Monografia Como Fazer Um Estudo De Caso

Albany campus - Olá! Você chegou pra mais uma aula de preparação para fazer uma redação top no Enem, então vamos a ela! Nos encontros anteriores de nosso curso, estudamos sobre a importância de compreender o tema, vimos uma forma de encontrar o seu ponto de vista (sua tese) e traçamos uma estratégia para o planejamento/ o roteiro do texto. Hoje, vamos falar sobre a elaboração do parágrafo. Vamos ficar no plano geral desse componente textual, porque é preciso conhecer a estrutura de um parágrafo claro e organizado, esteja ele onde estiver na sua redação. Mais adiante, teremos aulas específicas sobre os parágrafos de introdução, de desenvolvimento e de conclusão. Um parágrafo bem estruturado é fundamental para a organização das ideias no texto. De nada adianta, você ter uma ótima tese, informações relevantes sobre o tema, muitos conhecimentos e uma boa noção da norma padrão da língua portuguesa, se não conseguir ordenar as ideias com segurança e clareza em cada parágrafo de seu texto, pois ele vai ficar comprometido, vai ficar capenga, suas ideias podem não ser bem entendidas por seu leitor – essa figura importantíssima para quem você escreve no Enem: o avaliador! Para simplificar a conversa: Talvez você já tenha ouvido algum professor chamar essa ideia principal por um termo mais técnico: “tópico frasal”. Você já se perguntou sobre o significado dessa expressão? Não tem nada de complicado! “Tópico” é a ideia principal que vamos abordar no parágrafo e ele vem numa “frase”, daí essa expressão – tópico frasal. No caso da redação do Enem, a tese será o tópico frasal da introdução, o argumento será o tópico frasal dos parágrafos de desenvolvimento e a frase de encaminhamento para encerrar o texto será o tópico frasal da conclusão. Cada parágrafo do seu texto terá apenas um tópico frasal, ou seja, será uma frase com apenas um argumento. Nas outras frases do parágrafo, você colocará ideias secundárias, que são os comentários e esclarecimentos feitos sobre o argumento. Dá para ver que o tópico frasal é o rei do parágrafo, não é? Ele orienta e delimita o comentário que vem depois, por isso não se pode trazer ideias que não se relacionem a ele. É comum surgirem duas perguntas: Onde colocar o tópico frasal? Ele precisa ser a primeira frase do parágrafo? Bom, não há uma posição obrigatória para o tópico frasal no parágrafo, não existe uma regra para isso, mas geralmente ele aparece no início. Colocá-lo logo como primeira frase é uma boa estratégia, pois se informa logo ao leitor/seu avaliador qual é o argumento a ser discutido e se pode controlar melhor o desenvolvimento argumentativo do parágrafo. Às vezes, um redator com menos domínio do texto dissertativo-argumentativo abre o parágrafo com um exemplo, com um conhecimento de outra área e se esquece de colocar o argumento e desenvolvê-lo de forma argumentativa, com justificativas, causas, consequências, oposições e outras relações. Muitos problemas presentes nos parágrafos de desenvolvimento são causados por um tópico frasal mal desenvolvido. É essencial articular bem o tópico frasal e as ideias secundárias para que seu texto tenha uma progressão coerente das ideias. Vamos ver exemplos extraídos de redações reais? O tópico frasal é a frase que tem o argumento, é bom, bem delimitado e ligado ao tema, contendo apenas um argumento – consumir para ser reconhecido na sociedade. O problema está na continuidade, pois não se desenvolve bem o tópico frasal, não houve articulação entre o tópico e o comentário seguinte. “Reconhecimento social” deveria ter sido mais desenvolvido, indicando que elementos o representam. O início da segunda frase sugere isso, mas não acontece realmente, porque é dado destaque a outros aspectos vinculados às compras: falta de necessidade e os gastos. Então, dizemos que houve um salto na progressão das ideias do parágrafo. Veja como ele poderia ficar melhor: Repare que temos o mesmo tópico frasal, mas a frase seguinte desenvolve bem a ideia de “reconhecimento social”, indicando como ele pode se configurar na sociedade, inclusive com referência a marcas consagradas, o que dá consistência ao argumento. Outro ponto: lembra que eu disse que o tópico frasal não precisa ser a primeira frase? Vamos então ver como esse parágrafo fica com outra organização. Temos na tela três possibilidades, com os tópicos frasais sublinhados. Em a), está o parágrafo que acertamos ainda agora; em b), o tópico frasal é a segunda frase, pois nela está o argumento “desejo de reconhecimento social”; e em c), o tópico frasal está na última frase. Note que, em b) e c), foram feitas pequenas alterações, para garantir a coesão entre os períodos do parágrafo. Não há melhor, nem pior. Os três estão corretos e são absolutamente válidos para fazer parte de uma redação argumentativa sobre o tema proposto. Em suas práticas de redação, você escolherá o seu caminho. O importante é não perder de vista a necessidade de articulação entre as ideias, a partir de um tópico frasal que apresente o seu argumento de forma clara e bem delimitada. Agora que já sabemos como devem ser os parágrafos de sua redação do Enem, vamos partir para um parágrafo especial: a introdução de seu texto! Esse é o parágrafo que você usará para atrair o avaliador; é o parágrafo em que você mostrará ao avaliador que compreendeu muito bem o tema sobre o qual deve escrever e que seu texto será, de fato, argumentativo. Vamos ver várias estratégias para isso. Não, não será agora. Faremos esse estudo na próxima aula, com o mesmo método: teoria e prática juntinhas. Agora, vamos resumir as informações de nosso estudo de hoje? Vimos que o parágrafo é uma unidade do texto; analisamos a estrutura de um parágrafo bem construído e sua importância para a boa progressão temática; o tópico frasal, que contém a ideia principal do parágrafo e as suas várias posições no parágrafo. Tomara que este tenha sido um bom momento de estudo para você e que possa ter te ajudado mais um pouco na sua preparação para a redação do Enem. Se você gostou, curte o vídeo! Se ainda não se inscreveu no nosso canal do Youtube, se inscreva! Se tem dúvidas ou comentários, basta enviar para eu poder responder! Esse contato é muito importante, porque trocando ideias vamos aprimorando o trabalho. Espero você na próxima aula. Um bjim e até lá!.

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Tangará da Serra:

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