Post Graduate Diploma In Marketing Management In Kolkata

Manhattan campus - bom, meu trabalho é a elaboração e a validação de uma seqüência didática apoiada no uso de passatempos on-line para o ensino de Física Térmica é esse trabalho, meu nome é lucas sou do instituto federal de são paulo é esse trabalho foi orientado pelo Emerson Ferreira Gomes e pelo Márcio Corrallo, quero agradecer a presença deles aqui. Bom o objetivo desse trabalho foi fazer a elaboração e a validação da seqüência didática a partir do processo EAR que eu Vou estar explicando posteriormente nessa apresentação e a aplicação de uma seqüência didática envolvendo os passatempos on-line e a discussão da sua viabilidade bom pra começar nossa conversa a gente tem que entender que a sequência didática (SD) existem diversas definições para ela, então a literatura vai apresentar diversas definições Nós trouxemos a definição da Yara Guimarães e do Marcelo Giordan Que eles vão dizer que a sequência Didática, ela é um conjunto de aulas planejadas e analisadas previamente com a finalidade de observar situações de aprendizagem prevista na pesquisa didática. Esses autores vão dizer que são poucos os trabalhos que discutem os pressupostos teóricos que envolvem a elaboração, a validação e a aplicação então nesse sentido a gente elaborou conforme esses dois autores propõem. e porque é importante discutir a validação ? a elaboração e a validação da sequência didática ? porque isso contribui para o desenvolvimento do docente na sua prática em sala de aula. então eu trouxe aqui alguns pressupostos teóricos, o valente, ele vai dizer que o computador tem sido utilizado de forma instrucional mantendo a abordagem de ensino tradicional. Então você usar por exemplo o word e manter a mesma, uma lista de exercícios no word, você não está mudando a abordagem por exemplo. Então, o computador muitas vezes tem sido usado de forma instrucional. Porém, ele apresenta recursos que podem auxiliar no processo de transformação da escola que promove a construção do conhecimento e não a instrução então a gente acredita que usar jogos por exemplo, passatempos pode contribuir para trazer esse processo de transformação bom, aí eu trouxe um outro ator que é a Tarouco que ela vai dizer que o uso desse recurso permite gerar atividades complementares aos conteúdos estudados Podendo motivar os alunos e torná-los coautores do processo de ensino aprendizagem. O que significa ser coautor ? ser coautor significa que você pode por exemplo propor em sala de aula que os alunos construam atividades aí eu vou falar um pouco do processo EAR, o processo foi baseado nos estudos de engenharia didática, no Teacher Learning Sequences e o Educational Design Research que são processos baseados em elaboração e validação de seqüências didáticas Próximo slide vou explicar isso melhor o que seria o processo EAR ? a sequência didática ela passa por três etapas a etapa da elaboração a etapa da aplicação e a etapa da reelaboração, o que seria essas três etapas ? a etapa da elaboração consiste em elaborar seqüência didática com professores da escola, professores pesquisadores do mesmo nível de ensino em que ela se encontra e a aplicação ela faz parte do processo de validação e a reelaboração que seria o que? após aplicar a sequência didática, ocorre uma reflexão, a coleta de dados também e uma reflexão sobre a sequência didática, os impactos que ela causou. E aí como eu disse anteriormente isso contribui para o desenvolvimento profissional do docente. Aí falando um pouco da nossa proposta, nossa proposta foi destinada aos alunos do segundo ano do ensino médio com a maioria entre 15 e 16 anos numa turma de 40 alunos. Foi aplicada em uma escola pública localizada na zona sul de são paulo onde eu atuei como professor temporário. qual foi a nossa problematização ? ela teve como objetivo problematizar o tema da Física Térmica com o uso das tecnologias digitais da informação e comunicação. e o objetivo geral foi abordar os conceitos e utilizar essas tecnologias digitais com a finalidade do aluno se apropriar dos conceitos estudados em aula. e a dinâmica que nós utilizamos foi a estratégia corrida no autódromo do Celso Antunes que eu vou estar falando posteriormente. E Aqui eu trouxe o que seria os passatempos ? então você tem um software chamado Hot Potatoes. Nesse software traduzindo do inglês é batata quente, com esse software você produz atividades como Quiz, palavras cruzadas, de forma offline e aí gera um arquivo html e você pode estar disponibilizando de forma online é e está disponível para download nessa página da universidade de victoria no canadá. Eu elaborei um site para estar aplicando essa atividade com 12 questões de Física térmica para estar fazendo a gincana aí utilizei a estratégia de corrida no autódromo o céu do Celso Antunes que seria dividir os alunos em equipe e aí na gincana conforme eles iam acertando as perguntas eles iam avançando na pista do autódromo. Aqui teve duas equipes que acabaram empatando na aplicação dessa sequência didática. Aqui foram algumas questões realizadas: É uma grandeza física que mede o movimento (grau de agitação) das moléculas, seria o que? temperatura. então, você tem que configurar isso tudo no Hot Potatoes inclusive a resposta correta e nem sempre essa resposta vai parecer na alternativa E. Você pode configurar, no caso eu configurei para estar gerando as alternativas de forma aleatória. Isso significa que da próxima vez que o site abrir pode estar na alternativa E e mudar posteriormente para a alternativa A por exemplo. Aqui foi um pouco da aplicação né eu utilizei uma sala de projeção da escola dividi os alunos em grupos e fiz a projeção do site com o passatempo em sala de aula. aqui eu coletei alguns depoimentos dos alunos. três alunos se propuseram a falar um pouco de suas impressões sobre a aula. Disseram que foi uma aula bacana e que o uso desse tipo de atividade poderia ocorrer mais vezes e que eles procuram atividades como essa na escola. outros resultados também, se verificou durante o processo de validação que os conceitos de física térmica estavam previstos no currículo do estado por 2 coordenadores e 1 professor do mesmo nível de ensino. e o tempo de aula era adequado e existia compatibilidade entre a estrutura da escola e as atividades propostas. E os objetivos da sequência didática foram alcançados. aí o último slide seria as minhas referências utilizadas diferentes esses três referenciais principais da Yara Guimarães e do Marcelo Giordan foram utilizados para elaborar e validar a sequência didática. Lucas, você falou que vocês validaram o instrumento né ? como foi esse processo de validação ? Então, eu elaborei o plano de aula né e aí é o que ocorre no planejamento, os professores e os coordenadores eles analisam essa proposta, eu utilizei alguns dos critérios propostos pelos autores e apresentei a eles com a finalidade de realizar a validação. Baseado nos artigos do Giordan e da Yara Guimarães. Você poderia me dizer como foi a aceitação dos professores pelo que eu entendi o questionamento dele foi em relação à aceitação dos professores. Gostaria que você me dissesse como você fez ? O passo a passo Eu desenvolvi sozinho todo sozinho com os orientadores, esse trabalho é um recorte do meu mestrado Eu desenvolvi sozinho e trouxe pronto para a escola. A escola só precisou validar. Isso exatamente. Eles faziam essa atividade na sala de aula ? então, tinha uma sala de leitura na escola. Então eu dividi os alunos em grupos e aí eu passei as questões através do projetor que tinha na sala e eu ia conduzindo a atividade. então era no momento, não faziam remotamente. Não !!! Isso exatamente !!! Tá Ótimo. Pessoal mais alguma pergunta para o Lucas ? Obrigado Lucas.

Post graduate diploma in marketing management in kolkata lembrancinhas para festa infantil tema jardim encantado Feira de Santana beneficios do aleitamento materno para o bebe. Itaperuna tipos artigos cientificos Relatório de Laboratório, arquitetura e urbanismo nota de corte sisu Crítica Literária/Filme, cursos de operador de empilhadeira em curitiba TCC, curso de grego em salvador bahia Proposta de Dissertação. Qual o valor de um exame de sangue para gravidez unopar ead telefone londrina post graduate diploma in marketing management in kolkata Parnamirim quem e o novo apresentador do esporte espetacular. Curso tecnico em eletrotecnica pdf Paráfrases Apucarana decoracao de festa infantil barata e facil, pre projeto sobre a importancia da leitura na educacao infantil.

Petrolina:

Abby Joyce, Richmond: SUNY Comprehensive Colleges. Santo André: Tribeca; 2006.

Larry Choi, Ulster. Ponta Grossa: Onondaga Community College; 2016.

Neil Harris, W 108th Street zip 10025. Parintins: Suffolk County Community College; 2005.

inserted by FC2 system