Curso De Fotografia Freguesia Rj

Cooper Union, East Village, Manhattan - Como melhorar a sua imagem profissional? Eu sou a Tais Targa e eu ajudo você a encontrar o seu novo trabalho. Eu tô aqui com um convidado super especial, Rafael Rez. O Rafael, ele é empresário, ele é executivo, e ele é autor bestseller do livro Marketing de Conteúdo. E a gente tava batendo um papo aqui nos bastidores, eu tô em Belo Horizonte, e a gente tava conversando, e ele é um cara incrível. - É uma delícia conversar com você. - Obrigado. Gratidão por você estar aqui falando com a audiência, mas eu tinha que te trazer porque acho que você pode ajudar quem tá buscando uma recolocação, ou quem quer progredir na carreira, a ter um melhor posicionamento, principalmente falando em termos de redes sociais. E o que que cê pode dizer, assim... o que que um profissional pode fazer pra melhorar a imagem dele e o posicionamento no geral? Essa palavra posicionamento é bem importante. Todo profissional ou empresário deve se concentrar nisso. Se a gente for pensar, por exemplo, em marcas. Se eu te pedir pra pensar num carro vermelho com um cavalo no capô. Muita gente vai pensar em Ferrari. Eu penso em Mustang, mas é porque eu gosto de outro tipo de carro. Se a gente falar em comida árabe. A maioria das pessoas vai ter a referência do Habib's. Se a gente falar em hamburguer, a maior parte das pessoas pensa primeiro no McDonald's. E aí, quando a gente fala de posicionamento, entra um segundo recurso, que é a diferenciação. Isso também é importante para o profissional. Quando o Burguer King chegou no Brasil, como é que ele fez a diferenciação? Ele se diferenciou lateralmente do McDonald's. É um hamburguer grelhado no fogo. O Bob's tem um posicionamento mais simples. É um posicionamento baseado em custo. Então ele é mais barato. E aí quando o Madero chegou no mercado, como é que ele buscava um posicionamento? Ele se posicionou acima do McDonald's e do Burguer King, com "The best burguer in the world." Como profissional, você também precisa pensar no seu posicionamento, em como é que você vai ser reconhecido. E quando alguém for te indicar, vai falar: "olha, essa aqui é a Tais. A Tais é especialista em..." É isso que define o seu posicionamento. Geralmente, quando você vai falar de posicionamento, você tá falando de três coisas, em marketing: você fala de uma categoria, de um benefício, e de uma oferta. No caso de um profissional, que que a gente estaria falando? Qual é a capacitação desse cara? Então, por exemplo, eu sou um engenheiro civil. Qual é a oferta desse cara? Ah, ele é especializado em edifícios verticais, né? Ele constrói prédios, arranha-céu e coisa e tal. E o que que ele oferece? Ele tem uma certificação em edifícios biossustentáveis, ou ecológicos, e coisa assim. Então quando alguém for recomendar esse cara, vai falar: "olha, esse é o Gustavo, ele é engenheiro civil, especialista em edifícios que são biossustentáveis. Aí cê fala: "caramba, que legal, preciso conversasr com esse cara." Então, seu posicionamento como profissional tem que buscar essas mesmas características que a gente busca no marketing pras empresas. Eu trabalhei muitos anos como especialista em SEO, que é uma técnica pra ranquear os sites no Google. Quando eu me posicionei em marketing de conteúdo, eu ainda tinha esse resquício, né? Esse background em SEO. Hoje, 7 anos depois, muita gente ainda me reconhece como um especialista em SEO. Eu ainda palestro em eventos de SEO, mas sempre falando de conteúdo. E agora eu comecei um novo posicionamento porque marketing de conteúdo é uma coisa que, pra mim, já foi. Eu já entreguei esse valor. Como o livro virou bestseller, então as pessoas acabam associando muito você a esse assunto, então já comecei a pensar no próximo livro, e no próximo posicionamento. Os profissionais mais dinâmicos, hoje, eles já tão acostumados que você vai ter de duas a três carreiras ao longo da vida. Mas muita gente... quando essa carreira é muito complexa, é mais difícil, né? Quem é médico, quem é engenheiro, é difícil o cara trocar de carreira no meio. Mas um cara que começou, por exemplo, como administrador de empresa, provavelmente esse cara vai virar um corretor de imóveis, ou ele vai virar um empresário, ou ele vai virar um franqueador, ou ele vai virar professor. Então ele pode acabar tendo mais de uma carreira ao longo da vida profissional dele. E Rez, é importante que seja um especialista? E como que a gente vai falar daqueles profissionais generalistas? Aquele profissional que atua na área financeira, gerente geral. Como que ele faz? Qual que é a diferença pra esses dois tipos de profissionais? Eu vi um estudo, não faz muito tempo, do Fórum Econômico Mundial falando daquele soft skills pra 2022, daí circulou no LinkedIn, todo mundo deve ter visto. O cara, quando ele é um generalista, quando ele é um profissional de estratégia, de gestão, de liderança, ele vai ter que reforçar os soft skills. E aí, no marketing, como é que a gente... Soft skill, vamos só definir o que que é soft skill? Em poucas palavras. Eu acho que você consegue definir isso melhor do que eu. Competências mais comportamentais. - Ótimo. - Já que tá falando disso. Então, assim, liderança, capacidade de negociação, gestão de pessoas, gestão de equipes, gestão de projetos. São aquelas capacidades que você vai utilizar e que são mais empíricas do que teóricas. Em que você aprende muito mais fazendo do estudando, necessariamente, o que alguém já fez. Esse tipo de profissional, ele vai depender muito de uma coisa que, no marketing tradicional, a gente chama de case. Ou caso de uso. O que vai validar a experiência desse profissional é o que os outros falam sobre ele. Então você, no LinkedIn, por exemplo, vai ter que pedir recomendações. Como eu tenho muitos alunos, eu peço recomendação pros alunos, os meus professores me deram recomendações, os meus chefes me deram recomendações, os meus clientes me deram recomendações. E aí, quando as pessoas chegam no meu LinkedIn, tem lá um monte de gente contando como é trabalhar comigo. Então pra quem é gestor, pra quem é generalista, é fundamental você validar a tua experiência com os seus colegas de trabalho. E até uma experiência minha de LinkedIn, eu também adoro recomendação. Então eu tenho lá quase 200 recomendações no LinkedIn. A inveja, ó. Tem muito cliente que chega até mim e fala: "nossa, Tais, eu gostei de você, mas quando eu vi as suas recomendações eu tive certeza que era você que eu queria que me assessorasse." Eu entendo assim: de repente a pessoa até não gostou muito de mim e tal, mas ela gostou das recomendações. E ela se percebe como uma pessoa, ela se identifica com a pessoa que outrora consumiu o meu conteúdo. - Faz sentido? É isso? - Sim. Com o meu livro acontece um processo similar. Hoje eu sou o autor, brasileiro, de marketing com mais reviews na Amazon. Não é porque, necessariamente, eu seja bom. Eu acho até que eu sou razoável, - mas é porque eu peço. - Ah, modéstia a sua. É, eu fui treinado pra ser modesto e eu tento manter o pé no chão porque se não... se não você vira uma pessoa escrota. Não quero. Mas assim, você tem que construir a reputação, a reputação não acontece naturalmente. Você tem que dar um empurrãozinho. Então toda vez que alguém vem no Instagram e fala: "cara, comprei teu livro, achei legal pra caramba, tô aqui te seguindo." Eu falo: "cara, cê comprou onde?" "Ah, eu comprei na Amazon." "Pô, se você tiver dois minutos deixa uma review lá pra mim." Eu não falo: "deixa um elogio", ou: "diz que você gostou." Eu falo: "deixa um review." Aí, de 80 reviews que o livro tem, tem 4 críticas. Só que tem 76 elogios. E aí as pessoas reportam pra mim, muitas vezes: "pô, eu tava navegando na Amazon, vendo livros de marketing, eu achei teu livro, adorei os depoimentos e comprei o livro." Então, assim, a gente acredita no que as outras pessoas dizem, né? Nós somos movidos a indicação, a relacionamento, a networking. A gente não se conhecia pessoalmente, a gente se conheceu hoje, a Tais foi entrevistar o meu CEO na empresa, mas a gente se conhecia do LinkedIn. Então você já tem uma referência prévia das pessoas. É isso que vai escalar a tua carreira. A minha carreira eu devo 1000% às pessoas que eu conheço. Tudo que eu alcancei é porque eu conhecia gente que fazia aquilo, e aí eu sempre brinco com as equipes, né? Eu não sei fazer, mas eu tenho certeza que eu conheço alguém que sabe. Exatamente. E aí as coisas acontecem. E que dica você pode dar pra quem tá, hoje, chegou aqui e tá pensando em melhorar a sua imagem? Por onde que ela começa? Qual que é o primeiro passo? Bom, isso eu aprendi com um professor de MBA: a primeira coisa é foto sorrindo. E eu sou um cara que não gosta de sorrir, eu não sorrio naturalmente, eu tenho uma cara fechada. E aí uma amiga fotógrafa foi lá e tirou fotos, me ensinou a sorrir, a fazer pose, coisa e tal. Segunda coisa: você não pode ser prolixo demais nas suas descrições, mas também não é um tweet, né? Então você tem que saber pesar o que você vai dizer e quanto texto você vai usar pra dizer aquilo. E eu gosto muito do processo de benchmarking. Pega três ou quatro pessoas que você admira, entra no perfil do LinkedIn delas e lê esses perfis. Vê como que essas pessoas se apresentaram. E aí você constrói um perfil similar ao daquelas pessoas. E o próprio LinkedIn te guia nesse processo, né? Se você tem um perfil que tá razoável, se você tem um perfil campeão. Tenta preencher o máximo de informações possíveis e peça depoimentos. Por favor. O mantra aqui é "peça depoimentos." E você, tem quantos depoimentos no seu LinkedIn? Ou você que me conhece, já deixou um depoimento lá pra mim no LinkedIn? Cê já leu o meu livro Você de Emprego Novo? Já fez a sua review na Amazon, Livrarias Curitiba, Livraria Cultura? Gratidão pelas suas preciosas dicas, pelo seu tempo. Acho que vai ter mais um vídeo porque o conteúdo, ele não esgota aqui. Espero que você tenha gostado desse vídeo, se você gostou deixa seu comentário, segue o Rez também nas outras redes sociais porque o conteúdo dele é incrível. E eu vou deixar também o nome do seu livro aqui, que eu quero ler, quero consumir, porque, realmente, deve ser incrível. Um beijo, até o nosso próximo vídeo..

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Várzea Paulista:

Mia Archer, Rensselaer: White Plains campus. Valparaíso de Goiás: Bronx campus; 2019.

Harry Delacruz, Bronx. Chapecó: SUNY Polytechnic Institute; 2013.

Tina O'Donnell, Walker Street zip 10013. Mogi Guaçu: NYS College of Ceramics; 2015.

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