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Long Island University - Fala galera ligada no China Gate, tudo beleza? Rodrigo Giraldelli aqui para falar sobre ruptura de estoque na importação da China. Ruptura de estoque é um problema grave que acontece nos varejos, nos atacados, que é a falta do produto no momento do pedido do cliente. Se você já foi ao supermercado e dai estava procurando o seu produto e bem naquele lugar onde ele deveria estar, do lado dos produtos similares que você não gosta, e aquela marca que você gosta, qualquer que seja ela, tem um buraco ali. Não tem o produto, ou está espalhado, isso é a ruptura de estoque. No momento da compra, nesse caso você como cliente, o produto não está lá. E se você não quer um produto substituto, você simplesmente não compra aquele produto. Bem, o que acontece se você é um atacadista e fornece para o seu varejista? Não deixe o seu produto faltar lá na gôndola do seu varejista. Ou se você importa para você vender no varejo, não deixa o produto faltar na sua gôndola, e essa gôndola, pode ser uma gôndola física, prateleira né. Gôndola é mais de supermercado, pode ser uma prateleira na sua loja, nas suas lojas caso você tenha mais de uma, ou a sua prateleira virtual no seu e-commerce né. Então a pessoa vai lá procura, aquele produto, fazendo a pesquisa no seu e-commerce, nos marketplaces tentando encontrar o seu produto, e o produto não está lá. Bem, eu tenho duas coisas pra te falar sobre ruptura de estoque, sobre esse assunto para que você possa entender e evitar. Porque evitando a ruptura de estoque você vende mais. Lucra mais, e bota mais dinheiro no seu bolso, beleza? Primeiro de tudo você precisa entender o que é giro. Giro de estoque. Giro de estoque é a quantidade daquele produto que se vende, aliás, a quantidade que se vende daquele produto em um determinado período, por dia, por semana, por mês, por trimestre e por aí vai, então você precisa saber quanto você vende na média aquele tipo de produto e daí se você já comercializa, já tem um histórico, fica mais fácil ele ficar, você tira um relatório aí, verifica quanto você vendeu, sei lá, nos últimos 30 dias e você tem a média de venda, o giro de estoque né, a cada 30 dias. Dividindo isso por 30 você vai ter o giro diário, beleza? Agora se você não vende esse produto ainda, nunca vendeu, então, tem que ser por estimativa e daí é bem difícil fazer porque você não tem histórico né, então vai ficar um pouco mais impreciso esse número. Mas tenta colocar ali olha, com base no preço dos concorrentes, ou do marketing que eu vou fazer, marketing que eu vou fazer, quanto será que eu vendo? Daí você já começa a ter o número, é uma estimativa, mas uma estimativa é melhor que número nenhum. Então tá, sabendo qual que é o número, qual que é o giro de estoque, você calcula isso para três meses, 90 dias. Então se você achou o giro de estoque, eu vendo 10 por dia, então isso quer dizer que você fazendo vezes 90 dias, vai dar 900 produtos. Eu vendo 2 por dia, em em 90 dias serão 180 produtos, e por aí vai. Se você vende... Ah Rodrigo eu calculei o giro de estoque mensal, eu vendo 50 por mês. Beleza. Então você vai ter um giro de estoque a cada 90 dias de 150. Por que eu estou colocando 90 dias? Esse é o segundo ponto que eu quero falar com você. Porque 90 dias é o tempo de reposição médio da sua importação. O chinês... é marítimo, pra quem quer importar marítimo. Já eu falo do aéreo, tá?! O marítimo é assim, geralmente o teu fornecedor ele vai te pedir, de 20 à 30 dias para entregar. Então vamos colocar aqui 30 dias, para ser um pouquinho conservador, beleza, 30 dias. Aí depois que ele entrega, tem que embarcar, isso lá tem que enviar para o porto, embarcar, pegar um navio, navegar, chegar até o Brasil e descarregar. Esse processo ele vai dar mais ou menos 40, 45 dias. Vamos deixar 45? Colocando uns prazinhos a mais pra você não sofrer surpresas? Então tá beleza. 30 dias para produzir, 45 dias para chegar no porto, mas quando chega no porto tem aquele processo de desembaraço aduaneiro né, que é o processo de nacionalização. Pagar os impostos, conferir a carga, pagar frete, seguro e tudo mais para retirar do porto e transportar até a sua empresa. Eu vou ser bem conservador e vou colocar 15 dias nesse processo. Via de regra leva uma semana, a gente tira de uma semana para a outra, até te entregar, mas vamos colocar ali 15 dias. 10 dias já seria legal, mas para fazer a conta redonda, vamos colocar 15 dias. Ué, então somando deu 90, não é isso?! Vamos conferir. 30 dias para produzir, 45 dias para chegar no Brasil, 15 dias para retirar do porto e chegar até a sua empresa. Então isso dá 90 dias que é o tempo de reposição. Por isso eu te falei, saiba qual é o giro de estoque, a cada mês, multiplica por três. Ou saiba qual é o giro de estoque a cada dia, lembra do giro? Giro de estoque, saiba qual é o giro de estoque a cada dia, vendo em quantidade tá, não estou nem falando de valor. Você vem e faz o giro de estoque diário né, por dia, multiplica por 90 e aí você encontrou o ponto de pedido. Ponto de pedido. Vamos fazer aquela conta que eu dei por último ali, 150 itens. Você vende 50 produtos desses por mês, num exemplo, então você tem que ter... o seu ponto de pedido é 150. Ué, se você tem 500 em estoque, beleza. Vai vendendo, baixou para 450, baixou para 400, 300, 200, na hora que chegar ali em 180, você já começa a organizar o pedido. Na hora que tiver em 150 você confirma o pedido. Por que? Porque nessa conta, quando chegar o produto novo da China, aí você ainda vai ter estoque, estará acabando e você conseguirá fazer a reposição sem ter ruptura e sem perder a venda. Aí você precisa adaptar esses prazos, com a sua realidade. O seu giro de estoque. E quando conversar com o fornecedor chinês ele vai te dizer qual é o tempo de entrega. Tem fornecedor que entrega com 15 dias, 20 dias, 25 dias. Coloca sempre um pouquinho a mais ali pra você não ter surpresas e não sofrer com a ruptura. Se for aéreo, eu só ia falar, de marítimo, mas já dei um spoiler ali no meio, então eu ia gravar outro vídeo pra aéreo, mas fica aqui nesse vídeo mesmo. Se for aéreo, aqueles 45 dias do meio, que é o transporte marítimo, você coloca 15 dias. Na verdade chega de 8 à 10, assim sabe, mas coloca 15 para ser conservador. Então, se o fornecedor leva 30 dias para produzir, mais 15 para chegar no aeroporto, na verdade... É, vamos colocar ali uns 15 para chegar no aeroporto, então deu 45 e você pode colocar mais uns 5 dias para retirar do aeroporto. Fazer a nacionalização e entregar até a tua empresa. Porque tudo é muito mais rápido quando é avião. Então fica mais ou menos assim, 50 dias, tá?! 50 dias. Pode ser menos tá?! Eu exagerei um pouco aqui, pode ser menos uns 45 dias dá pra colocar. Agora depende né, se o seu fornecedor tem estoque por exemplo, sei lá, vai que ele entrega com 10 dias lá na China?! Então, é 10 dias na China, mais uns 15 para transportar e nacionalizar, você consegue ter essa mercadoria aqui na sua empresa com 25 à 30 dias aéreo, aéreo. Caro pra caramba o frete, eu tenho um vídeo aí no canal que eu falo sobre frete aéreo, mas você consegue ter uma reposição rápida, serve para produtos de alto valor agregado, ou alta margem de lucro, ou produtos muito caro mesmo, em relação ao peso dele. Enfim, dá uma olhadinha no vídeo que tem no Youtube, que você vai entender melhor. Então o prazo sai... o tempo de pedido, o tempo de reposição, ele saia aí de 90 dias no marítimo, para em torno de 25 à 30 dias no aéreo, sendo bem conservador, a depender da entrega do seu fornecedor, beleza?! Mas é isso. Então calcule o tempo de reposição, se for aéreo... se for marítimo na média considera 90 dias, calcule o giro de estoque e sempre faça o pedido quando você tiver o ponto de pedido em 90 dias. Então pegue o seu giro diário, vezes 90, ou pega o seu giro mensal vezes 3, e esse é o ponto de pedido. Se pedir depois desse ponto, vai faltar produto estatisticamente falando. Por fim, mas não menos importante. Cuidado com datas comemorativas. Black Friday, Natal. Volta às aulas, Dia das Mães, Dia dos Pais, Finados. Então todas as datas que você tem pico de venda, essa média muda. Então dá uma olhada no ano anterior, se você tem histórico, no seu ano anterior, quanto que você vendeu ali, pra você ajustar sob pena de faltar produto, se não fizer o pedido correto, dentro desses cálculos que eu te falei, beleza? Então é isso, se você gostou desse vídeo, compartilhe ele com alguém que vai gostar também, mande aí para as pessoas e aqui na China Gate, a gente trabalha com importação empresarial. Nós somos especializados em tirar você do ponto que você tá agora, até a chegada do seu container. Cuidamos aí desde a busca de fornecedores, cálculo de custos, inspeções, embarques, consolidação de cargas, containers completos, containers compartilhados, enfim. Se você quer importar da China para a sua empresa de uma forma segura, legal, viável, entre em contato com a gente, em algum lugar desse vídeo vai ter um link pra você abrir um atendimento, caso você já saiba, o que quer importar, e já está com a grana pronta, abre um atendimento, fala com os nossos consultores, que a gente entra em contato contigo. Temos também materiais gratuitos, e cursos online para que você possa aprender tudo que a gente faz depois de ter importado mais de 1500 containers aí para o Brasil inteiro, a gente tem muito pra conversar. Beleza?! Sou Rodrigo Giraldelli, um forte abraço e até o próximo conteúdo. Tchau, tchau..

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Várzea Grande:

Veronica Pruitt, Broome County: School of Music. Cascavel: School of American Ballet; 2015.

Aubrey Brickman, Ontario. Paço do Lumiar: College of Osteopathic Medicine; 2016.

Howard Andersen, Haven Avenue zip 10033. São Luís: New York State College of Ceramics; 2014.

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