Art 151 C C Art 152 Do Cpp

CUNY Baccalaureate for Unique and Interdisciplinary Studies - Oi! Isso é muito bom! Nós aqui, juntos novamente, dando prosseguimento ao estudo para a Redação do Enem. Vamos falar do início de tudo, do comecinho mesmo? Esse não costuma ser um momento muito confortável. Não sei se é o seu caso, mas muitos alunos falam sobre a dificuldade de começar um texto. Ficam lá, leem a proposta e os textos motivadores, o tempo passando e a cabeça girando com um monte de ideias, às vezes atirando para várias direções sem decidir o que fazer antes de pegar a caneta e começar a escrever. A aflição bate fundo com perguntas como “O que fazer? Como fazer? Como começar?!" Isso acontece mesmo, pois é muita pressão, já que a nota da redação pode definir o bom resultado geral do Enem, né? Mas não é para ficar rodando num tornado de ideias; é preciso ter sangue frio e enfrentar a tarefa com objetividade. É isso que vamos ver hoje: como planejar a sua redação. Não, isso não é perda de tempo! São apenas poucos minutos para você ler a proposta, pensar seu posicionamento em relação ao tema, formular seus argumentos, pensar numa problematização e proposta de intervenção, além de selecionar conhecimentos e informações a serem usados no texto. Parece muita coisa, né? “Ai, vou perder um tempão!”. Vai nada; quando você pegar o jeito de pensar a estrutura do seu texto antes de começar a escrever, vai perceber que economiza aquele tempo em que você provavelmente ficava pensando no que colocar no parágrafo seguinte. Sabe aquela situação assim: “Já consegui fazer a introdução e agora, ai, que que eu boto no próximo parágrafo?” Além de ser um meio de otimizar o tempo, seu grande inimigo na prova do Enem, o planejamento é fundamental para a organização e a coerência do seu texto. Ou seja, para a Competência 3, que será avaliada na sua prova de redação. Planejar um texto nada mais é do que organizar e também fazer uma previsão do que se irá escrever. Essa postura é conquistada com treino e dedicação. É preciso assumir uma postura de autor, de quem vai escrever conscientemente, de quem vai dominar a tarefa. Lembre-se: você é o dono do texto e ele não pode ser resultado de uma atitude descuidada ou de insegurança. O que você vai fazer? Você vai reunir suas ideias e conhecimentos e organizar tudo a fim de dar clareza a seu texto. Assim, terá um texto bem estruturado, com boa sequência de argumentos organizados dentro de uma progressão lógica. Vamos ver como o planejamento pode ser feito? Há um percurso com cinco passos pra você seguir: 1º passo: Entender muito bem o tema, como já vimos com mais detalhes na Aula 04 - olha o link aí na tela! Se precisar, volte lá e reveja os passos para compreensão da proposta, ok? Não se esqueça de que isso é fundamental para evitar a fuga ou o tangenciamento. Você deve ler os textos motivadores (os textos de apoio) com atenção, notar as informações que eles trazem sobre o tema, marcar as passagens que julgar mais importantes, ver as palavras que se destacam como diretamente ligadas ao tema. 2º passo: Lista de ideias, também muito conhecido pela palavra inglesa Brainstorm, que significa tempestade cerebral. Anote todas as ideias que vêm à cabeça após a leitura da coletânea de textos motivadores. Ponha em tópicos mesmo, não é pra formular frase não! Faça também uma lista de possíveis vínculos com o tema, acontecimentos da atualidade, conhecimentos desenvolvidos na escola, suas experiências com filmes, livros e outros elementos culturais. 3º passo: Levantamento de problemas Analise bem o tema e pense em algum problema diretamente relacionado a ele. Busque também um caminho para a solução, para a proposta de intervenção, se possível com alguma experiência concreta similar que já exista. 4º passo: seleção de ideias Sabe aquele monte de ideias que você teve no segundo passo, a tempestade de ideias? Pois é, agora é preciso selecionar as melhores e ordenar por ordem de importância, estabelecendo uma hierarquia. 5º passo: organização das ideias Esse é o momento de decidir o que pôr em cada parágrafo. É a produção de um roteiro para seu texto. Que ideias ficarão na introdução, quais serão os argumentos, que ideias ilustrarão os argumentos como exemplos, quais serão as propostas de intervenção. Ou seja, aqui se decide a introdução, o desenvolvimento e a conclusão. No fim – o rascunho – importantíssimo para a revisão antes de passar o texto para a folha de redação. O plano de texto decorre dessa dinâmica, que se repete redação após redação. Com o tempo e a prática, nem percebemos que estamos planejando um texto, pois se torna uma parte natural do processo. Vamos agora ver um exemplo de como esses cinco passos podem se tornar um plano de texto. Vamos usar o seguinte tema: O esporte como fator de inclusão social. 1º passo: Entender muito bem o tema. Depois de ler tudo direitinho, com muita atenção, você chega à seguinte tese: Ao incluir socialmente o indivíduo, o esporte lhe dá dignidade. Mais tarde, essa tese será levada para o parágrafo de introdução, junto a outros elementos que o constituem. Não será necessariamente essa frase, mas sim a ideia entre esporte – inclusão – dignidade. 2º passo: Lista de ideias – O “Brainstorm”: vai pensando e listando! Atenção: afaste tudo que não estiver diretamente ligado ao tema, hein? 3º passo: Levantamento de problemas. 4º passo: Seleção de ideias. Você vai olhar a lista e selecionar algumas ideias e abandonar outras. Não se pode usar tudo em 30 linhas. Se colocar excesso de informação, o texto pode ficar confuso. O ideal é escolher a ideia central de cada parágrafo e os elementos que vão acompanhá-la. É escolher e encaixar no roteiro do texto – o 5º passo. 5º passo: Organização das ideias. Veja que a primeira frase apresenta uma ideia mais geral sobre o esporte para contextualizar a redação. Na segunda frase, o tema é abordado com apresentação da tese. Percebeu como o texto fica todo organizado de forma lógica e com progressão da apresentação do tema: primeiro as crianças e adolescentes, depois os deficientes físicos e, por fim os idosos, indo do mais novo para o mais velho? Neste exemplo, a opção foi apontar um problema para cada argumento no próprio parágrafo. Há quem prefira fazer dois parágrafos com argumentos favoráveis a tese e um parágrafo apenas para a problematização. Além disso, esse exemplo de planejamento foi feito para uma redação de cinco parágrafos, mas há quem goste de escrever em quatro. Não tem o menor problema: basta adaptar. Outro ponto: aqui a escolha foi colocar as propostas de intervenção exigidas pelo Enem na conclusão, mas em breve veremos que há outras possibilidades, ok? Calminha aí, cada coisa a seu tempo! Esse foi apenas um exemplo de muitas outras possibilidades para a organização da redação. O planejamento é individual e vai variar de um autor para outro, de acordo com seus próprios conhecimentos. A estrutura do texto fica a critério de quem escreve, afinal ele é o dono, ele tem o domínio! Planejamento feito, roteiro traçado, é hora de partir para a escrita! Transformar as ideias reunidas em cada parágrafo em frases interligadas de forma argumentativa. Em nossos próximos encontros, vamos ver cada uma das partes da redação: a introdução, o desenvolvimento e a conclusão. Sempre assim, a teoria e a prática juntas! Vamos resumir o que vimos hoje? Espero que essa aula tenha sido bastante proveitosa e que você tenha entendido a enorme importância do planejamento. Se gostou, curte o vídeo aí! Já se inscreveu no nosso canal no Youtube? Então faça isso agora! Tá esperando o quê?! Se tem dúvidas ou comentários, é só mandar que eu respondo! Tô junto com você nesse caminho! Um bjim e até a próxima aula..

Art 151 c c art 152 do cpp danca do ventre goiania Tocantins exame de suficiencia 2020 crc sp gabarito. Tubarão imagens diploma do papai Artigo, normas abstratas Crítica Literária/Filme, florida bar exam multiple choice questions Discurso/Apresentação, curso de desenho rio de janeiro taquara Declaração Pessoal. Grade curricular do curso de engenharia eletrica ufc artigo sobre a economia brasileira atual art 151 c c art 152 do cpp São Bernardo do Campo canudo para colocar diploma. Valor da mensalidade do curso de pedagogia na anhanguera TCC Barretos curso confeitaria joinville, curso de ingles basico online gratuito com audio.

Trindade:

Norah Clark, Warren: Morningside Heights. Cachoeiro de Itapemirim: SUNY Delhi; 2014.

Paris Sullivan, Columbia. Viamão: St. Thomas Aquinas College, Sparkill; 2012.

Josephine Thorndike, Staple Street zip 10013. São Pedro da Aldeia: Yeshiva University; 2005.

inserted by FC2 system