Diplomados Ingenieria Quimica Bogota

Saint Joseph's College (Suffolk Campus) - Oi pessoal, bom dia, boa tarde e boa noite pra quem estiver assistindo, meu nome é Lucas Felpi e hoje vou falar com vocês sobre estratégias para melhorar a pontuação em questões de múltipla escolha, em provas de múltipla escolha, tanto Enem, vestibulares, provas da escola, tanto faz, e também, claro, técnicas de chute mais inteligentes do que "D de Deus" pra vocês terem mais probabilidade matematicamente de acertar. Bom, nesse vídeo vai fazer uma série de dicas e estratégias para questões de múltipla escolha, como abordar elas, como pensar sobre elas, e talvez tentar mudar um pouco a mentalidade de vocês sobre isso, e também dar algumas dicas para vocês acertarem mais, mesmo sem saber o conteúdo. As dicas que eu vou dar vão estar em ordem cronológica, ou seja, de antes da prova, durante a prova, e no finalzinho ali naquela hora do desespero, e também, claro, em ordem prioritária, então vou falar por último só daquela técnica de chute do desespero, então não usem a técnica que eu vou falar por último como primeira, de prioridade. Pensem antes em fazer as coisas que eu vou falando no meio do vídeo ou agora no começo. Pra começar, eu queria falar que é muito importante tentar ter uma nova mentalidade sobre questões de múltipla escolha: quando eu estava fazendo questões de provas dos colégios ou vestibulares, eu tinha muito medo de questões de múltipla escolha porque não tinha meio ponto, eu falava "Olha, eu só vou ou acertar ou errar, e isso é muito perigoso", então às vezes eu preferia questões dissertativas, mas eu comecei a pensar que não, na verdade, questões tentativas eu tenho que saber todo o conteúdo para dissertar sobre o assunto e realmente escrever uma resposta, quando na verdade em questões teste eu não preciso saber todo o conteúdo. A única coisa que está sendo cobrado de mim em questões de múltipla escolha é eliminar 4 alternativas erradas e identificar a resposta certa, porque na verdade ela já tá ali escrita pra mim. É muito mais fácil às vezes quando você não tem que saber todo o conteúdo pra escrever uma resposta, mas na verdade ela já está ali, você só tem que apontar ela. Então vou levar esse pensamento pro resto do vídeo. Bom, pra aquele momento que você está prestes a começar a prova, uma coisa que eu indico você a fazer é, em vez de começar a responder correndo com aquele tempo cronometrado, pensando você tem que responder tudo rápido, é dar uma olhada geral rapidamente pela prova, porque você vai ter uma visão mais geral dela: quantas páginas você vai ter que folhear, quantas questões vão ter ali no meio, porque às vezes quando eu fazia prova só questão por questão, eu ficava muito ansioso, querendo saber o que ia vir depois, se vinha muitas páginas pela frente, então é muito bom você tem uma visão geral da prova. E a seguir, enquanto você vai fazendo as questões, tenta manter uma linguagem simbólica para você mesmo marcar o seu desempenho durante a prova. Uma coisa que você pode fazer é, por exemplo, quando você tem praticamente certeza que você conseguiu fazer aquela questão, coloca um tique ali do lado da questão para você mostrar que você conseguiu resolver aquela questão, e você não precisa ter 100% de certeza que você acertou, mas ter pelo menos uma noção de que você sabe por que as outras quatro estão erradas e essa alternativa estaria certa. Você coloca um tique porque você acha que você acertou. Você pode ter sim confiança de que você acertou, você pode acertar muitas questões, pense que você só precisa eliminar 4 e identificar uma correta. Depois, você vai colocar um ponto de interrogação naquelas que você não conseguiu exatamente identificar uma certa. Você ficou entre 2, no máximo 3, mas você conseguiu eliminar duas ou três alternativas. Por último, você pode circular o número da questão que você conseguiu uma, duas ou não conseguiu eliminar nenhuma, você não sabe fazer, circula, e você vai usar essa linguagem, esse código, até o final da prova para você marcar o seu desempenho e saber o que você tem que fazer. Agora vamos falar de questões que você não conseguiu resolver com "certeza". Você não precisa saber todo o conteúdo, mas você precisa ter uma noção de algumas técnicas para chegar à alternativa certa. As duas primeiras dicas são dicas de cuidado: primeiro de tudo, cuidado com alternativas que têm palavras excludentes, como "sempre", "nunca", "jamais", "obrigatoriamente", "exclusivamente". Sim, existem vezes que podem ter sim conceitos absolutos que você pode generalizar e falar "sempre vai acontecer", "nunca vai acontecer", mas as alternativas raramente cobram isso, então normalmente não vai ter conceitos absolutos para você falar essas palavras, então toma cuidado com essas alternativas porque normalmente elas vão estar erradas. E também cuidado com alternativas A: alternativas A podem estar completamente corretas, sim, mas têm uma tendência maior de pegadinhas em alternativas A, por elas serem as primeiras alternativas que você vai ler então provavelmente um estudante que está mais afobado, que tá com pouco tempo, vai ler a alternativa A, achar que tá certo, colocar direto e não ler o resto, e na verdade pode ter uma pegadinha ali bem minuciosa bem pequenininha na alternativa A, e você vai selecionar e não ver o resto, e na verdade a resposta tava em uma das outras, então sempre lê as outras, antes de marcar a alternativa A, toma bastante cuidado. Falando agora em tipos específicos de questões, vamos falar de questões de matemática por exemplo: falando aqui de alternativas que só tem números, aquelas questões só tem alternativas numéricas, você vai ter uma maior chance de acercar se você por exemplo eliminar os extremos, alternativas que são o maior e menor número da questão. Sim, também têm casos de exceção em que a resposta está no maior ou no menor número, mas são exceções, são raras as vezes. Por exemplo, o Umberto Mannarino, que também tem um canal no YouTube, ele contou o número de questões que tinha só alternativas numéricas no Enem 2018, eram 19, e dessas, em 17 a resposta não tava no maior ou no menor número, então foi só duas respostas estava nos extremos, é muito maior a probabilidade de você ter a resposta no meio-termo, então elimina as alternativas que tem o maior e o menor número. A outra dica é procura números que são muito próximos, duas alternativos que são muito próximas. Provavelmente você vai ver isso na sua questão e aí você vai ter uma chance muito grande da resposta ser uma dessas duas, porque os avaliadores querem fazer alternativas muito próximas à resposta para se você errar um mínimo detalhe no final do cálculo, você ter uma alternativa pra assinalar mesmo assim. Eu vou dar dois exemplos aqui de como isso isso é eficaz em questões do Enem 2018. Eu tô aqui com a prova rosa do Enem 2018, que foram as provas que eu trouxe pros EUA, mas a questão 144 do caderno rosa do Enem 2018 tinha alternativas 29.8, 71, 74.5, 75.5 e 84. Se você seguisse a primeira dica de eliminar os extremos, você já não ia considerar a A ou a E, aí você ficar entre 3: B, C e D; e e se você pegasse as duas que estão mais próximas, que é 74,5 e 75,5, você ia ver que elas tão muito próximas e ia chutar em uma das duas. E, sim, a alternativa correta era 74,5, C. Outra questão é a 147, que também tinha alternativas 56, 55, 52, 51 e 45. Se você eliminasse os dois extremos, a A e a E, você ficava entre B, C e D e a C e a D eram muito parecidas, 52 e 51: chutava em uma das duas, se você não soubesse fazer, você tinha 50% de chance de acertar, porque a alternativa certa era 52. Em questões de alternativas escritas, por exemplo português, história, geografia, filosofia, o que você pode procurar se você não sabe resolver a questão, se você deixou um ?, ou você circulou aquela questão, é procurar ideias dentro das alternativas. Se você ver ideias opostas entre as alternativas, provavelmente a resposta vai ser uma delas, porque o avaliador vai querer que você possa errar se você pensar o oposto do que o enunciado quer. Então por exemplo na questão 24 do caderno branco do Enem 2018, você tinha um anúncio que tinha uma linguagem mais informal, mais oral, mas quando eu li o enunciado que perguntava por uma estratégia que deixava essa propaganda mais eficaz, eu não sabia que estratégia ele tava procurando, mas se você lesse as alternativas, todas elas falavam de duas ideias opostas: uma linguagem mais formal, rebuscada, específica de um campo, ou uma linguagem mais informal, mais oral, então você tinha quatro alternativas, que eram as quatro primeiras, falando sobre o discurso formal, registro padrão da língua escrita, seleção lexical restrita só para medicina, seleção lexical só para a linguagem publicitária, e outra que era a última falando de linguagem informal, oral, você percebe muito bem como essa última alternativa se destoa dentro das outras, ela é realmente o oposto de todas as outras. Se você tem ideias opostas, provavelmente uma delas vai ser a certa. E aí a próxima dica é você procurar também nas alternativas escritas ideias que são muito parecidas, muito similares, porque provavelmente se elas são muito similares, não vai ser essa a resposta. Nessa própria questão que eu mostrei, essas quatro primeiras eram muito similares, elas não eram a resposta, e se você vê a questão 19, você pode comprovar também que por exemplo a alternativa A e a alternativa E eram muito similares, praticamente iguais, e não ia ser nenhuma das duas porque só pode ter uma resposta correta. A A era "romper com a linearidade das ações da narrativa literária", praticamente igual à E, que é "desconstruir a diagramação do texto literário pelo desequilíbrio na composição". A resposta era alternativa D. Por último, pensando em questões que têm alternativas sequenciais, por exemplo você tem uma questão que as alternativas são sempre sequências de três itens, você vai procurar pelos itens que tem mais repetição, se você não sabe resolver a questão. Tenta procurar a frequência de cada item na questão, quantas vezes cada item apareceu nas alternativas, e os itens que tiverem maior frequência são os que tem maior probabilidade de ser a resposta, então procura uma alternativa que tem os itens que têm maior frequência. O mesmo vale para questões que têm alternativas de verdadeiro e falso, você tem por exemplo 4 frases e você tem que assinalar V ou F pra cada uma das frases. Vê nas alternativas quais frases têm mais verdadeiro, quais têm mais falso, porque vai ter mais chance de ser falsa ou mais chance de ser verdadeiro, e tenta procurar uma alternativa que tem uma frequência maior dessas letras que são mais prováveis. E essas são dicas para você resolver as questões durante a prova, para você não ficar com dúvida entre 2 ou 3, poder resolver com mais eficácia, ou se você não sabe resolver, conseguir eliminar mais. E agora, por último, eu vou falar no finalzinho da prova, quando já está acabando, só sobrou aquelas questões que você não conseguiu resolver mesmo, o que você vai fazer? Se você conseguiu deixar um pouco mais de tempo pro final da prova para rever as questões que você não conseguiu fazer, essa é a hora de você ir lá e ver as questões que estão com ?, estão circuladas e tentar uma última vez resolver elas, então você vai ver o que você já eliminou de alternativas, ver o que você consegue eliminar mais com essas técnicas, ver o que você agora com a cabeça mais fresca consegue rever e acertar (porque às vezes a gente volta para a questão e consegue acertar, porque a gente ficou um tempo sem fazer ela, é muito comum isso acontecer), ou você vai pensar se você não viu duas questões muito parecidas ou que tinham conteúdos parecidos, porque você pode usar, sim, conhecimento de uma questão na outra. Teve muitas vezes que eu estava fazendo provas de vestibulares, ou da escola, que tinham respostas para algumas perguntas em outras, em enunciados de outras, às vezes uma questão no final da prova te dava um mapa como uma informação, que podia te ajudar a resolver uma questão no começo da prova de geografia, de história, porque uma das alternativas pedia para você verificar uma coisa assim geográfica. Então nessa hora é uma hora de você também pensar, "Será que não tinha uma outra questão que eu vi que tinha essa informação para me ajudar a eliminar essa alternativa, a me ajudar a identificar a alternativa certa?", porque muitas vezes isso acontecia, em vestibulares, se não me engano na Unicamp do ano passado aconteceu isso duas vezes assim. E aí beleza, você tentou rever essas questões que faltaram, mas algumas realmente não conseguiu resolver, você não conseguiu colocar uma alternativa, você só não sabe mesmo e você não preencheu, o que você vai fazer no desespero, com pouco tempo faltando e você não sabe fazer: você vai na técnica de chute inteligente. A técnica de chute que é um pouco mais provável do que só colocar aleatoriamente. Você não vai fazer "D de Deus", você não vai fazer "C de Cristo", "A de Amém", "B de Bendito Seja o Senhor", você vai tentar fazer a técnica de chute inteligente que eu vou tentar te convencer a fazer. A técnica é você contar as alternativas A que você assinalou, as B, C, D e E, e marcar ali do lado quantas foram de cada, e você vai chutar nas questões que sobraram só da alternativa que você menos marcou. Então, por exemplo, você marcou menos C, você marcou só 10 vezes C e no resto você marcou 13, 15, 17 e 20, você vai marcar tudo C o que sobrou, tudo C. Sim, parece um pouco absurdo, mas o negócio é que você vai ter mais chance de acertar se você coloca tudo numa alternativa que você menos assinalou até agora, porque normalmente as provas de múltipla escolha são equilibradas. Não é uma obrigação, a prova do Enem por exemplo não é sempre equilibrada, tem vezes que ela é equilibrada e tem vezes que não, mas de qualquer forma você assinalar todas as questões que faltaram em uma alternativa que você menos colocou, já te dá mais chance de acertar do que aleatoriamente escolher letras para você colocar. Obviamente isso é uma técnica de desespero, então como eu falei, é a última coisa que tem que fazer, a última de todas, só se você realmente não souber mesmo aquela questão, mas sempre coloca como prioridade o seu conhecimento, o seu cérebro: por exemplo, se você foi lá e colocou alternativa C menos na sua prova, você pode chutar tudo C no que sobrou, mas se tiver lá uma questão que você já tinha eliminado C, não chuta C nela, porque você já eliminou. Confia que você sabe, você eliminou já a C, e chuta em outra, tudo bem, mas a técnica de desespero é pra se você só tiver que preencher o cartão resposta rapidamente no final da prova: chuta tudo em uma letra só, vai ter mais chance de acertar e na letra que você menos colocou, tá bom? Então foram essas estratégias pra você ir melhor numa prova de múltipla escolha, eu espero que tenham gostado. Espero ter convencido vocês a fazer a prova de um jeito mais inteligente, a pensar em um jeito mais simples que talvez faça vocês resolverem a prova olhando ela como menos difícil, lembrando que em múltipla escolha você não precisa saber todo o conteúdo, você precisa saber só eliminar 4 alternativas erradas e identificar 1 correta, você não precisa saber todo o conteúdo. O conteúdo já tá ali, a resposta já tá ali, você só precisa apontar a certa. Muitas dessas dicas podem te ajudar nisso. Espero ter ajudado, muito obrigado, um beijão, e até a próxima!.

Diplomados ingenieria quimica bogota ufba teixeira de freitas cursos Rio Branco sistema de gestao ambiental nestle. Marabá tapecaria na 25 de marco Declaração Pessoal, administracao do tempo tcc Outros tipos, curse accountant ABNT, banho e tosa freguesia rj Plano de negócios. Curso de eventos rs loja na 25 de marco artigos para casamento diplomados ingenieria quimica bogota Rio Claro curso de radioterapia inca 2020. Exame biometria para votar Discurso/Apresentação Iguatu artigos para festas atacado 25 de marco, ufsc blumenau novos cursos.

Nova Friburgo:

Kathlyn Randolph, Montgomery: Bank Street College of Education (graduate school). Nossa Senhora do Socorro: Evangelical Christian; 2008.

Layla Mendoza, Franklin County. Joinville: SUNY Upstate Medical University; 2020.

Ida Zuniga, Spruce Street zip 10038. Barretos: Milano The New School for Management and Urban Policy; 2012.

inserted by FC2 system