Ecologia De Comunidades E Populacoes

Manhattanville College - E aí galera! Sejam bem-vindos a mais uma vídeo-aula do Clube do Design. Eu sou Liute Cristian. E no vídeo de hoje, eu vou mostrar para vocês, como criar um super convite, com o tema: A Era do Gelo 4. A Era do Gelo, que é uma das minhas animações preferidas. E, eu tenho certeza que a garotada, a criançada também deve amar. O convite de hoje, é muito fácil de fazer. Embora você veja no modelo na minha tela, que ele tenha esse corte especial, mas é muito fácil! A gente vai utilizar apenas algumas técnicas de seleção no Photoshop, para eliminar o fundo da imagem, e umas técnicas bem básicas no CorelDRAW, para criar a diagramação do nosso convite. E esse também, vai ser o nosso primeiro vídeo patrocinado pelas pessoas que acompanham o meu trabalho. Então, além de eu ensinar como fazer o convite aqui nessa vídeo-aula, eu também vou disponibilizar para as pessoas que ajudarem o projeto, todos os arquivos do convite. Inclusive, junto com os arquivos, vai acompanhar um vídeo, ensinando como instalar as fontes e como editar o convite, para que você possa editar e imprimir na sua casa. Então, no final do vídeo, eu vou explicar direitinho, como é que vai funcionar esse esquema da parceria, para que você possa receber o convite no seu e-mail, e vamos partir para a nossa vídeo-aula. Antes de começar qualquer trabalho de desenvolvimento, você precisa gastar alguns minutos, como eu já mencionei em alguns vídeos anteriores, pesquisando. Então, eu já dei uma pesquisada legal, vi diversas imagens, pesquisei sobre o tema, vi as imagens do novo filme: A Era do Gelo 4, e já armazenei no meu computador diversas fotos. Eu escolhi como imagem principal do meu convite, essa imagem que tá legal, que é do Sid. Que, com certeza, é o personagem mais hilário do filme. E, a gente vai usar essa, como sendo a capa do nosso convite. Então, eu abri a imagem aqui com o visualizador do próprio Windows, vou clicar com o botão direito: Abrir com... E selecionar aqui o Photoshop CS6. Embora eu já trabalhe com a versão mais recente do programa, do Photoshop, os recursos que eu vou mostrar aqui, podem ser facilmente executados nas versões: CS1, CS2, CS3, qualquer outra versão anterior que você tenha, você vai conseguir executar os procedimentos. O primeiro passo então, é limpar o fundo dessa imagem, para que a gente possa trabalhar na troca do plano de fundo, colocando uma imagem diferente depois. É muito fácil! A gente primeiro, vai desbloquear a camada que aparece bloqueada aqui, para desbloquear, basta você dar dois cliques aqui no Background, vai aparecer a janelinha, é só você clicar no OK e pronto. A camada já está desbloqueada. Nós vamos utilizar o recurso de máscaras, para que a gente possa esconder o fundo, e manter as possibilidades de edição, para a gente refinar a seleção, já que o Sid, ele é um personagem que tem pelo, ele é um pouquinho mais complicado de fazer o recorte, justamente, por conta dessa pelugem que ele tem ao redor do corpo dele, mas eu vou ensinar para você direitinho, como é que faz. O primeiro passo então, é: Depois de você destravar a sua camada, você vai adicionar aqui embaixo, uma máscara. Essa máscara, vai servir para a gente esconder as partes que a gente não quer, da imagem. Quando você adiciona uma máscara no Photoshop, essa máscara pode ser pintada de preto ou de branco. Quando você pinta de preto, eu vou pegar aqui o pincel, pressionando a letra B, ele está muito grande, deixa eu diminuir aqui. Para diminuir, lembrando, é só você segurar a tecla Alt, clicar com o botão direito e movimentar o mouse para os lados, e para cima e para baixo você aumenta e diminui a suavidade desse pincel. Depois de colocar no tamanho que você quiser, você solta o Alt. Deixa eu aumentar aqui a opacidade, para 100% e o fluxo para 100%. Então, com a máscara selecionada e a cor preta, quando você pintar, ele vai esconder essa imagem. Então, ele vai eliminando, como se você tivesse apagando o fundo. O que não é verdade! Na verdade, você só está escondendo. E quando você pintar de branco, eu vou apertar aqui o X para inverter as cores, quando você pinta de branco, a imagem reaparece. Então, a gente vai trabalhar na seleção do Sid, utilizando a máscara de camada. Como o fundo é quase todo branco, a gente vai fazer o seguinte: Eu vou selecionar aqui a camada, pegar a ferramenta varinha mágica, pressionando o W, definir aqui uma tolerância de 30% e vou dar alguns cliques aqui ao redor dele, observando que a opção Adição está marcada aqui em cima. Então, ele vai adicionar as seleções. Eu vou clicando ao redor do Sid, e ao redor do amiguinho dele que está aqui, agarrando ele pelo braço, para selecionar logo de uma vez o fundo branco. Tomando cuidado, para pegar logo toda a área desse fundo. Então, já selecionamos todo o plano de fundo da nossa imagem. Agora, eu vou pressionar a letra Q, para entrar no modo máscara rápida. No modo máscara rápida, você pode criar uma seleção, também com o mesmo princípio da máscara, pintando de preto. Você observa que a área vermelha está protegida contra a seleção, e a área revelada é a que está selecionada. Eu vou pegar o pincel novamente, e com a cor preta, eu vou diminuir aqui, eu vou pintar essa área de dentro do olho do Sid, que acabou sendo invadida pela seleção. A mesma coisa aqui, no focinho do esquilo. Vou pintando de preto, com um pincel um pouco pequeno, tomando cuidado para não invadir muito. E aqui, onde está esse texto: Lesado X Marrento, a gente vai inverter a cor com o X, e pintar de branco. Justamente, para revelar esse texto, tirando essa proteção, para que ele fique selecionado. Em alguns pontos, você toma mais cuidado, justamente porque tem aqui a unha dele. Apagando devagar, pintando de branco então, para revelar o texto. Depois de fazer isso, você já tem a seleção quase pronta. É só você clicar, ou melhor, é só você apertar a letra Q novamente, para sair do modo máscara rápida, e você observa que você tem uma seleção ao redor dos personagens. E agora, a gente vai aplicar essa seleção à nossa máscara. Então, a gente vai fazer o seguinte: Vai clicar aqui na máscara, que a gente colocou na nossa camada principal. Nós vamos pressionar aqui, no caso, a letra X, para inverter novamente para o preto ficar na frente. Se você tiver outras cores definidas aqui, você pode também, apertar a letra D, para que ele resete as cores. Vou apertar aqui o X novamente. E, nós vamos pintar essa máscara de preto, justamente na área selecionada. Basta você segurar a tecla Alt e apertar o Delete. O Photoshop vai pintar de preto, toda a área selecionada, no caso, com a cor do primeiro plano. O Alt+Delete, pinta com a cor de primeiro plano. E, como apenas essa área está selecionada, e a máscara está ativa, ele vai esconder, justamente por causa da cor preta. Depois de você criar a sua máscara, a gente vai salvar essa seleção, porque a gente pode precisar dela posteriormente, então, você não tira a seleção ainda. Clica aqui em Select, Save Selection e você pode salvar aqui, a seleção com o nome que você quiser. Eu vou colocar: Personagem e clicar no OK. Depois, você pode retirar a seleção, pressionando Ctrl+D. Então, o nosso trabalho já está quase pronto. Quase... Justamente porque, como o Sid ele tem essa pelugem ao redor dele, a seleção não é perfeita. Deixa eu colocar um plano de fundo preto, para vocês verem. Então, ele tem esses traços brancos aqui, atrás dele. Eu só adicionei uma nova camada aqui embaixo, e pintei de preto para vocês verem melhor. Então, você vai fazer o seguinte: Você vai aí no seu material, selecionar essa máscara, e nós vamos abrir o painel de máscaras, clicando em Window e selecionando a opção: Properties. Se você usa uma versão anterior a CS6: CS5, CS4 ou anterior, você vai procurar pelo painel Masks, é a mesma coisa. No CS6, o painel Masks, foi substituído pela paleta Properties, que é justamente, a mesma paleta que trabalha com as camadas de ajuste. Então, vou clicar aqui em Properties, você se tiver uma versão anterior, clica no painel Masks. Você vai visualizar a mesma janela que você está vendo aqui na minha tela, e você vai clicar aqui, justamente nesse botão: Mask Edge, que é onde a gente pode refinar a nossa máscara. Clicando em Mask Edge, automaticamente, o Photoshop vai abrir essa janela. E no meu caso, ele definiu o plano de fundo para preto. Você pode alterar aqui o View Mode, que é justamente a maneira com que essa máscara será exibida na sua tela. Então, a gente vai deixar o fundo preto, que é o On Black, somente para a gente visualizar melhor os detalhes do Sid, já que ele é um personagem mais claro. Quando você seleciona o painel Refine Mask, a gente tem aqui, esse pincel que já fica selecionado com a ferramenta. É com esse pincel que a gente vai usar, justamente, para refinar a seleção ao redor dele. Você pode, segurando a tecla Alt e clicando com o botão direito, aumentar e diminuir esse pincel. Para cima e para baixo, você aumenta e diminui a opacidade dele. Então, eu vou deixar aqui desse jeito, com uma opacidade bem grossa, e um tamanho um pouco menor. E, com esse pincel, você vai simplesmente, clicando ao redor dele. Então, você vai pintando ao redor dele, e você observa que a máscara, automaticamente, já vai refinando a sua seleção. E os pelinhos dele, vão ficando mais definidos, mais selecionados e mais apagados, em relação ao fundo. Não vai ficar aquele negócio branco e feio, que fica ao redor da sua imagem. Alguns pontos, você pode inclusive, diminuir aqui, o tamanho do pincel, para que você possa trabalhar mais facilmente. Então, você vai pintar ao redor de todo o personagem. Tanto do Sid, quanto do Esquilo que está ao redor dele, justamente para ficar mais bem-definido. Caso ocorra essa invasão exagerada do conteúdo, você pode segurar o Alt e clicar, para remover a área que ficou muito pintada. Aí, você faz de novo, soltando o Alt e pintando normalmente. Segurando o Alt, você elimina. Pintando novamente, você cobre os pelos, dando uma suavidade melhor. Segurar o Alt aqui, pintar mais um pouquinho. Pintar mais para dentro aqui. Ficou muito invadido. Eu vou segurar o Alt e remover. Pronto. Continuando, ao redor de todo o personagem. As partes internas também. E o resultado final! Você vai ter a sua imagem melhor definida, os pelinhos vão estar todos recortados, é um recorte realmente profissional, que garante um nível de detalhe melhor para o seu trabalho. Quando você finalizar, é só clicar no OK. A sua máscara, já é aplicada com as novas opções. Observe que aqui no mesmo painel, no Mask Edge, você também tem essas opções aqui. Por exemplo, o Shift Edge, que permite expandir ou retrair a sua máscara. Dando maior possibilidade de edição. Eu vou até retrair ela um pouquinho, para não ficar muito exagerado os pelos do Sid aqui. Coisa de -10. Pronto! Está ótimo. E clico no OK, justamente para tirar o efeito muito artificial, com o contorno branco. Depois que você eliminar o fundo, pronto! Você nem precisa mais dessa máscara. Você pode, deixa eu salvar aqui o material, é importante a gente salvar. Então, a sua máscara já está criada! O seu material já está com o fundo removido. Só que, para a gente enviar isso lá para o CorelDRAW, deixa eu fechar aqui a paletinha, a gente precisa aplicar essa máscara, para que ela apague definitivamente o fundo, e não esconda, como está apenas escondido aqui, com a utilização da máscara. Então, eu vou clicar aqui com o botão direito sobre a máscara, e selecionar a opção: Aplicar Layer Mask, que vai justamente, fazer com que a máscara elimine de uma vez o fundo. É importante ressaltar, que se você ainda for trabalhar mais vezes com essa imagem, você mantenha a sua máscara. Você pode apenas fazer uma cópia da camada, esconder a cópia de baixo e aplicar a máscara, justamente na cópia de cima. Como eu não vou mais precisar, eu posso apagar aqui e fazer só o procedimento para aplicar. Agora, a gente vai observar que tem uma espécie de falha aqui na unha dele, então a gente vai consertar isso. Vou pegar a ferramenta Corte, pressionando a letra C, e vou ampliar aqui um pouquinho, a área de corte da minha tela. Um pouquinho para fora. Depois, eu aperto o Enter para confirmar. Com a Ferramenta Laço Poligonal, eu vou selecionar um pedaço dessa segunda unha aqui, dessa unha do meio. Pronto! E vou pressionar o Ctrl+J, para duplicar essa unha. O Ctrl+J, faz uma cópia exatamente da área selecionada. Se você apertar agora a letra V, que pega a ferramenta Mover, e marcar aqui em cima as opções: Auto-Select e Show Transform Controls, você vai ser capaz de movimentar essa cópia. Então, eu vou arrastá-la aqui para cima, na outra posição, posicionando o mouse aqui no cantinho eu vou girar essa cópia e inclusive diminuir. Caso seja necessário, você pode redimensionar, para que ela fique apenas na área da ponta da unha do Sid. Deixa eu girar mais um pouquinho aqui. Pronto. Perfeito! Aperto Enter, para confirmar. Então, a gente já tem a cópia perfeita. Selecionando a camada da cópia, a gente vai pegar a ferramenta Borracha, pressionando a letra E, vou diminuir do mesmo jeito que eu diminuo qualquer pincel. Aqui, a borracha tem que estar com a cor preta no primeiro plano e o branco no último plano. Então, você pode inverter apertando o X ou a letra D. E aí, com o pincel suave, eu vou apagar os cantinhos, justamente para eliminar essa falha, diferença que tem aí, de uma unha para outra. Depois, eu posso, utilizando a ferramenta Matiz/Saturação, pressionando Ctrl+U, eu posso só dar uma diminuída aqui na saturação, para deixar ela um pouquinho mais acinzentada. E melhorar aqui, para deixar a saturação, a matiz no caso, com a mesma tonalidade. Pronto! Olha só! Nem parece que a unha não é dele. Já está aplicada a sua fusão. A gente tem duas camadas: Uma com o pedacinho da unha e a outra com a camada principal. Selecione a camada de cima e pressione o Ctrl+E, para mesclar as duas, para que elas se tornem apenas uma. Depois disso, você pode salvar o seu material. Eu vou salvar aqui na minha Área de Trabalho. Colocar aqui: Sid Recortado. Salvar na Área de Trabalho, no formato Photoshop mesmo, para que ele preserve o fundo transparente. Clico no salvar, beleza! Já terminamos a edição da nossa imagem. Podemos fechar o trabalho com o Photoshop, já está quase pronto. Vamos agora para o CorelDRAW. Eu uso também o CorelDRAW na versão X6. Você pode usar X5, X4, não tem problema, é a mesma coisa. Vou adicionar um novo documento aqui. Clicar no OK. Usando as configurações padrão. Como eu vou utilizar um material para impressão, a paleta de cores selecionada vai ser a CMYK. E a gente vai importar aquela imagem que a gente salvou lá na área de trabalho. Deixa eu copiar aqui o Sid recortado no Ctrl+C, e colar ela aqui dentro do CorelDRAW no Ctrl+V. A imagem está bem grande. Você pode reduzir essa imagem para o tamanho que você quiser. E a parte mais difícil, por incrível que pareça, já passou. Que era justamente, a edição no Photoshop. E agora, a gente vai tratar alguns detalhes bem bacanas, aqui no CorelDRAW. A imagem está com o tamanho que eu quero. Você pode definir com o tamanho que você quiser. Eu estou usando aqui, um tamanho de 10 centímetros de largura, por cerca de 15 centímetros de altura. É o ideal para você não gastar muito com convite, vai ficar com um tamanho bacana. A gente vai selecionar essa imagem do Sid, vai clicar aqui na opção: Rastrear Bitmap, e clicar em: Rastreio Rápido. O CorelDRAW vai criar uma espécie de ilustração desse desenho, dessa imagem. E essa ilustração, vai servir para que a gente crie apenas um contorno no formato da imagem que a gente importou. Então, quando você selecionar a opção: Rastreio Rápido, ele vai criar um desenho da imagem original. Esse desenho vem agrupado no CorelDRAW, então, você vai clicar aqui em Desagrupar Tudo. E logo em seguida, você vai clicar aqui nessa opção: Criar um limite. O CorelDRAW vai criar então, um contorno ao redor do seu desenho. Você pode observar que ele já fez aqui. Você pode clicar aqui do lado de fora, para retirar a seleção do conjunto. E, você pode clicar e arrastar aqui, de fora para dentro, para justamente ir apagando a ilustração que ele criou, que a gente não vai precisar. A gente vai precisar só da imagem original, e nesse caso, desse contorno preto, que a gente acabou de criar aqui. Com esse contorno agora, aqui do lado de fora, a gente vai aumentar a espessura do traço dele. Então, a gente vai clicar aqui na opção: Contorno, no CorelDRAW, e vai selecionar aqui: 2.5? Deixa eu ver... Tá pequeno. Deixa eu apertar o F12 para abrir aqui a Ferramenta de Contorno. Vamos colocar aqui, 5 milímetros... Arredondar os cantos... E clicar no OK. Deixa eu ver aqui, colocar aqui um sobre o outro, para ver se está bom. Ah, eu acho que está ótimo. Dá para aumentar mais um pouquinho. Deixa eu aumentar aqui então, o contorno, pressionando F12 novamente, colocando 10 milímetros e clicando no OK. Então, a gente tem novamente o contorno. Opá! Tem um negócio aqui do lado de fora. Deixa eu apagar isso aqui. Pronto! Então, a gente tem o contorno. Esse contorno mais grosso, é muito importante, porque é através dele que a gente vai criar posteriormente o plano de fundo, a parte de dentro do convite, e também a faca para o corte do nosso material. Então, depois de você criar esse contorno, a gente vai converter esse contorno em bitmap, clicando em Bitmaps, Converter em Bitmap. Você pode escolher aqui, o RGB para ficar mais rápido, e marcar a opção Fundo Transparente, também. Clico no OK. Pronto! Ele vai converter esse contorno em uma imagem de Bitmap, uma imagem Raster. Depois que você converter em bitmap, novamente, a gente vai usar o mesmo recurso, para criar um limite ao redor desse contorno. Eu poderia muito bem, ter transformado esse contorno preto em um objeto. Clicando em Organizar, Converter Contorno em Objeto. Mas, o CorelDRAW está travando. Eu já tentei fazer antes de a gente começar o vídeo. Ele trava, toda vez que eu tento fazer isso. Então, isso aqui é uma solução para o problema. A gente cria um contorno mais grosso, converte em bitmap, depois faz o rastreio rápido novamente. Vou clicar aqui em Reduzir. Depois que ele criar esse rastreio rápido, você vai ter um objeto vetorial só. Então, pode apagar aqui a imagem. E você vai ter apenas o contorno. Deixa eu pintar de preto aqui e tirar. Então você no final, como resultado, vai ter só a parte de fora, um objeto só, justamente com a parte externa do Sid. Eu vou criar aqui agora, um retângulo que vai abranger essa área lateral aqui, de um lado até embaixo, justamente para fechar esse lado do convite, para não ficar esse desnível aqui do lado. Então, você vai criar um quadro, justamente nesse formato. Utilizando as laterais aqui, bem alinhado com a lateral esquerda e na parte de baixo. Depois de você criar esse retângulo, toma cuidado para ele não pegar aqui na frente. Então, deixa eu pegar aqui a ferramenta Forma, converter em curva pressionando Ctrl+Q, e puxar aqui para baixo. Pronto! Eu só preciso desse lado aqui. Então, selecionando esse retângulo, segurando o Shift e clicando no contorno que eu fiz ali atrás, eu vou clicar aqui em: Soldar. Assim, eu vou ter a lateral, a estrutura, a base do nosso convite. Vou pegar aqui, uma cópia dessa estrutura, apertar o + (mais), para duplicá-la e vou clicar aqui na opção: Espelhar Horizontalmente. Pronto. Eu tenho agora, observe: Duas cópias do mesmo objeto. Vou posicioná-los deste lado aqui, um do lado do outro, colocando o mouse sobre essa linha e arrastando para o lado. E agora, observe que tem um desnível aqui embaixo, com uma peça selecionada, eu vou segurar o Shift e clicar na outra peça, e apertar a letra B, para alinhar eles pela base. Assim, eu tenho os dois objetos bem alinhados, e vou agrupá-los no Ctrl+G. Agora, basta eu pegar o meu Sid, e posicioná-lo, justamente aqui sobre a outra base. Eu posso justamente, usar o teclado para movimentar, para deixar bem posicionado, para ficar uma coisa mais ou menos assim. A base na parte de trás, o Sid na parte da frente. Deixa eu selecionar todo mundo e colocar aqui no meio da página. Deixa eu pintar de azul, para você ver a diferença. Ficou na frente? Segura o Shift, e aperta o Page Down, para ir para trás. Então, olha só! O efeito deve ser exatamente esse. Você tem que ter a estrutura do convite, que é justamente essa área maior, que depois vai servir para o corte também. E o Sid vai ser encaixado na parte dianteira, depois que a gente dobrar, essa parte de trás aqui, vai desaparecer. Agora, eu vou selecionar essa área que eu pintei de azul, e tirar o contorno clicando com o botão direito aqui. A gente pode utilizar o plano de fundo que quiser. Você observa que no modelo que eu deixei para vocês, eu deixei branco a parte da frente. Mas, aqui no modelo, no nosso tutorial, eu vou usar uma imagem de gelo, que inclusive, vai ser a mesma imagem que vai ser usada na parte de dentro. É essa imagem aqui. Então, eu vou abrir essa imagem no Photoshop, Abrir com o Photoshop CS6. Eu vou apertar agora o Ctrl+L, para abrir o comando de níveis. Esses níveis, eu vou apenas clarear bastante a minha imagem, vai ficar mais branca, utilizando esses controles aqui. Deixando ela bem clarinha, para o nosso convite ficar com um tom mais suave. Depois que você clarear, é só clicar no OK. Você pode salvar essa imagem. Vou salvar aqui, apertando Ctrl+S. Pode fechar. E a sua imagem salva, já está mais clarinha aqui. A gente vai copiar a imagem que a gente acabou de salvar, no Ctrl+C. E a gente vai trazer ela aqui para o CorelDRAW, colando no Ctrl+V novamente. Então, a gente tem aqui, a imagem que vai servir como plano de fundo. Observem que a nossa estrutura do convite está agrupada. O Sid é uma imagem independente aqui na parte da frente. A gente vai arrastar essa imagem, com o botão direito para cima do plano de fundo e soltar. Selecionar a opção PowerClip Dentro. Pronto! O plano de fundo já ficou dentro da estrutura do convite. Segurando a tecla Ctrl, você vai clicar nesse objeto, para entrar na edição dele, justamente para a gente ajustar o posicionamento da parte de dentro. Aumentando, de maneira que a estrutura do convite, envolva toda a imagem. Então, você pode aumentar. Não tem problema se passar um pouquinho para fora. Depois que você terminar de ajustar, é só segurar o Ctrl e clicar aqui do lado de fora. Então, a gente já tem à frente do nosso convite pronta. Eu usei então, um plano de fundo de gelo, para dar uma característica melhor ao nosso convite. Mas, você pode deixar branco, azul ou criar um plano de fundo da maneira que você quiser. A parte de fora já está pronta! O que a gente precisa agora para a parte interna, deixa eu colocar essa galera aqui em cima e agrupar no Ctrl+G, é justamente de uma cópia dessa mesma estrutura. Então, você vai selecionar essa estrutura, e duplicar no + (mais). Eu vou colocar aqui do lado de fora, porque eu vou trabalhar com cada um dos objetos em uma página diferente. Então, eu vou colocar essa galera aqui no meio da página, clicando nela e apertando o P. Vou inclusive virar a página aqui para ficar melhor. Mais fácil de entender. Essa cópia que eu acabei de fazer aqui do lado, eu vou colocar na segunda página. Então, você pode clicar aqui do lado para adicionar uma nova página. Mudando a orientação para Paisagem, selecionando essa galera, e apertando o P, para ir para o meio da página. Então, na página 1, eu tenho a mesma cópia do objeto que acabei de colocar na página 2. Na página 2, eu vou desagrupar esses objetos, no Ctrl+U. Vou apagar aqui a imagem do Sid, e vou ficar apenas com o plano de fundo que eu tenho aqui. Esse plano de fundo, vai ser útil para a gente continuar com a estruturação da parte de dentro. Eu utilizei para a parte de dentro do convite, mais duas imagens, que é justamente, a imagem do Scrat, que é aquele esquilinho que nunca pega a noz no filme né? E uma outra imagem do Sid. Eu abri elas no Photoshop, deixa eu abrir aqui, a imagem no Photoshop para vocês verem. Então, eu usei os mesmos recursos de máscara, de mascaramento, tanto na imagem do Scrat, quanto na outra imagem do Sid, eu utilizei as mesmas técnicas que a gente viu na primeira imagem para apagar o fundo, depois salvei. E aí, a gente vai apenas copiar, depois de salvar essas imagens, para dentro do CorelDRAW. Então, eu vou colar aqui o Sid e o Scrat. Uma outra imagem do Sid. Vou diminuir aqui eles. E o Scrat também, vou diminuir mais um pouquinho, e colocar ele em cima dessa pedra de gelo aqui do lado. Coloca o Scrat aí em cima. Perfeito. O Sid, você pode colocar ele aqui do lado. Uma outra coisa interessante, é que o Sid, como é maior, a perna dele vai passar um pouquinho para o outro lado do convite. É interessante que você coloque ele em PowerClip, junto com esse conjunto do plano de fundo. O plano de fundo ainda está agrupado, olha eles se movimentando juntos. Então você vai posicionar o Sid em PowerClip. Vou colocar ele aqui fora, clicar e arrastar com o botão direito para dentro, soltar e clicar na opção PowerClip Dentro. Segurando o Ctrl, eu vou entrar na edição desse objeto clicando nele. Aí, a gente vai ajustar aqui o Sid na base do convite, aumentando ele no tamanho que eu quiser. Clicando fora, segurando o Ctrl, eu confirmo a edição. Agora, tudo o que a gente tem que fazer, é adicionar os nossos textos. Eu utilizei aqui, para o título: Aniversário do Lucas, eu usei a fonte Ice Age, que é justamente a fonte do filme, a fonte que é utilizada nas escrituras do filme. A fonte Ice Age, vai estar disponível também para a galera que ajudar o Clube, vai receber o convite no seu e-mail. Eu vou mandar os arquivos para a galerinha que ajudar o nosso site. Então, a fonte Ice Age, que é justamente a fonte do tema. Eu usei aqui a cor azul. Você pode usar os recursos que quiser. Eu vou colocar um contorno branco aqui na fonte. Vou separar aqui no Ctrl+K e colocar o "DO LUCAS" aqui, maior. Selecionar essa galerinha, e colocar um sombreamento para dar um "tchunzinho" diferente. Colocar um contorno maior, 10... Muito grande. 5... Pronto, aí está ótimo. Está certo? Aniversário do Lucas. Aqui embaixo, você pode colocar outros textos. Eu já tenho um copiado aqui. Eu já vou colocar. É justamente as informações. Uma frase legal do seu convite, as informações do aniversário, data, hora, local. E olha só! O nosso convite está pronto! O convite ficou no tamanho de mais ou menos uma página de papel A4. Se você usar um papel no formato industrial, no formato 9, vai dar exatamente 2 em uma página. O material, eu aconselho que você envie para ser feito em uma gráfica. Quando você enviar o material para a gráfica, será necessário que você envie também o diagrama da faca, que é justamente a faca para o corte especial, no formato do convite, para ele ficar bonitão assim, para você dobrar depois. Para fazer a faca, é muito fácil. A gente só vai fazer uma cópia do plano de fundo. Clicando nele e pressionando + (mais). Vou colocar aqui do lado de fora, para você ver. Vou extrair os objetos que estão dentro desse PowerClip, clicando com o botão direito e selecionando a opção Extrair Conteúdo e apagar eles. Eu só preciso da estrutura. Observe que apareceu um X grande aqui no CorelDRAW X6, porque tinha um PowerClip Dentro. No X5 não vai aparecer, nas versões anteriores. No CorelDRAW X6, depois, você clica com o botão direito, seleciona Tipo de Quadro: Nenhum. Só para ele eliminar esse X. Então, depois que você tiver a sua estrutura crua do plano de fundo, você tira aqui o preenchimento e coloca o contorno preto. Você pode manter essa linha, para que já seja adicionado o Vinco do seu material. Então, quando a estrutura fizer o corte aqui na parte de fora, quando a máquina fizer o corte na parte de fora, aqui no meio, já tem uma outra lâmina cega que não corta, apenas marca, para que agora ela seja feita. Então, é exatamente isso aqui, que você vai mandar para a gráfica, sendo o seu molde para faca, corte e vinco. Ele corta as laterais, e aqui no meio, automaticamente ele já amassa, para você simplesmente dobrar, quando chegar na sua casa. Então, o nosso convite está pronto. O resultado final, é este maravilhoso. Um convite bem legal, baratérrimo. Você pode imprimir em casa, se quiser. Só que, você não vai ter o mesmo recorte bacana. Você pode tentar cortar na tesoura com o material dobrado, vai dar bastante trabalho, mas dá para você fazer. Eu aconselho grandemente, que você envie para a gráfica, justamente com todos os arquivos. O convite frente e verso, e também aqui o diagrama da faca. Lá, eles fazem a impressão, já fazem o corte, e como você já vai mandar o material todo pronto, não vai ser cobrado nenhum adicional de edição. Então, esse é o nosso convite bem legal para vocês. E como é que vai funcionar a distribuição desse convite? O nosso site, claro, para ele se manter no ar, não é de graça. A gente precisa pagar hospedagem, eu também preciso pagar os programas que eu compro, para justamente, ensinar a vocês, que é o Photoshop, CorelDRAW. Então, para que você receba esse convite completaço, todos os arquivos, todas as fontes, as imagens, inclusive também vai um vídeo ensinando como você pode instalar as fontes, para você usar a fonte Ice Age, e a Marita, que é justamente essa fonte em forma de quadrinhos, em texto de quadrinhos. Vai um vídeo então, junto com o material. Para você receber esse material no seu e-mail, é muito fácil! Você acessa o link aqui embaixo do vídeo, você vai ser direcionado à página do Clube do Design, onde você vai também, poder acompanhar o vídeo. Vai ter lá, um outro modelo grátis de convite, para você baixar. Mas, esse modelo completaço aqui, vai funcionar da seguinte maneira: Vai estar disponível lá no site, um botãozinho com a opção: Doação, onde você vai clicar, vai fazer o seu cadastro, colocar o endereço de e-mail, que vai servir para você receber todo o material do convite, justamente com o vídeo. E, você faz a doação mínima, vou estabelecer o valor mínimo de R$ 5,00. Você faz a doação mínima de R$ 5,00. Se você quiser doar mais: R$ 6,00, R$ 7,00, R$ 10,00, R$ 20,00, R$ 50,00, fique à vontade. O valor mínimo vai ser R$ 5,00. Você faz a sua doação, emite o boleto, para pagar o valor de R$ 5,00, ou o valor que você se dispuser a pagar. Depois que você efetuar o pagamento, assim que o pagamento for confirmado, eu estarei enviando diretamente para o seu e-mail, todos os arquivos, para você trabalhar no seu novo convite. Lembrando pessoal: A doação mínima vai ser de R$ 5,00, valores abaixo disso eu não vou aceitar, não vai valer. Pelo menos R$ 5,00, você faz o cadastro, coloca os seus dados direitinho, o seu e-mail bacaninha, e depois que eu confirmar o pagamento, você receberá todos os arquivos, com vídeo institucional, ensinando como instalar as fontes, vai as fontes também, para que você possa editar, sem problema nenhum. Qualquer dúvida, é só comentar aqui embaixo, embaixo do vídeo, ou acessar o link e mandar um e-mail para mim, lá pelo site clubedodesign.com. E a gente se vê na próxima vídeo-aula pessoal! Eu espero que vocês tenham gostado. É um trabalho de muito bom gosto, que com certeza, a garotada vai adorar. Tchau, tchau! Valeu!.

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Canoas:

Ada Byrne, Steuben County: Union College. Nossa Senhora do Socorro: State University of New York at Brockport; 2016.

Vickie Herman, Tioga. Barueri: City College of New York; 2020.

Julie Adams, E 18th Street zip 10003. Piraquara: Gallatin School of Individualized Study; 2009.

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