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SUNY Community Colleges - Olá, colegas e professores do Instituto IFAP. Esse vídeo trata-se da pesquisa realizada sede do Corpo de Bombeiros de Porto Grande Com o objetivo de saber como funciona a hierarquia da corporação. Também foi abordado temas como Planejamento Estratégico Tático e Operacional além de visões e projetos para o futuro. Eu me chamo Jaicon e fiquem agora com a entrevista realizada pela turma de Agronegócio EaD para Planejamentos e Gestão de Projetos. Nós somos alunos do curso de Agronegócio EaD do Instituto IFAP. Nós estamos aqui no Corpo de Bombeiros com o comandante Pelsondré E a gente tá fazendo uma pesquisa de como funciona a hierarquia do Corpo de Bombeiros. Quando a gente fala de hierarquia na corporação, Você tem que levar em risco dois aspectos Um é a hierarquia estrutural Entrada da organização administrativa da corporação E também tem a hierarquia funcional que a gente adota, mais ou menos, o modelo do Exército Brasileiro. Falando especificamente da estrutura administrativa, da estrutura orgânica da corporação. A gente aqui considera um GBM (Grupamento de Bombeiros Militar) e está subordinado ao Comando geral que é uma estrutura maior que é ligar diretamente ao executivo ao governo do estado. Enquanto a estrutura administrativa aqui na corporação a gente têm uma série de seções que vai desde uma seção administrativa, uma seção de serviços técnicos, e uma seção que trata dos serviços operacionais. Quando se trata de uma estrutura de função traduzindo basicamente de militares, do pessoal, a gente têm uma estrutura muito parecida com a do exército que é uma divisão bastante hierarquizada, surgindo partindo da graduação de soldado e até o posto de coronel. Como funciona a estrutura administrativa? Por exemplo, a gente têm uma estrutura montada aqui, que a gente vai atender serviço que vai de Prevenção de Incêndio e Pânico, combate ao incêndio florestal, serviço de guarda-vida e defesa civil. Em torno disso a gente montou uma estrutura que vai desde uma estrutura administrativa, que compõe o Comando, o Subcomando, a Seção administrativa propriamente dito, quando faz um documento, recebe ofício, manda ofício, faz a escala de serviço, e a gente têm uma seção de serviços técnicos e defesa civil. A seção de serviços técnicos cuida especificamente da questão da prevenção do incêndio e pânico, por exemplo, você vai construir um prédio você precisa verificar se esse prédio segue normas de segurança de prevenção contra incêndio e pânico você diz sistema de extintor de incêndio, saída de emergência, Aí tudo isso é direcionado para serviços técnicos. Você abre uma boate. Essa boate tem que ter, por exemplo, rota de fuga, tem que ter iluminação de emergência, se tiver um incêndio tem que ter um local de saída. Então todo esse aspecto aí é feito pelo nosso serviço técnico, você vai, faz um show, vai construir uma casa de shows, um evento... aí você vem pra cá, pede a vistoria a gente analisa o projeto de vocês, ver se ta de acordo, se precisar fazer alguma modificação, a gente orienta essa modificação para ser feita. Estando tudo conforme, a gente dá um alvará de funcionamento a partir daí funcionar como uma casa de shows No aspecto da Defesa Civil, que é outro aspecto que a gente têm aqui dentro dessa área administrativa nossa A defesa civil (acho que pouca gente têm conhecimento) fica a cargo do Corpo de Bombeiros atua em casos de desastres, quando tem desastre (vamos supor), o rompimento de uma barragem hidrelétrica, e que têm várias pessoas afetadas então o bombeiro atua primeiro dando uma resposta desse desastre socorrendo as pessoas e também no pedido de recurso de Órgãos Federais e Estadual, a gente têm que fazer uma série de documentação dizendo qual a característica do desastre, qual foi o dano, dano humano, dano ambiental. Daí a gente faz o relatório e solicita a ajuda do governo federal pode vir ajuda de cesta básica, com pessoal, com máquinas, com equipamentos e com recursos financeiros para apoiar nesse desastre. Então é uma seção que faz parte do nosso inquérito da defesa civil. Qual o planejamento estratégico, tático e operacional? Geralmente esse planejamento estratégico, ele é um projeto mais longo ele é feito de 5 em 5 anos dentro das corporações. O nosso quartel que é específico, a gente não fez. Foi instalado cerca de 40 dias, e que a gente tá funcionando aqui, Então está tudo, a princípio mais a parte operacional, combate a incêndio, guarda-vida. Então esse planejamento estratégico que é de longo prazo a gente não fez, é preciso sentar, a gente vai ver agora a partir do segundo semestre, passar aí o Festival do Abacaxi, que é o evento que a gente está se preparando. E a gente não fez, então a gente está pretendendo fazer agora a partir do segundo semestre.

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