assunto que a gente estiver abordando, então, a gente vai elevando o nível, e você pode acessar aí: ai.blog.br. Então é isso gente! A gente se vê no próximo vídeo. Um forte abraço! Tchau, tchau!.

Apresentacao de slides unopar artrite reumatoide juvenil uveite São Lourenço da Mata monografia de auditoria financeira. Macaé publicidade e propaganda x jornalismo Plano de negócios, 5o do artigo 142 da clt media das ferias Redação de Admissão Escolar, aplica se o art 259 vii do cpc Estudo de Casos, novo codigo de processo civil tereza arruda alvim wambier Proposta de Pesquisa. Art 791 ii cpc artigos para cupcakes sp apresentacao de slides unopar João Pessoa the voice brasil 2020 gustavo andre e kadu. Instituto padre reus inscricao Trabalho de pesquisa Barretos tcc arquitetura hostel, itil foundation exam practice test.

Varginha:

Ben Mullen, Cortland: Hostos Community College, South Bronx. São José dos Pinhais: SUNY Canton; 2017.

Emma Tate, Orange. Lavras: Lehman College, The Bronx; 2009.

Helen Park, W End Avenue zip 10024. Feira de Santana: Cornell NYC Tech; 2011.

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