Justificativa Para Monografia

New York Graduate School of Psychoanalysis - Olá, meu nome é Cristina Damázio Pacheco e eu sou aluna do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal de Santa Catarina. Durante o período de Agosto de 2017 e Julho de 2018 eu participei de um Projeto de Iniciação Científica com o Apoio do Cnpq. O tema do meu projeto foi Desenvolvimento de Soluções Numéricas para Problemas da Mecânica dos Sólidos. Meu orientador foi o Prof. Dr. Wellison José de Santana Gomes e ele faz parte do CORE (Center for Optimization and Reliability in Engineering).Para a área de Engenharia dentre as grandezas estudadas no curso, o estudo dos esforços internos e tensões são umas das mais relevantes. O conhecimento da origem e cálculo desses esforços é um dos primeiros passos para o projeto de estruturas. As normas de estruturas exigem verificações relacionadas a estes esforços, por exemplo: tanto na NBR 6118 - Projeto de estruturas de concreto, quanto na NBR 7190 - Projeto de estruturas de madeira, é previsto que seja verificado na estrutura seu Estado Limite Último, que é o estado de tensões relacionado ao colapso estrutural, e o seu Estado Limite de Serviço, que está relacionado com o comportamento da peça em uso e leva em conta aspectos como controle de deformações.Para realizar estas verificações necessita-se do conhecimento dos esforços internos e das tensões que atuam na peça. Estes conceitos de esforços são inicialmente vistos na disciplina de Estática porém, a relação destes esforços com as tensões na peça são apresentados na disciplina de Mecânica dos Sólidos .Essa é geralmente a primeira disciplina em que os estudantes de engenharia relacionam conceitos físicos ao estado de tensões e à distribuição de esforços, tornando-a uma das mais difíceis do curso. Uma alternativa para melhorar esse quadro é aderir ao uso de ferramentas computacionais como auxílio no ensino. Porém, relacionados à área de Mecânica dos Sólidos muitas vezes os programas não são intuitivos, com vocabulários e termos técnicos com os quais os alunos não estão habituados, ou não se usa o mesmo método de resolução que é aprendido em aula, gerando assim desinteresse na utilização do programa. Em vista disso, o principal objetivo deste trabalho foi desenvolver duas ferramentas computacionais que auxiliem no ensino de disciplinas relacionadas a àrea de estruturas, surgiram assim os programas COREMOhr e COREBeam, desenvolvidos no software Matlab. O COREMohr está relacionado com o estudo do estado plano de tensões. Ele realiza por exemplo transformação de tensões a partir de um estado inicial de tensão qualquer, definido pelo usuário, como exemplo considere o estado inicial visto na figura. Escolhendo-se diferentes ângulos retornam-se os estados de tensões para cada uma dessas inclinações bem como suas posições no Círculo de Mohr. O programa ainda é capaz de encontrar as tensões principais, o ângulo de inclinação e posição do Círculo de Mohr. Para encontrar a máxima tensão cisalhante basta partir de um estado inicial que o programa encontra o valor das tensões, o valor do ângulo de inclinação e a posição deste estado de tensões no Círculo de Mohr. O já o programa COREBeam possibilita, para uma viga biapoiada de seção transversal retangular e com propriedades geométricas e condições de carregamento definidas pelo usuário, um estudo dos esforços internos, tensões e deformações. Por exemplo para a situação de carregamento mostrada a seguir o programa apresenta então o diagrama de esforço cortante e o diagrama de momento fletor para esta configuração. O usuário pode também encontrar um valor pontual para esses esforços clicando na localização desejada. Ele permite também o cálculo das tensões axiais, tensões cisalhantes e tensões de von Mises. Com o intuito de facilitar a visualização foram realizados modelos 3D da distribuição de tensões. Pode-se também fazer a análise de deformações de vigas biapoiadas conhecendo a deformada desta estrutura bem como os valores de deformação e ângulos de inclinação em cada ponto. Realizou-se modelos 3D da configuração deformada para facilitar essa visualização. Visto as diversas funções que estes dois programas apresentam espera-se que eles auxiliem e motivem alunos no estudo de disciplinas relacionadas à área de estruturas. Obrigada..

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Magé:

Vivien Christensen, Schenectady: Teachers College. Itabira: Globe Institute of Technology, Manhattan; 2020.

Grace Schmidt, Saratoga County. Araucária: Juilliard School, Lincoln Center for the Performing Arts, Manhattan; 2018.

Cindy Osborne, Bond Street zip 10012. Mogi Guaçu: American Musical and Dramatic Academy; 2008.

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