Artigos De Pesca Mercado Livre

Helene Fuld College of Nursing, Harlem - E aí galera, tudo bem? Bom, então aqui agora na primeira vídeo aula prática de certa forma, na verdade não é bem uma vídeo aula prática, é mais uma apresentação de alguns materiais que a gente falou no vídeo passado. Se você não assistiu o vídeo passado, vou deixar aqui nos cards, é só você clicar nesse izinho que tem aqui e você já vai assistir o vídeo onde eu falo a respeito dos materiais, a introdução ao desenho realista para você que não têm noção alguma de como começar a fazer um desenho realista, que tipo de materiais e tudo mais. A gente resolveu gravar uma série de vídeos com noções básicas utilizando materiais baratos que você encontra em qualquer papelaria, para você entender os conceitos básicos do desenho realista, o que para você ter uma noção. Eu deixei até num saquinho que veio aqui. Fui numa papelaria aqui na rua de casa e comprei esses lápis da Faber Castell. Lembrando que eu moro numa cidadezinha de 20 mil habitantes, instalaram o primeiro semáforo esses dias, pra você ter uma noção que é uma cidade pequena, muita gente nem conhece os materiais. Eu fui ali numa loja e achei. Não achei todos os que eu falei no vídeo passado, eu tinha pedido o HB, o B, 2B e 4B, se eu não me engano, e ali eu não achei, eu achei o B, 2B e 4B, e tinha o 6B que eu também peguei, caso a gente precisar, mas aqui no no caso eu quero só demonstrar. Vou gravar esse vídeo num estilo um pouco diferente, mostrando um pouco o cenário aqui pra você se ambientar de como a gente vai trabalhando. Aqui eu tô com uma câmera que eu vou gravar algumas explicações básicas do uso do lápis, ok? Então hoje o nosso foco é apenas o lápis e o papel, vou falar a respeito do papel sulfite. Se você acha que não é possível fazer um desenho realista no papel sulfite, dá uma olhada nesse desenho que eu fiz aqui usando papel sulfite, ou seja, não depende de material, depende do conhecimento e da experiência que você adquire pra fazer o uso da técnica. Então a gente vai falar mais de uma forma técnica de como você consegue absorver resultados do material que você tem, ainda que ele seja um material basicamente simples. E partindo disso, quando você começa a compreender esse conceito, você vai ver que é somente prática, e aí você vai praticando e vai desenvolvendo uma identidade artística, uma leveza na mão, você vai ter mais controle do lápis, enfim. Agora chega de falar um pouco e vamos mostrar na prática. Vou dar alguns exemplos de como trabalhar com esses lápis aqui, ok? Lembrando que, de repente você tem vontade de futuramente gravar vídeos e tal, pensar em alguma coisa, olha só, eu tô com estes papéis e lápis, a câmera aqui e uma luminária grandona aqui para iluminar, porque eu sou canhoto. Muita gente inclusive me pergunta onde eu coloco a luminária, eu sempre coloco do meu lado direito, porque como eu sou canhoto, a luminária assim não faz sombra na minha mão. E essa luminária vai servir exatamente para iluminar essa imagem que eu vou mostrar nessa outra câmera e assim você vê a imagem mais de perto, cada detalhe que tiver sendo feito, ok? Vamos lá! Então aqui, pra gente conhecer os lápis, eu vou pegar aqui o que eu tenho. Hoje a gente vai falar só de lápis, nas próximas aulas a gente vai abordando outros materiais. Então aqui eu tenho o 4B. Vou mostrar pra vocês aqui o tipo de sombra que ele faz, dá pra gente chegar numa tonalidade muito escura com o lápis 4B. Muita gente fala, não consigo fazer o desenho tão escuro porque eu não tenho lápis importado e tal, esse aqui é um lápis que você encontra com facilidade. Não é um lápis caro, acredito que eu paguei na casa de uns três reais esse lápis. Olha só, consigo fazer um degradê bem legal no papel sulfite, ok? Estou usando aqui um papel sulfite normal, um papel que se usa em impressora e dá pra gente trabalhar, ok? Esse é o 4B. Então se você quer fazer alguns exercícios, se você é iniciante no desenho realista, é legal você fazer esse tipo de exercício que estou fazendo aqui. Começa escuro, termina claro e tenta deixar um degradê bem suave. Isso aqui é muito importante para você adquirir controle na mão. Então esse aqui é o 4B. Vamos pegar o 6B, que é um pouco mais escuro que ele, só que talvez aí na tela você não vai ver muita diferença porque o 6B fica tão preto quanto o 4B, a diferença só é que se você estiver usando um papel mais poroso como o papel Canson, o papel Fabriano escolar, tem uma certa textura no papel, então você vai perceber que se você usar o lápis 6B o desenho vai ficar mais granulado. Repare que esse aqui ficou levemente mais granulado que o 4B, isso por ele ser um pouco mais duro, ae ele fica, mais liso, ok? Apesar de o 4B também ser um lápis bastante macio, você sente essa diferença. Você não vai sentir tanto uma diferença na tonalidade, você vai sentir uma diferença mais na maciez do grafite, o que conseqüentemente gera um efeito granulado no sombreamento do desenho. Então 4B, esse "B" aqui é um B de black, é só lembrar de preto. Então, quanto maior o número de "B, mais escuro ele fica. Se a gente pegar um 2B, por exemplo, vamos aqui, ó, a imagem ficou feia com esse negócio aqui riscado, mas não dá nada, o que importa é o que a gente está transmitindo aqui a informação que a gente está transmitindo. Olha só, o lápis 2B já é bem mais duro que o lápis 4B, ele já produz um efeito mais acinzentado está vendo? Isso no caso desse lápis que a gente está usando aqui, da Faber Castell, ok? Então não fique preocupado do tipo: Ah, e se for outro lápis? Se for outro lápis você vai sentir a diferença de acordo com a marca do lápis. Tem lápis que o 2B dele é quase um 4B desse aqui, ok? Então não tem uma regra, tem uma regra entre eles. Então, por exemplo, estou usando todos aqui da Faber-Castell, então vou perceber uma diferença entre eles da mesma marca, da mesma série. Agora, se eu pego um outro lápis eu tenho que conhecer as graduações desse outro lápis entre eles também, não dá pra comparar um com o outro, as tonalidades, porque vão ser sempre diferentes, mas perceba que esse aqui já ficou cinza, e eu forcei aqui, coloquei força e ele não fica preto, ele fica um tom mais acinzentado. Esse é o 2B, e agora o B, que é ainda um pouco mais claro que o 2B. Repare que assim como do 4B para o 6b a tonalidade não mudou muita coisa, do B para o 2B também a tonalidade não muda muita coisa, o que muda é a maciez do grafite. É assim, o B é um pouco mais duro que o 2B. Ao passo que vai diminuindo a tonalidade do grafite, ou seja, conforme aumenta o preto, mais macio ele fica, mais granulado ele fica e quanto mais diminui a quantidade de B, mais claro ele fica e consequentemente menos macio também. Isso aqui é muito importante você saber porque na hora que você está fazendo o sombreamento, conhecendo essas diferenças entre os grafites, você vai saber qual grafite usar em determinada área do desenho que você está fazendo, ok? Esses lápis aqui a gente vai usar provavelmente na aula final, o 2B e o 4B, vão ser os dois que a gente mais vai usar para fazer o sombreamento do desenho, ok? Mas isso você vai acompanhar nas próximas aulas. Então, se você quiser fazer uns exercícios, ao conseguir esse tipo de material, treine em casa, treine fazer um estilo de sombreamento assim, começando escuro e terminando claro. Ou de repente começando escuro assim, mais escuro com movimentos circulares e levando mais claro pro meio. Pro meio que eu digo é porque eu já estou imaginando um círculo, ok? Então pego o círculo, deixo mais escuro nas bordas e vou levando mais claro para o meio. Seria interessante você fazer com papel sulfite mesmo, ok? Não fique preocupado de ter que comprar outro papel, porque aí é legal que a gente vai usar os mesmos materiais nas aulas e ninguém tem a desculpa de dizer que o material era diferente, por isso não conseguiu fazer. Tudo é questão de você dominar o peso da sua mão na hora de trabalhar, e com isso você vai adquirindo mais habilidade, mais controle e conforme você vai praticando isso, você vai desenvolvendo também a sua percepção pra notar as manchas, para ver onde você precisa trabalhar um pouco mais claro e tal. O desenho tem essa finalidade, de ajudar o desenvolvimento da percepção, porque o desenho é resultado da sua percepção. Quanto mais você desenvolve a capacidade de perceber as coisas, as formas, as nuances, melhor você vai trabalhar. Então olha só, repare que com o lápis B eu fiz isso aqui, tá vendo? É uma sombra bem simples, porém é um exercício bastante eficaz pra você ir trabalhando a habilidade manual, ok? Então é basicamente isso na aula de hoje, a gente só vai pegar essas noções aqui e depois, na próxima aula, a gente vai conhecer um pouco mais a respeito do esfuminho, vou mostrar alguns escolhidos aqui, olha só turma, uma caixa de esfuminhos. E depois a gente vai trabalhando as outras aulas de acordo com a necessidade que a gente for tendo aqui, ok? Aqui a caneta borracha, se você não assistiu à primeira aula ou a apresentação dessa série, seria interessante você assistir pra se situar e a gente desenhar junto aqui. Não se esqueça também de nos seguir pelas redes sociais e se você curtiu esse vídeo, deixa o seu like, se inscreva no canal e ative as notificações para ser avisado dos próximos vídeos que a gente vai postar aqui, que vamos compartilhar aqui com você e te acompanhar nessa evolução, beleza? Grande abraço e vejo vocês aí no próximo vídeo! 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