Exames De Colonoscopia Em Osasco

York College, City University of New York - Em 2006, o biomédico russo Moshe Pritsker tentava reproduzir em seu laboratório um experimento com células-tronco. Mas a tentativa foi frustrada… Por causa das sutilezas na execução do experimento, ele não conseguia replicar os resultados que esperava. Na tentativa de facilitar esse aspecto do trabalho dos pesquisadores, Pritsker teve a ideia de criar o Journal of Visualized Experiments, JoVE, um canal online para cientistas publicarem seus trabalhos em vídeo. Olá! Eu sou Átila Iamarino, biólogo, pesquisador, co-criador do canal Nerdologia e grande defensor do audiovisual como ferramenta de divulgação científica! Nas últimas décadas, o uso do vídeo na ciência começou a crescer, e vários periódicos estão apostando nessa ferramenta. Revistas tradicionalíssimas como Nature, Science e Cell são alguns dos exemplos de publicações que já fornecem conteúdos audiovisuais, como os chamados video abstracts, em que autores explicam brevemente o objetivo e os achados dos seus trabalhos. Mas algumas pesquisas dependem de detalhes cruciais para a reprodução dos experimentos. E é aí que entram os videoartigos. Além do JoVE, outros portais disponibilizam papers em videos como complemento dos trabalhos impressos, demonstrando visualmente detalhes e o passos-a-passo dos procedimentos realizados no estudo. Mas os videoartigos não servem só para facilitar a reprodução dos métodos de experimentos. Divulgar uma pesquisa usando recursos gráficos ou animações para explicar conceitos complexos ajuda a atrair a atenção do público e de jornalistas e aumentar as chances de divulgação do trabalho. Afinal, em países como os EUA, com o ambiente acadêmico cada vez mais competitivo, um pesquisador que consegue divulgar mais o seu trabalho pode ter mais acesso à financiamentos. Tem que ser criativo na hora de disputar por recursos e o vídeo, como você mesmo está vendo aqui, é uma mídia cada vez mais popular. Os periódicos também produzem vídeos didáticos. O Jove, por exemplo, tem um braço dedicado à educação científica, oferecendo aulas e orientação para estudantes e técnicos de laboratório. Um deles explica, por exemplo, como operar uma centrífuga. Outro mostra como preparar soluções. Mas ainda temos desafios e entraves para a disseminação desse tipo de publicação. Um deles é a dificuldade de indexação. Ainda é complicado identificar tópicos do conteúdo dos vídeos usando ferramentas de busca na internet. Com o texto, é fácil fazer buscas por palavras ou expressões contidas no artigo ou passar o olho para poder chegar no ponto que a gente quer. Com os vídeos, não é tão simples. Outro desafio é mobilizar os autores para produzir imagens. Fazer um vídeo de alta qualidade requer tempo e dedicação dos pesquisadores em uma atividade com a qual não estão acostumados. Por diferenças culturais, diferenças de área, ou mesmo de experiência, nem sempre a interpretação dos métodos é clara e fácil de ser seguida. E o uso do vídeo permite que os experimentos possam ser testados em locais diversos e reproduzidos com mais rigor. É uma ferramenta que só tem a acrescentar na comunicação entre os cientistas, e pode abrir portas para a ciência ser mais acessível para outros públicos. Se você gostou desse vídeo, não se esqueça de deixar seu like! Inscreva-se no canal e clique no sininho para receber notificações de vídeos sobre pesquisa em ciência e tecnologia a cada duas semanas. E não deixe de acompanhar o Atila Iamarino no Canal Nerdologia. Obrigada!.

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Mauá:

Francis Oswald, Schuyler County: Farmingdale State College. São José de Ribamar: College of Dental Medicine; 2007.

Maureen Pollard, Wayne. Santana: SUNY Specialized Doctoral Granting Units; 2012.

Blanche Hurst, E 128th Street zip 10035. Juiz de Fora: Villa Maria College, Buffalo; 2017.

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