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Rabbi Isaac Elchanan Theological Seminary - Já pensou em comprar ou alugar uma lista com milhares de e-mails? É hora de falar sobre isso! No dia a dia dos negócios sabemos que construir uma própria audiência é algo que leva algum tempo e custa dinheiro, não é algo que vai acontecer da noite para o dia. O que eu percebo é que muitas vezes as empresas não têm um planejamento de médio e longo prazo para construir a sua própria audiência. Sem esse planejamento, sem uma definição clara de onde queremos chegar na nossa comunicação a gente começa a olhar para todas as possibilidades que surgem e uma delas inevitavelmente é aquela ideia de comprar ou alugar uma lista de e-mails. Sabe o que é muito comum, que já vi acontecer inclusive pessoas que conversam conosco aqui na Mailbiz "Ah, eu tenho um amigo que tinha um e-commerce e este e-commerce era do mesmo segmento que o meu e fechou o e-commerce dele, então ele vendeu a lista pra mim e eu quero enviar para essas pessoas, porque, afinal, é o mesmo público, são pessoas que se interessam pelo mesmo tipo de produto...". Se você já ouviu isso ou já pensou sobre isso ou alguém já lhe ofereceu uma lista nessa situação, eu tenho uma dica pra você: não caia nessa! Pense comigo, por mais que uma audiência se interesse pelo mesmo produto que você vende, o fato de ela ter se cadastrado em uma outra marca, em um outro site, não lhe lhe dá o direito de enviar e-mails para essa pessoa. Ela não conhece a sua marca, não interessa se ela tem os mesmos hábitos de consumo, se ela consome o mesmo tipo de produto, ela não pediu para receber os e-mails da sua marca. Então não se deve jamais achar que por ter essa lista de um outro site que é do mesmo segmento isso vai funcionar pro seu negócio. Outra situação que talvez tenha levado você a pensar em comprar ou alugar uma lista de e-mails é que você talvez não tenha ainda estudado como funciona o e-mail marketing e isso é muito comum. Hoje em dia temos diversas mídias, e estudar todas, dedicar tempo para entender como cada uma funciona é desafiador. Então se você ainda não estudou a fundo o e-mail marketing, essa é a oportunidade, ao estudar você vai perceber que comprar ou alugar listas de e-mail não é uma boa estratégia. Normalmente quem busca comprar ou alugar uma lista de e-mails está procurando um atalho, está procurando atingir um resultado no curtíssimo prazo que na verdade só seria possível atingir no longo prazo se fizesse o trabalho bem feito de construção de lista, de construção de base própria, mas afinal, o que acontece se você mesmo assim optar por enviar e-mails para uma lista comprada ou contratar uma empresa que aluga listas, que vai enviar e-mails pra lista deles prometendo que a lista é segmentada, que a lista é de um público interessado no que você vende, o quê que vai acontecer se você fizer isso? Vamos falar agora das consequências de você trabalhar com uma lista comprada. Consequência número 1: você vai ter um baixíssimo nível de engajamento. As pessoas não pediram para receber os seus e-mails, então naturalmente, elas vão abrir muito menos, vão clicar muito menos, vão gerar muito menos conversão no seu negócio. Então é comum a gente ver nesse tipo de situação taxas de abertura baixíssimas de 1%, às vezes até menos que 1%, então isso por si só já é suficiente pra você pensar, você vai estar investindo dinheiro pra enviar uma grande quantidade de e-mails e vai ter um baixíssimo número de abertura e clique. Consequência número 2: pense na imagem da sua marca. As pessoas não vão ver com bons olhos a sua marca. Aí talvez a mesma pessoa que está recebendo seu spam, ela vai acessar o seu site talvez por uma publicação no facebook ou pelo google e ela vai lembrar de você como "putz, essa é aquela marca que me incomoda todo dia no e-mail" eu não quero saber essa marca, você vai criar uma imagem negativa da sua marca perante o seu consumidor, e pelo amor de deus, isso é tudo que nós não queremos. Imagem, reputação, isso é o que mais vale num negócio e se você está pensando o seu negócio apenas olhando o curtíssimo prazo, se você está apenas querendo empurrar produtos para um monte de gente, o seu planejamento errado está errado e assim você corre sérios riscos de não permanecer muito tempo no mercado. E a terceira grande consequência é que você vai ter a sua entregabilidade prejudicada para os envios futuros. Como assim? Pense comigo: os provedores mensuram o link de destino também do e-mail marketing, então mesmo que você use lá no remetente um domínio de outra empresa se as pessoas marcarem que o e-mail é spam, não abrirem, não clicarem, isso vai ficar vinculado ao seu domínio, a sua marca que é o link final quando as pessoas clicam, com isso, quando você decide fazer e-mail marketing da maneira correta, usando a sua própria lista, você vai estar já naturalmente prejudicado, porque você vai ter criado um histórico negativo perante o hotmail, gmail, yahoo e todos os outros provedores. E aí eu te pergunto: vale a pena? Você vai manchar o seu histórico, manchar a sua reputação perante os provedores, por tanto tempo, para ter um resultado tão pequeno? Pense nisso, não vai valer a pena, no fim das contas, você até pode gerar um resultado de curto prazo, mas você não vai manter este resultado ao longo do tempo e você vai jogar no lixo a reputação do seu domínio para fazer depois o envio certinho usando a sua própria lista, usando uma ferramenta bacana, então é o que eu sempre digo, enviar para lista comprada é vôo de galinha, não é sustentável, não dura, não é uma estratégia que você deve apostar. E deixando mais uma reflexão: você já parou para pensar que quando você aluga uma lista ou compra uma lista, na verdade você nem sabe de onde veio aquela lista? Existe no Brasil um comércio negro de listas, tem pessoas que estão vendendo lista sem nenhuma autorização, você não sabe de onde vieram essas listas, então se você estiver comprando, você está sendo conivente com esse tipo de prática, que é antiética. Inclusive na Europa, sobre esse tema, temos agora uma nova legislação GDPR, que significa General Data Protection Reputation. Essa lei foi estabelecida na Europa, começa a vigorar em maio de 2018 e ela prevê multas altíssimas para quem vazar dados. Então as próprias entidades que estão relacionadas ao marketing digital já estão se posicionando e se movendo na direção de criar leis, que não permitam que isso aconteça. Tomara que um dia nós tenhamos esse tipo de lei aqui no Brasil e aí a gente acaba com esse comércio de lista com essa iniciativa antiética de estar usando uma lista comprada ou uma lista alugada para enviar e-mail marketing. Se você gostou desse vídeo, comenta, compartilha, interaja com a gente que a gente vai ter o máximo de prazer em interagir e responder toda e qualquer dúvida. Até uma próxima!.

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