Grade Do Curso De Analista De Sistemas

Jefferson Community College - Fala campeão, tudo bem? Aqui é o Ricardo Rekowsky. Hoje estamos no primeiro vídeo da nossa série sobre 12 coisas que fazem você perder tempo. Se você não viu a introdução, eu fiz um vídeo anteriormente explicando os 12 passos que a gente vai trabalhar nessa sequência dos 12 vídeos. O assunto de hoje é a falta de prioridades. Por que falta de prioridades acaba entrando aqui no nosso tópico como algo que vai fazer você perder tempo? É simples, ou você tem falta de prioridades claras, ou você tem prioridades demais. Se você tiver prioridades demais, você não tem nenhuma. Porque tudo que é prioritário, tudo que é urgente, acaba se igualando, fica igual, e você acaba não conseguindo resolver. Quando que acontece isso, normalmente, na nossa vida? Falta de prioridades, a gente começa a entender, quando a gente tem tarefas demais para fazer e a gente não sabe por onde começar. Então, um exemplo, eu preciso, de repente trabalho com vendas, eu preciso fazer ligações, eu preciso dar retorno para os meus clientes, eu preciso fazer orçamentos, eu preciso fazer uma cotação de repente, para comprar alguma coisa. Qual delas que eu faço primeiro? Se eu não tenho uma visão clara do processo que eu estou seguindo, daquilo que eu desejo alcançar, fica muito complicado eu estabelecer prioridades. Então, de que maneira que a gente pode começar a pensar um pouco diferente no nosso dia-a-dia, e trazer a prioridade muito clara em busca de resultados? Primeiramente, se você vai querer saber prioridades, você precisa fazer uma lista com todas as tarefas que você executa ao longo do seu dia-a-dia. É uma lista simples, você simplesmente vai anotar tudo o que você tem que fazer de atividades ao longo do seu trabalho, ao longo da sua rotina. Se são tarefas em casa, você pode fazer a mesma coisa, faça uma lista de tudo aquilo que você precisa fazer. Depois que você tiver feito essa lista, o que que você pode fazer? Você começa classificando cada item que está nessa lista, de que forma? Primeiramente, você vai definir quais são as tarefas de alto impacto na sua vida. O que são tarefas de alto impacto? Tarefas de alto impacto são aquelas tarefas que se você deixar de fazer você vai estar prejudicando uma outra pessoa. Digamos que você precisa passar um orçamento para uma outra pessoa, usando ai no nosso exemplo de vendas, e você deixa de passar. O que que acaba acontecendo? Aquela pessoa não consegue concluir o processo de compra dela, por consequência o trabalho dela também pode ficar parado. Então, primeiramente organize aquilo que é urgência máxima, de alto impacto. Depois vêm as tarefas de médio impacto. O que são tarefas de médio impacto? São aquelas tarefas que você precisa fazer, e elas são importantes no seu dia-a-dia, e quem vai ser prejudicado se você não fizer é apenas você. Então são coisas rotineiras, como entregas de relatórios, ligações, contatos, falar com, de repente, o seu supervisor para entregar algum acompanhamento de um pedido. Enfim, tudo aquilo que você tem que fazer, que vai ter consequência para você é considerado como tarefa de médio impacto. Depois, você ainda terá alguns itens na sua lista. Quais itens são esses? São aquelas itens de baixo impacto. O que que são tarefas de baixo impacto? São todas aquelas tarefas que se você fizer, não tem problema, se você deixar de fazer, também não tem problema. É algo normalmente gostoso de fazer, é alguma coisa que você faria o dia inteiro se você pudesse, mas se você também não fizer, ela não é tão relevante assim. Você só tem que cuidar, se for uma tarefa que tiver associado com algum prazo, ai sim ela pode virar de médio ou de alto impacto se você ficar postergando a solução dessa atividade. A próxima etapa que você pode fazer é analisar dentro das suas tarefas quais são as tarefas delegáveis. O que que é delegar uma tarefa? É você transferir parte de uma tarefa, ou uma tarefa, a uma outra pessoa. Se você está num cargo de supervisão, você pode pedir para seu colaborador executar determinado relatório para você, aferir alguma informação, enfim, existem diversas coisas. Em casa, se você precisar delegar alguma coisa também, vale a mesma regra, o que você pode passar para outra pessoa fazer, que ela pode te ajudar a isso. Não quer dizer delegar a tarefa é de "largar"; você simplesmente empurrar essa tarefa para o lado. Simplesmente quer dizer que você vai começar a usar o seu tempo de uma maneira muito mais inteligente. E acredite ou não, 10% do seu tempo vão entrar nas últimas tarefas, que são aquelas tarefas elimináveis. Que tarefas são essas elimináveis? Tudo aquilo que realmente não importa, você nem sabe por que esta fazendo, não trás benefício para ninguém, nem mesmo para você. Então você simplesmente elimina. Aqui é o ponto que você tem que tomar cuidado. Quando você está delegando uma tarefa, isso não quer dizer que você eliminou ela, isso quer dizer que você transferiu para uma outra pessoa, e você precisa criar mecanismo de controle para conseguir ter um resultado mais eficaz e acompanhar o andamento deste processo. Dessa maneira você pode sim deixar uma tarefa para uma outra pessoa e ter a sua agenda um pouco mais organizada. Então, qual é a sugestão para hoje? Comece a organizar, primeiramente, baixe o arquivo que está aqui no link do vídeo, para que você possa fazer esse exercício e ir complementando sua atividade. Te vejo amanhã. Se você gostou desse vídeo, não esquece de curtir e compartilhe com os seus amigos. Um forte abraço..

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Santo André:

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