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Sullivan County Community College - Compreender as tecnologias de apoio O que são? Quem as usa? Todos temos diferentes capacidades. Alguns de nós são grandes dactilógrafos, outros esforçam-se por encontrar as teclas. Alguns usam vários monitores para ajudar a organizar o trabalho enquanto outros funcionam eficazmente com um dispositivo móvel. Podemos usar teclados ergonómicos para tornar a digitação mais fácil, usar programas de correção ortográfica para assegurar a qualidade dos documentos ou software de reconhecimento de voz para telefonar enquanto temos as mãos ocupadas a escrever ou a ler um livro. Tecnologias de apoio ou TA são tecnologias usadas por pessoas com necessidades especiais para realizar tarefas que, de outro modo, poderiam ser difíceis ou impossíveis. As tecnologias de apoio podem ser tão simples como um rato, um joystick especialmente desenhado, um corretor ortográfico ou uma cadeira ajustável ou tão complexas como um leitor de ecrã, uma lupa de ecrã, uma linha braille ou um programa de reconhecimento de fala. Tecnologias de apoio para pessoas cegas ou com dificuldades visuais Embora possa não conhecer ninguém totalmente cego, pode ser ou conhecer alguém que seja daltónico, que tenha necessidade de aumentar o tamanho da letra de alguns documentos ou seja sensível às condições de iluminação ou precise de óculos bifocais. Alguns programas permitem modificar o tipo de letra, o tamanho ou a cor. Os sistemas operativos hoje vêm com ferramentas de acessibilidade. É possível escolher esquemas de cores de alto contraste ou usar um teclado de ecrã ou modificar o comportamento do teclado ou do rato. O software de ampliação de ecrã gratuito ou pago permite que as pessoas consigam níveis muito maiores de ampliação e controlo sobre as cores do primeiro plano e as cores de fundo. Para as pessoas com perdas de visão significativas, o software de leitura de ecrã pode ler o texto de um documento ou folha de cálculo e, se o documento tiver sido estruturado corretamente, também permite que o utilizador percorra mais facilmente um documento usando os títulos, perceba as relações dos dados numa tabela ou visualize a informação dos gráficos. Os leitores de ecrã transformam o texto em voz ou braille mas dependem do criador do documento para garantir que todas as informações podem ser traduzidas. Tecnologias de apoio para pessoas surdas ou com dificuldades de audição A deficiência auditiva pode variar de ligeira perda auditiva a surdez total. Também pode ser uma perda a nível de frequências específicas, não ser capaz de ouvir sons de alta frequência, por exemplo, ou não ser capaz de distinguir a voz da pessoa com que está a falar se estiver um ambiente barulhento. As pessoas com limitações auditivas podem usar aparelhos auditivos, aumentar o volume de áudio ou precisar de legendas de vídeo, transcrições de áudio ou interpretação em língua gestual. As legendas e as transcrições são métodos alternativos de apresentação da informação áudio. Estas apresentações alternativas devem ser criadas pelo autor do conteúdo para que as pessoas com deficiência auditiva possam beneficiar da informação. Para muitas pessoas surdas, a língua gestual portuguesa, ou LGP, é a sua primeira língua. LGP não é o mesmo que português. Escrever documentos com linguagem simples ajudará estas e outras pessoas para quem o português é a segunda língua a compreender melhor as informações que estivermos a tentar apresentar. Tecnologias de apoio para pessoas com dificuldades motoras Certas doenças podem limitar a capacidade das pessoas de alcançar várias teclas ao mesmo tempo ou teclar confortavelmente. A Doença de Parkinson ou lesões cerebrais podem tornar quase impossível posicionar o cursor do rato sobre uma hiperligação ou um botão. Podemos usar um teclado ergonómico para minimizar a fadiga e o risco de contrair a síndrome do canal cárpico. As teclas presas tornam possível premir uma série de teclas sequencialmente para imitar um comando único que exige a pressão de várias teclas ao mesmo tempo. Algum software pode distinguir entre um tremor involuntário da mão e o movimento deliberado para ajudar as pessoas a usar o rato ou outro dispositivo apontador com maior precisão. Os programas de texto para voz permitem que as pessoas evitem o uso do teclado ou do rato e falem com o computador ditando comandos ou texto para escrever. O software de predição de texto sugere uma lista de palavras depois de digitarmos as primeiras letras de uma palavra tornando-se um auxiliar importante para ajudar alguns utilizadores a digitar de forma mais eficiente. Tecnologias de apoio para pessoas com dificuldades de concentração, compreensão ou processamento de textos Existem muitos problemas neurológicos que podem afetar a capacidade de aprender ouvir, ler, escrever, concentrar-se ou processar informação Estas dificuldades podem não ser aparentes para as outras pessoas. O impacto destas situações pode mudar dependendo das solicitações de trabalho e das condições ambientais, por exemplo, iluminação, ruído, distração visual ou interrupções. As pessoas com estas necessidades podem beneficiar de uma grande variedade de ferramentas, incluindo a verificação ortográfica verificação gramatical e software de predição de texto. Podem também usar software e controlos do sistema operativo para simplificar a interface ou outras tecnologias de apoio como software de ditado ou software de texto para voz para ajudar na escrita ou na leitura. Conclusão Existem muitas ajudas, software e ferramentas de hardware, que podem compensar as limitações funcionais que todas as pessoas têm. Estas ferramentas tornam a criação e processamento de informações mais fácil para as pessoas. Estas ferramentas só funcionam se a informação fornecida pelos autores o permitir. Se um vídeo não tem legendas, não faz sentido para uma pessoa que não pode ouvir. Os títulos e outras marcações de estrutura num documento ajudam as pessoas que utilizam leitores de ecrã ou que tenham dificuldades de leitura. Se uma imagem o gráfico não forem descritos com texto, a tecnologia de apoio não pode fornecer essa informação que tem que ser previamente fornecida pelo autor. As tecnologias de apoio só ajudam na apresentação da informação. Não podem criar as representações alternativas necessárias para que os conteúdos façam sentido para as pessoas com necessidades especiais. Também não podem adicionar ou criar títulos ou qualquer outra informação necessári a para que os utilizadores compreendam cabalmente o significado..

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Sapucaia do Sul:

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