In Dubio Pro Reo Verfahrensfragen

Gerstner Sloan Kettering Graduate School of Biomedical Science - Olá pessoal, bem vindos ao Kiai Business Secrets, hoje vamos falar sobre conflitos nas empresas, será que são bons ou será que não? É isso que vamos falar já a seguir. Pois é, conflitos nas empresas, esses acontecem sempre e porquê? Porque as empresas são constituídas por uma coisa chamada humanos e, quando nós temos humanos ao barulho temos sempre conflitos. Faz parte, faz parte. Não há volta a dar, eles vão, vão acontecer, mais tarde, mais cedo, eles acontecem, ok? Agora o que nós podemos fazer com esses conflitos é que é o ideal. Claro que, dependendo do tamanho da organização, assim a forma de lidar com os conflitos é diferente. Na verdade é que, quando vocês estão a crescer, quando vocês estão a crescer a vossa empresa, se são sempre vocês a lidar com esses conflitos e a ter que apaziguar e ter que servir de árbitro, fazer com que as pessoas se sentem e falem, então a vossa empresa não vai crescer. Porquê? Porque são vocês sempre que vão estar colocados no meio e são vocês sempre que vão estar aqui a servir de árbitros e isso não pode acontecer, porque vocês têm que ter uma equipa que tem que se autorregular e auto resolver-se. Normalmente, quando há um conflito, se for um conflito entre duas partes, ambas as partes têm culpa. Não interessa, não interessa se "ai, mas a pessoa…", ambas as partes têm culpa. Porquê? Porque se entraram em conflito é porque já perderam. Porque, se um tinha razão, se um dos lados tinha razão e, de repente o outro lado disse que não e o lado que tinha razão entrou em conflito, então já perdeu. Por isso, o mais importante quando há estes conflitos é realmente as pessoas perceberem, perceberem que se entrarem em conflito já perderam, já perderam. Claro que, ok, tudo bem, já perderam e agora? O que é que se faz? E, agora, temos de arranjar formas, temos de arranjar formas de como é que podemos lidar com isso, independentemente de nós não termos que estar envolvidos nessa questão. Porque no momento, no momento em que a pessoa de topo está envolvido num conflito desses, então algo está mal e algo de mal vai acontecer. Ok, algo de mau vai acontecer. Respondendo à questão, os conflitos são bons? São, porque ajudam a resolver também, agora é importante que eles não aconteçam, não aconteçam em demasia, mas quando acontecem é preciso perceber, embora o porquê pode-se perceber, mas é preciso arranjar mecanismos que resolvam essas coisas de forma relativamente rápida, ok? Um dos mecanismos passa por, pela cultura da própria empresa, ok? A cultura da própria empresa pode ser olhar para os conflitos como: aconteceu, houve um conflito, dez minutos depois ou quinze minutos depois as pessoas falaram e está tudo bem. Por exemplo, é uma coisa que, com as pessoas com quem eu lido diretamente, eu posso, sei lá, chatear-me, não sei mais o quê, 10 minutos depois está tudo ok, já passou. Outro ponto importante é: nos conflitos não entrarem em quezílias pessoais, quando as pessoas se sentem pessoalmente afetadas digamos que abre-se ali uma ferida que às vezes demora tempo a cicatrizar. Portanto deve-se evitar nesses conflitos, como é óbvio, atinja-se pessoalmente, agora, mas também há pessoas que são mais sensíveis e outras pessoas são menos sensíveis. Há pessoas que acham que é do foro pessoal, quando outras pessoas acham que não é do foro pessoal. O que é que se pode fazer para ajudar a minimizar estas coisas? É entrar então um terceiro, uma terceira entidade, uma terceira pessoa, ou pessoas, que sirvam de árbitros, que sirvam de mediadores e de árbitros nestes conflitos. Por exemplo, muitas das vezes acontece nas empresas, conflitos interdepartamentais, ou seja, cada departamento puxa a brasa à sua sardinha e dão-se conflitos entre dois departamentos, ok? Uma das formas que, por exemplo, eu encontrei e implementei na minha empresa foi, os outros departamentos, quando há uma situação entre dois departamentos que estão em conflito, então os outros líderes dos outros departamentos, que por acaso, neste caso, são em número ímpar são mediadores e resolvem esse assunto, ou seja, haja o que houver a resolver essas pessoas que estão fora do meio do conflito vão resolver. Cada parte apresenta os seus argumentos e os outros estão fora deste conflito resolvem por eles, ok? Esses é que têm a última palavra. É uma forma de vocês estarem a fazer com que a vossa empresa autorregule sem que vocês tenham de estar sempre metidos no meio. E como é que nasceu esta ideia? Nasceu porque houve um conflito. E, portanto, estas ideias aparecem quando às vezes as coisas menos boas acontecem. Agora, a ideia é que elas não aconteçam muitas vezes, porque se acontecem muitas vezes quer dizer que alguma coisa também não está bem, ok? E, às vezes, tem a ver com o tipo de pessoas que está envolvido na questão. Muito importante é percebermos que, quando algo acontece, independentemente do que for, que possamos aplicar procedimentos, que possamos aplicar mudanças que levem com que a empresa cresça, de forma sustentada e de forma autorregulada, sem que vocês sejam o nó, que sejam o obstáculo do crescimento da vossa empresa, ok? Este é um ponto importante e, claro que, no crescimento da empresa o marketing tem muita força, muita força também. Não tem muito a ver com aquilo que estou agora, que eu agora acabei de falar, mas estou-vos a falar nisto porque vai haver uma masterclasse, no dia 15 de Março, no dia 15 de Março, ok, é uma Masterclasse chamada Kiai Digital e da qual convido-vos a participar porque é gratuito, eu vou dar mais de 10 horas de formação completamente gratuita, é Live, é assim em formato webinar do qual eu estou a falar ao vivo e vocês podem fazer perguntas e, portanto, terei todo, todo o prazer em que vocês estejam lá, porque, durante uma semana, vai ser completamente gratuito, eu vou dar o meu melhor, o meu melhor e transmitir sem qualquer paragem, sem qualquer, com todas as perguntas, vou estar de peito feito a responder, por isso, convido-vos a vocês, a participarem, a participarem nesta Masterclasse, e está aqui um link, em cima ou em baixo, para vocês se inscreverem, ok? Por isso, espero que tenham um grande dia, cheio de força, cheio de energia e, acima de tudo, com muito Ki! Chau.

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